sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Prefeitura de Icapuí é alvo de investigações sobre fraudes em Licitação

Mapa da Prefeituras que tiveram relações
com as empresas investigadas
Foto: OPOVO
A Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) investiga a Prefeitura Municipal de Icapuí para identificar possível esquema de fraudes em licitações públicas. A operação da Procap é realizada em conjunto com Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público Federal (MPE), Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas dos Município.

O jornal Diário do Nordeste trouxe reportagem "Operação prende 12 acusados" entre gestores públicos e seus familiares, além de empresários em fraudes em licitações de São Benedito, Tianguá e Ibiapina.Já foram presos também o Prefeito de Senador Pompeu e de Novas Russas. Além de Icapuí, as investigações estão sendo realizadas em Senador Pompeu, Tianguá, Santana do Acaraú, Ibiapina, Nova Russas, Ibaretama e Boa Viagem.

O Promotor de Justiça Ricardo Rocha afirmou que "cerca de 50 por cento dos 184 Municípios cearenses foram ´alvo´ do desvio de verbas públicas através de suas prefeituras que contrataram, ilicitamente, empresas privadas para a prestação de serviços diversos, desde limpeza, construção de obras e até contratação de publicidade e carros."

O esquema era comandado pelo empresário Raimundo Morais Filho, o ´Moraisinho´, preso preventivamente desde o ano passado, que após ter aderido à delação premiada, ele teria fornecido às autoridades todas as informações sobre as prefeituras e seus gestores que participavam do esquema de enriquecimento ilícito por meio de fraudes em licitações, contratação de empresas ´fantasmas´, falsificação de documentos e utilização de ´laranjas´ para abertura de empresas e contas bancárias.

As prefeituras contrataram os serviços das empresas de Raimundo Morais Filho  de 2006 até 2010. Procuramos saber qual seria o período que a Prefeitura de Icapuí contratou essas empresas  no entanto o portal do Tribunal de Contas dos Municípios apresentou problemas.

Com informações do Jornais Diário do Nordeste  e O POVO

Um comentário:

Ronaldo disse...

É triste ver nossa cidade nas páginas policias e de corupção. A falta de planejamento e a "MÁ" vontade politica de resolver as coisas. Vejam onde chegamos. E até onde será que iremos?

Ronaldo