segunda-feira, 4 de julho de 2011

E.E.F Horizonte da Cidadania realiza culminância do projeto Educação e Vida

Os professores da E.E.F Horizonte da Cidadania apresentaram os seus respectivos projetos didáticos tanto para a comunidade escolar como para a comunidade local. O evento ocorreu na tarde da última sexta-feira, 30, e constituiu um dos momentos mais significativos realizado na escola durante este primeiro semestre letivo. Com a apresentação de oito trabalhos diferentes, os alunos ficaram embevecidos com as informações  e os novos conhecimentos adquiridos. 

Os projetos apresentados tinham como finalidade resgatar o contexto social em que os alunos da escola estão inseridos, discutindo-o no processo ensino-aprendizagem, na tentativa de levar os discentes a compreender e visualizar as aplicações dos conteúdos estudados em sala de aula.  

Foi a partir da Proposta de Educação Contextualizada dos Povos do Mar que os professores da instituição sentiram a necessidade de desenvolver atividades que trouxessem a realidade cotidiana do aluno para a sala de aula. Esta ideia consiste em sistematizar os conteúdos curriculares através da própria vivência diária do estudante, de modo que este seja motivado a buscar sempre mais o saber. O principal objetivo dessa proposta é proporcionar aprendizagens significativas.

Idealizada pela professora Mari Cecília, a proposta foi acolhida pela coordenação pedagógica da escola, desencadeando a construção e execução de um projeto interdisciplinar intitulado Educação e Vida, o qual deve abordar diferentes temáticas ao longo do ano letivo. Conforme a disciplina que leciona, o professor deve elaborar seus projetos didáticos valorizando os problemas locais vivenciados pelos alunos, estabelecendo conexões com os assuntos discutidos nos livros didáticos e obecendo os temas definidos para serem trabalhados em cada bimestre.

De acordo com as orientações dadas pela coordenação geral do projeto, cada docente selecionou uma turma para desenvolver seu trabalho. Além de estudar os conteúdos determinados pelo professor, as turmas selecionadas deveriam realizar as pesquisas de campo e organizar os materiais necessários para a apresentação na primeira culminância, cujo tema escolhido foi a Pesca.  

Nenhum comentário: