quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Diário do Nordeste: "Lagosta é massa" em Icapuí

Foto: Alex  Costa


Extraído do Diário do Nordeste - 3.11.2011
"Lagosta é massa" em Icapuí

A programação do tradicional festival inclui salão gastronômico, shows e seminário com pescadores, dentre outras atividades

A praia de Barreiras de Cima, localizada no município de Icapuí, no litoral Leste do Ceará, será sede, a partir de amanhã e até o próximo domingo, dia 6 deste mês, do VI Festival da Lagosta, que este ano tem como tema "Lagosta é Massa!".

Realizado pela Associação Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur), o festival consolida o município na rota turística do Ceará, incentivando o desenvolvimento sustentável da região, que é tradicionalmente dedicada à pesca. Além de ser um prato cheio para os visitantes, o Festival da Lagosta realiza ações formativas, capacitando e estabelecendo diálogo entre a comunidade, a rede hoteleira e os restaurantes locais.

A influência da pesca da lagosta no município é indiscutível, pois grande parte da população está diretamente ligada à cadeia produtiva do crustáceo. A valorização de toda uma cultura que permeia a principal fonte de renda da localidade, que vai desde as práticas da pesca artesanal até a produção artística local, é colocada como principal referência para a realização do evento.

Salão Gastronômico
Ponto alto do Festival da Lagosta, o Salão Gastronômico será montado à beira-mar, na praia de Barreiras de Cima. Serão 15 expositores, dentre os quais, restaurantes, barracas de praia, pousadas e hotéis, oferecendo aos apreciadores da boa culinária as mais diversas receitas à base de lagosta.

Todos os expositores participaram da oficina Lagosta é Massa, ministrada de 25 a 28 de outubro passado, pela professora de gastronomia do Senac, Dona Nair Mendes Tavares. A oficina foi oferecida pelo festival, em parceria com o Sebrae/CE.

Ao cair da tarde de amanhã, os estandes estarão a postos para receber os visitantes para a experimentação dos pratos. O acesso ao Salão Gastronômico é gratuito e cada estande oferecerá suas receitas a preços promocionais, especiais para degustação.

CulturaMas, não só a culinária compõe a programação do festival. Durante a noite, o público poderá assistir a shows de artistas locais e nacionais, como o cantor Lobão, que se apresenta, amanhã, na abertura oficial do evento. Antes dele, haverá show da banda Los Kakos. A manhã de sábado, dia 5, será de competições esportivas, com programação a partir das 8 horas. Às 10 horas, tem show com o grupo The Claptons e, às 12h30, show da banda Cacimba de Aluá. O grupo MPB4 se apresenta a partir das 21h30 do mesmo dia. Antes dele, tem banda Monomotor. Quem fecha a noite são os integrantes da Banda Reldon.

No domingo, dia 6, último dia do festival, os visitantes farão um passeio pelas praias de Icapuí, com início às 10 horas. De jangada, eles conhecerão a praia de Ponta Grossa e a praia da Redonda. Na ocasião, haverá visita guiada aos restaurantes, barracas e pousadas participantes do Salão da Gastronomia e trilha ecológica na praia de Ponta Grossa.

Formação
Atualmente, 83% das famílias de Icapuí trabalham diretamente na cadeia produtiva da lagosta. Pensando nisto, o VI Festival da Lagosta oferece um seminário com temas de interesse imediato da comunidade, promovendo palestras sobre assuntos de relevância ministradas por representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará, Labomar-UFC, Ibama e INSS de Aracati. O seminário será realizado, hoje, na Secretaria de Educação de Icapuí.

A ação formativa vem ao encontro das necessidades de aprimoramento de técnicas sustentáveis da pesca da lagosta e conhecimento da legislação que regulamenta o assunto no País. O objetivo é dar destaque à importância da informação para a produção daquela que é a principal atividade econômica da região e valoroso produto de exportação cearense: a lagosta.

O primeiro tema tratado no seminário será o projeto de certificação da lagosta para exportação e o seu impacto junto ao pescador artesanal de lagosta, em palestra ministrada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Logo em seguida, representantes do Ibama falarão sobre os planos de atividades de fiscalização por parte do órgão no próximo período do defeso da lagosta, que ocorre de janeiro a abril, anualmente.

A terceira palestra, a ser ministrada pelo Labomar-UFC, terá como tema "Uma alternativa de pesca no período do defeso: cultivo de beijupirá em cativeiro". Já a Secretaria da Pesca do Ceará apresentará a palestra "Ações em curso na SPA-CE direcionadas para a região de Icapuí".

Além dos temas pautados diretamente na pesca da lagosta, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Aracati abordará questões ligadas aos direitos e obrigações trabalhistas do trabalhador pescador.

Por outro lado, profissionais de restaurantes e hotéis, integrantes da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí, também serão contemplados com ações formativas do festival. Eles participaram da oficina Qualidade de Atendimento ao Cliente, de 17 a 20 de outubro passado. De 25 a 28 do mesmo mês, a oficina foi "Lagosta é massa". Ambas foram ministradas por técnicos do Sebrae/CE.

Apoiadores
O VI Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur), tendo o patrocínio dos Biscoitos e Massas Fortaleza e o copatrocínio do Banco do Nordeste e, também, da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, com apoio institucional do Sebrae/CE, Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Icapuí. A produção executiva é da J. A. Lima Produções.


MAIS INFORMAÇÕES
VI Festival da LagostaDe 4 a 6 de novembro/2011
Praia de Barreiras de Cima - Icapuí-CE
Acesso gratuito - contato: 85-3251.1105

Nenhum comentário: