quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

José Airton toma posse para seu 2º mandato como deputado federal

Mais um mandato trabalhando pelo povo do Ceará

Deputado José Airton e seu filho João Antônio
Foto: Ilanna Cirilo

Aconteceu hoje, às 10h, no plenário da Câmara a cerimônia de posse dos 513 deputados federais que exercerão mandato na 54ª legislatura (2011/2015).

Desse total, 89 são deputados federais eleitos pelo PT, entre eles José Airton Cirilo, o que coloca o partido como a maior bancada na Câmara. José Airton segue para o segundo mandato, onde vem defendendo bandeiras relevantes no setor da infraestrutura e turismo, educação técnica e profissionalizante, saúde e regulamentação da profissões como dos comerciários e jornalistas, além de ter atuado como relator da criação do Ministério da Pesca e da Lei da Pesca.

De acordo com informações do Informes do PT na Câmara dos Deputados, dos 89 deputados do Partido, nove devem pedir licença do mandato para reassumir cargos, os quais já estavam exercendo, seja no governo federal ou nos governos estaduais. Caso se confirmem todos os afastamentos previstos e assumam todos os suplentes, a bancada do PT na Câmara passará a contar com 86 parlamentares.

Devem ser empossados e se licenciam em seguida os deputados petistas Afonso Florence (BA), ministro do Desenvolvimento Agrário; Iriny Lopes (ES), ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (PR); Luiz Sérgio (RJ), ministro da Secretaria de Relações Institucionais e Maria do Rosário (RS), ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.

Assumem o mandato e depois se licenciam para ocuparem cargos nos estados, ou no município, Jorge Bittar (RJ), secretário de Habitação do município do Rio de Janeiro; Magela (DF), secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal; Paulo Tadeu (DF), secretário de Governo do DF e Zezéu Ribeiro (BA), secretário de Planejamento da Bahia.

O deputado Maurício Rands (PE), vai assumir a secretaria de Relações Institucionais do Governo de Pernambuco, mas ainda não há data para a sua licença do cargo de deputado federal. Quando ele se licenciar, ocupará o cargo o suplente da coligação, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE). Nas vagas dos titulares assumem os suplentes, Emiliano José (BA), no lugar de Afonso Florence; Eliane Rolim (RJ), na vaga de Jorge Bittar; Chico Dângelo (RJ), no lugar de Luiz Sérgio; Fernando Marroni (RS), na vaga de Maria do Rosário; Roberto Policarpo (DF), no lugar de Paulo Tadeu e Sérgio Barradas Carneiro(PT-BA) no lugar de Zezéu Ribeiro.

Pela legislação eleitoral vigente, alguns deputados eleitos pelo PT, ao pedirem licença, serão substituídos pelos suplentes. Em outros dois casos, os substitutos não pertencem ao partido e sim a outras agremiações participantes da coligação à época das eleições. São os casos de Camilo Cola (PMDB-ES), na vaga de Iriny Lopes e Augusto Carvalho (PPS-DF), no lugar de Magela.

Transmissão - A sessão de posse dos parlamentares foi transmitida ao vivo pela TV, rádio e Agência Câmara. Cerca de 4 mil convidados participem da cerimônia de posse.

4 comentários:

amadeu disse...

o povo de ICAPUI tem muito orgulho ,de seu filho ilustre ,que nunca esquece sua raizes
obrigado por tua gratidão oa teu povo com trabalho que faz por tua terra.

Ursula Maia Icapuí disse...

Muito boa Sorte ao Deputado que continue fazendo por Icapuí e pelo seu povo!

Sonia Cristina disse...

Parabéns Deputado José Airton. Brasília está com você.

Sonia Cristina disse...

Parabéns Deputado José Airton. Brasília está com você