sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Artigo: NA POLÍTICA DE ICAPUÍ OS “IGUAIS” SÃO “OS MESMOS”.

Por Pedro José de Souza
Enviado por e-mail 

imagem ilustrativa.

Costumeiramente escuto alguém dizer: “Só voto por dinheiro, quando eles ganham esquecem da gente”. Outra frase bem comum é: “São todos iguais, só pensam neles”. Outra: “Prometem o mundo e o fundo, depois de eleitos não fazem nada”. Poderia passar horas e horas repetindo as falas que ouvimos nas esquinas, bares, rodas de amigos,..., em todo ‘canto’. 

Se não estou enganado, pensando como pensam essas pessoas acima, quem vai ganhar a eleição para Prefeito e Vereador de Icapuí é quem tem dinheiro, muito dinheiro (com alguma exceção). Até aí tudo bem. O problema, é que os que têm muito dinheiro pra gastar, não são os mais bem intencionados, os capacitados, os que querem fazer. Pensem em alguns nomes que vocês acham que seriam os melhores pra governar Icapuí. Algum desses tem dinheiro pra comprar seu voto? Acredito que não. Os “iguais”, são os mesmos de sempre, aqueles que se INTITULAM lideranças, os OPORTUNISTAS, os que se acham DONOS de Icapuí. Mais nós mesmos somos os culpados, por que repetimos: Só ganha se for FULANO, BELTRANO é quem tem voto. Como FULANO tem voto se somos nós quem votamos? É isso que eles querem que pensemos, que são os melhores. Está na hora de darmos liderança a quem realmente mereça. Uma meia dúzia sempre aparece nesse período como o Salvador da Pátria, o BONZINHO, o que vai salvar Icapuí. Será? Vejam que esses são os “MESMOS”, aqueles IGUAIS, o passado que não pensou no futuro.

E aí? E agora? Temos apenas DUAS opções: Vender o voto e deixar Icapuí nas mãos erradas ou votar consciente e ver nossa Cidade crescer de verdade, ver nossos filhos, netos, parentes, amigos, nós mesmos, agradecer pela ousadia, pela coragem de termos escolhido o FUTURO e não o PASSADO.


6 comentários:

Wallyson Honorato disse...

Você tem muita razão no que discorre na sua reflexão. Mas o que me deixa um tanto, podemos dizer preocupado, é que, os que têm CONSCIÊNCIA e é sem dinheiro, VONTADE, mas sem ter como pagar o voto pra chegar lá já estão cansados, saturados de tentar ajudar de verdade, são pouquíssimos os que ainda estão ai lutando sem interesses próprios e louvado seja DEUS por esses poucos.
O que resta é a esperança (que dizem que é a ultima.) estarei esperando, mas digo que a oportunidade sempre bateu na porta, simplesmente não abrimos.
Abraço!!

Professor Wellington Pinto disse...

Muito intessante as colocações do Pedro.Realmente quem tem capacidade para governar Icapuì não consegue chegar ao poder, porque não possui dinheiro.As pessoas preferem receber uma esmola do político e passar 4 anos na peia, sofrendo os desmandos dos políticos oportunistas. Os políticos sérios quando tira poucos votos alguns chateiam, não percebem que existem pessoas sérias que não compra votos.Esses deveriam ser respeitados.Se não tira votos para se eleger o culpado é o povo que prefere vender o voto e depois pedir esmola. Todo povo tem o governo que merece.

Emilio Konrath - Catamaram Mås disse...

“Só voto por dinheiro, quando eles ganham esquecem da gente”. Outra frase bem comum é: “São todos iguais, só pensam neles”

É bem assim mesmo, mas se só voto por dinheiro então eu só penso em mim, portanto sou igual a eles. É disto que as pessoas precisam se dar conta, e tomar uma atitude de mudança real.

IVAN SOUZA disse...

O eleitorado de Icapuí, especificamente falando, precisa urgentemente mudar o seu comportamento na hora de votar para escolher os nossos governantes ou representantes . O nosso eleitorado, não deve se comportar como se fosse uma criança procurando por brinquedo,isso pode nos trazer profundas conseqüências, até mesmo para as futuras gerações de icapuienses. Precisamos nos prevenir de situações como a que estamos vivenciando hoje em Icapuí.Pois, segundo levantamentos feitos pela equipe de transição do novo governo municipal(na área das finanças)a P.M.I. herda uma dívida superior a 19 milhões de reais.Isso significa que cada um habitante de Icapuí deve média, cerca de l mil reais, sem ser ele o responsável por esse gasto. Agora, o que vamos dizer para os nossos filhos?
Para dá sentido ao momento que vivemos hoje,quero afirmar, que em toda parte do mundo onde os governantes misturaram poder político (governo) com a religião ou igreja, tem deixado o povo arrasado, ou seja,em situações miseráveis, pobreza enorme nos diversos sentidos da vida humana, mas sempre subordinados e identificados com um grande "líder" ou "rei", onde o qual era cheio de poderes absolutos. De ante disso tudo,será que há alguma semelhança com a Icapuí dos últimos 6 anos?

fatima disse...

Finalmente, alguém em que posso confiar de verdade: Lopes 2012!!!!!!

Emilio Konrath - Catamaram Mås disse...

Exatamente! Agora temos opção.