quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vereador Lacerda dá esclarecimentos sobre acusações feitas por colega de mandato

O vereador Lacerda Filho - PSDB enviou nota para o blog A Cidade, Icapuí dando esclarecimento a matéria reproduzida do blog do Vereador Marcos Nunes - PCdoB (veja aqui),  sobre pronunciamento de que o Governo do Estado estaria perseguindo o município de Icapuí em suas ações. Abaixo a nota:

Amigos e amigas,

Na manhã desta segunda-feira (11/7), ao ler o Blog A Cidade Icapuí, fui surpreendido pela matéria divulgada pelo colega vereador Marcos Nunes , onde o mesmo fazia referências a supostas acusações feitas por mim, durante pronunciamento na Câmara Municipal, ao governo do estado do Ceará.

Gostaria de esclarecer aos amigos leitores deste blog que em nenhum momento fui a tribuna daquela Casa fazer quaisquer tipos de acusações levianas, em especial ao governo do estado do Ceará, a quem tenho recorrido inúmeras vezes para encaminhar projetos do meu mandato, onde sempre fui recebido e tive os pedidos protocolados. Outrossim, no ímpeto da empolgação naquela tribuna, expus de maneira transparente as informações que recebi e que considerei interessantes para reforçar a argumentação do meu discurso.

Sobre minha suposta participação em reunião com o Secretário das Cidades, Sr. Camilo Santana, alardeado pelo ilustre vereador, esclareço que não estive presente na referida reunião e tampouco citei tais fatos durante minha fala. As informações por mim apresentadas durante pronunciamento tratavam da participação do prefeito municipal de Icapuí, José Edilson da Silva, do Deputado Federal José Airton (PT-CE), e da Secretária de Turismo e Esportes de Icapuí, Antoniete Silva, com o Sr. Camilo Santana, que detém mandato de deputado estadual pelo PT, onde foi exposto que as dificuldades enfrentadas pelo município de Icapuí, concernente a fluidez das ações direcionadas pelo Governo Estadual em prol do desenvolvimento de nossa cidade, esbarravam ou esbarram em possíveis conflitos políticos internos, emperrando a tramitação de recursos a serem investidos em Icapuí. Nessa mesma reunião, constatou-se ainda a necessidade de um “conserto” da política local, pois tais conflitos internos dificultam a execução de qualquer plano de crescimento local. Diante disso, foi colocada a sugestão para que as forças políticas locais se unissem em prol de uma possível candidatura única para o bem do povo de Icapuí. Saliento que fiz uso da tribuna da Câmara Municipal exatamente para afirmar que coaduno da proposta colocada pelo Exmo. Secretário de Estado, compartilhando de seu pensamento de que o respeito às adversidades e diferenças é a melhor saída para qualquer situação.

Em relação ao citado pelo nobre vereador sobre o projeto “Icapuí Cidade Digital”, afirmo que tais informações me foram repassadas pelo Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Sr. Silvio Barreira, de fato irmão de René Barreira, Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Fui alertado sobre a exclusão do município de Icapuí do “Cinturão Digital” do estado do Ceará, que implica na impossibilidade de garantir os serviços de internet gratuita para os icapuienses. Usei este fato como importante argumentação em defesa da candidatura única. Os laços de família entre os mencionados secretários de estado, que são exemplo de ética profissional, não podem se confundir quando se trata do interesse público.

No entanto, tal postura assumida por minha pessoa tem sido alvo de inúmeras criticas. Posicionamentos como o do colega vereador me causam estranheza, já que por tantas vezes o mesmo vereador fez uso da tribuna para criticar exatamente as relações familiares dentro do serviço público, dando inclusive exemplos locais. Assim, ao citar os irmãos Barreira como exemplo, o nobre colega se contradiz ao defender uma ideia que presume a concessão de “privilégios” tendo como critério o parentesco compartilhado entre tais autoridades.

É notório que há divergências políticas e ideológicas entre aqueles que representam nosso povo nas esferas municipais, estaduais e federal, mas defendo a ideia da união dos diferentes pensamentos quando se trata de agir com celeridade na conquista de benefícios, melhorias e desenvolvimento para o município de Icapuí. Portanto, desejo sim que Icapuí mantenha seus debates políticos internos, desde que projetos que beneficiem o povo não encontrem nos bastidores administrativos e políticos, nas diferentes esferas, retaliações porque “este” ou “aquele” ilustre representante do povo ganhará destaque em detrimento de outro.

Espero ter esclarecido todos fatos da forma como verdadeiramente ocorreram.

Abraços a todos.
Lacerda Filho – vereador

4 comentários:

ursula icapui disse...

Há certos discursos usados pelo Sr. Marcos Nunes que não entendo pois dependem do interesse do momento e assim suas opiniões são facilmente mutáveis, pois quando lhe convêm o parentesco deve ser explorado e quando não serve é alvo para criticas.
Dá pra entender?

Celestino disse...

O nobre vereador lacerda faz uso de um discurso sem pe nem cabeça, e agora vem tentar concertar, vamos colocar o audio para que as pessoas possam saber, que o nobre parlamentar tenta passa atraves da tribuna da camara que o governo Cid e o governo Dilma administra so para fazer o mal a Icapuí, ele se esqueçe que no primeiro mandato de Cid o PSDB (partido ao qual ele faz parte), fazia parte da base aliada do governo, os deputados federais que eles votaram fazem parte da base do governo Cid e do Governo Dilma, o que de fato acontece é que o nobre vereador quer defender o indefensavel. Nos temos coerencia sim o que foi colocado a respeito do secretario de ciencia e tecnologia não tem nada a ver com o que vereador tenta passar, nao se trata de questão familiar para levar vantagem, mas sim tratar as coisas com profionalismo. Mas a secretaria de ciencia e tecnologia que foi criada a toque de caixa com o argumento de revolucionar o municipio em termos tecnologico, serviu apenas para o que todos nos ja sabiamos de cabide de empregos para um duzia de pessoas e só.

Marcos Nunes disse...

Querido Claudimar gostaria que publicasse minha réplica que esta no meu blog sobre a questão sobre as acusações contra o governo de que o mesmo persegue Icapuí

Marcelo Varandas disse...

Vereador Lacerda,

Este seu texto só comprova a falta de compromisso que esta administração tem com o seu povo, só demonstra interesses pessoais e partidários, só demonstra ambição pelo poder e sua permanência nele.
Onde é que vocês estavam quando só “Nessa mesma reunião, constatou-se ainda a necessidade de um “conserto” da política local, pois tais conflitos internos dificultam a execução de qualquer plano de crescimento local” (palavras suas)? Onde vocês estavam para só agora constatarem o óbvio?.

Como você afirma em suas próprias palavras que “respeita às adversidades e diferenças sendo a melhor saída para qualquer situação” e ao mesmo tempo defende a idéia de uma candidatura única. Quer dizer que não dar ao povo chances de optar, de escolher, de avaliar o que é melhor para a nossa cidade siguinifica respeito. A isso eu chamo de subestimação. O povo de Icapuí não aceita de forma alguma a tal candidatura única, isso é tirar a liberdade de escolha através do voto, isso é burrice, isso é desrespeito, isso é invadir a capacidade de avaliação do povo sobre a nossa política. Isso é retirar do povo o direito à democracia, ou seja, é um pensamento ante-democrático.

O pode de Icapuí precisa é de uma nova liderança e não de quem sempre teve a chance e não fez.uma nova liderança que respeite a população de Icapuí aplicando de forma responsável os recursos do município e não da maneira irresponsável, indigna e vergonhosa como estamos presenciando.

José Marcelo