quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Municípios têm até dia 15 para inscrever tarefas escolares no Prêmio Peteca 2011

Cerca de 120 municípios cearenses participantes do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) têm até o dia 15 de setembro para enviar à coordenação estadual do Programa a inscrição de trabalhos que concorrerão ao Prêmio Peteca 2011. Segundo o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, coordenador estadual do Programa, serão aceitas e avaliadas as melhores tarefas escolares produzidas em cada município sobre o tema “Educação, cultura e arte no combate ao trabalho infantil”.

O Prêmio está organizado em quatro modalidades: artes cênicas, artes visuais, composição e literatura. Para efeito de avaliação, no entanto, o procurador explica que serão consideradas separadamente todas as oito submodalidades: esquete teatral, pintura, desenho, música, paródia, conto, história em quadrinho e poesia de cordel. “Até o ano passado, trabalhos de submodalidades como música e paródia concorriam entre si por fazerem parte da modalidade composição, por exemplo. A partir deste ano, músicas originais concorrerão apenas com outras músicas originais e paródias disputarão apenas com paródias”, esclarece.

A mesma diferenciação se dará nas submodalidades pintura e desenho (que integram a modalidade artes visuais), conto, história em quadrinho e cordel (as três que fazem parte da modalidade literatura). Antonio de Oliveira Lima afirma que a modificação atende a sugestões partidas dos próprios educadores envolvidos no Programa e também dos especialistas que integraram as Comissões Julgadoras do Prêmio nas duas primeiras edições (2009 e 2010).

Ele acrescenta que somente poderão participar do Prêmio os municípios e as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação-Credes (rede estadual) que, efetivamente, desenvolveram ações do Programa durante o ano letivo em curso, comprovadas mediante relatório encaminhado à coordenação estadual. Cada município ou Crede pode inscrever até oito tarefas escolares (uma por submodalidade). No caso de Fortaleza, cada Secretaria Executiva Regional concorrerá em igualdade de condições com os demais municípios. O edital referente ao prêmio encontra-se disponível no site do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará (www.prt7.mpt.gov.br).

Após a etapa de seleção local, os trabalhos escolhidos devem ser inscritos perante a coordenação estadual pelo coordenador do Peteca no Município, Regional ou Crede, mediante o preenchimento de ficha disponível no site do MPT. As inscrições são totalmente gratuitas. As tarefas, junto com a ficha de inscrição, devem ser enviadas para a sede do MPT em Fortaleza (Av. Padre Antonio Tomás, 2110 – Aldeota – CEP 60140-160), contendo no envelope a referência “Prêmio Peteca”.

A seleção dos trabalhos, na etapa estadual, será feita em duas fases. Na primeira, serão escolhidos finalistas os três melhores trabalhos em cada submodalidade. Os autores, através das respectivas coordenações do Peteca (municipais, regionais ou de Credes), serão contatados para que possam apresentar os trabalhos em evento a ocorrer em Fortaleza, possivelmente, no final de novembro. Durante a apresentação, nova Comissão Julgadora avaliará as tarefas finalistas e indicará os vencedores em cada submodalidade.

Antonio de Oliveira Lima acrescenta que os secretários de Educação, os coordenadores do Peteca, os coordenadores pedagógicos e os professores aos quais estejam vinculados os alunos finalistas serão homenageados com medalhas, conforme o resultado obtido na segunda fase da premiação.

SERVIÇO:
Prêmio Peteca 2011 – Educação, Cultura e Arte no Combate ao Trabalho Infantil. Inscrições de trabalhos até 15 de setembro. Edital e ficha de inscrição www.prt7.mpt.gov.br.

Fonte: Valdélio Muniz
Jornalista/Assessor de Comunicação do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará

Visto no portal da FM Canoa 

Nenhum comentário: