quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ministério da Saúde comtempla Icapuíe 84 cidade do Ceará com Academia da Saúde

Ministro anuncia criação de 85 academias da saúde no CE

 Estratégia estimula criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. Para o Ceará, serão destinadas 85 unidades, em 81 municípios. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). 

- As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Os secretários de saúde destes municípios receberam, durante a Expoepi, uma homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


Sedentarismo e Obsidade – De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários; ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa ou outros tipos de trabalho. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) na comparação com as mulheres (12%) e existe diferença importante em relaçao a escolaridade, 12% da populaçao com menos escolaridade é ativa e 20% da populaçao com 12 anos ou mais de escolaridade é ativa, mostrando a importância de investir em espaços que promovam atividade física para ampliar o acesso da população de baixa renda. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias por semana.

Outro indicador preocupante se refere ao sobrepeso e à obesidade. O Vigitel 2010 mostra que 48% dos brasileiros estão acima do peso e, desses, 15% são obesos. “A obesidade é, em geral, consequência de alimentação inadequada e inatividade física, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo”, alerta Deborah Malta.

Confira a lista dos municípios cearenses beneficiados com as Academias da Saúde:
Acopiara
Aiuaba
Amontada
Aquiraz
Aracati
Aracoiaba
Araripe
Aratuba
Arneiroz
Barbalha
Baturité
Beberibe
Brejo Santo
Canindé
Capistrano
Caridade
Cariús
Carnaubal
Cascavel
Caucaia
Cedro
Chaval
Choró
Chorozinho
Crateús
Crato
Deputado Irapuan Pinheiro
Eusébio
Farias Brito
General Sampaio
Groaíras
Guaiúba
Hidrolândia
Horizonte
Ibaretama
Ibicuitinga
Icapuí
Icó
Iguatu
Ipu
Ipueiras
Irauçuba
Itaitinga
Itapiúna
Itarema
Itatira
Juazeiro Do Norte
Limoeiro Do Norte
Maracanaú
Milagres
Miraíma
Morada Nova
Morrinhos
Mucambo
Novo Oriente
Pacajus
Pacatuba
Palmácia
Paramoti
Pereiro
Pires Ferreira
Quiterianópolis
Quixadá
Quixeramobim
Redenção
Reriutaba
Russas
Saboeiro
Salitre
Santana Do Cariri
Senador Sá
Sobral
Tamboril
Tarrafas
Tejuçuoca
Tianguá
Trairi
Umirim
Uruoca
Várzea Alegre
Viçosa Do Ceará

 

 Fonte: CNEWS

Nenhum comentário: