quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Campus da UFC em Russas: mais uma opção para os estudantes de Icapuí

Foi anunciado ontem, pela presidenta Dilma Oussef e pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, a criação de quatro novas universidades federais, além de Campus universitários e unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que serão distribuídos pelo país afora. Nesse rol, a cidade de Russas, nossa vizinha do Vale do Jaguaribe, foi contemplada com um Campus da Universidade Federal do Ceará - UFC. A notícia foi bastante comemorada por estudantes daquela cidade que promoveram uma passeata pelas ruas da cidade.

Para os icapuienses, o Campus da UFC em Russas se torna mais uma opção para os que almejam ter uma formação de nível superior. Lembrando que atualmente, os estudantes de Icapuí recorrem principalmente às instituições de Mossoró-RN e Aracati-CE, que utilizam transporte escolar custeado pelos associados da Associação dos Universitários de Icapuí - ASSUMI e pela Prefeitura Municipal de Icapuí, que subsidia parte do valor do frete. Outros estudantes, com situação econômica mais favorável passam a morar nestas cidades exclusivamente para estudar.  

Leiam notícia veiculada no blog Diário Vale do Jaguaribe (Diário do Nordeste), do jornalista Melquíades Júnior.
16.8.2011
Diário Vale do Jaguaribe

OFICIAL – Russas vai sediar campus da UFC 

A presidente Dilma Roussef e o ministro da Educação Fernando Haddad anunciaram nesta terça-feira, 16, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 câmpus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país. E a cidade do Vale do Jaguaribe escolhida para sediar o campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) é Russas. A notícia é comemorada pela população russana e pela comissão municipal que foi hoje para Brasília acompanhar o discurso da presidente Dilma. Será a primeira universidade com um campus no municípío russano. E o segundo município do Vale do Jaguaribe. Limoeiro do Norte, que estava na disputa, possui campus da Universidade Estadual do Ceará e do Instituto Federal de Educação e Ciências (IFCE). Agora, o Vale do Jaguaribe está fortalecido, pois não importando em qual cidade esteja os campus recebem alunos de várias cidades – Russas tem 63,9 mil habitantes e os municípios vizinhos somam 219 mil. De acordo com o reitor da UFC, Jesualdo Farias, o custo para a instalação de um campus federal é superior a R$ 100 milhões. 

Uma semana atrás eu postei aqui no Blog Diário Vale do Jaguaribe, em primeira mão, informação extra-oficial que apontava Russas como a cidade a ser anunciada pelo Ministro da Educação Fernando Haddad. Na enquete promovida aqui no blog o município de Russas também teve a preferência dos internautas, com 66% dos votos a favor da instalação do campus avançado da UFC. Durante a semana passada inteira recebi muitos comentários sobre esse assunto. E para os limoeirenses que ficaram tristes com a notícia, basta lembrar que se os russanos são beneficiados com os campus da UECE e do IFCE em Limoeiro (atendendo vários municípios), o mesmo ocorrerá para os limoeirenses (e demais jaguaribanos) que estudarem na UFC em Russas. 

Um comentário:

EMUC - Escola de Música da UFC Cariri disse...

Além do Campus da UFC em Russas, o Governo Federal criou o a UFRC (Universidade Federal Regional do Cariri) que será instalada em Juazeiro do Norte e que utilizará as instalações da UFC nesta cidade para a implantação da nova universidade.