segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Povo Online: Agrícola Famosa planta melões no Senegal

Jornal O Povo Online - Vertical S/A (04.07.2011)


Famosa planta melões no Senegal

A empresa de agronegócio Agrícola Famosa, com sede em Icapuí- CE, se prepara para iniciar os plantios no Senegal, em dezembro deste ano. Serão ao todo 100 hectares ainda em fase experimental. No continente africano vai testar as mesmas variedades de melões que planta no Nordeste – além do Litoral Leste e do Baixo Jaguaribe, no Ceará, está também no Rio Grande do Norte. Senegal faz fronteira com Mauritânia e Malí.

O diretor Luiz Roberto Barcelos diz que no Ceará, na safra que está se iniciando, aumentam a área plantada em 30%. “Estamos indo de 4.500 para 6 mil hectares”. Para esta área, calculem-se algo além de 5 mil pessoas. “Arrendamos a fazenda de melão da Del Monte que estava paralisada desde o ano passado. Isso significa a retomada da atividade econômica na região de Quixeré e Limoeiro do Norte”. A propósito, reparou na quantidade de empregos ante muitas indústrias atraídas por incentivo?

A Famosa também comprou uma fazenda no sertão do Pernambuco para produzir melões na época de chuvas no eixo Ceará-Rio Grande do Norte. Na localidade de Inajá (PE) o índice pluviométrico é a metade do registrado no Leste do Ceará.

Nenhum comentário: