segunda-feira, 11 de abril de 2011

Repórter do programa "Mais Você" da Globo visita Icapuí

A repórter Luciana Dias, que realiza matérias para o programa Mais Você, da Ana Maria Braga, visitou a cidade de Icapuí e postou em seu blog "Viajando com Luciana Dias" suas impressões sobre nossa cidade. A reportagem nos foi indicada pela turismóloga Eliane Curvello, professora da FVJ em Aracati, que é uma amante de nossas belezas naturais e do nosso povo, e grande incentivadora do turismo local. Vejam a matéria a seguir:

09.04.2011
Icapuí e suas belas praias no Ceará

Passei anos ouvindo alguns amigos tecerem vários elogios sobre Icapuí, e confesso nunca ter ido conferir,até essa semana.(...era tudo verdade!!!)
(praia da Peroba)
O município que se orgulha(com razão)de ter uma taxa quase zero de analfabetismo, fica na divisa com o estado do Rio Grande do Norte e a 202 km de Fortaleza. Os habitantes gostam de contar sobre a prestação de contas públicas, que é pintada em um muro da cidade, para que todos saibam exatamente onde cada centavo é investido! Um bom exemplo que poderia ser seguido por outras tantas...

 (praia da Redonda)
Famosa por suas praias: Ponta Grossa, Redonda, Peroba e Tremembé, Icapuí com um pouco mais de 17 mil habitantes é forte na pesca da lagosta, especialidade da culinária local e também na beleza das dunas de areias coloridas... (algumas das famosas esculturas de areia em garrafinhas são feitas com areia de Redonda e Ponta Grossa, mas os artistas criaram um regulamento para coleta a fim de impedir a exaustão das dunas).
(praia de Ponta Grossa)
A praia de Ponta Grossa é um das mais visitadas de toda região, pelos turistas que estão em Canoa Quebrada. Que seguem diariamente de buggy pela praia! Vale a pena! Custa mais ou menos R$ 200,00 (dependendo da época do ano) para quatro pessoas. E também é possível fazer a viagem pelo outro lado, sem a emoção de ir pela beira mar...mas chegando lá, pela BR 304.

Para os amantes da gastronomia, existe um Festival de Lagosta que acontece anualmente mostrando as diversas formas de preparo . A pesca da lagosta torna-se atração também no porto. No local, os barcos pesqueiros participam da paisagem. As praias são calmas, ideais para banho. Algumas localidades estão quase intocadas, com uma beleza nativa de encher os olhos!!!

As vias de acesso para Icapuí são a CE-040, a BR-304 e a CE-261, o município fica há uns 50 quilômetros de Canoa Quebrada. Existem pousadas bem charmosas em Redonda, Peroba e Tremembé. Lugar perfeito para quem prefere um roteiro mais tranquilo e romântico...

2 comentários:

Juarez Teixeira disse...

"Os habitantes gostam de contar sobre a prestação de contas públicas, que é pintada em um muro da cidade, para que todos saibam exatamente onde cada centavo é investido"

Acho q ela foi mau informada!

gean disse...

Imagine eles colocarem prestaçoes de conta em muro para informa a populaçao? Nesse muro só teria valores negativos. A prefeitura ta na lama.