quarta-feira, 6 de abril de 2011

Câmara de Vereadores de Icapuí realiza 1ª Sessão Itinerante

O presidente da Câmara de Vereadores de Icapuí Manoel Jeová da Silva preside a 1ª sessão Itinerante em Retiro Grande neste dia 05/abril. Foi a primeira sessão fora das dependências do Poder Legislativo e contou com a participação de todos os vereadores, do convidado da Câmara, o Secretário de Obras e Urbanismo Francisco Cirilo da Silva e do prefeito de Icapuí José Edilson da Silva, além é claro da participação maciça dos populares da última comunidade do litoral oeste. A decisão da presidência em realizar a sessão itinerante estava sendo articulada junto aos vereadores para ser realizada na Comunidade de Redonda, mas oportunamente foi alterada devido a pressão das mulheres de Retiro Grande que participaram da Tribuna Popular da Sessão Ordinária acontecida no último dia 01/abril para cobrar a conclusão do asfalto que deveria ligar Redonda a Retiro Grande, mas, só chegou em Ponta Grossa. A decisão da realização da mesma foi respaldada em plenário pelos demais vereadores.

Nos artigos enumerados 114 e 132 do Regimento Interno da Câmara está previsto a obrigatoriedade da realização de uma Sessão Extraordinária todas as primeiras terças-feiras de cada mês para que sejam debatidas preferencialmente proposições dos vereadores. A mesa diretora está encaminhando para que estas sessões sejam transformadas em sessões itinerantes. Deverá tramitar na próxima sessão ordinária prevista para o dia 08/abril uma proposição que sugerirá para que a próxima sessão seja realizada na comunidade do Gravier, no próximo dia 03 de maio.

Sobre a Sessão no Retiro Grande

Além de debater e confrontar posicionamentos o vereador Marcos Nunes parabenizou o Poder Legislativo de Icapuí, falou dos seus projetos, de sua posição e ressaltou que esta aproximação com a comunidade será importante para esclarecer o papel dos vereadores e estimulará o surgimento de novas lideranças comunitárias para debater problemas pertinentes da comunidade e do município.

As mulheres do Retiro Grande sem sombra de dúvidas foram insistêntes na resolução dos problemas da comunidade. Falaram pela exigência do respeito devido à comunidade e forma ovacionadas pela altivez como se comportaram diante dos debatedores, sempre querendo discutir solução para os problemas.

Ao final o prefeito e o secretariado comprometeram-se em repassar os valores de oito mil reis para a Associação de Moradores de Retiro Grande para reformar a caixa d’água e comprometeu-se em conseguir um guindaste para suspendê-la e de dois mil e quinhentos reais para a construção da escadaria em madeira, garantiu que enviaria para a comunidade um ônibus novo e motorista habilitado para o transporte dos alunos locais e anunciou que começará ainda nesta semana uma operação de tapa buraco com piçarra.

O prefeito comprometeu-se em enviar ofício para o governador para que ele possa receber os recursos federais que segundo ele será de emenda parlamentar e que pedirá para que o estado seja o executor da obra uma vez que o município está inadimplente.

3 comentários:

Professor Wellington Pinto disse...

Vejo essa idéia com bons olhos, é preciso os políticos irem as comunidades para sentirem de perto a problemática do povo. Essa idéia se casa bem se houvesse o orçamento participativo puxado pelo executivo, fecharia com chave de ouro essa atitude da Câmara Municipal na comunidade.

PAULO DA SILVA JUNIOR disse...

só tem um probleminha que o senhor prefeito esqueceu, o dia da sessão foi dia 05 de abril e nao 01 de abril dia da mentira, mas de qualquer forma vai ai um desafio inclusive para o blog, cópia do empenho de oito mil reais repassados a associação de moradores de Retiro Grande, relato de algum morador dizendo que tomou conhecimento da doação de 2 mil
quinhentos reais para a escadaria e essa e mas facil foto do onibus novo para o tansporte de alunos.
oh tarefa dificil essa...

PAULO DA SILVA JUNIOR disse...

só lembrando, será que o prefeito cumpriu a promessa com a comunidade de Retiro Grande ou como sempre ficou só na promessa.
alguem pode mim dizer, será que o Thiago sabe?