segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Artigo: UMA QUESTÃO DE OPINIÃO

Escrito por Antonio José
Professor

 
Senhoras e senhores internautas, como cidadão icapuiense que sou, venho nessa oportunidade externar a minha decepção em relação à politicagem que se instaura no cenário político brasileiro e, em especial, na minha cidade ICAPUÍ
 
Gostaria muito de usar esse momento para continuar louvando um passado de luta, bravura, esperança que a nossa cidade viveu nos primeiros dias de seu nascimento. Naquele momento, uma luz começara a brilhar e a nossa gente sonhava com um município que pudesse oferecer emprego, uma saúde decente, uma educação de qualidade, uma administração comprometida com o bem comum..., de fato, esse sonho por alguns instantes nos pareceu real a ponto de sermos projetados a lugares distantes e desconhecidos. Mas para a nossa tristeza, decepção, os rumos de nossa verde canoa passaram a ser outros, pois os ventos do descaso, da corrupção, da disputa de poder, dos interesses pessoais têm soprado forte aqui por essas bandas. 
 
E se isso não bastasse, o discurso que ouvimos nos últimos tempos está limitado a um circuito bipolar onde O VELHO NÃO CONSEGUE SER NOVO E O NOVO NÃO CONSEGUE SER VELHO. Meu Deus, não precisa ser linguista para entender essa imagem literária é só ter acompanhado criticamente a nossa história política e ver que não estou fabulando, mas poetizando uma realidade, se não imoral, no mínimo, vergonhosa.
 
Quero acreditar que aquela luz de outrora pode se reerguer das cinzas, através de uma educação cidadã, construída com as nossas crianças de hoje, onde a vida passando pela escola e a escola passando pela vida possibilite uma nova mentalidade que se contraponha a qualquer forma de injustiça e de imoralidade administrativa. Assim sendo, ainda tenho esperança de poder ver, se não as minhas filhas, mas os meus netos cantando uma nova melodia e se orgulhando de serem cidadãos icapuienses.
 

7 comentários:

Ricardo Rebouças. disse...

Um belo texto, bastante coerente com a realidade de nosso município. Precisamos de caras novas, pessoas de bem que pensam em prosperidade coletiva e não individual, pessoas que fazem política e não politicagem.

Parabéns ao colega Antônio José.

Ronaldo disse...

Uma bela leitura do atual cenário politico de nossa cidade, um NOVO incompetente e incapaz, um VELHO com sede de poder ultrapassando todos os limites da decencia e da moral, sem o minimo de respeito ao povo. QUE VERGONHA....

parabens pelo texto colega.

Mauro Jales disse...

@Ricardo Rebouças.

Concordo com o comentário de Ricardo Rebouças..


Icapuí precisa de gente nova. IDEOLOGIAS novas também!

Marcelo Varandas disse...

Excelente...

Daniel Carvalho disse...

Ricardo, concordo contigo. Precisamos de pessoas que pensem no interesse coletivo. Muitos surgem, lançam seus nomes, apresentam-se como solução. Mas a questão é: será que essas mesmas pessoas continuarão pensando coletivamente e buscando o bem comum quando estiverem no poder? Quando alcançam suas metas quantos mantêm seu discurso?

Professor Wellington Pinto disse...

Gostaria de saber quem Ricardo vai apoiar, João Paulo é candidato do PMDB ligado a Lacerda e vai apoiar Lacerda, qual será sua posição Ricardo nessas eleições? João Paulo era do PSB, por incompetência do ex-presidente perdemos esse quadro partidário na qual tanto estimo.

Antônio José disse...

Meu caro Daniel,você fala de COERÊNCIA e eu também. Infelizmente, temos visto um oceano de INCOERÊNCIAS avançar na nossa cidade ICAPUÍ.Talvez seja por isso que tenhamos de construir paredões para não sermos submergidos pelas águas.Isso meu caro, para mim,é traduzido assim: ALMA SEM CORPO.