quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Confirmado: Escola Profissional de Icapuí será construída em outro terreno no Jardim Paraíso, afirma Dedé Teixeira


Extraído do site do Dep. Estadual Dedé  Teixeira


Em reunião no Palácio Abolição na tarde desta terça-feira, 6 de setembro, com o secretário-chefe do Gabinete do Governador Cid Gomes, Ivo Gomes, e o secretário-executivo da Secretaria de Educação (Seduc), Idilvan Alencar, o deputado estadual Dedé Teixeira (PT) recebeu a confirmação de que o Governo do Estado irá adquirir outro terreno para a construção da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) de Icapuí, no bairro Jardim Paraíso.

Dedé foi convidado ao Palácio Abolição para ajudar o Governo a resolver a questão. No final, ficou decidido que o Executivo Estadual irá comprar um terreno pertencente ao espólio de Francisco Elísio de Assis, no bairro Jardim Paraíso. O terreno, que mede 100m x 140m, fica próximo ao clube Cajueiro Bar.

Na reunião, o deputado foi informado da impossibilidade de a Escola Profissional ser construída no terreno que seria doado por José Ferreira. “O Ivo agradeceu a sensibilidade do Zé Ferreira, mas, segundo o Governo, o Ministério da Educação (MEC) veda a construção de escolas em áreas vizinhas a cemitérios. Já o outro terreno foi avaliado e apontado como o de melhor localização pelos técnicos da Seduc”, afirma o deputado.

De acordo com Dedé, o terreno escolhido pelo Governo já havia sido avaliado em 2010 pelos técnicos do Departamento Estadual de Rodovias (DER). Entretanto, a Prefeitura Municipal interveio e anunciou a intenção de ceder a área do antigo polo de lazer. O problema é que o município não entregou a documentação a tempo, e a Escola Profissional, que deveria ser inaugurada este ano, teve sua construção adiada. A obra do pólo de lazer, localizada em frente à Escola Mizinha, está inconclusa, apesar de a Prefeitura de Icapuí ter recebido 10% dos recursos e não tê-la realizado.

“Agradeço ao governador Cid Gomes e ao secretário-chefe do seu gabinete, deputado Ivo Gomes, assim como ao Idilvan, pela atenção de nos convocar para resolver a questão do terreno para a Escola Profissional. O Estado agora vai atualizar o preço e adquirir o terreno para a construção do equipamento. Me sinto aliviado e ao mesmo tempo orgulhoso dessa vitória, que é da juventude de Icapuí”, declarou Dedé Teixeira após a reunião. O deputado foi o principal articulador, junto aos governos Estadual e Federal, para que Icapuí ganhasse a Escola Profissional.

HISTÓRICO – O deputado Dedé Teixeira luta desde 2009 pela construção de uma Escola Profissional em Icapuí. As EEEPs são uma política do Governo do Estado do Ceará, que até o final do ano construiu mais 112 equipamentos em todo o estado, com apoio do Governo Federal, que financiou uma parte deles.

A garantia para a EEEP de Icapuí havia sido dada em 2010 pelo governador Cid Gomes (PSB), que incluiu o município na lista das cidades onde serão construídas as escolas no ano passado. Entretanto, conforme já explicado acima, a Prefeitura Municipal acabou atrapalhando o processo ao garantir a cessão do terreno, o que acabou não acontecendo.

Dedé e o deputado federal José Guimarães (PT), na época coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, articularam a inclusão da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) de Icapuí desde a visita do então presidente Lula ao Ceará, em setembro de 2009. Em Sobral, o presidente inaugurou na ocasião uma escola técnica federal. Na ocasião, Dedé e Guimarães participaram de uma reunião com o governador, o presidente e o ministro da Educação, Fernando Haddad, quando Cid e Lula firmaram o compromisso de contemplar o município litorâneo com a unidade.

Na época, os recursos do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, seriam de R$ 7 milhões na construção da EEEP de Icapuí. O governo cearense investiu na construção de 112 escolas da modalidade profissionalizante até o final de 2010, sendo que cerca de 56 já estavam em funcionamento.

ESCOLAS PROFISSIONAIS – As EEEPs oferecem educação básica de qualidade integrada ao ensino profissional com o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho. Entre os cursos oferecidos pelas escolas profissionalizantes, estão: Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura. As Escolas de Educação Profissional funcionam nos turnos manhã e tarde, em tempo integral.

Fonte;http://www.dedeteixeira.org.br

Um comentário:

leo disse...

Quando o estado comprar o terreno ai sim está comfirmado, alguem comcorda? por que não pedimos ao nobre deputado dede teixeira que fale com o governador pelo termino do polo de lazer???????