sábado, 2 de abril de 2011

Labirinto de Icapuí no Mercado Brasil de Rendas e Bordados em Brasília

De 07 a 10 de abril, o Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) realiza em Brasília o Mercado Brasil de Rendas e Bordados, mostra e venda de peças produzidas por 15 comunidades artesanais localizadas nas regiões Sul e Nordeste do Brasil. O encontro é uma realização do Ministério da Cultura e do Iphan, por intermédio do Promoart+Cultura, em parceria com o BNDES e o Governo do Distrito Federal (Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal / Teatro Nacional).

Além da comercialização dos produtos, cuja renda será revertida para as comunidades expositoras, o encontro promoverá mostra de documentários e demonstrações de técnicas do artesanato executadas pelos próprios artesãos.

O Mercado Brasil de Rendas e Bordados representa uma importante parcela da diversidade e qualidade da produção artesanal nacional, revelando e beneficiando diretamente o talento nato de cerca de 2.000 artesãos dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Santa Catarina.

Os polos de artesanato que participam do encontro são das seguintes localidades e/ou municípios:

Barreirinhas, MA - produtos confeccionados em fibra de buriti; Raposa, MA - técnica de renda de bilro; São Luis, MA - bordados com miçangas, paetês e outros do contexto do bumba-meu-boi; Morros da Mariana, PI - técnica de renda de bilro; Icapuí, CE - técnica de labirinto; Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, RN - peças de renda de bilro; Campo de Santana, em Nísia Floresta, RN - peças de labirinto; Timbaúba dos Batistas, RN - peças de renda renascença; Chã dos Pereira, PB - técnica de renda labirinto; Marechal Deodoro, AL - peças feitas em renda filé, labirinto e singeleza; Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, AL - peças de bordado boa noite; Divina Pastora, SE - peças de renda irlandesa; Poço Redondo, SE - peças feitas em redendê, ponto de cruz e renda de bilro; Florianópolis, SC - peças de renda de bilro; e Itaiópolis, SC - bordados segundo a tradição ucraniana.

Serviço:
Mercado Brasil de Rendas e Bordados
Inauguração: 07 de abril de 2011, das 13h às 21h
De 08 a 10 de abril, das 11h às 21h

Local: Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional - Setor Cultural Norte - Ed. Teatro Nacional, s/n° – Brasília, DF.

Entrada Franca.

Realização
Promoart + Cultura (Ministério da Cultura, Iphan, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro)

Parceria institucional e apoio financeiro