sexta-feira, 22 de julho de 2011

A CIDADE ICAPUÍ PARA ALÉM DA CIDADE DE ICAPUÍ – celebrando 02 anos de existência efetiva.


Não entrei na empreitada de escrever sobre o segundo ano de existência do Blog “A Cidade Icapuí” com aquilo que acho necessário: a inspiração. Tenho insistido nisso, porque creio que da mesma forma que “só se vê bem com o coração”, igualmente, só se escreve bem com um significativo desejo e motivação. Mas, afora essa condição, a alegria de ver o Blog ativo e galgando espaços antes não planejados não deixa de ser um bom trampolim para escrever.
A princípio, pode-se atestar, “sem medo de ser feliz”, que a vida do blog tem bases solidificadas e sustentadas por sentimentos autênticos de desejo e motivação fincados no coração de seus idealizadores, mantenedores e cooperadores. É explícita a paixão e aderência compromissada que estes revelam no cuidado com tal instrumento de informação local. Tenho certeza que poucas pessoas imaginam, de longe, o que significa esta dedicação e o trabalho que esta tarefa demanda. Para isso é necessário ter “o sentido” dessa missão e reconhecer os “lucros simbólicos” que ela traz. Penso que o Blog chega a seus dois anos, e vejam, com 10 mil visitantes únicos no mês numa cidade de 18 mil habitantes (“que proeza!”),  só, e somente só, porque existe essa incorporação, porque essa atividade faz sentido, anima, preenche, traz recompensas internas, simbólicas. Afasta-se, felizmente, do sentimento calculista e frio do lucro financeiro, razão pela qual muitos fazem as coisas. O que não é o caso dos jovens que sustentam amorosamente o “A Cidade Icapuí”.
A celebração, então, pelas razões acima, é da comunidade icapuiense como um todo, que se dá ao “luxo” de ter um instrumento que se mostra eficiente na divulgação da vida e do cotidiano da cidade, da cidade de Icapuí. Reforça-se assim pelo fato de que, focado nos fenômenos locais, o blog ganhou ares globalizantes. Atentem no poder de aproximação da nossa cidade com o mundo e vice-versa por meio deste veículo midiático. Há nesse sentido um perfil de “ponte” que se estabelece entre o que se vive aqui cotidianamente com nossos munícipes, que por razões diversas se afastaram da cidade. Recria vínculos, amplia espaços, fortalece e conforta na saudade, fazendo de nosso “torrão natal” um mundo sem fronteiras. Fazendo muitos se sentirem meio que em casa.
Muito mais que isso, o blog incorporou, nesses tempos de silêncio, a fala de muitos, o que demonstra o alargamento de fronteiras. Não geográficas, mas fronteiras da liberdade de expressão em muito tolhida nos últimos tempos. A pluralidade de pontos de vistas, a democratização dos diferentes jeitos de ver e pensar tem encontrado espaços para expressão e permitido a superação do intento inicial de ser apenas um instrumento informativo. É claro que esse exercício não é fácil, nem está solidificado a contento, mas o blog já estabeleceu sim uma trajetória muito mais sistematizada até o momento. Ficam os votos der crescer mais ainda nesse sentido.
Deste modo, o título de referência para a cidade não é nem um pouco autopromoção. È na verdade um mérito. Está na cidade, na vida das pessoas, nos “bares da vida”, nas conversas de rua, em todos os espaços dialógicos locais é um feito dos responsáveis pelo Blog a muito não visto por aqui. Felicitações então para a cidade de Icapuí! Congratulações maiores ao “A Cidade Icapui”! Estou convencido que, para quem reclamava de inspiração, esse louvor ao Blog já está de bom tamanho!

2 comentários:

ClaudiMar Silva disse...

Amigo clotenir,

É por essas e outras que nos motivamos a manter este espaço de divulgação sempre atualizado.

Completar 2 anos, de muita dedicação, amor e superação de obstáculos naturais de quem envereda pelo mundo da informação, da mídia, da notícia, onde os interesses de cada um são facilmente atingíveis, dependendo da abordagem feita, é um grande feito para jovens como nós.

Fazemos o "A Cidade Icapuí" mais por paixão do que por interesse financeiro, que de fato não temos.

Antes de tudo, queremos celebrar essa data junto com nossos colaboradores, leitores e parceiros da informação. Somos cientes da nossa importância para o município de Icapuí e pela "mundialização" da cidade. Mas, o mérito disso tudo é coletivo.

Parabéns à nós todos!

ulisses disse...

Quando a eficiência de um trabalho supera as expectativas iniciais pressupõe-se que ele é realizado com dedicação, empenho e, principalmente, com amor e prazer. Mesmo sem ser remunerada financeiramente, a equipe do blog realiza o seu trabalho com competência, mantendo informados principalmente os internautas icapuienses. Portanto, só resta dar os merecidos parabéns àqueles que desde o início tornaram este blog um dos mais eficiente veículos de informação dessa região. É muito gratificante fazer parte, agora, desta equipe maravilhosa.