quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conheça a Associação dos Jovens de Icapuí

Escrito por Daniel José de Oliveira
Presidente da AJI

ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS DE ICAPUÍ
“O Futuro Já Começou”

A AJI, Associação dos Jovens de Icapuí, é uma Entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter social e cultural, composta por jovens representantes das comunidades do município de Icapuí. Foi juridicamente fundada em 10 de fevereiro de 2009, por iniciativa de um grupo de jovens icapuienses que decidiram construir seu próprio futuro.

A AJI objetiva trabalhar e promover a organização da juventude, oferecendo mecanismos à sua formação e integração, desenvolvendo atividades sócio-culturais e educativas baseadas nos princípios norteadores da solidariedade e igualdade, cooperação e defesa do meio ambiente, tendo suas ações como finalidade o desenvolvimento global do indivíduo nas suas várias dimensões, promovendo seu sentido de justiça, de tolerância e de responsabilidade e motivando para uma participação mais ativa e construtiva na sociedade, buscando desenvolver a cooperação, integração e a solidariedade entre os jovens de Icapuí, com iniciativas relativas as problemáticas da juventude; visa promover estudos e investigação e difusão de notícias relativas aos jovens, cooperando com todas as entidades públicas e privadas, visando a integração social e o desenvolvimento de políticas adequadas a sua condição, estimulando o lazer, cultura e o convívio social dos jovens de nossa cidade.
A AJI é regida por três princípios básicos: Democraticidade, Independência e Autonomia.

Democraticidade: Onde todos os jovens têm o direito de participar da vida associativa, incluindo o de eleger e ser eleito para os corpos diretivos, serem nomeados para cargos associativos;

Independência: Implica a não submissão da referida associação a nenhum partido político, a organizações estatais, religiosas ou a quaisquer outras organizações que, pelo seu caráter, implicará a perda de independência dos jovens ou dos seus órgãos representativos;

Autonomia: A AJI goza de autonomia na elaboração dos respectivos estatutos e demais normas internas, na eleição dos seus órgãos dirigentes, na gestão e administração do seu patrimônio e na elaboração dos planos de atividades.

Os jovens, Daniel José de Oliveira, Presidente da AJI; Raimundo Isael dos Santos, Diretor de Cultura e Esporte; Francinildo Nunes Rebouças, Diretor de Meio Ambiente; Sidivânio Honório da Cruz, Departamento de Articulação com a Juventude e Cristiana Jéssica, Secretária Executiva, compõem a Diretoria Executiva da AJI. Além destes, temos 22 “Coordenadores de Núcleos” que representam o grupo de jovem (Núcleos) de sua comunidade e que se integram ao corpo diretivo.

Atualmente temos Núcleos formados e em ativo exercício nas comunidades de Gravier, Quitérias, Serra do Olho D'água, Icapuí Centro, Serra de Mutamba, Barreiras de Cima, Barreiras da Sereia, Vila Nova, Incra, Peroba e Redonda, totalizando 11 Núcleos e a participação e inclusão de aproximadamente 400 jovens.

Aos 10 de fevereiro de 2011, completamos 02 anos de fundação  muito a comemorar, já que durante este período temos realizado diversas ações importantes em prol da juventude, em todas as comunidades onde há Núcleo formado.

Ações como Mutirão de Limpeza nas comunidades de Quiterias, Serra de Mutamba e Incra; Cine Jovem em todos os Nucleos; Torneio da Juventude no Gravier, Serra de Mutamba, Redonda, Peroba e Incra; Festa da Solidariedade em Redonda; Festival Junino no Gravier, Incra e Peroba; Festival do Papangu no Incra; Duas “Ação Jovem” em Peroba; Comemoração ao dia das Mães no Gravier; Comemoração ao Dia das Crianças na Vila Nova; Passeio Ciclístico em Barreiras, são, dentre outras, ações de grande importância que a AJI já realizou e que está modificando a consciência e a forma de pensar e agir de nossos jovens e de nossa sociedade, que anseia um mundo melhor.

Além destas ações isoladas nos Núcleos Comunitários, realizamos em 2009, um grande Seminário sobre o Movimento Estudantil em Icapuí e em agosto de 2010, realizamos o Congresso de Reativação da UMESI, com participação de 200 estudantes do município. Na oportunidade elegemos a nova diretoria da referida entidade, sendo representada por alunos secundaristas de todas as escolas do município de Icapuí. No dia 13 de fevereiro de 2011 a AJI conclui, juntamente com o Núcleo da AJI da comunidade de Peroba o 3° Campeonato de Futebol de Areia da Peroba, uma ação de grandes proporções, orçado em R$ 10.000 e que com muita luta e dedicação à nossa juventude conseguimos realizar.

Desde a segunda quinzena do mês de fevereiro de 2011, a AJI se reuniu com todos os Nucleos comunitários para planejar as ações a serem executadas neste ano de 2011. São ações de diferentes areas de atuação, como cultura, esporte, meio ambiente, etc e que esperamos executá-las em sua totalidade em todas as comunidades onde existem os núcleos formados. 
Até o final do primeiro semestre deste ano estaremos formando novos  Núcleos em várias comunidades do nosso município o que nos propiciará maior dedicação, trabalho e compromisso e, de certa forma, engrandecerá o nosso brilhante trabalho frente a juventude icapuiense.

Gostaríamos de contar com o apoio de cada munícipe nesta dificil, mas apaixonante caminhada.

Muitos temos realizado, porém temos muito a fazer. Sabemos que o desafio é grande e que obstáculos aparecerão, mas muito mais é o nosso desejo de fazer, por que os jovens querem participar e só por meio desta participação é que poderemos alcançar o mundo que todos abraçamos e tanto desejamos.

Nós, jovens, temos um papel fundamental nas transformações de que o nosso povo tanto sonha e precisa.

Participe você também dessa IDEIA!

texto recebido por email

Nenhum comentário: