segunda-feira, 18 de julho de 2011

Conheça a biografia do Vereador Cadá

O Blog A Cidade, Icapuí inicia hoje uma série de postagens dedicada a biografias dos vereadores da Câmara Municipal de Icapuí. As informações serão extraídas do sítio institucional da mesma (www.cmicapui.ce.gov.br). Lá você também pode conhecer os projetos de indicativo feito por cada vereador.

A primeira biografia que reproduzimos é do atual presidente da Câmara, o vereador Cadá, da comunidade de Redonda. Cadá atualmente detém mandato pelo PSDB, porém está em vias de sair para outra agremiação política. Na biografia destacamos um desejo do vereador: - "transformar a comunidade de Redonda num distrito e fazer com que minha comunidade se transforme numa cidade, como Icapuí um dia se tornou”.

Escrito por Saulo Rebouças, você abaixo conhecerá um pouco da história e do que pensa o vereador Cadá.

Biografia de Cadá

Manoel Jeová da Silva, filho caçula de José Rodrigues da Silva e Maria Sulina da Silva (ambos in memorian), nascido em 16 de fevereiro de 1971, pescador desde os sete anos de idade, sofreu um naufrágio aos 16 anos, tendo a embarcação virado e afundado, o que fez com ele precisasse chegar nadando até a praia de Redonda.

Oriundo de família humilde, Manoel Jeová, carinhosamente chamado de Cadá, teve que trabalhar desde cedo para ajudar a família e, aos 17 anos, conheceu a atual esposa, Jailma, com quem pouco depois se casou.

Em virtude das dificuldades enfrentadas na época, o Cadá teve que abandonar seus estudos, tendo concluído a 5ª série, dedicando-se, assim, à atividade de pescador.

Em 1996, conheceu pessoas do seu atual partido – PSDB, de quem recebeu convite para pleitear vaga de vereador. No mesmo ano, candidatou-se e, tendo tirado 268 votos, não conseguiu ser eleito, ficando como suplente.

Em 1999, passou a pescar na cidade de Fortim e pensava em não mais entrar na vida política.

No ano de 2000, já tendo retornado a Redonda, foi eleito com mais de trezentos votos, sendo o 5º vereador mais bem votado no município de Icapuí, naquela época. Daí, teve a possibilidade de aumentar seu trabalho na comunidade de Redonda e, em 2008, foi reeleito vereador de Icapuí.

Vereador de três mandatos (2001 – 2004; 2005 – 2008; e 2009 – 2012), Manoel Jeová é muito otimista, e não é de desistir fácil dos seus objetivos. Talvez por isso, conseguiu chegar, no ano de 2011, à presidência da Câmara Municipal de Icapuí, com o apoio unânime dos vereadores.

Indagado sobre os planos para o futuro, Jeová não exitou: “é a questão de transformar a comunidade de Redonda num distrito e fazer com que minha comunidade se transforme numa cidade, como Icapuí um dia se tornou”.

Manoel Jeová citou ainda que pretende, enquanto presidente da Câmara Municipal de Icapuí: “Tentar fazer um Trabalho no município de Icapuí para que as pessoas possam mudar a sua cultura, sabendo que o turismo é o caminho para o desenvolvimento sustentável, que não venha a trazer prostituição, mas geração de trabalho e renda; melhorar a questão da educação através de parcerias com outras entidades; aproximar o poder legislativo municipal das comunidades, para que o povo conheça de perto o trabalho dos vereadores e o papel do legislativo; a realização de concurso público da Câmara Municipal de Icapuí, para maior estabilidade do funcionalismo; resgatar o esporte no município através de parcerias; e dar as mãos e juntar-se aos partidos políticos no objetivo de caminhar para melhorar a educação, a saúde, agricultura, pesca, e para crescimento do município”.

O vereador Cadá diz que está saindo do seu partido – PSDB e está a procura de um outro partido para filiar-se. Sendo adepto de religião evangélica, Cadá sempre diz que a fé é muito forte na sua vida, que o tem feito poder ajudar o próximo para ver e fazer outros felizes.

Fonte: www.cmicapui.ce.gov.br

3 comentários:

Arimatea Silva disse...

Ei galera do blog o que está acontecendo? Vocês estão colocando uns textos muito confusos e com erros primários, parece até que não estão lendo o que escrevem, vejam só como o texto acima foi começado: "O Blog A Cidade, Icapuí inicia hoje a divulgar a a biografia dos vereadores"... "inicia hoje a divulgar a a biografia" fica meio estranho não concorda? Tem um outro texto que fala de uma festa junina mas não diz onde aconteceu. Sei que vocês são muito bons, então galera, mais atenção.

Oh Claudimar acorda esse povo ai!

ClaudiMar Silva disse...

Ari,

Valeu pela dica. Acredito que o texto foi redigido com muita pressa, já que nosso parceiro anda um pouco atribulado ultimamente. Prometo atentar para esses pequenos erros.

Abraço!

Adolfo Maia disse...

Arimatea,

Obrigado pela correção, devido a falta de tempo, muitas vezes não tenho tempo de revisar os textos antes da publicação.

Mas com a ajuda dos amigos, pode ser corrigido e consertado.

abraços!