sábado, 2 de julho de 2011

Tapete Vermelho Poderia Também Ser para Eliseu Ventania!

Extraído do blog do Vereador Marcos Nunes

01.07.2011
Tapete Vermelho Poderia Também Ser para Eliseu Ventania!

O governo do Estado do Ceará apresentou através da Secretaria de Turismo do Estado na praça de Icapuí dentro da Programação de Férias neste dia 30/06 um filme muito interessante. O nome do filme era Tapete Vermelho, um filme brasileiro de 2006, do gênero comédia, com roteiro de Rosa Nepomuceno e direção de Luiz Alberto Pereira. Quinzinho (Matheus Nachtergaele) tem uma promessa a cumprir: levar seu filho, Neco (Vinícius Miranda), à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisséia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), que parte a contragosto, e o burro Policarpo. Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular.

Achei muito interessante porque o filme nos transporta a pensar sobre os nossos artistas da região CE/RN que aos poucos vão sendo esquecidos. ai me veio a lembraça de Eliseu Ventania que foi um poeta considerado gênio. Começou a cantar no dia 20 de junho de 1934, época em que a cantoria era arcaica, para um povo desinformado. Na época o romance possuía de 32 a 40 páginas, 5 ou 6 estrofes cada página que durava toda a noite. Foi o inventor da canção nos anos 40 e recebeu o título de rei. Nunca cantou músicas que não fosse de sua autoria e foi no Nordeste que Eliseu recebeu o título de melhor cancioneiro do Brasil. Desde então deixou um rastro muito grande dentro da cultura popular.

É preciso analisar a literatura da sua obra e valorizá-la na contemporaneidade. Quem sabe os cineastas brasileiros não fazem também um filme para resgatar nosso querido Eliseu Ventania, do qual eu ouvi muita gente repetir seus estrofes no tempo de minha vó. Tentem resgatar Eliseu Ventania, ouvindo atentamente suas canções, apredendo a ouvir, e com sensibilidade verão que ele merecerá toda nossa atenção.

Assista documentário "Eliseu Ventania - o Rei das Canções" no YouTube, clicando aqui.

3 comentários:

Professor Wellington Pinto disse...

Caro vereador Marcos Nunes nossa cidade tem tantas pessoas que merecem reconhecimento da nossa comunidade, citarei alguns com reseiou de omitir os demais, vamos lá: Mauro pintor que na minha opinião é um gênio da pintura e pouco valorizado, welllington pinto que foi seu professor que até hoje não é cidadão de Icapuí porque não tem dinheiro, o calungueiro outra sumidade no seu trabalho, educadores que merecem reconhecimento, cantores que estão no esquecimento, no caso Azarias e tantos outros.Na minha opinião Icapuí é um celeiro de celebridades, falta reconhecimento de vocês que quando se lembra de alguém é para fazer politicagem.

Marcos Nunes disse...

meus amigos gostariam que corrigissem pra mim o nome de Elizeu Ventania. onde aparece algumas vezes escrito com S. EliSeu.

Marcos Nunes disse...

Concordo que em Icapuí existem vários artistas que devem ser reconhecidos, muitos inclusive resslatam a influência de Elizeu ventania, porque o verdadeiro artista não tem fronterira, ele é universal.Não sou eu quem anda atrás de fazer politicagem. Respeito é bom, precisa aprender pelo menos a ter humildade.