sexta-feira, 4 de março de 2011

AME ICAPUÍ mobiliza alunos do ensino fundamental do município

A Ação Multidisciplinar Educacional foi um evento dentro da Jornada Pedagógica 2011, junto com a Semana Pedagógica. Chamada de AME Icapuí, a ação mobilizou alunos do primeiro ao nono ano das escolas de ensino fundamental do município, com uma série de atividades extra-curriculares, enquanto os professores elaboravam o planejamento do Plano Político Pedagógico e plano de ação para o ano letivo que se iniciou no dia 28 de fevereiro com a Jornada. 

O AME ICAPUÍ aconteceu de terça (01/03) à quinta-feira (03/03) nas escolas Raimunda Lacerda em Mutamba, Professora Mizinha no Centro e Professora Carlota Tavares de Holanda em Ibicuitaba. Em cada escola ocorreram atividades diferentes como esporte, lazer, arte-cultura e conhecimentos gerais. Cerca de 600 alunos participaram diariamente do evento, divididos em três ciclos de acordo com a série desses alunos, que revesaram nos três dias nas três escolas. 

Na Escola Raimunda Lacerda aconteceram as atividades de cinema, que teve exibição de documentários e filmes de curta-metragem. O repentista Jota Gomes, a atriz Beth Amorim, a educadora Joana Angelica e Marquinhos Calungueiro desenvolveram a atividade de Contação de Estória e na quadra foi realizado atividades recreativas. 

Na Escola Mizinha foram realizadas de oficinas de educação ambiental, de artes plásticas, de teatro e música. A Ong Aratu, Artistas plásticos de Icapuí, Atores e Músicos da Banda de Música Municipal, respectivamente, ministraram as oficinas na escola. 
Dança e modalidades desportivas ficaram condensadas na Escola Carlota Tavares. As Atividades esportivas foram damas, xadrez, futebol, volei e espiribol. 

O Prefeito Municipal, Irmão Edilson, discursando no encerramento da Jornada Pedagógica na Escola Raimunda Lacerda nesta sexta-feira, afirmou que as atividades extra-curriculares que aconteceram durante o AME continuarão durante o ano letivo, e que estas ampliarão a carga horária.

Fotos gentilmente cedidas pelo Fotógrafo Wallyson Honorato

3 comentários:

ClaudiMar Silva disse...

Parabéns amigo Adolfo,

A matéria ficou bacana e mostrou os muitos aspectos positivos da Jornada Pedagógica, que ao meu ver agradou principalmente aos estudantes de nossa cidade.

Fiquei lhe devendo o apoio na cobertura, mas vc sabe, falta de tempo e dedicação integral ao funcionalismo público...rss!!!

E também, dismitificou um pouco a visão interpretada por alguns como "mercenária" exposta no texto logo abaixo, publicado pelo sindicato, onde não mencionaram as benesses desta semana, apenas os pontos negativos ($$$$$) para a classe.

Uma pena, pois além da importância de uma remuneração ideal almejada pela categoria, o sindicato deveria instigar mais ainda o compromisso pedagógico com toda a comunidade escolar.

Parabéns aos idealizadores e executores da Jornada Pedagógica!

Prof. Mauro disse...

Gostaria de parabenizar a Secretaria da Educação e todos os envolvidos no evento. Essa ação contibui de forma sistemática para a formação pessoal e pedagógica não só dos professores como dos alunos. Dessa forma podemos despertar no alunado novos anseios a partir de práticas simples que ao serem bem trablhadas podem gerar grandes resultados.

antoniete disse...

Parabéns pela excelente matéria retratando a realidade do que foi o AME ICAPUÍ 2011.Fico feliz por ter tido a chance de participar desses momentos e ver a felicidade de várias crianças e adolescentes envolvidos nessas ações, onde a Educaçã a arte a cultura, juntamente com o esporte mobiizaram mais de 3000 alunos formando um intercâmbio entre escolas e comunidadese ,essa ação continuará durate todo ano letivo dentro das escolas do nosso município. Aproveito para parabenizar a todos os monitores pelo excelente trabalho desenvolvido e a equipe da secretaria da educação e cultura por mais um desafio de sucesso isso é o governo o povo construindo o novo -inovando .Aos nossos amigos das criticas também agradecemos pois sem elas não creceriamos, mais abram os olhos e vejam as coisas boas - é necessário reconhecer as coisas que dão certo e isso se chama grandeza.Parabéns a comunidade escolar e continuaremos crescendo.