sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Deputada Federal Telma de Souza visita Icapuí

Está visitando o nosso município nesta semana a deputada estadual pelo estado de São Paulo TELMA DE SOUZA; mas quem é TELMA DE SOUZA e o que tem haver com o município de Icapuí? Ela é uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores em 1980 e tem sua atuação política fundamentada na cidade de Santos - SP onde em 1982 deu inicio a sua vitoriosa trajetória como legisladora, sendo eleita vereadora; Apartir daí foi eleita deputada estadual em 1986; Deputada federal em 1994, sendo reeleita para câmara federal em 1998 e 2002 sempre focando suas atuações para a área da saúde e defesa da criança e do adolescente.

Além de ter se destacado como parlamentar por vários mandatos, Telma de Souza também teve seu trabalho reconhecido pelos santistas, quando em 1989 foi eleita prefeita daquela cidade e ao deixar seu cargo em 1992, naquele tempo não havia ainda a reeleição, teve uma aprovação de 97 % da população. Nessa sua passagem  pelo poder executivo, procurou preparar a cidade de Santos para os desafios do futuro e investiu pesado na saúde onde criou as policlínicas, criou também os programas de saúde mental que fizeram de Santos referência mundial, de combate à AIDS e de atenção a terceira idade e jovens.

A relação da deputada TELMA DE SOUZA com o município de Icapuí se deu na época em que exercia mandato de deputada federal e o prefeito de Icapuí era o hoje deputado estadual Dedé Teixeira, que através do Partido dos Trabalhadores, conseguiu com a mesma uma emenda para a construção da maternidade no Hospital Municipal Maria Idalina. Nesta quinta-feira, 01 de Setembro, tive o privilégio de acompanhar a deputada em uma rápida visita ao referido hospital e consequentemente a maternidade, onde ela se intitula mãe daquele setor, e, vi em seu semblante momentos diversos de emoções, primeiro a alegria em ver seu esforço como parlamentar materializado naquela obra, em seguida a tristeza se estampou ao ver aquele espaço sem ser utilizado, e, mais triste ficou quando perguntou pela placa em sua homenagem, feita pelo então prefeito Dedé e  que deveria está fixado junto a obra? E descobriu que esta já não existe mais. "Isso é um desrespeito para com aqueles que ajudaram a construir a história desse município" disse a deputada. É bom lembrar que esse descaso não tem sido só com a placa com o nome da nobre deputada, caso pior ou idêntico já foi feito com a Sra. Maria Idalina, onde a família da mesma ainda aguarda que a placa com o nome e a história da sua matriarca seja colocada no seu devido lugar.

Um comentário:

Marquinhos disse...

Lembro o dia que esta maternidade foi inaugurada com a presença da Deputada Telma de Souza, lembro também o dia que meu filho nasceu neste maternidade. Hoje esta maternidade encontra-se totalmente abandonada, um derespeito a nobre depuitada e a todos nós icapuiense.