quarta-feira, 4 de maio de 2011

Assembleia Legislativa do CE promove palestra sobre requalificação do litoral

Erosão na praia da Barrinha causada pelo avanço do mar
Foto: ClaudiMar Silva

Ciclo de Palestras
Comissão promove palestra sobre requalificação do litoral na Assembleia

A Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (CDRRHMP) da Assembleia Legislativa do Ceará promove nesta quinta-feira, 5 de maio, às 14h30, a primeira edição do seu Ciclo de Palestras, que terá como tema “Requalificação do Litoral como Fator Gerador do Desenvolvimento Socioeconômico”. O requerimento é do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), presidente da Comissão.

O evento será realizado no auditório Deputado Carlos Eduardo Benevides, e terá como palestrante principal o diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Luís Parente Maia. Participarão ainda como debatedores a coordenadora do Projeto Vila do Mar da Prefeitura de Fortaleza, Rocicleide Ferreira, a coordenadora de desenvolvimento institucional do UCP-Prodetur Nacional em Fortaleza, Daniele Melo e o gerente do Programa de Requalificação da Praia de Iracema, Rommel Ramalho.

O professor Luís Parente adianta que irá expor na sua palestra a situação atual da erosão das praias no litoral brasileiro, da Europa e dos Estados Unidos. “Vamos mostrar as medidas tomadas e depois faremos a avaliação do tipo de obra que pode ser feita em cada local para recuperar a praia, e o custo-benefício disso”, explica.

De acordo com Luís Parente, o setor de viagens e turismo direcionado a destinos com praias é o que mais tem crescido. “Quem não tiver praia boa, não pega essa fatia de mercado. Para se ter ideia, nos Estados Unidos, cada dólar investido em requalificação de praia rende no mínimo 6 dólares de retorno. Hoje, Japão e Alemanha são os países que mais apostam nisso”, diz, ao colocar que a Espanha foi o país que mais investiu em recuperação de praias no mundo. Dez anos de investimento dos EUA correspondem ao valor de um ano do que foi aplicado pela Espanha em qualidade da água, limpeza, proteção e engorda de praias, acrescenta o professor.

A COMISSÃO – Segundo o presidente da CDRRHMP e autor do requerimento, deputado estadual Dedé Teixeira (PT), a ideia do Ciclo de Palestras é divulgar o novo colegiado – criado no início do ano. “Queremos também promover uma interação da comissão com os servidores da Assembleia, do Estado e das prefeituras, universidades e instituições científicas, entidades do terceiro setor, órgãos públicos da administração direta e indireta nas três esferas, além de estudantes e interessados nas quatro temáticas trabalhadas”, afirma Dedé Teixeira. O deputado adianta que os temas das próximas palestras serão recursos hídricos, mineração e aquicultura e pesca.

De acordo com a coordenadora da Comissão, Albeni Aguiar, a intenção é que, ao final do ciclo de debates – cuja previsão é de uma edição a cada mês –, seja realizado um congresso em conjunto com a Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) a fim de expor os trabalhos científicos apresentados.

Compõem a CDRRHMP, além de Albeni Aguiar, os técnicos Valdemar Cavalcante, Lauriston Ferreira, Socorro Muniz, Miguel Alexandre e Elmiro de Sousa Ribeiro. O telefone para contato do colegiado é (85) 3277-2766.

Mais informações:
Dep. Dedé Teixeira (PT) - Assessoria de Comunicação – Fones: (85) 3277-2644 / 9944-0369
Comissão de Des. Regional, Rec. Hídricos, Minas e Pesca – Fone (85) 3277-2766