sábado, 5 de fevereiro de 2011

Petrobras subsidiará projeto de barcos feitos com garrafas PET

Barco de garrafas PET: imagem da internet
O secretário de Ação Social de Icapuí, Augusto Alváro Jerônimo Gomes, anunciou ontem (4/2) no plenário da Câmara dos Vereadores a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Icapuí e a Petrobras para desenvolver o projeto de construção de barcos feitos a partir de garrafas PET. Essa ação da Petrobras faz parte do plano de compensação ambiental para a área explorada, sendo requisito obrigatório para a concessão da licença ambiental para funcionamento.

Dentre diversos projetos apresentados à Petrobras, o de barcos feitos com garrafas PET foi o escolhido. O município de Icapuí tem na atividade pesqueira sua principal fonte de renda, sendo que pequenas embarcações, conhecidas por "catraias", são comumente utilizadas no transporte de mercadorias e equipamentos no trajeto entre os barcos pesqueiros e a praia. Essas embarcações são feitas de madeira e preechidas com isopor, que garante a flutuação. No entanto, essa estrutura se torna pesada e ocasiona um esforço físico enorme aos seus condutores. Os barcos feitos de garrafas PET, além do benefício ambiental com a reciclagem, têm a vantagem de serem muito mais leves e práticos. Foi desenvolvido por um engenheiro  agrícola holandês, radicado no Brasil, há aproximadamente 4 anos (Saiba mais clicando aqui).

O papel da Petrobras consistem em realizar cursos de capacitação em todas as comunidades pesqueiras do município, para que os pescadores ou interessados em ter um barco desse tipo, construam suas próprias embarcações feitas de garrafas PET. De início a empresa fará uma doação de 17 barcos e o restante serão confeccionados nas comunidades. A ideia é substituir as pesadas "catraias" pelo barco PET. Uma ideia simples, mas que traz benefícios ao homem e a natureza.

9 comentários:

fabio disse...

gostei do barco de garrafa pet quero fazer me manda o projeto passo a passo obrigado

Rita Câmara disse...

Gostaria de aprender como se faz as junções e amarrações,barco e jangada será muito útil para o pessoal do vilarejo onde vou morar e possívelmente trabalhar com aquacultura.Poderia me ajudar?
ritacamara66@hotmail.com. Obrigada!

fabio disse...

se puder me manda o projeto (fabio de campo grande ms) obrigado meu msn fabioluisba@hotmail.com.br

fabio disse...

se me mandar o projeto do barco pet o da imagem meu endereço msn rua marques de barbacena n. 300 jd. los angeles campo grande ms obrigadofabioluisba@hotmail.com.br

felipe disse...

Gostaria de aprender como se faz as junções e amarrações,barco e jangada.Poderiam me mandar o projeto?
Sou estudante de engenharia mecânica e no mês de Janeiro farei trabalho voluntário na reserva Bororó, no MS. Meu e. Mail: Felipea@gmail.com.br. Grato

felipe disse...

Gostaria de aprender como se faz as junções e amarrações,barco e jangada.
se puder me manda o projeto,agradeço. Sou estudante de engenharia mecânica e nas ferias de janeiro estarei na aldeia Bororó, MS fazendo trabalho voluntário.
felipeacallau@gmail.com

felipe disse...

Eu, também ,Gostaria de aprender como se faz as junções e amarrações,barco e jangada Sou estudante de engenharia mecânica e nas ferias de Janeiro estarei fazendo trabalho voluntário na reserva indígena Bororó no MS.Grato
Felipeacallau@gmail.com

Bruno Faria disse...

Adorei o projeto, se tiver o passo a passo por favor me envia pra eu fazeraqui com a comunidade.
meu email
brunofot@hotmail.com

wrj.net disse...

Gostaria de receber o passo a passo. Material utilizado, tipo de cola, etc.

Obrigado
wrj.net@ig.com.br