terça-feira, 12 de abril de 2011

Ceará ocupa a décima colocação na lista de deputados com parentes na política

“Um em cada dois deputados federais, da atual legislatura, tem laços de parentesco com outras figuras da vida pública brasileira”. A informação é do Congresso em Foco e faz parte do levantamento realizado com exclusividade pelo site sobre as relações de parentesco entre os parlamentares na Câmara Federal.

Foto: Agência Brasil
O levantamento mostrou que dos 564 deputados que iniciaram a  legislatura em 2011 (contando com titulares, suplentes e licenciados), 271, são parentes de políticos. O número representa 48% da composição do Legislativo federal. Segundo o Congresso em Foco, são filhos, netos, pais, irmãos, sobrinhos, tios, primos, cônjuges ou ex-cônjuges de quem tem ou já teve mandato, exerceu algum cargo de nomeação política ou participou de eleição.

O Ceará ocupa a décima colocação na lista de parlamentares com parentes na política. Onze, dos 22 deputados federais tem parentes na política, o que representa 50% da bancada.

Veja a lista:

- ANÍBAL GOMES (PMDB/CE) –  É marido da ex-vice-prefeita de Acaraú (CE) Rossana Borborema.

- ARNON BEZERRA (PTB/CE) –  Filho do ex-vereador de Juazeiro do Norte (CE) Leandro Bezerra de Menezes e sobrinho da ex-senadora Alacoque Bezerra (CE), do ex-governador e ex-deputado Adauto Bezerra e do ex-deputado e ex-vice governador Humberto Bezerra.

- DANILO FORTE  (PMDB/CE) - Irmão do ex-vereador de Tejuçuoca (CE) Dimas Bastos Forte.

- DOMINGOS NETO (PSB/CE) –  É filho do atual vice-governador do Ceará, Domingos Filho, ex-presidente da Assembleia Legislativa, e da ex-prefeita de Tauá Patrícia Moreira Aguiar. Seu avô Domingos Gomes de Aguiar também foi prefeito de Tauá.

- GENECIAS NORONHA (PMDB/CE) - É irmão de Raimundo Noronha Filho, suplente do senador Inácio Arruda.

- JOÃO ANANIAS (PCdoB/CE) – Filho do ex-prefeito de Santana do Acaraú (CE) José Ananias.

- JOSÉ AIRTON (PT/CE) - Irmão do prefeito de Icapuí (CE), Irmão Edilson (PSDB), e tio do vice-prefeito do município, Heverton Costa Silva, e dos vereadores Raimundo Lacerda Filho e Érika Costa da Silva, também de Icapuí.

- JOSÉ GUIMARÃES (PT/CE) - Irmão do ex-deputado José Genoino (PT-SP).

- MAURO BENEVIDES (PMDB/CE) - Filho do ex-deputado estadual Carlos Eduardo Benevides, é pai do deputado estadual Mauro Filho (PSB) e do ex-deputado federal Carlos Benevides.

- RAIMUNDÃO (PMDB/CE) - É irmão do ex-prefeito de Aurora (CE) João Antonio de Macedo (João de Zeca).

- VICENTE ARRUDA (PR/CE) - Irmão do ex-deputado e ex-prefeito de Granja Esmerino Arruda, cunhado da ex-prefeita Carmem Salles Oliveira Arruda, tio do ex-deputado José Gerardo Arruda (PMDB-CE) e do deputado estadual Gonny Arruda e tio-avô da ex-deputada Lívia Arruda (CE).

A lista completa está disponível no site do Congresso em Foco. Para acessar, clique aqui.