segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Grupo de dança do Projeto “Encenando a Cidadania” da comunidade de Peixe Gordo é vice-campeão no concurso de talentos da VII FEIRASSI


O grupo de dança DANCE STAR, composto por crianças e adolescentes do Projeto “Encenando a Cidadania”, patrocinado pelo Banco do Nordeste, alcançou o segundo lugar na competição de talentos (concurso de dança) promovido pela FECI – Federação das Entidades Comunitárias de Icapuí, dentro da FEIRASSI – Feira das Associações, da arte e do artesanato, que este ano completou sua sétima edição.

O grupo “Dance Star” apresentou o espetáculo “Icapuí de todas as Artes”, retratando a cultura local e a arte como ícone de cidadania. Essa foi a primeira participação do grupo em um concurso, e as crianças e a comunidade estão muito felizes com a conquista.

Para Cecília Milena, 13 anos: “A gente não foi apenas competir, fomos mostrar o que estamos aprendendo no projeto. Fiquei feliz. A gente mostrou o que a gente realmente sabe fazer”.

“Eu achei legal e importante a emoção que senti na apresentação. Passou a vergonha e a emoção ficou. Foi lindo”. Maria Luiza, 09 anos.

“A gente não sabia que ia ganhar, porque tinham muitos grupos concorrendo, e eles eram bons. Ganhamos e todos nós ficamos felizes. Tenho certeza que meu futuro e o futuro do grupo vai ser melhor”. Ana Cristina de Almeida, 09 anos.

“Como mãe eu achei que isso é muito bom para o futuro de minha filha e para todas as crianças da comunidade. Esse projeto não deveria acabar, pois estou achando muito legal. Nunca pensei que um projeto assim viesse para a comunidade, como estou vendo hoje. Minha filha está mais desenvolvida, mais educada, desinibida. As mães têm que agradecer e reconhecer esse trabalho importante que está sendo feito com os filhos da gente. Chorei de emoção ao ver minha filha se apresentando. Foi maravilhoso”. Patrícia Lopes Rodrigues, 29, mãe de Maria Luiza.

Nós estamos aprendendo muitas coisas legais. E muitas coisas ainda vamos aprender. Espero que chegue outros projetos nessa comunidade. Já me acostumei a ir pro projeto e não queria que ele acabasse. Lá a gente é tratado muito bem. É muito bom participar das coisas. Foi muito bom apresentar nossa dança em Icapuí. Fiquei feliz em ter ficado no segundo lugar. Quando crescer quero ter um futuro melhor”. Antônia Sara, 09 anos. 

Para o presidente da Associação dos Moradores de Peixe Gordo, Saulo Rebouças, a apresentação das crianças e adolescentes de Peixe Gordo foi um dos resultados de um trabalho que está sendo desenvolvido na comunidade, para inclusão da arte e da educação na vida desses atores sociais. “A gente trabalha no sentido de promover melhores dias para nossas crianças, e isso [o resultado da apresentação] nos dá a certeza de que estamos conseguindo. O Projeto ‘Encenando a Cidadania’ tem, ao longo desses meses, possibilitado isso, e o Banco do Nordeste é nosso importante parceiro nesse trabalho. As crianças e adolescentes integrantes desse projeto participaram do concurso de talentos promovido pela FECI por vontade própria, com nosso incentivo e apoio. O projeto está sendo a oportunidade dessas crianças desenvolverem suas aptidões e mostrarem seus talentos, ao mesmo tempo em que tenham uma formação cidadã através das oficinas de teatro, dança, educação ambiental e cidadania. Como o projeto está em sua etapa final, estamos à procura de novos parceiros para darmos continuidade a esse trabalho, no qual o Banco do Nordeste foi o primeiro a acreditar. Esse segundo lugar conquistado na FEIRASSI tem para nós a mesma importância e o peso que teria o primeiro lugar, pois estamos todos com a sensação de vitória, sobretudo por vermos que o nosso trabalho não está sendo em vão. Agora, mais que nunca, estamos convictos de que, a passos não muito lentos, nossas crianças e adolescentes conquistarão seus espaços na sociedade, e que colheremos todos ótimos frutos”.

O Projeto Encenando a Cidadania contempla 60 crianças e adolescentes da comunidade de Peixe Gordo, que no contraturno das aulas, participam de oficinas de dança, teatro e educação ambiental. A execução do mesmo fica a cargo da Associação dos Moradores de Peixe Gordo, e seu encerramento está previsto para outubro deste ano, quando acaba o repasse do Banco do Nordeste.

Enviado por Saulo Rebouças - via email

Um comentário:

Viih Riot' disse...

Parabéns as crianças, adolescentes e jovens de Icapuí pelo show de talentos que voces mostraram. O povo de Icapuí ainda tem muito pra se orgulhar!!!