quinta-feira, 10 de março de 2011

o que aconteceu no Carnaval Icapuí 2011

Nem a chuva atrapalhou a alegria do carnaval em Icapuí

O Carnaval de Icapuí terminou na madrugada da quarta-feira de Cinzas, depois de quatro noites na praça central, com matinês de praia em Tremembé, Redonda e Barreiras de Cima e com os três melas-melas em Ibicuitaba, Cajuais e Mutamba. Como característico e tradicional no carnaval de Icapuí foi a tranquilidade de brincar os festejos carnavalescos sem a preocupação com a violência, que fez muitas pessoas gostarem de passar o carnaval na cidade.
Neste ano notou-se a participação de poucos blocos carnavalescos. Mas mesmo assim foram destaques os blocos do Siri com Mel, Alaskantes, Pets, Blocuzinho e Fayal. È preciso repensar a forma de incentivar e valorizar os blocos carnavalescos, seja por meio da própria organização do Carnaval, seja por parte das próprias organizações dos blocos, fazendo eventos, como fez o Fayal no sábado a noite, que poderia enquadra-se dentro da programação do carnaval. 

Bloco Siri com Mel
Os melas-melas são umas das ações mais animadas que o carnaval de Icapuí apresenta. Teve destaque especial o que aconteceu em Cajuais na segunda-feira à tarde e que veio em arrastão para a Praça Central. Sendo uma festival de goma, espuma e até ovos que são jogados nas pessoas. No entanto tiveram pontos negativos que foram os atrasos do trio, que vinham do matinês, nos mela-melas de Mutamba e Ibicuitaba, assim os paredões de som ocuparam o lugar nesses eventos.

Bloco PETS!
O destaque dos matinês de praia é a Tremembé que acontece no domingo. Muitas pessoas vão para lá neste dia, devido principalmente a praia oferecer uma infraestrutura para acomodar as pessoas. Já em Barreiras as algumas pessoas reclamaram devido a falta de sombra e de barracas.

A atração principal do carnaval foi a banda do Pirata de Fortaleza, que animou as diversas pessoas que tiveram na praça central no sábado e recebendo muitos elogios por partes dos foliões. Destacaram também as bandas locais Koka Mil, Swingão The Klapton e Paulo Vitor e banda. As outras duas bandas que tocaram no carnaval da cidade, Axe Mil e Timbalê Elétrico, tiveram severas criticas e reclamações devido a falta de afinação e de ritmo nas músicas executadas no carnaval. Devido a isso, uma pessoa de Icapuí confidenciou ao blog que teria sido muito melhor que as bandas de Icapuí tivessem iniciado as três ultimas noites de carnaval. 
Amigos se fantasiam para pular o carnaval em Icapuí

Contudo, mesmo com algumas bandas deixando a desejar, a animação das pessoas estava garantida com as brincadeiras em seus grupos de amigos. Nem a chuva que caiu na segunda-feira, que fez a festa terminar mais cedo que o previsto e na terça-feira deixaram a alegria sair do ar. Na noite da terça tiveram poucas pessoas na Praça Central de Icapuí devido a chuva.


Os tradicionais papangus saíram também para festejar o carnaval, principalmente na comunidade de Mutamba. Esses manifestação cultural icapuiense foi tema até de uma exposição do fotógrafo Nicolas Gondim no Theatro José de Alencar em Fortaleza no ano passado (Clique AQUI). O tradicional Bloco do Boi, puxado por Ciço do Sul na Redonda também saiu no Domingo a tarde pelas ruas da comunidade.

A organização do carnaval conseguiu executar um bom trabalho, fazendo o carnaval fluir sem maiores dificuldades. Os principais problemas foram relacionados aos horários de início dos melas-melas e alguns atrasos no carnaval de rua na praça. A organização do trânsito, principalmente no mela-mela, também foi uma dificuldade apresentada. 

No que se refere a acidentes somente teve dois com maiores gravidades conhecidos. Um aconteceu na segunda a tarde em que uma moto atropelou uma criança em cajuais, que ela teve escoriações e arranhões. O outro mais sério aconteceu na estrada que vai para Ibicuitaba, na próximidades do antigo bar da castanhola, uma moto abarroou em uma vaca e o piloto conhecido como Requião teve fratura exposta no fêmur, sendo levado ao hospital municipal e depois encaminhado na SAMU para Fortaleza. 

Texto e fotos de Adolfo Maia

4 comentários:

sandra helena disse...

MUITO BOM O CARNAVAL DE ICAPUI, PENA QUE EU E MINHA FAMILIA FOMOS DESTRATADOS, POR UM TAL DE BOBO QUE ESTAVA DESORGANIZANDO, O TRANSITO NO CAJUAIS NA SEGUNDA A TARDE!!! MAS VCS ESTÃO DE PARABÉNS, POIS ICAPUI É UMA TERRA LINDAS E DE PESSOAS LINDAS TAMBÉM.

haniel disse...

Faltou vocês falarem da Galera do PÂNICO, que agitou os foliões na Praça Central de Icapuí!!!

paulinho disse...

tem foto da galera do PANICO?
coloca uma fto dos panicosss.
abraço

Adolfo Maia disse...

Caro Paulinho,

Não temos foto do bloco Pânico! Se você tiver alguma envie para nosso e-email que editamos a postagem para colocar. o email é acidadeicapui@gmail.com