terça-feira, 7 de junho de 2011

Governo do Ceará capacita mais de 5 mil profissionais para o turismo

Portal do Governo do Estado do Ceará

07.06.2011
Turismo: mais de 5 mil profissionais e empresários recebem certificado de qualificação

Mais de cinco mil profissionais e empresários do setor turístico da capital e municípios cearenses recebem nesta quarta-feira (08), certificados de qualificação dos cursos realizados através do “Programa de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo”, criado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). Os certificados serão entregues pelo o ministro do Turismo, Pedro Novais, e o secretário Bismarck Maia, às 09h, no Centro de Convenções do Ceará. Os recursos envolvidos no Programa são de R$ 9,5 milhões de reais oriundos do Ministério do Turismo, Banco Interamericano de Desenvolvimento (Prodetur NE II), e Governo do Estado. Na ocasião, o Ministro apresentará os resultados do Programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo.

Essa é a primeira etapa do “Programa de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo”. Até final de dezembro deste ano serão realizados mais cursos, totalizando nas duas etapas 10,9 mil profissionais e gestores qualificados. Os municípios beneficiados com a ação são Fortaleza, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim,Icapuí, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Santana do Cariri, Amontada, Caucaia, Cruz e Camocim (sede, Tatajuba e Maceió), Itapipoca (sede e Baleia), Itarema, Jijoca de Jericoacoara, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba (sede e Lagoinha), Trairi (sede, Mundaú e Flecheiras) e Viçosa do Ceará.

As capacitações para profissionais foram distribuídas entre as funções de garçom, barman, maitre, camareira e arrumadeira, cozinheiro polivalente, capitão porteiro, aperfeiçoamento de guia turístico, padeiro e confeiteiro, chefe de cozinha, motorista de veículos turísticos, recepcionistas e agentes de turismo. Na área empresarial, estão sendo realizadas palestras e seminários “Qualidade Profissional” e “Excelência em Serviços".

Para o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, para se ter um destino turístico valorizado é necessário investir em infraestrutura, qualificação e promoção do destino. “Nunca na história do nosso Estado houve um investimento tão expressivo na área de qualificação profissional. Hoje, o Ceará é referência nacional para os demais Estados”, reforça o secretário.

Programa de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo

Mais de 4 mil vagas continuam abertas nos 24 municípios onde os cursos, executados acontecem. Esse programa é considerado um dos pilares da preparação do Ceará para a Copa 2014.

Podem se inscrever profissionais do setor de Turismo (empregados formais ou informais e desempregados); empresários e gestores que atuam nos segmentos: Meios de Hospedagem (hotéis, pousadas, flat/apart hotéis, resorts e albergues); Alimentação e bebidas (bares, restaurantes, quiosques, e barracas de praias localizados em áreas de interesse turístico); e Receptivo (Agências de viagens e turismo).

Serviço:
Data: quarta-feira (8 de junho)
Horário: 9h
Local: Centro de Convenções do Ceará (Avenida Washington Soares, 1141 - Água Fria/Edson Queiroz)

Mais informações sobre cursos e vagas acesse www.ceara.gov.br