quinta-feira, 31 de março de 2011

EXCELÊNCIA NA QUALIDADE. Programa no Litoral Leste

O objetivo é fazer com que empresas obtenham vantagens competitivas e adotem estratégias inovadoras em seus negócios

Empresários da Praia das Fontes,
em Beberibe,  vão participar da
capacitação a fim de aprimorar
o atendimento aos turistas
no belo destino
RODRIGO CARVALHO
Quem atua no setor do turismo sabe: Cada vez mais não basta apenas dar aos turistas um bom atendimento, mas encantá-los com uma qualidade de serviços acima da expectativa. Por isso, o Sebrae Ceará desenvolve o programa Excelência na Qualidade, que irá beneficiar, em um primeiro momento, quatro municípios do Litoral Leste do Estado do Ceará. O foco são os meios de hospedagem e serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, bares, barracas de praia e similares.

O programa atua em três frentes, identificando, disseminando e fomentando oportunidades às empresas participantes por meio da melhoria da qualidade dos serviços e do estímulo à inovação. O objetivo é fazer com que as empresas obtenham vantagens competitivas e implementem estratégias inovadoras em seus negócios, transformando, dessa forma, os destinos beneficiados em referência de excelência da qualidade. Tudo para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região.

Em 2011, o programa tem início no próximo dia 7 de abril, com um seminário de sensibilização, no município de Beberibe. Durante o seminário, os consultores do Sebrae vão apresentar o programa e suas etapas e irão realizar para os empresários uma palestra sobre a qualidade nos serviços como fator de competitividade.

Além de Beberibe, o seminário será realizado em Cascavel, no dia 8, em Fortim, no dia 11, e em Aracati, no dia 19. A ideia é expandir o programa para Fortaleza, Litoral Oeste e Extremo Oeste.


As empresas que aderem ao programa são avaliadas e, a partir dessas avaliações, é elaborado um diagnóstico que vai levantar as necessidades específicas de cada empresa. A partir de então, o programa realiza diversas ações para os empresários e também para os funcionários. Na prática, o projeto envolve uma série de atividades, como cursos, palestras e, ainda, consultorias gerenciais e tecnológicas.

As capacitações são em qualidade no atendimento e boas práticas de fabricação nos serviços de alimentação, entre outros. Os cursos abordam assuntos como custos, precificação, controles financeiros, endomarketing, liderança, gestão de compras e estoque e elaboração de cardápio.

Projeto Piloto
O projeto piloto do programa foi desenvolvido em 2007, contemplando os seguintes destinos: Aracati, Fortim e Icapuí. Nesses municípios, participaram da capaci-tação 42 empresas dos segmentos de meios de hospedagem e alimentação.

Um dos empresários participantes foi Geraldo Soares Menezes Filho, proprietário da Oh! Linda Pousada, da Praia da Redonda, em Icapuí. Segundo ele, a experiência foi uma boa oportunidade para rever conceitos e para abrir os olhos para a necessidade de estar sempre se preocupando com a qualidade.

"O programa serviu para nos acordar para as melhorias necessárias em nossos empreendimentos. Muitas vezes, a gente fica absorvido com a rotina e não repara onde é preciso ter mais qualidade. Portanto, as capacitações serviram para rever procedimentos e acender a luzinha de que precisamos estar permanentemente ligados em qualidade", afirma.

Geraldo, que também é presidente do Grupo de Desenvolvimento de Turismo de Icapuí (GDTur), conta que dois funcionários da pousada também tiveram a oportunidade de participar das capacitações do programa.

"É preciso incutir neles, também, a importância da qualidade", opina. Para o empresário, a nova versão do programa que será implanta em 2011 chega em um importante momento.

"A Copa de 2014 vem aí e, por isso, precisamos incrementar a qualidade dos serviços para nos tornarmos ainda mais competitivos", declara.

MAIS INFORMAÇÕESContatos: 0800.570800

Um comentário:

Primeira Linha disse...

Além de Beberibe, o seminário será realizado em Cascavel, no dia 8, em Fortim, no dia 11, e em Aracati, no dia 19. A ideia é expandir o programa para Fortaleza, Litoral Oeste e Extremo Oeste.