segunda-feira, 4 de julho de 2011

Zé Airton fala sobre emancipações na Assembleia Legistativa

O deputado federal José Airton (PT-CE) esteve na manhã desta segunda-feira (04) na Assembleia Legislativa do Ceará, durante a quarta edição da Jornada Municipalista que homenageia os municípios cearenses que, no mês de junho celebraram a data de sua emancipação.
Foram homenageados os municípios de Alto Santo – 1º de junho de 1958; Crato – 21 de junho de 1764; Ererê – 04 de junho de 1987; Eusébio- 23 de junho de 1987; Itapiuna – 23 de junho de 1957; Quiterionópoles – 04 de junho de 1986; Salitre – 30 de junho de 1988; São João do Jaguaribe – 1º de junho de 1958 e Tabuleiro do Norte – 08 de junho de 1958.
A Jornada Municipalista promove uma maior interação entre as instancias municipais e o Poder Legislativo. Segundo o dep. Zé Airton, “é muito importante esta iniciativa do presidente dep. Roberto Cláudio em instituir na Casa a Jornada Municipalista” lembrou que quando foi prefeito do recém criado município de Icapuí, teve muitas dificuldades em administrar. Hoje os gestores contam mais recursos e apoio, como este que como lembra o tema: O Município vem ao Parlamento.
Zé Airton foi o grande responsável pela emancipação do distrito de Icapui, desmembrado de Aracati e falou como está a tramitação dos projetos de lei no Congresso Nacional. Em sua opinião, tem que haver um entendimento maior entre as Casas Legislativas e o Governo na construção de um documento que venha a satisfazer os anseios de todos os estados. Adiantou que ainda nesta semana juntamente com o deputado Manoel Junior (PMDB-PB), estará se reunindo com representantes da Casa Civil tratando deste assunto.
Hoje tramitam nas duas Casas Legislativas, 34 projetos de lei que tratam da Regulamentação do § 4º art. 18 da Constituição Federal. Dentre eles está o PLP 416/08, aprovado no Senado e em estado terminativo na Câmara, sem a necessidade de passar por comissões, já pronto para votação em plenário.

Nenhum comentário: