terça-feira, 3 de maio de 2011

Vereador Jerônimo Reis: Semana Pedagógica: por outro "prisma"


Foto: Jerônimo Felipe
03.05.2011
Retidado do blog do vereador Jerônimo Reis

Semana Pedagógica: por outro "prisma"

O povo do nosso município, principalmente os servidores municipais da secretaria de educação, devem se lembrar muito bem como foi a condução da semana pedagógica do município deste ano, onde os defensores da administração municipal alardearam que seria uma "semana" sem grandes investimentos em capacitação ou formação dos servidores e alunos, tudo isso devido ao momento que a Prefeitura Municipal de Icapuí estava vivendo em termos de contenção de despesas. 

Todos nós lembramos que foram demitidos neste período cerca de 600 funcionários com esta justificativa. Para minha surpresa encontro agora uma despesa de R$ 78.040,00 junto ao Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano referente à ações realizadas nesta semana pedagógica, nada de estranho quanto as ações realizadas, já quanto ao valor é no mínimo exorbitante diante de tantas medidas de contenção de despesas que a PMI ora tomava. Mais uma vez estão sacrificando o pouco que os servidores ganham para sustentar o MUITO de alguns. 

Abaixo segue detalhes do pagamento e link para conferência.

DESPESA: OUTROS SERV. DE TERC. PESSOA JURIDICOFAVORECIDO:
INSTITUTO PRISMA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO-IPDHCPF/CNPJ: 07248187000196

Data Descrição Valor Pago (R$)11/03/2011
VALOR QUE SE EMPENHA P/ FAZER FACE AS DESPESAS COM CONTRATACAO DE PESSOA JURIDICA PARA A REALIZACAO DA SEMANA PEDAGOGICA POR MEIO DE FORMACAO DE PROFESSORES E ATIVIDADES ARTISTICAS, ESPORTIVAS E CULTURAIS DIRECIONADAS AOS ALUNOS E PROFESSORES DA REDE BASICA DE ENSINO DO MUNICIPIO DE ICAPUI - 

CARTA CONVITE NO 02/11/SEDUC
Cód. da Despesa: 33903900
Nome enviado pelo Município: INSTITUTO PRISMA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO-IPDH
Despesa: OUTROS SERV. DE TERC. PESSOA JURIDICA
Empenho: 03030002 - FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO (mais detalhes) 78.040,00

Confira no site do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, clicando aqui

2 comentários:

Marcos Nunes disse...

Parabenizo o vereador Jerônimo pela descoberta, porém é necessário esclarecer como foi feito esse gasto, professores esclarecem que a comida foi bancada pelas escolas. Outra coisa, como é que se gasta esse valor se estavamos numa crise financeira?

Ana Mello disse...

Considerando as críticas sobre a realização da jornada pedagógica no início deste ano letivo pela Secretaria de Educação, numa parceria com o Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano, esclarecemos que:
1) A Jornada Pedagógica é uma ação desenvolvida para cumprir uma das diretrizes do Plano de Educação e teve como principais objetivos promover a formação de professores e atividades artísticas, esportivas e culturais direcionadas aos alunos da Rede Básica Municipal de Ensino.
2) O investimento foi pequeno em relação a grandiosidade das ações desenvolvidas, envolvendo todos os alunos e professores, formando uma rede de novos conhecimentos fundamentais para vencer as vulnerabilidades sociais e educacionais do nosso município.
3) As ações ocorreram durante 5 dias sendo custeado alimentação, H/a de palestrante, H/a de monitores, transporte, material pedagógico, esportivo e outros recursos pedagógicos, com custos perfeitamente compatíveis com o mercado.
4) O valor empregado na jornada pedagógica não resolveria o problema da demissão de servidores ocorridas no início do ano. Somos sensíveis  e solidários ao problema, no entanto, a nossa maior missão está centrada nos alunos e professores, no resultado do processo ensino- aprendizagem.
5) Estamos a disposição para recebermos críticas e sugestões, contanto que as mesmas estejam numa visão democrática, ética e de bom senso, jamais na visão arcaica e eleitoreira. A Educação está acima de todos os interesses!
 
Atenciosamente,
 
Ana Mello
Secretaria de Educação de Icapuí