sexta-feira, 1 de julho de 2011

Prefeitura de Icapuí está sendo investigada profundamente por desvios de verbas

Publicado hoje na editoria de Polícia do Diário do Nordeste, com texto do jornalista Fernando Ribeiro:
 Bombeiros acolhem, por assim dizem, prefeito de Senador Pompeu

Após duas semanas fugindo da Polícia e da Justiça, o prefeito afastado do Município de Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza), Antônio Teixeira de Oliveira (PT), e o vice-prefeito, Luís Flávio Mendes de Carvalho, decidiram se entregar às autoridades. A rendição aconteceu no fim da noite de quarta-feira última. Os dois políticos acusados de desviar R$ 2,6 milhões dos cofres públicos, tentaram se esconder da Imprensa e, ao invés de apresentarem na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), foram se entregar no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Jacarecanga.
A presença de Antônio Teixeira no Quartel dos Bombeiros gerou um mal-estar entre os militares e no setor da Segurança Pública do Estado, já que, recentemente, o Comando Geral daquela Corporação havia se recusado de acolher em suas dependências um advogado preso por ordem judicial, alegando que não tinha alojamentos suficientes nem segurança suficiente para vigiar um civil preso.
Privilégio

Ainda na noite de ontem, o caso estava sendo motivo de polêmica. O Tribunal de Justiça do Ceará deverá se pronunciar hoje sobre o fato. A defesa alega que o prefeito afastado tem direito a ´prisão especial´ por ter diploma de curso superior.
Ao contrário de Teixeira e seu vice, outros quatro acusados de envolvimento no escândalo do desvio de verbas em Senador Pompeu decidiram também se entregar à Polícia, mesmo tendo formação superior, e já estão detidos na carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), no Centro. São eles, Miguel Alves de Almeida, ex-secretário de Obras e Urbanismo; Tarcísio de Sousa, ex-secretário de Obras; Francisco Adriano Costa, ex-secretário de Turismo; e Paulo Antônio Nogueira, que era membro da Comissão Permanente de Licitação daquele Município.
Foragidos

Com a rendição dos seis ex-gestores e a prisão de outros dois, no começo desta semana, restam ainda 23 pessoas foragidas da Justiça, todas também acusadas de fraudar processos licitatórios em Senador Pompeu nos últimos dois anos.
A ordem de prisão foi assinada, no último dia 22, pelo desembargador Darival Beserra Primo, atendendo a pedido da Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), que investiga os desvios de verbas em diversas prefeituras do Interior cearense. Além de Senador Pompeu, as investigações estão sendo aprofundadas em Ibaretama, Nova Russas, Icapuí e Santana do Acaraú.
Outra rendição

Também ontem, se entregou à Polícia o último foragido da ´Operação Caça-Fantasma´, que investiga fraudes na Prefeitura de Santana do Acaraú. José Auricélio Vidal, presidente da Comissão de Licitação, se apresentou perante as autoridades policiais naquele Município.

Fonte: Blog do Roberto Maciel - Diário do Nordeste

Nenhum comentário: