domingo, 9 de outubro de 2011

Artigo: Análise de Conjuntura de Icapuí - VII

Escrito por Wellington Pinto 
Professor

A política de Icapuí promete muitas emoções a partir de agora. Vou analisar três cenários políticos que por acaso venha acontecer. Por isso que sempre digo que a política é muito dinâmica, é uma caixa de surpresas.

No primeiro cenário vejo o seguinte, os candidatos que migraram para outro partido teimam em dizer que são candidatos. Li e reli a Resolução 466/2011 e não vejo possibilidades dos candidatos que pleiteiam concorrerem, consultei várias fontes e não vejo essa brecha que alguns candidatos teimam em afirmar que exista possibilidade de concorrerem. Hipoteticamente vamos admitir que exista essa possibilidade, quem estaria no páreo: Marcos Rebouças – PTN, Lacerda Filho – PMDB, padre Lopes – Psol, Demétrio – PSB (?).

Se esse quadro persistir serão as prévias de 2012 antecipados, quem concorrer e for eleito será o candidato eleito de 2012, sem sombra de dúvida. Por isso os candidatos insistem em se afirmar, pois sabem a importância que tem essas eleições do dia 13 de novembro. Como a lei eleitoral tem muitos reveses tudo é possível e essa possibilidade pode colar.

No segundo cenário digamos que a resolução 466/2011 proíba literalmente desses candidatos que trocaram de partido ser candidatos, aí a coisa pega, porque são poucos os que poderão concorrer. No PT o nome falado é o de Jerônimo, Neto Rebouças não pode porque seu domicílio eleitoral é de Maracanaú. Dedé Teixeira tem possibilidade, porém creio que o mesmo não vai se aventurar nessa empreitada Municipal. O PC do B pode concorrer com Marcos Nunes e os comunistas têm afirmado que lançarão o nome de Marcos Nunes para prefeito, quem for vivo verá. No PSB quem reúne condições legais para concorrer é o professor Wellington Pinto (Cidadão, ficha limpa e vontade de trabalhar pelo Município). No Psol o padre Lopes não pode, houve um imprevisto de dupla filiação, e por cuidar tarde perdeu o prazo, por isso não pode concorrer. Dentro desse cenário as chances de chegar ao Paço Municipal são iguais para todos os candidatos que porventura vierem concorrer. Uma coisa é certa, quem for eleito e fizer um bom mandato até as eleições de 2012, com certeza tentará a reeleição e digo de passagem com reais chances de ganhar de novo a prefeitura de Icapuí, a máquina pesa num momento de decisão.

Outro cenário que muita gente não comenta e tem como fato consumado é o não retorno do irmão Edilson, o mesmo pode voltar por força de liminar. A oposição tenta enterrá-lo mais o irmão não morreu, está vivinho da silva. Embora as chances sejam remotas tudo pode acontecer, por isso é que digo que as eleições de Icapuí é uma caixa de surpresas.

Como simples mortal fico à espreita dos acontecimentos políticos que possam acontecer.Que os icapuienses venham a sorrir de novo diante do “novo” verdadeiro. Vejo muita ganância pelo poder, dias atrás muitos estavam brigando por Secretarias crucificando o atual prefeito, agora não querem mais porque sabem que a gestão do atual prefeito é por pouco tempo, agora a briga é pela prefeitura e me pergunto, onde fica o povo nessa história toda? 

5 comentários:

Marta Silêda disse...

Caro Welligton, tenho acompanhado suas analises da conjuntura política, de fato são pertinentes, inclua aí o nome de uma mulher do PT Marta Silêda, com domicilio eleitoral em Icapui e residência, ficha limpa, servidora publica municipal e dirigente do PT municipal, estarei no pareo e colocando o meu nome como uma das opções para o PT e em seguida a população de Icapuí, é a vez e a hora das mulheres, fazer diferente, construir um projeto coletivo com base no socialismo, na justiça, na etica e no respeito ao próximo, é hora de repensar a Politica e fazer da mesma um instrumento de fato que garanta a dignidade das pessoas, fazer com que de fato ela cumpra com seu papel de através do estado ser este instrumento de fortalecimento da democracia, da igualdade, da participação e também o resgate da vida das pessoas em seus aspectos culturais, social, economico e sustentável, vamos arrumar o novo cenário para a nova Politica.
Abraços,
Marta Silêda Rebouças

Emilio Konrath - Catamaram Mås disse...

Muito bem colocado, mas como conversamos hoje a tarde, tem a ainda a possibilidade de um recurso contra a Res.466/2011 TRE-CE contra a eleição suplementar e isto manteria Cadá no cargo por mais tempo e talvez até que se tenha de fazer uma eleição indireta.
Tem ainda um nome que está sendo esquecido, mas que é um nome de grande prestígio. Refiro-me a Fátima Lacerda que está se fazendo de morta, mas pode levantar-se a qualquer momento.

Darius de Gomes disse...

Caro Professor Wellington Pinto, prezo muito as suas posstagens no blog pois sempre teem muito a acrescentar, e concordo que o futuro prefeito nas eleicoes de novembro tera grandes chances de ser o prefeito de 2012. Se o prefeito interino fizer uma boa administracao entrara nas eleicoes de 2012 com forca total. O povo nesse momento deveria ser o divisor de aguas e de uma vez por todas escolher um candidato que realmente tenha interesse de trabalhar pelo povo, deixando de lado picuinhas e disse me disse, que seja FICHA LIMPA e que nao loteie a cidade outra vez como sempre tem acontecido, nao discuto a capacidade de parentes mas deveriam ser mais coerentes e nao transformarem a Cidade de Icapui na sala de jantar da propria casa. Alem dos citados em primeiro plano pela sua pessoa acho que a candidatura do Vereador Marcos Nunes e sem duvida a menlhor opcao mesmo o Senhor nao acreditando nela, visto que,pelo que sabemos o Sr Vereador Marcos Nunes ainda nao tem os vicios politicos pertinentes aos caciques tradicionais. PC do B caro professor sera o partido da vez em Icapui, pela luta, pela vontade e por terem FICHA LIMPA, o povo vai estar de olho nisso tb caro professor. A Etica tambem deveria ser parte do senso dos politico, pois fazer comicio de Biblia na mao, convenhamos e ate uma falta de respeito, ou sera que o querido pe. Lopes do PSOL tambem vai usar o calice com o sangue de Cristo para dar mais enfase as suas palavras ao pleitear a prefeitura de Icapui
Sou Darius de Gomes

João Carlos disse...

tenho certeza que o nome de Marcos Nunes será bem visto pela população de Icapuí, pois tem se visto um bom traalho do mesmo, pelo menos vem frequentimente lutado por algo que beneficie Icapuí diferente da grande maioria dentro da Camara Municipal dos Vereadores de Icapuí. Marcos Nunes tem popularidade e alem do mais é um nome nova para prefeito, é isso que as proximas eleições para prefeito precisam, nomes novos, novos desafios e propostar, um olhar novo, descansado e sem os vicios que o poder naturalmente colocam e sempre vão colocar no mandatario de Icapuí. Veremos se opositores desleais teram algo para difamar, denegrir ou até mesmo acusar o candidato como é de costume.

Ronaldo disse...

Caro Prof°. Vejo que o PC do B é o unico partido credenciado e sem vicios em Icapui, já o companhaeiro Marcos Nunes dispensa comentários, pois hojé não resta duvida que é o melhor para Icapui.