sábado, 9 de abril de 2011

Fotos de Icapuí: caminho de acesso à Praia de Barreiras de Cima

Acesso à Praia de Barreiras de Cima / Icapuí-CE
Foto: Claudimar
Nessa época do ano, período de alta pluviosidade no município de Icapuí, toda a extensão da planície costeira da cidade, que vai da praia de Barreiras da Sereia até Manibú na divisa com o RN, fica completamente alagada pelas águas das chuvas. Nos corredores de acesso às principais praias do município é comum que as águas cubram alguns trechos dessas passagens.

O verde intenso da vegetação se torna mais intenso e é complementado pelo azul das águas acumuladas em "lagoas" e do céu escandalosamente límpido quando o sol dar o ar de sua graça, compondo belíssimas paisagens dando um charme a mais nos coqueirais de Icapuí.

Não tem jeito, Icapuí é belo de todo jeito!

Visitem, protejam, preservem! 

4 comentários:

^^Vilda Alcântara disse...

Parece uma pintura! Linda paisagem numa bela foto... Linda paisagem, captada com sabedoria. Impressionante! Parabéns ao blog!

Arimatea Silva disse...

Este local compreende uma laguna costeira que anteriormente tinha ligação direta com o manguezal da Barra Grande. Ocupa setores do terraço marinho e tem um papel fundamental na hidrodinâmica do lençol freático, sendo um ponto de reabastecimento. Por mais que intermitente, esse sistema ambiental esta interconectado através dos fluxos de matéria e energia com as paleofalésias (que vemos ao fundo)e direciona suas águas (quando não interrompido) até o manguezal para regulação de sais, contribuindo para a manutenção do ecossistema.

José de Arimatea Silva
Geógrafo

Edison disse...

NESTE MENSMO ACESSO, ONDE FOI TIRADA ESTA LINDA FOTO, QUEM SBE NESTE LOCAL,EXISTEM BURACOS ENORMES NA PISTA DO CORREDOR, QUE TAL AGORA UMA MATÉRIA: CONTRASTE DA BELEZA E A BURAQUEIRA NO "CAMINHO DE ACESSOÀ PRAIA DE BARREIRAS DE CIMA"

ClaudiMar Silva disse...

Edison,

Seu comentário é pertinente sim. Ali mesmo, e em outros tantos pontos da mesma estrada, existe uma grande quantidade de buracos, alguns cheio de água e lama. Creio que o órgão estadual responsável pela conservação daquela estrada esteja no aguardo do cessamento do período chuvoso para começar a tapar esses buracos, como acontece todo ano.

Abços!