quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alunas de Pedagogia desenvolvem projeto de Educação de Trânsito com crianças de Icapuí

Crianças aprendem regras de trânsito
(Foto: Claudimar)
Aconteceu na tarde de hoje (26/5), apresentação do "Projeto Criança Relacionando-se com o Trânsito", desenvolvido por alunas de Pedagogia da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ, como parte integrante da monografia de conclusão do curso. O projeto consiste na educação de trânsito para crianças da rede de ensino do município de Icapuí. Inicialmente serão atendidos as crianças de 2 e meio a 3 anos de idade que estudam no Centro de Educação Infantil Angela Maria de Góis.

O projeto teve apoio do vereador Lacerda Filho, que contribuiu para a aquisição do material necessário para a execução da pintura de uma "rodovia" no chão da escola, contornando todo o pátio, simulando uma estrada real com sinalização vertical e horizontal. O objetivo é despertar desde cedo a consciência das regras e o respeito as leis de trânsito através de atividades práticas com as crianças.

Velocípedes e capacetes são usados no projeto
(Foto: Claudimar)
A orientação pedagógica para implantação do projeto no Centro de Educação Infantil é de Clotenir Rabelo, Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura de Icapuí. Clotenir falou da importância da educação de trânsito, elogiando a iniciativa das estudantes de pedagogia pela abordagem de um tema atual, de forma bastante didática.

O vereador estacou os benefícios do projeto em relação ao baixo valor aplicado. Para ele, projetos como  esse merecem toda a atenção dos políticos locais, por se tratar de políticas públicas que abrangem tanto a educação quanto a segurança pública. Ressaltou ainda o alto índice de acidentes de trânsito na cidade e as "aberrações" vista no dia-a-dia de quem dirige por nossas estradas. Tudo isso poderá ser amenizado nas gerações futuras se houver campanhas de educação de trânsito desse tipo, disse o vereador. Finalizou elogiando a iniciativa das futuras pedagogas por elaborarem um projeto simples mas bastante eficaz.

Fonte: blog do vereador Lacerda Filho

10 comentários:

Erika disse...

Para mim foi muito satisfatório fazer parte desse Projeto, pois o sorriso daquelas crianças ao brincarem com algo tão pequeno e simples não tem preço!

Professor Celestino disse...

Esses materiais necessario ao desenvolvimento do projeto não deveriam ser bancado pela educação?

Wallyson Honorato disse...

Que maneiro!
Uma turma que conclui seu curso e que de verdade lança uma bela proposta que contribui com a população.

PARABÉNS A TURMA!!!!

Mi ~. disse...

Achei o projeto das alunas de Pedagogia, muito interessante, atual, vez q ensina noções de trânsito para crianças em formação; nessa idade, elas memorizam tudo q se ensina. Parabéns ao Vereador Lacerda que apoiou o Projeto e nota 10 para a equipe q o realizou, em especial, para a minha neta Erika a quem muito admiro (não é por se minha neta), mas ela se garante...
AGLAIS

Lucilda Félix disse...

PARABÉNS PARA TODA EQUIPE PELO LINDO PROJETO E EM ESPECIAL A FUTURA PEDAGOGA ERIKA BRÍGIDO PELO TÃO LINDO E IMPORTANTE TRABALHO DESENVOLVIDO COM ESSAS CRIANÇAS NA CIDADE DO ICAPUÍ. ESPERO QUE OS POLÍTICOS VALORIZEM ESSES FUTUROS PROFISSIONAIS QUE DESDE JÁ ESTÃO MOSTRANDO COMPETÊNCIA NO QUE FAZEM. PRECISAMOS CADA VEZ MAIS DE PESSOAS QUE ANSEIAM PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO. PARABÉNS AOS APOIADORES E COLABORADORES TAMBÉM, SEM APOIO É IMPOSSÍVEL REALIZAR TRABALHOS DESSA CATEGORIA. BELO PROJETO!!!!!

Erika disse...

Respondendo a pergunta de Celestino, de inicio procuramos a Secretaria de Educação, não sendo possível fomos a Câmara dos Vereadores e falamos com os vereadores presentes, que foram Cadá e Jerônimo, certas do apoio demos andamento ao Projeto, em seguida fomosinformadas que não seria possivel os mesmos patrocinarem a pista sinalizada, com isso procuramos o Vereador Lacerda que prontamente nos atendeu e abraçou o Projeto, patrocinando imediatamente o mesmo.
Bom seria que TODOS vissem com bons olhos um projeto tão importante e que beneficia toda a comunidade.

argeu disse...

parabéns pelo projeto.
No entanto, é fundamental pensar em uma educação que busque refletir sobre a construção de cidadãos para uma cidade mais humana, portanto, tendo o cuidado de não reproduzir a cultura homogeneizante da sociedade do automóvel.

ursula icapui disse...

Parabéns as alunas que promoveram o projeto e ao Vereador Lacerda pelo patrocínio!
Só para esclarecer ao AMIGO Celestino o projeto de intervenção é da faculdade FVJ, portanto o custeio, acredito ser de responsabilidade das alunas e não da Secretaria de Educação, portanto é por bem colhermos informações antes de sairmos metralhando veneno nas atitudes e no comprometimento e BOA VONTADE que alguns têm em atender as solicitações. As pessoas procuram quem parece mais acessível e não quem só aparece para criticar e ficar de blábláblá!

Erika disse...

Ursula complementou minha fala, realmente é um projeto da faculdade e o primeiro item dado pelo orientador sobre o mesmo é que seja um PROJETO VIÁVEL, portanto um projeto que possamos arcar... Procuramos algumas pessoas pq não tínhamos como arcar sozinhas, não custava nada tentar! E conseguimos...que bom!! Próximo semestre estarei aqui de novo com um Projeto melhor que esse!!

Grupo Arte Brasil disse...

Adorei a iniciativa do projeto de vocês,o esforço de e atrais para que aconteça. estão de Parabéns.