quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Comentário sobre o artigo "Icapuí é uma terra arrasada" do jornalista Roberto Moreira


Icapuí: uma cidade que merece acima de tudo respeito
O jornalista Roberto Moreira, da TV Diário, publicou no dia 21.9.2011 em seu blog um artigo intitulado "Icapuí é uma terra arrasada". O mesmo artigo foi republicado em nosso blog "A Cidade Icapuí" na mesma data.

Na posição de cidadão icapuiense, comentei sobre o texto do nobre jornalista, abordando meu ponto de vista sobre os assuntos abordados no referido artigo. Segue abaixo o meu comentário na íntegra, postado no blog do Roberto Moreira:

Caro Roberto Moreira,

Creio que fazer a análise de alguma coisa sem vivenciar é de fato muito preocupante e pode cometer deslizes.

Creio que nesse seu texto foi infeliz ao extremo, pois existe muita gente de bem na cidade e que o crack atinge Icapuí como atinge muitos municípios do Brasil. Outro fato que precisa ser corrigido é que o PT não está no poder desde 2004, quem governa lá é o PSDB, que agora está mudando para o PMDB.

O fato de José Airton ser do PT, não interfere na politica icapuiense, pois em Icapuí ele é por sua família, que é do PSDB/PMDB. Há comentários aqui que o nobre deputado é petista somente nas outras cidades do Ceará, porque em Icapuí não o é.

Mas concordo com você, Icapuí é uma terra arrasada. Ela está arrasada por falta de políticas públicas e de vontade politica para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Está arrasada por falta de espaços de prática de cultura e de lazer, pois a maioria está em ruínas, como o campo de futebol e várias quadras esportivas. A saúde está em frangalhos não tendo a mínimas condições de atendimento e o hospital municipal já está embargado pelo Ministério Público por falta de estrutura. Está arrasada por falta de políticas públicas que favoreçam a geração de renda para a população e possa diversificar a produção da cidade, já que temos nela muitas potencialidades como o turismo, o beneficiamento de coco e carnaúba, a própria pesca de peixe entre outras opções.

A questão das drogas se tivesse espaços para ocupação de jovens para prática de cultura, esporte e capacitação profissional, poderíamos amenizar esse problema nacional, no entanto não existe e não se tem interesse de fazer isso.

Icapuí está arrasada mesmo por trocar a politica por politicagem e ficar no joguinho entre o prefeito atual e o anterior e essa briguinha é feita e a cidade é esquecida.

A fonte de muitos dos problemas da cidade é a forma como ela está sendo administrada pelo PSDB e que já tem a justificativa pronta de sua incompetência na ponta da língua, é dividas, é inamplencias, é forças ocultas. É uma administração de muitos discursos e de pouco trabalho. Mas justifica isso, porque deputados e senadores não se manda emendas para a cidade. Mas se manda emandas para onde tem projetos e isso não tem em Icapuí.

No entanto a cidade de Icapuí é uma das cidades mais belas do Ceará e seu povo merece respeito por isso, da forma como está escrito seu texto atinge a todos cidadãos icapuienses.

Atenciosamente

Adolfo Maia

Um comentário:

Olhar online disse...

Prezado Adolfo Maia, referente a sua resposta ao blog do Roberta Moreira, quando afirma,"O fato de José Airton ser do PT, não interfere na política icapuiense, pois em Icapuí ele é por sua família, que é do PSDB/PMDB. Há comentários aqui que o nobre deputado é petista somente nas outras cidades do Ceará, porque em Icapuí não o é."
Eu vos digo que este seu comentário, além de injusto, não se sustenta. Primeiro desafio provar que desde que entrei no PT não tenha feito atividades e sido a favor de candidatos, somente do PT e aliados em todo lugar e, principalmente, em Icapuí, quando apoiei todas as campanhas e candidatos do Partido. É bom lembrar que em Icapuí fui contra todos os candidatos da minha família, cunhado, sobrinho, irmão, inclusive, na penúltima para prefeito. Eu estive em Icapuí seis vezes contra o meu irmão e na última foi a única que não participei, devido o candidato do PT ter sido o que já tinha apoiado três vezes, e, tinha dito, que se fosse ele não o apoiaria.
Lembre-se e seja justo para reconhecer que esse candidato, assim como outros, ficaram contra mim nas disputas internas do PT, na eleição para o Diretório Nacional, na defesa da candidatura para governador, ou seja, Icapuí poderia ter tido um Governador, mas esses "companheiros" não me apoiaram nem para deputado, cheguei aqui só por meus méritos e dos meus eleitores, muitos de fora da nossa Icapuí, são esses a quem deve satisfação de fato. Portanto, não poderia apoiar uma pessoa que declaradamente, mesmo tendo feito tudo por ele num recente passado, seria e usaria a máquina da prefeitura, se ganhasse, contra mim.
No mais acho curioso quando o PT de Icapuí recebeu o apoio do PSDB para ser o vice- prefeito, o candidato do PT achou muito bom, e não vi ninguém dizer que ele não era PT. Ao contrário, dos que são do PT e são votados ai. Alguns, inclusive, os dois deputados, nas campanhas passadas apoiaram candidatos a prefeito e vereadores do PSDB em várias cidades, como Raimundo Cordeiro/PSDB-Russas, Francisco Cunha/PSDB-Pacajus, Odivar Facó/PSDB-Beberibe, e, inclusive fizeram campanha contra candidatos do PT, com em Baturité, em Itapajé, etc, Agora, mesmo, fizeram a campanha da candidata do PSDB de Jardim. Querer me obrigar a está com aqueles que me traíram, que votaram contra mim, inclusive, para que o PT não tivesse candidato a governador, e nas últimas eleições me perseguiram, é querer demais. Quer dizer que ser do PT é quando, se pode apoiar candidatos do PT e quando era útil para eleger, inclusive, quando fui na campanha do Neto seis vezes e depois, porque perdemos eu fui o culpado, não sou do PT? Lembre-se que na campanha da Prefeita Luizianne Lins de Fortaleza essa turma do PT que é votada em Icapuí, e alguns da direção nacional do PT, vieram em Fortaleza fazer campanha contra ela do PT. Agora mesmo, o PT do Maranhão decidiu apoiar o candidato a governador do PCdoB, Flávio Dino, e o PT nacional, a pedido do Lula, interviu no Partido, e revogou a decisão do PT/MA para apoiar a Roseane Sarney, do PMDB. Não vi nenhum comentário, dizendo que esses companheiros não eram do PT. Saiba que até agora, como disse nunca fiz campanha contra candidatos do PT, mas vou passar a analisar ainda mais os pretendentes, porém nunca irei usar de suas ferramentas para chegar ao poder, porque acredito na justiça divina e das dos homens, ninguém engana todas por muito tempo e as urnas sempre mostram essa verdade, é assim que venho trabalhando politicamente sem nunca precisar assumir por meio de suplências.

Deputado federal José Airton (PT/CE)