segunda-feira, 16 de maio de 2011

Artigo: ANÁLISE DE CONJUNTURA POLÍTICA DE ICAPUÍ - II

Escrito por Wellington Pinto
Professor
Neste sábado tive a oportunidade de acompanhar a caravana de Marcos, “o rei dos pára-brisas” e constatei que no grupo Marcos tem uma aceitação boa para ser o candidato oficial a prefeito pelo PT. A cúpula do PT local não estava presente, se entende que não querem se envolver para não se queimarem diante do cacique maior. Na Redonda também senti uma aceitação muito boa em relação ao nome de Marcos, o desdobramento futuro é uma incógnita no cenário político de Icapuí.

Uma coisa importante do político é está com o povo nas ocasiões de alegria e tristeza, há muito tempo os políticos que fizeram carreira política em Icapuí, hoje não se misturam mais com o povo. Quando vem para Icapuí se esconde, não atende bem o povo, reclama que o povo pede muito, é de se perguntar, quem acostumou o povo a pedir? Esse vício de Icapuí começou na gestão do PT e perdura até hoje. Essa postura do povo assediar os políticos não se acaba da noite para o dia, aos políticos paciência, ou então deixe a vida política partidária, tem outros mais pacientes e até gostam da convivência do povo. 

Marcos tem feito um trabalho de base, na sua ótica política, tem preenchido esse vazio deixado pelos políticos profissionais. Não sei se vai ter coragem de peitar os donos de Icapuí que determina os nomes a serem candidatos, seja a vereador ou prefeito. De repente pode ser cooptado a desistir. Uma coisa é certa, se o PT descartar Marcos e o mesmo for pra briga, quem perde é o PT. Hoje no PT de Icapuí é uma peça importante nesse tabuleiro de xadrez, não é peão, no jogo diria que Marcos está pra bispo, talvez cavalo se peitar o grupo com raça.

No PSB Antonio Henrique é uma peça fora do jogo, aparece o nome José Ferreira, porém ir para a disputa com apoio de todos, diria que isso é quase impossível. Muito preparado politicamente, o que Marcos tem demais, falta a José Ferreira, popularidade, se misturar com o povo faz bem ao político, pois o mesmo sente e ouve os anseios do povo icapuiense. Nesse ponto vamos aguardar os desdobramentos futuro.

O PSDB até o exato momento não se tem um nome definido, fala-se em Lacerdinha, Heverton, irmã Tereza, Antonio Carlos (vereador)... Creio que a família não sairá para um pleito dividido, seria um suicídio político.

Gilson da Paz tem ficado na expectativa, um pé no PT e outro fora, gato escaldado teme rasteira, e o PT é craque para fazer isso, usa e abusa, depois descarta. Se o Gilson tiver na esperança que o PT local dará a cabeça de chapa para prefeito, pode enrolar a bandeira, o PT não faz isso com ninguém, principalmente em Icapuí que envolve muitos interesses particulares.

Marcos Nunes se diz candidato, no fundo acho que não é pra valer, transparece um jogo de cintura para mostrar tamanho grande, no fundo quer o apoio do PT para vereador ou então uma vice com o PT.

José Airton em resposta a meu artigo não citou nome, mas adjetivou qualidades do perfil do seu candidato que venha apoiar: “daí porque vou defender quem for comandar o destino da cidade, quem quer que seja desde que tenha experiência, compromisso, seriedade e, acima de tudo, amor pela nossa terra”.

Dedé Teixeira tem seu candidato que é Neto, não diz porque teme a reação dos outros pré-candidatos, se não for ele mesmo o candidato, deixa o circo pegar fogo e na hora certa coloca seu nome, quem ousará questioná-lo? 

Muita água passará por debaixo dessa ponte, muitos nomes surgirão, serão descartados na calada da noite. Ressentimentos serão muitos, pois descartar um político sem uma justificativa plausível não é fácil, e suportar a dor da traição, principalmente vindas de companheiros de partido dói.

8 comentários:

Sérgio Araújo disse...

Companheiro Wellington Pinto,

Na condição de Presidente do PT local, quero informar-lhe que não participamos da pré-campanha de nenhum dos pré-candidatos por uma questão de ética partidária. Nem da Campanha de Marcos, nem da de Jerônimo, nem da de Felipe, como também da de Neto.
Neste momento o PT está conversando com possíveis aliados para formar uma chapa forte e consistente.
O Candidato do PT em 2012 vai ser o que aliar mais força, o que unir mais, pois entendemos que política é soma e não divisão.
Sobre os Pré-candidatos do PT respeitamos a todos, todos tem legitimidade e devem ser respeitados.

Prof. Mauro disse...

Caro Wellington, vejo que trabalha bem com as palavras. Porém devemos tratar esse assunto com maior cuidado, uma vez que nosso município não pode nem deve ficar refém de posturas e pessoa que apareceram do dia para noite achando que salvarão nosso povo. Enfim, espero que nossa sociedade possa refletir mais sobre os rumos que a Canoa tomará nos próximos anos. Eu, particularmente espero que não seja o de acatar decisões pré-estabelicidas e pessoas de que não ostentam o bem para nosso povo, do contrário estarei fora desse convívio. Chega de tanta hipocrisia em nossa cidade.

Joel disse...

se candidata wellignton ou entao pede vaga a vice prefeito a marcos !

Cid Rebouças disse...

aqui em icapuí tem pessoas que vive emcima da ponte, não sabe pra lado vai,,,,pessoas oportunistas

Sérgio Araújo disse...

Companheiro Wellington Pinto

Quando você fala dos oportunistas que abandonam o povo nas horas difícieis, concordo plenamente, mas há também os que ficaram que não tiveram coragem de se manifestar, preferiram ficar numa situação cômoda, esperar os 08 anos passar.
Poucos foram as pessoas que ficaram aqui para se posicionar contra o governo. Neste aspecto, enquanto propenso político para 2012, estou muito tranquilo, pois desde do 1º momento fiquei aqui e me posicionei contra este governo desastroso.
Coloquei um cargo de Diretor em jogo, abdiquei de grande parte do meu tempo para defender o PT de Icapuí, não porque "alguém defende", mas porque acredito nele, que ele ainda é o melhor partido para se estar.

Ayrton disse...

a caravana de Marcos? ou comemoração da vitória do VOZÃO? Se andar em cima de um carro "dando a mão pro povo" é preencher vazio, Icapuí tem grandes expectativas de mudanças nas proximas eleições.

iranildo disse...

Parabéns prof. Wellington por sua percepão em relação aos pre candidatos, acredito que com o povo trabalhador e guerreiro como o povo de icapui, tendo um lider empreendedor e guerreiro como Marcus Rebouças, icapui vai longe...e o mais importante Marcus nasceu e cresceu em Icapui e se orgulha de ser de Icapui.

Eliabe disse...

parabens!! wellignton, pela coragem tratar desse assunto, de uma forma bem real. Quem pensa que estar cedo estar enganado... tem gente trabalhando.... em relaçao a marcos, se ele conseguir vencer o proprio partido,PT é uma etapa vencida, e a outra é o pleito.