terça-feira, 3 de maio de 2011

SEDEMA alerta para CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA

Enviado pela Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí
Imagem Ilustrativa: Google Imagens

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, inicia a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa (gado bovino) no município. Segundo o departamento de fomento as atividades produtivas desta secretaria, foi solicitado ao prefeito municipal, José Edilson,a compra de 3.500 doses de vacinas para ser doado aos produtores de gado bovino. O prefeito destacou da importância do incentivo a agropecuária e que o objetivo da campanha, este ano, é vacinar 100% do rebanho e alcançar o status de risco de zona livre da aftosa com vacinação em 2011.

Segundo o secretario municipal, Francinildo Nunes, a SEDEMA, realizou em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceara (Adagri) na ultima terça - feira dia 26 de abril um seminário para conscientizar ao produtores da importância da vacinação e que os que não vacinarem serão penalizados com multa como também serão impedido de comercializar o animal que não foi vacinado.

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por um vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, nas testas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

É importante ressaltar que além da vacina ser totalmente gratuita, a SEDEMA dispõe de técnicos para realizar a vacinação, mas é importante que os produtores procurem a secretaria para poder marcar o dia que o vacinador irá a sua comunidade, pois o encerramento da campanha é no dia 30 de maio.

Nenhum comentário: