quarta-feira, 1 de junho de 2011

Início da pesca da lagosta agita a comunidade de Redonda

O início da pesca da lagosta na comunidade de Redonda foi marcado por um intenso movimento de pescadores, que desde a madrugada já começavam a transportar os últimos materiais utilizados em alto mar. Desde ontem pela manhã, a praia de Redonda já estava tomada e enfeitada por manzuás, que estavam sendo levados para as embarcações. Ontem também, durante o dia todo, os pescadores e seus familiares fizeram o possível para deixar tudo pronto, mas os que não conseguiram tiveram que concluir o trabalho hoje bem cedo.

 A pesca da lagosta é a principal fonte de Renda da comunidade de Redonda, mas atualmente vem passando por sérios problemas, principalmente no que diz respeito a sua produtividade. Entretanto, mesmo diante de tantos desafios, os pescadores são movidos pela esperança de que este ano a pesca produza o suficiente para a sustentação de suas famílias.

Perguntado sobre a importância da pesca para a comunidade, um dos mais veteranos pescadores de Redonda assim se expressou: "Nós sobrevivemos pela pesca da lagosta. Se a safra for boa, estaremos bem financeiramente. Mas se for ruim, passamos necessidade. Por isso, estamos torcendo para que este ano seja melhor de lagosta do que nos últimos anos", afirmou. A pesca da lagosta em Redonda gera renda não só para os pescadores, mas também para comerciantes e pessoas que exercem diferentes profissões.   




Nenhum comentário: