segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Informes da Cidade - 27/02/2011 - Notícias rápidas sobre Icapuí

Errata

Esse artigo "Informes da Cidade - 27/02/2011" foi escrito por Adolfo Maia e por um erro apareceu com o nome de Claudimar José. Já fizemos a devida alteração.

Ajude o pequeno Luhan
Depois que o blog exibiu a reportagem do programa Gente na TV da Jangadeiro, várias pessoas do município sensibiliraram-se com o drama vivido pela família do pequeno Luhan na comunidade da Redonda. Icapuiense que moram até em outros países enviaram ajuda, sem contar com pessoas da cidade. Você pode assistir o vídeo clicando AQUI.
 Você se estiver em Icapuí também pode ajudar, o pequeno Luhan precisa de leite,  de massa, de frutas,  de alimentos, de fraldas e de roupas, em especial para frio. O blog A Cidade Icapuí  solaridariza-se e também participa da campanha para ajudar o pequeno Luhan. Se você puder ajudar com doações entre em contato conosco, pelo e-mail acidadeicapui@gmail.com ou pelo telefone (88) 8806-9940 (Adolfo Maia) ou ainda poderá entregar na residência da Professora Helineude ao lado da Igreja Matriz.  

Cartão Postal ameaçado


A famosa ponte da Praia de Redonda está com risco de dasabar. Parte da falésia desabou no último dia 22 de fevereiro. No local está com sérias rachaduras que podem levar ao desabamento de outras partes da mesma falésia. A Ponte de Redonda é um dos cartões postais de Icapuí.  




Curso para pescadores
Uma equipe de professores da Marinha estão em Icapuí dando capacitação para os pescadores, para que os mesmos possam tirar as carteiras da Marinha para navegar em alto mar. Os cursos iniciam hoje e vão até sexta-feira. No município são duas turmas, uma na comunidade de Redonda e outra Centro de Icapuí. 

Mestrado 

O Mestrado em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte terá dois icapuineses fazendo o curso: Anderson Rodrigues de Oliveira e Rosinere Ferreira da Costa. Parabéns aos dois pela conquista e pela pesquisa que irão desenvolver sobre o nosso município. Fonte: UERN


Aula de Campo

Os alunos do curso de direito da Faculdade 7 de Setembro da disciplina Direito Ambiental estiveram em Icapuí neste fim de semana para uma aula de campo com o Professor e ambientalista Jeovah Meireles. O professor da disciplina é o advogado João Alfredo. Eles estiveram no Requenguela, visitando a Estação Ambiental do Mangue Pequeno.

Início das aulas

As aulas no ensino fundamental em Icapuí começam hoje, dia 28 de fevereiro, com atividades de orientação para os alunos para o ano letivo de 2011 e de preparação para Ação Multidisciplinar Educacional - AME ICAPUÍ 2011. Saiba mais sobre AME ICAPUÍ, clicando AQUI.

Peladão de Futebol

Saiba os resultados dos Peladão 2011, o principal campeonato de futubol de Icapuí. No sábado, o time do bacalango, atual campeão, venceu o time de Retiro Grande por 1 a 0.No segundo jogo o time do Serrano foi derrotado pelo Vila Nova por 5 a 0. No domingo, a equipe do porto venceu por 1 a 0 o time de Barreiras e a Mutamba derrotou por 2 a 0 a equipe Internacional de Barreiras.

Concurso de Cartazes 

Nesta segunda-feira (28/02) estará reunida a Comissão julgadora do Concurso de Cartazes dos municípios de Fortim e Aracati para escolher os melhores por escola e o melhor dos cartazes por município. Participam do Concurso 10 escolas de Fortim e 12 de Aracati.  Como forma de ampliar as informações e discussões no que diz respeito ao planeta, o concurso de cartazes trouxe como temática central as MUDANÇAS DO CLIMA. Concorrem a premiação cerca de 160 alunos. Lembramos que até amanhã o resultado estará disponível no blog da Aratu. (Fonte: Blog Aratu)

9º Acampamento Latino Americano

Na tarde desta segunda-feira, 28/02, acontecerá mais uma reunião de preparação para o IX Acampamento Latino Americano da Juventude às 13h. O deputado estadual Dedé Teixeira, com Betinho da D&E Produtora e entidades realizadoras participarão. Acontecerá hoje também uma visita ao local do evento em Tremembé.


Icapuí perde recursos

O vereador Felipe Maia-PT afirmou pelo twitter que foi cancelado a quantia de R$ 975 mil reais referente aos recursos para conclusão da 2° Etapa de Revitalização da Avenida  de Acesso à Praia de Redonda. Segundo o vereador foi recebido um documento da Caixa Economica Federal sobre o Cancelamento de Recursos do Orçamento Geral da União dentro do Programa Turismo Social no Brasil sob o número da Operação 0335575-33/2010.

O vereador Felipe em comentário ao blog relatou:

Não há felicidade nenhuma em apresentar essa informação, porém, como vereador eleito pelo povo procuro exercer minhas funções de fiscalizar e não posso calar diante de tamanho descaso que me deixou profundamente entristecido.

Como comprovação da verdade, segue um link com o ofício emitido pela Caixa Econômica Federal onde relata o CANCELAMENTO do recurso de R$ 975.000,00 (novecentos e setenta e cinco mil reais) . É uma pena o povo de Icapuí, sobretudo a comunidade da Redonda, perder um recurso tão importante, haja vista o inverno que se inicia e as condições já precárias daquela importante via de acesso.

Mas eu continuo na luta pelo bem estar do meu povo, vamos investigar melhor e apontar os culpados, Icapuí merece uma resposta.

Clique aqui para ver o Ofício


(Fonte: Vereador Felipe Maia)


Artigo: TIRIRICA, O RETRATO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Escrito por Wellington Pinto
Professor




Parece piada de humorista, mas não é... . Nesta sexta-feira 25 de fevereiro Francisco Everardo Oliveira Silva - o Tiririca – foi indicado titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Essa atitude dos deputados prova o descaso que esses “nossos representantes” tem com a educação. Não desmerecendo as qualidades do deputado Tiririca, mas em educação creio que o mesmo não entenda de nada. No Brasil a complexidade educacional é tão grande que merece um educador na Comissão para tirar o Brasil desses índices negativos em relação à educação. Creio que na Câmara de deputados tem deputados afinados com a problemática educacional do Brasil.
 
Neste ano 2011 será um ano de discussões na temática educação, tem o “Plano Nacional de Educação” a ser definido, com ele a “Lei de Responsabilidade Educacional”, “a reforma do ensino superior, a questão das cotas...”. No entanto nossos políticos não estão preocupados com a educação de qualidade, quanto mais analfabetos melhor para os políticos manipular a compra de votos, por outro lado essa falta de conhecimentos não desperta o povo para questionar os políticos, bom pra eles se perpetuarem no poder. Lembrando que o Brasil tem "14 milhões de analfabetos com mais de 15 anos e muitos milhões mais de analfabetos funcionais", Tiririca é um deles.
 
Os educadores do Brasil não receberam essa notícia com bons olhos, reagiu o professor Mozart Neves Ramos, da ONG Todos pela Educação: “É um retrato da sociedade que temos”.
 
A elite no Brasil nunca priorizou a educação, sempre a educação foi vista como coisa perigosa ao statu quo da classe dominante, os pobres trabalhos pesado, aos filhos da elite boas escolas e até hoje perdura esse dilema. Os filhos da elite em colégios particulares e os pobres nas escolas públicas. Deveria haver uma lei que obrigasse os filhos de políticos com mandatos estudarem em escolas públicas, aí veria o salto qualitativo das escolas públicas, algo assim aconteceu com as Universidades federais do Brasil, a elite primou pelas federais porque sabiam que as mesmas abrigariam seus filhos.
 
A sociedade civil precisa sair às ruas e protestar, fazer valer seus direitos, esperar por políticos é pura enganação, até hoje esses políticos, não todos, mas a maioria só tem roubado do povo, entram pobres depois de certo tempo já estão ricos, e os salários que recebem não são compatíveis com seu patrimônio, caiu do céu? Todos sabem da roubalheira e ninguém faz nada, são todos os poderes omissos na farra do dinheiro público, é triste, porém realidade. Até quando?
 
Fonte: Blog do Professor Wellington Pinto

Divulgada a Programação do Carnaval 2011 de Icapuí

A Prefeitura Municipal de Icapuí divulgou a Programação Oficial para o Carnaval Icapuí 2011. O evento popular começa na tarde de sábado (5/3) e vai até a terça-feira (8/3), com atrações musicais, carnaval de rua, carnaval das crianças, matinê nas principais praias, mela-mela e outras atividades. O carnaval é uma realização da Secretaria de Turismo do município que neste ano priorizou os artistas locais, trazendo apenas três bandas de fora, para animar a galera durante os quatro dias de festa.

Vejam a programação oficial:

05/03 SÁBADO 
- CARNAVAL DAS CRIANÇAS (Praça Central)
17:00 as 19:30 • Paulo Vitor e Banda
- CARNAVAL DE RUA (Praça Central)
22:00 as 01:30 - Banda do Pirata
02:00 as 04:00 - Koka Mil e Banda

06/03 DOMINGO
- MATINE DE PRAIA (Tremembé)
12:00 as 15:30 - Swingão The Clapton
- MELA-MELA (Ibicuitaba)
17:00 as 19:30 -  Koka Mil e Banda
- CARNAVAL DE RUA (Praça Central)
23:00 as 02:00 - Timbalê Elétrico
2h30 as 04h00 - Paulo Vitor e Banda

07/03 SEGUNDA
- MATINÊ DE PRAIA (Redonda)
12:00 as 15:00 - Timbalê Elétrico
- MELA-MELA (Cajuais)
17:00 as 19:00 - Paulo Vitor e Banda
- CARNAVAL DE RUA (Praça Central)
23:00 as 02:00 - Axé Mil
02:30 as 04:00 - Swingão The Clapton

08/03 TERÇA
- MATINÊ DE PRAIA (Barreiras)
12:00 as 15:00 - Paulo Vitor e Banda
- MELA-MELA (Mutamba)
17:00 as 19:00 - Koka Mil e Banda
- CARNAVAL DE RUA (Praça Central)
23:00 as 02:00 - Timbalê Elétrico
02:30 as 04:00 - Swingão The Clapton

Bom carnaval para todos. Se beber, não dirija!!!

Informações enviadas por Claudio Roberto

Água Viva: ARATU mobiliza donos de barcos


Dando continuidade às ações do Projeto Água Viva - mais vida no manguezal, a Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros realiza nesta terça-feira (02/03/2011), no Plenário da Câmara Municipal de Icapuí, a partir das 09:00h, reunião com armadores de pesca local para apresentação do projeto e os resultados já alcançados. O projeto Água Viva tem como principal objetivo coletar o óleo diesel queimado pelas embarcações que fazem porto no Canal da Barra Grande, Icapuí-CE, evitando que o mesmo seja lançado diretamente no canal. Com a ação a ARATU visa contribuir para a qualidade da água do canal e consequentemente com a melhoria da biodiversidade do ecossistema manguezal, o berçario marinho.

Fonte: ONG Aratu

CURSO DE CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR

 
A Associação ARATU de Proteção aos Ecossistemas Costeiros promove nesta quinta-feira (03/03), um CURSO DE CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR. O Curso se realizará no Plenário da Câmara de Vereadores de Icapuí, durante todo o dia. Dispomos de 20 vagas, em sua maioria já preenchidas. 
 
Os interessados deverão procurar a Diretoria da ARATU ou entrar em contato conosco até terça-feira (02/03) pelo e-mail do blog associacaoaratu@gmail.com ou através do e-mail institucional da ARATU - aratu_ce@yahoo.com.br, ou ainda através da "aba" 'contatos' disponível no blog da Aratu( http://blogaratu.blogspot.com/).
 
Fonte:  Ong ARATU

Aratu faz encerramento da Formação em Educação Ambiental em Ponta Grossa

A ARATU concluiu o Módulo II da Formação para professores em Educação Ambiental, nesta sexta-feira (25/02) com uma trilha na praia de Ponta Grossa, Icapuí-CE. Toda parte teórica da formação aconteceu na Casa da Cultura de Aracati, entre os dias 21/02 (segunda-feira) e 24/02 (quinta-feira).
 
A ARATU agradece a acolhida e parceria da Coordenação da Casa da Cultura de Aracati. Nascida de uma parceria entre o Instituto Manamauê e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, em dezembro de 2009, a Casa da Cultura de Aracati tem por objetivo preservar e divulgar a história e a tradição cultural da cidade que foi um importante pólo econômico e cultural do Ceará no século XVIII.
 
Parabenizamos todos os professores e professoras que participaram da formação e que agora iniciam a etapa pós-formação. Como resultado da formação os participantes elaboraram PROJETOS EDUCATIVOS com enfoque na Educação Ambiental e que agora deverão ganhar vida em suas respectivas escolas.
 
A praia de Ponta Grossa foi a escolhida entre os participantes para ser o palco da confraternização e finalização da formação. Os participantes fizeram uma das trilhas ecológicas mais deslumbrante de toda a região, e puderam conhecer um pouco mais da história de uma das mais belas praias do mundo.A trilha foi conduzida pelo secretário e sócio da ARATU, Anderson Rodrigues. 

Plantão Policial de Icapuí - 28/02/2011 - Tráfico de drogas

No dia 25 de fevereiro, por volta das 18h30min, defronte a Casa-49, nas proximidades do cemitério na Praia de Redonda em Icapuí-CE, foi presa em flagrante MARIA CLEMILDA DA SILVA CRUZ, 33 anos, natural de Icapuí-Ce, que mora no endereço supracitado encontrava-se de posse de: 102(cento e duas) pedras de craque e 64(sessenta e quatro) Tabletes de Maconha além de R$ 33,00 reais em notas de baixo valor.

Os policiais da Polícia-TUR realizaram a abordagem e acusada e a droga apreendida foram conduzidas a USI em Aracati para feitura dos procedimentos cabíveis.

Fonte: TV Jaguar

domingo, 27 de fevereiro de 2011

XVII Copa Peladão de Futebol teve início nesse fim de semana

Começou neste sábado (26/02), a edição 2011 da Copa Peladão de Futebol realizado no campo "Maria de Manduca" em Serra de Mutamba. O evento faz parte do calendário esportivo do município e se tornou tradicional ponto de encontro dos mais importantes times de futebol de Icapuí e região. Os torcedores lotam os espaços em torno do campo e acompanham cada lance dos jogos com muito efervescência. A Copa Peladão de Futebol tem apoio da Secretaria de Turismo e Esportes de Icapuí, que cuida da organização do evento. 

No jogo de abertura, o atual campeão Bacalango passou muito sufoco mas conseguir bater a boa equipe do Retiro Grande. O placar apertado de 1 a 0 teve como autor do único gol o jogador Márcio. No segundo confronto do primeiro dia de competição, foi a vez do atual vice-campeão Vila Nova entrar em campo para enfrentar a equipe do Serrano. A equipe estreou em campo com bastante entusiasmo e começou com tudo rumo ao título inédito, fazendo 5 gols contra nenhum do Bacalango, campeão por três vezes.

Neste domingo (27/02) mais dois jogos darão sequência a competição, confira:

14:00 hs -  BARREIRAS X PORTO
16:00 hs -  MUTAMBA X INTER

O "Peladão" conta com a participação de 16 equipes inscritas, divididas em quatro grupos, que disputarão o troféu de campeão. Nessa edição, as equipes poderão contratar até 3 jogadores que não sejam do município para reforçarem seus times. O objetivo é melhorar o nível da competição e incentivar os jogadores a aperfeiçoarem suas habilidades esportivas. O grande público presente nesses dois dias de início de competição faz jus a fama de evento popular do "Peladão".

Com informações do blog Futebol Icapuiense, do colega João Filho.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Aracati divulga a lista de atrações para o Carnaval 2011



O Carnaval 2011 em Aracati já tem definido quais serão as atrações musicais que animarão os milhares de foliões que "invadem" a cidade todo ano, para fazer um dos melhores carnavais do Ceará. Muitos icapuienses também curtem o carnaval na cidade de Aracati, em busca de mais agito, multidão e uma estrutura bem maior que a de Icapuí. 

A organização do Carnaval de Aracati divulgou as primeiras informações sobre as atrações. Vejam a seguir:

Dia 26/02/2011 - Festa da Rainha do Carnaval de Aracati 2011 - Mirante das Gamboas - Bandas Louca Mania e Banda Inala e ainda Tenda Bloco BOA...

Dia 03/03/2011 - Arrastão dos Blocos Alternativos

Dia 05 de Março (Sábado) – início do carnaval na Praia de Majorlândia e a noite trios na Avenida Coronel Pompeu;

Dia 06 de Março ha 08/03 – início do carnaval cultural na Avenida Coronel Alexanzito. Serão 9 Blocos Culturais, 3 por dia;

De 05 a 08 de Março - Dias Oficiais do Carnaval de Aracati 2011

Trios :
- Bradock
- Axé Mania
- Raça

Bandas:
- Phapirô (Bahia)
- Seu Maxixe (Bahia)
- Fantasmão(Bahia)
- Forró Moral Elétrico
- Bala Chic (Bahia)
- Forró de Ouro
- Nana Axé (Bahia)
- Louca Mania(Aracati-Ce)
- Amor Amil (Aracati-Ce)
- Malucos da Folia (Aracati-Ce)
- Moral Mix
- Galdênio Santiago
- Branquinho da Bahia
- Rafaela Manville

A programação do carnaval de Aracati terá ainda modificações e novas atrações poderão ser acrescentadas.

Fonte: Aracati Aqui e Agora

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Icapuí é o 29º município mais violento no trânsito do Ceará

O Mapa da Violência 2011- Os Jovens do Brasil, foi elaborado pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça, o estudo traz um diagnóstico da violência no Brasil, que tem causado mortes, principalmente de jovens, nos grandes centros urbanos e no interior.

O estudo analisa as mortes violentas no Brasil em três vertentes: homicídios, suicídios e mortes no trânsito. Foram analisado todos os 5.564 municípios brasileiros, mas só os municípios com 10 mil habitantes ou mais é que possivel calcular as taxas e com elas estabeleceram um ranking da violência nas três vertentes.


Icapuí pelo mapa é considerada a 29ª cidade do Estado do Ceará e 687 do Brasil com mortes violentas no trânsito com a taxa de 26,2 mortes por 100 mil habitantes. Esses dados levam em conta os anos de 2006, 2007 e 2008.


Esses acidentes com mortes em nossa cidade são principalmente causados por motos. Menores pilotando motos e carros, quase sempre sem utilizar capacetes e muitos dirigindo carros e motos alcolizados. Esse dados da pesquisa só referem as mortes no trânsito, mas não relacionam os acidentes de trânsito que causam ferimentos nas vítimas e que se fossem computados, Icapuí estaria em uma posição mais elevada, já que acidentes, principalmente de motos, são constantes. Essa liberalidade no trânsito em Icapuí foi recentemente tema de um artigo escrito pelo analista de comunicação Roberto Rebouças, com o título "Artigo: Menor de idade no volante…perigo constante!"

Outro dado do estudo avalia a taxa de suicídios no Brasil, sendo que Icapuí ocupa a posição 1170 entre as cidades brasileiras e no Estado ocupa a 85ª posição. A taxa de suicídios é 5,2 por 100 mil habitantes.


No período da pesquisa, 2006 a 2008, não houve homicídios, a taxa ficou zero e sendo a 2.810 cidade brasileira e a 159 cidade do Ceará. Em relação a homicídios, Icapuí ainda continua pacata.


Com informações do Mapa da Violência 2011 (Sangari / Ministério da Justiça)

VEREADORES BUSCAM APOIO PARA A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA ICAPUÍ-JAGUARUANA.

O vereador Marcos Nunes (PC do B) juntamente com os parlamentares Lacerda Filho (PSDB), Cada (PSDB), Segundo (PSDB) e Jerônimo (PT) estiveram nesta sexta 25/02 na sessão da Câmara do Município de Jaguaruana, o objetivo da visita foi explanar e envolver os vereadores daquela cidade no projeto de construção da estrada que liga Jaguaruana a Icapuí, o vereador Marcos Nunes expôs que a efetivação da construção da mesma alavancara o desenvolvimento das cidades coirmãs Icapuí-Aracati e Jaguaruana, além de beneficiar através do acesso algumas comunidades dos três município que sempre tiveram no deslocamento uma das suas principais dificuldades.

A presidenta da Câmara de Jaguaruana a vereadora Fátima Costa juntamente com os demais colegas daquela augusta casa se dispuseram a encampar o projeto de forma que os próximos passos será a Câmara de Jaguaruana agendar uma visita a Câmara de Icapuí , como também as duas casas legislativas(Icapuí e Jaguaruana) visitarem a Câmara do Aracati. Após estas visitas e entendimentos haverá uma audiência pública com a presença dos vereadores das três Câmaras municipais, onde serão convocados todas as lideranças políticas, governo estadual, governos municipais, empresários, comerciantes e parlamentares votados na região para que se possa forma uma ampla frente suprapartidária com o intuito de buscarmos junto ao Governo do Estado a concretização dessa obra que visa melhorar a qualidade de vida do povo desses municípios, especialmente das pequenas comunidades esquecidas do mapa cearense.

Fonte: Blog do Vereador Marcos Nunes

ARATU publica edital para concurso de cartazes das escolas públicas de Icapuí

Após públicação de edital para os municípios de Fortim e Aracati, chegou a vez de Icapuí! A ARATU torna público o edital que regulamentará o CONCURSO. Na próxima semana a comissão julgadora estará finalizando o processo de escolha dos ganhadores nos munícipios de Aracati e Fortim. O resultado será divulgado aqui mesmo no blog. Confira abaixo o edital para Icapuí:

Icapuí ganha caçamba coletora compactadora de lixo da SEMACE

O municipio de Icapuí já recebeu da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) uma caçamba coletora compactadora de lixo para ser utilizada na coleta dos resíduos urbanos. A autarquia está fazendo a doação de 20 desses equipamentos para apoiar as prefeituras na limpeza em áreas próximas a recursos hídricos e Unidades de Conservação.

Icapuí foi escolhido considerando a demanda de geração de resíduos, o risco potencial de contaminação dos recursos hídricos e ainda a existência de Unidades de Conservação no seu território, segundo o secretário geral da Semace, Arilo Veras. Para receber a doação, cada prefeitura deveria ter à disposição o caminhão adequado para instalar a caçamba coletora ou os recursos financeiros para a aquisição do veículo. A Semace custeou também a instalação dos coletores e compactadores nos caminhões.

Cada coletor tem capacidade para transportar 15 metros cúbicos (o equivalente a cerca de 10 toneladas) de lixo compactado e custou R$ 126 mil ao Estado. Em relação às caçambas comuns, o coletor tem custo operacional menor e condições mais adequadas de higiene e segurança, segundo Álvaro Weyne, diretor da empresa Equimaq, a qual faz a implementação do equipamento. O Governo faz a identificação visual dos caminhões coletores com adesivos que contenham imagens da natureza local.

Do total de 20 coletores, 14 já foram entregues e quatro estão aguardando que as prefeituras adquiram os caminhões. Os dois restantes, destinados a Sobral e Quixeramobim, já estão à disposição das prefeituras desde a quinta-feira (24). Os caminhões saem da empresa revisados e prontos para o uso no serviço da coleta de lixo.

A ação é resultado de acordo conjunto entre a Secretaria das Cidades, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), a Semace e as prefeituras. Os municípios que recebem os coletores são Canindé (1), Caucaia (2), Farias Brito (1), Horizonte (1), Icapuí (1), Ipu (1), Jijoca de Jericoacoara (2), Juazeiro do Norte (2), Pacatuba (1), Pindoretama (1), Quixeramobim (1), Santa Quitéria (1), Sobral (3), Tamboril (1) e Ubajara (1). 

Com informações da SAMACE/Governo do Estado

SECRETARIA DA EDUCAÇAO DE ICAPUÍ EM NÚMEROS.


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DE ICAPUÍ E SEUS RESTOS A PAGAR!

O efeito bola de neve continua a assustar os funcionários da educação de nosso município. O vereador Kadá já avisava em 2007 em uma das sessões daquele ano que o "rombo" da Secretaria da Educação era algo em torno de R$ 700.000,00. E a bola de neve continua aumentando, hoje sabemos que estes restos a pagar chegam a aproximadamente R$ 1.600.000,00.

Quanto á PMI estes números vão para 3.500.000,00.
 
Vejam alguns números da Secretaria da Educação e Cultura de Icapuí:
 

Avanço do mar no Ceará não é causado apenas por intervenções humanas, segundo pesquisador

Da Agência Funcap
Por Sílvio Mauro

As alterações observadas no litoral do Ceará, principalmente o avanço do mar, são frequentemente interpretadas pelo senso comum como uma consequência direta do aquecimento global e das intervenções humanas. Para muitas pessoas, ambos os fatores estariam aumentando o volume do mar ou desviando a força das ondas, causando a destruição das praias. À luz da ciência, no entanto, a explicação não é tão simples quanto parece.

Segundo Alexandre Medeiros, geólogo do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC) e autor do estudo “Controle tectônico na morfodinâmica costeira de Icapuí”, o litoral do município, uma das áreas onde tem sido observado um preocupante avanço do mar sobre casas e barracas de praia, a explicação para o fenômeno vai muito além do aquecimento global ou da ocupação da faixa litorânea por grandes obras. Na verdade, o que acontece por lá é uma conjunção de fatores relacionados com aspectos geológicos, a dinâmica dos ventos e a própria estruturação da bacia sedimentar que existe na região.

Apesar do território brasileiro ser localizado sobre uma base de terrenos muito antigos e relativamente estáveis, ainda há movimentação de placas tectônicas (porções formadoras da crosta terrestre) no processo de afastamento entre os continentes americanos e africanos. As conseqüências vão dos pequenos tremores em Sobral e na serra da Meruoca às mudanças estruturais pouco perceptíveis que ocorrem no litoral, principalmente em regiões de bacias sedimentares, a exemplo de Icapuí.

Drama da criança icapuiense é mostrado no programa Gente na TV da Jangadeiro

O programa Gente na TV apresentou o drama vivido pela família do pequeno Luhan que sofre de uma doença que o deixou paralisado. O apresentador Nilson Fagata visitou a família na Praia da Redonda em Icapuí e a reportagem foi apresentada no dia 18 de fevereiro.

O pequeno Luhan tem três anos e desde os sete meses convive com a doença que o deixou sem movimentos. Sua família vive esse drama e não sabe o que fazer, pois apesar do menino ser tratado no Hospital Sara em Fortaleza, não sabe que doença ele tem. 

O pai é pescador e mãe do Luhan é dona de casa e mora numa casa de taipa e essa habitação não é adequada para a criança. Sendo necessário pelo menos de um quarto de alvenaria para melhor acochega-lo.

O programa está fazendo uma campanha para arrecadar alimentos e roupas para o pequeno Luhan. Na exibição do programa o empresário Alencastro Holanda, que é de Icapuí, se propós a ajudar. A produção está recebendo doações em Fortaleza e que trará as doações neste domingo.  

Se você estiver na Capital ainda poderá ajudar ligando para produção do programa pelos telefones: (85) 3466-2042 ou 3466-2046.

Você se estiver em Icapuí também pode ajudar, o pequeno Luhan precisa de leite,  de massa, de frutas,  de alimentos, de fraldas e de roupas, em especial para frio. 

O blog A Cidade Icapuí  solaridariza-se e também participa da campanha para ajudar o pequeno Luhan. Se você puder ajudar com doações entre em contato conosco, pelo e-mail acidadeicapui@gmail.com ou pelo telefone (88) 8806-9940 ou ainda poderá entregar na residência da Professora Helineude ao lado da Igreja Matriz.  

Veja a reportagem com o pequeno Luhan no programa Gente na TV:



Conferencista Internacional Pastor Kzam Nery esteve em Icapuí

Jefferson Benny com o Pr. kzam Nery

 
Foi realizada nos dias: 20, 21, 22 e 23 de fevereiro de 2011 no templo da Assembleia de Deus, ministério Templo Central de Icapuí, uma Campanha Evangelística, com o Missionário e Conferencista Internacional Pastor Kzam Nery, ex integrante do grupo Dominó. O evento contou também com a participação do cantor e compositor Jefferson Benny que ministrou o louvor dividindo a tribuna do templo com o Pr. Kzam Nery. O Pastor irmão Edilson que é o Presidente da Assembleia de Deus de Icapuí e Prefeito da cidade esteve presente dirigindo toda a campanha. Quem teve o privilégio de comparecer naquele lugar pôde sentir e ver a manifestação do Espírito Santo de Deus que contagiou e curou enfermidades, operando milagres. No entanto, a cidade de Icapuí estar de parabéns e impactada com o poder de Deus manifesto durante esses dias de glória, de bênçãos e esperança para todos aqueles que almejam ter suas vidas transformadas e libertas pelo sangue do Cordeiro que morreu na cruz do Calvário por todos nós... Jesus Cristo.

FONTE: Blog do cantor Jefferson Benny:


Revista Viaje Mais faz reportagem sobre a Praia de Ponta Grossa

Ponta Grossa
Foto: Viaje Mais/Tales Azzi

Por: Viaje Mais/Tales Azzi

Qual é a praia mais linda do Ceará? Muitos diriam Jericoacoara, com suas dunas e lagoas de águas azuis. Outros responderiam Morro Branco, das falésias labirínticas de areias coloridas. Alguns escolheriam Canoa Quebrada, a célebre praia boêmia da lua e estrela. Gosto cada um tem o seu, ainda mais quando as opções de escolha são tão boas e variadas. Pessoalmente, eu fico com a praia da Ponta Grossa, na costa leste cearense, próximo a divisa com o Rio Grande do Norte. Talvez nem todo mundo concorde. Até porque a grande maioria dos turistas que vão passar férias no Ceará ainda não conhece essa praia. É compreensível, pois ela fica distante, no município de Icapuí, a quase 250 km de Fortaleza. Mas não justificável, pois a praia é impressionantemente linda, com falésias avermelhadas e uma duna alta que derrama-se abrupta na beira-mar e serve de mirante natural para um por do sol tão belo quanto o de Jeri, ainda que nada famoso.


Atletas de Icapuí participarão da 1ª Copa Meiaguarda de Jiu-jitsu em Fortaleza


Um grupo de lutadores de Jiu-Jitsu do projeto voluntário desenvolvido pelo Professor Markiolki, aqui em Icapuí, participará da 1ª Copa Meiaguarda de Jiu-jitsu em Fortaleza no próximo sábado (26/02). Alguns deles já participaram de diversas competições fora do município obtendo classificações importantes de primeiro e segundo lugares em várias delas. Nesse novo desafio, eles tiveram apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Icapuí, através da mediação do coordenador do Centro de Juventude e Cidadania, Kleiton Pereira, que disponibilizou um ônibus para levá-los ao local do evento. Os "meninos" têm encontrado muita dificuldade para realizar seus treinos e participar de competições em outras cidades, pois a maioria não tem condições de custear transporte, alimentação e as taxas de inscrição. 

A delegação icapuiense será formada pelos seguintes competidores:

Alan Rebouças da Silva, 17 anos, 61Kg
Gabriel Mello, 12 anos, 81 kg
Juan Rebouças da Silva, 10 anos, 29,20 Kg
José Igor feitosa, 17 anos, 72 Kg
Silvestre feirreira, 16 anos, 72 Kg
Brunno Tardely, 16 anos, 60Kg
Francisco Jaesyo da Costa Silva, 16 anos, 64 Kg
Victor Aurelio, 13 anos, 57,50 Kg
Eduardo Reis, 12 anos, 41 Kg
Waguinho Feitosa, 18 anos, 66 Kg
Luan Genilson, 13 anos, 46 kg 


O Jornal O Povo na edição de ontem (24/02) publicou matéria sobre a competição. Veja clicando em LEIA MAIS.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Secretaria da Educação e Cultura realizará AME ICAPUÍ

A AÇÃO MULTIDISCIPLINAR EDUCACIONAL (AME) tem por objetivo de Promover um intercâmbio integrando o esporte, a arte, o lazer e conhecimentos gerais, visando a melhoria do processo de ensino – aprendizagem durante a Jornada pedagógica 2011, beneficiando alunos da Rede Básica Municipal de Ensino de Icapuí-CE.  A AME faz parte, junto com a Semana Pedagógica da jornada pedagógica e que dá início ao ano letivo nas escolas do município.


Nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, acontecerão atividades preparatórias para ação multidisciplinar e para o ano letivo que se inicia. Neste dia, os pais e alunos deverão ir à escola onde seu filho está matriculado nos horários normais de aula e nos turnos correspondentes para entrarem em contato com professores As atividades acontecerão nos dias 01, 02 e 03 de março. A expectativa é que os 3219 alunos do ensino fundamental do 1° ao 9° ano participem da atividade.

A AME ICAPUÍ irá se realizar em três escolas municipais, EEF Raimunda Lacerda (Mutamba), EEF Prof. Mizinha (Centro) e EEF Prof. Carlota Tavares de Holanda (Ibicuitaba), com a participação de todo alunado do Ensino Fundamental. Cada escola terá atividades diferentes, que se complementam. As demais escolas enviarão seus alunos para as mesmas, sendo que a Secretaria da Educação e Cultura irá proporcionar transportes escolares para o deslocamento dos alunos para estas três escolas, alimentação, pessoal de suporte e segurança nos ônibus durante os trajetos, coordenadores escolares para acompanhar e apoair a realização das atividades nas escolas e outras providências. 

Na Escola Raimunda Lacerda terão atividades de cinema, contação de histórias e recreação. Na Escola Mizinha terão oficinas de artes plásticas, musicalização e educação ambiental e na Escola Carlota Tavares terão atividades de dança, jogos de tabuleiro, spiribol, futebol de campo, salão e de rua, tênis de mesa e volei.

Os alunos foram divididos em três ciclos. O primeiro ciclo é composto por alunos do primeiro ao terceiro ano, o segundo ciclo é dos alunos do quarto ao sexto ano e o terceiro ciclo são os alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental. Sendo que os alunos de cada ciclo participarão de todas as atividades realizadas nas três escolas. 

Essa ação visa  a melhoria do processo de ensino-aprendizagem durante a JORNADA PEDAGÓGICA 2011, beneficiando alunos da rede básica municipal de ensino de Icapuí e ampliando suas possibilidades de aprendizagem.

Abaixo você verá a programação da Ação Multidisciplinar Escolar: 
  

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA IRÁ REALIZAR A JORNADA PEDAGÓGICA DE 2011


O Governo Municipal de Icapuí através da Secretaria Municipal da Educação abre neste dia 28 de Fevereiro as atividades letivas de 2011. Neste ano acontecerá uma JORNADA PEDAGÓGICA que envolverá os alunos e professores. Para os professores será feita a tradicional SEMANA PEDAGÓGICA que servirá para elaborar ou revisar o Planos Políticos Pedagógicos das Escolas de Ensino Fundamental e dos Centros de Educação Infantil.  Como inovação acontecerá a AÇÃO MULTIDISCIPLINAR EDUCACIONAL (AME) que trabalhará com os todos os alunos matriculados com atividades de esporte, a arte, o lazer e conhecimentos gerais . 

No dia 28, segunda-feira, as aulas começarão em todas as escolas de ensino fundamental. Neste dia os alunos terão o primeiro contato com com professores e receberem as primeiras orientações acerca do ano letivo e sobre as atividades que acontecerá de 01 a 03 de março do AME, sobre essa ação explicaremos em outra postagem.

Sobre a SEMANA PEDAGÓGICA nos dias 01 a 04 de Março, todos os professores estarão no Centro de Educação Infantil Ângela Maria de Góis, no Centro, reunidos por escola para a elaboração do Plano de Ação de 2011. Com foco especial na elaboração do Projeto Político-Pedagógico das Escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil, se encaminha no sentido que as atividades possibilitem a construção de um plano claro de trabalho com metas definidas para serem perseguidas  e executadas no ano de 2011. A escola deve centrar-se na elaboração de propostas coletivas para a melhoria da aprendizagem e o enfrentamento dos desafios encontrados no ano anterior.

Por meio de tais momentos, esse esforço coletivo de profissionais do magistério e educadores em geral se insere como uma atividade integradora de planejamento educacional e de oferta de ações multidisciplinares nas escolas. Que todos se envolvam e dêem suas contribuições valorosas para a qualidade da nossa educação.

Veja a programação da SEMANA PEDAGÓGICA:



PROGRAMAÇÃO

Segunda (28/02) 
7h às 11h/13 às 17h
Abertura do ano com pais e comunidade, apresentação das turmas, dos professores, etc. realizado em cada escola de acordo com cada turno. Pais e alunos devem dirigir-se nesse dia às escolas onde seus filhos estão matriculados de acordo com o turno onde estudará.

Terça (01/03) 
8h às 12h/13h 30min às 16h 30 min –
Elaboração do PPP por cada escola/ Centros de Educação Infantil com professores e conselhos.
Local: CEI Ângela Maria de Góis



Quarta (02/03)
8h às 12h/13h 30min às 16h 30 min –
Elaboração do PPP por cada escola/ Centros de Educação Infantil com professores e conselhos.
Local: CEI Ângela Maria de Góis


Quinta (03/03)
8h às 12h/13h 30min às 16h 30 min -
Elaboração do PPP por cada escola/ Centros de Educação Infantil com professores e conselhos.
Local: CEI Ângela Maria de Góis


Sexta (04/03) 
8h às 13h
Com informações do Blog Educação de Fato

Informes da Cidade - 24/02/2011 - Notícias rápidas sobre Icapuí

Carnaval em Icapuí
A Prefeitura Municipal de Icapuí ainda não divulgou a programação e nem a marca do Carnaval 2011, as festividades iniciam na próxima semana. Esta indefinição torna-se prejudicial aos visitantes que pensam em passar o carnaval em nossa cidade. A única certeza é sobre a participação das bandas de Icapuí: Koka Mil e The Clapton. Enquanto isso os blocos de Carnaval se organizam para brincar no período carnavalesco. Quando a programação do Carnaval de Icapuí for divulgado, publicaremos no blog.

O blog está ajudando na divulgação dos blocos do carnaval de Icapuí. Para fazermos a divulgação, basta enviar um e-mail para acidadeicapui@gmail.com com imagem do abadá, texto contando sobre a origem do bloco e um contato.

Delegado Regional de Mossoró
O Delegado Regional de Mossoró, Dr. Francisco Edvan Queiroz, esteve em Icapuí ontem (23/02) para conversar com a Delegada de Icapuí, Dra. Juliana Carvalho, para tratar sobre a prisão de Francisco Walisson e Francisco Fagner na semana passada. Eles são acusados de um homicídio e de vários assaltos na cidade de Mossoró-RN.



Início do Ano Letivo
O ano letivo para os alunos do município de Icapuí iniciarão na próxima segunda-feira, dia 28 de fevereiro, com o AME Icapuí 2011, que é um conjunto de atividades educacionais e culturais realizadas com os alunos. As aulas inicialmente estavam previstas para o dia 10 de março. Sobre o AME Icapuí divulgaremos mais tarde.


Antecipação da Sessão da Câmara
A Sessão da Câmara de Vereadores foi antecipado para esta quinta-feira por causa da participação dos vereadores de Icapuí na sessão dos Vereadores em Jaguaruana, para discussão sobre a Estrada Icapuí-Jaguaruana. Durante essa sessão a Secretária da Educação e Cultura, Ana Mello, dar alguns informes e presta esclarecimentos sobre questões levantadas pelos vereadores. 


Garrafas Pet

A Secretaria de Ação Social em parceria com a Petrobras está desenvolvendo o projeto de construção de barcos feitos a partir de garrafas PET. Segundo Augusto Jerônimo para a construção dos barcos é necessário cerca de nove mil garrafas pet, que são aquelas garrafas de refrigerante de plástico. 

A Secretaria de Ação Social está fazendo uma campanha para arrecadar essas garrafas para fabricação dos barcos. Solicita as pessoas que juntem essas garrafas e entreguem na sede da secretaria, que fica na Av. Newton Ferreira, no centro de Icapuí.
 
Encontro de Artistas
Nesta sexta-feira (25/02)  às 8 da manhã no PointAçaí na Praça Central, acontecerá um encontro de Artistas e empresários para conversar sobre o desenvolvimento do turismo cultural em Icapuí, com ênfase no retorno das atividades da Sexta Cultural. Será apresentado também o documentário "Icapuí da Luz". com informações de Paula Respira.

Artigo: Avaliação dos diretores de turmas – referência escolar: Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí-CE-Brasil

 Escrito por Wellington Pinto
Professor


Desde que a Secretaria de Educação do Estado do Ceará assumiu a pasta, observamos uma preocupação com as séries iniciais do ensino médio. Foi observado que nessas turmas de 1º anos a leitura e escrita têm sido um empecilho para os alunos compreenderem outras disciplinas. Então se montou estratégias educacionais para sanar a problemática. Para os conteúdos se criou um projeto chamado “Primeiro, Aprender!” conhecimentos básicos com muita leitura pra os alunos dessas séries: “ Primeiro, Aprender! – Ler bem para aprender pra valer”. Em termos de acompanhamento pedagógico constatou-se a evasão e reprovação, então se criou o diretor de turma, experiência importada de Portugal. Nesse momento vamos discorrer sobre o diretor de turma, quanto ao “Primeiro, Aprender!” deixaremos para o segundo tempo do jogo.
Em 2007 a professora portuguesa Haidé Eunice Gonçalves Ferreira Leite apresentou no encontro estadual o tema “Diretor de Turma”, onde muitos educadores se encantaram com a proposta pedagógica e resolveram pôr em prática em três cidades cearense: Eusébio, Canindé e Madalena. A SEDUC sabendo dos bons resultados resolveu implantar nas escolas públicas do Estado do Ceará.
O diretor de turma é um professor que leciona sua disciplina na sua área de formação e ministra também a disciplina “formação cidadã”, além disso, o diretor de turma tem outras atribuições, ou seja, fazer a interação entre os pais, grupo gestor, professores e alunos da turma. O diretor de turma tem 3 horas na carga horária semanal para efetivar atendimento aos pais, organizar o dossiê da turma e a disciplina de Formação Cidadã, com o objetivo de debater os problemas sócio-econômicos e culturais, identificados no portfólio dos alunos.

Koka Mil e Banda prepara-se para animar o Carnaval 2011: conheça a história da banda

A banda nasceu em um ambiente de pura diversão. Da parceria entre amigos, que experimentavam as primeiras notas musicais e as primeiras batidas percussivas em latas e instrumentos rudimentares, surgiu a Banda Mil Manias, que nem sempre teve esse nome. O primeiro nome dado ao grupo foi “Os Imaginários”, ainda na segunda metade da década de 1990. Os integrantes eram: Eliane Félix, Koka, Jonas, Anny Rakiely, Reudson Maia, Paulo, Gleysinho (iluminação) e Clauber. Nesse período, as apresentações eram restritas às garagens e aos quintais de alguns componentes. A Banda Municipal de Icapuí teve uma participação ímpar na elaboração desse projeto, já que as primeiras noções musicais de harmonia e ritmos foram adquiridas naquele ambiente de cultura e aprendizagem.

Em 2001, mudou-se o nome para “SPV” (Só Pra Variar). Foram muitos os shows nos festivais que aconteciam na cidade, principalmente nos Shows de Calouros, Sextas Culturais, Semanas Culturais e do Estudante, Festivais de Quadrilhas, carnavais e nos acampamentos latino-americanos realizados na praia de Tremembé. Novos componentes juntaram-se ao "SPV", entre eles Wellington (vocal), Berguinho (bateria), Aniceto (trompete), Robson (sax), Antonio Filho (baixo), Rafael (percussão), Sami (pandeiro) e Everton (vocal). Durante a atuação do grupo SPV os instrumentos passaram a ter características profissionais e usar sua própria estampa, patrocinada pela Secretaria da Educação e Cultura. O repertório variava entre MPB, axé, forró e pagode. O grupo SPV tornou-se espelho para o surgimento de outras bandas no município.

A partir de 2002, a banda ganha nova estrutura e adquire outros profissionais. Foi a época em que atuaram  Netinho (bateria), Carlos Júnior (vocal), Neto (guitarra) (in memória), Paulo Victor (vocal), Luzirene (vocal) entre outros. As apresentações eram garantidas por contratos. Precisava-se de um nome mais vibrante e de sucesso. Assim, surgiu o nome Mil Manias, que logo caiu na boca do povo e tornou-se conhecido por toda a população do município de Icapuí. Uma nova fase trouxe Pedro Neto para a bateria, Genilson para o baixo, Jardel e Narcélio para o trombone e Adriano para o sax. 

A sede da Mil Manias foi construída e a vizinhança parava para assistir aos ensaios. Atualmente, a banda vive outro momento. É a fase “Koka Mil”, nova denominação para a saudosa Mil Manias. A equipe é formada por alguns novos atores no ramo da música, em Icapuí. Temos, portanto, Sidivânio (baixo), Andrew (bateria), Johnatha (teclados), Éric (vocal), Eliane Félix (guitarra), Mayco (percussão), Anny Rakiely (percussão) e Koka (vocal).

Da velha garagem para a pequena sede e daí para abrilhantar as festividades de Icapuí e região, Koka Mil e Banda.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Junio Santos é entrevistado pelo Jornal O Mossoroense


O ator, diretor e agitador cultural Junio Santos foi entrevistado pelo jornal O Mossoroense, abordando o Movimento Escambo Livre de Rua que neste ano marca 20 anos deste movimento cultural. Junior Santos fala do processo de construção e das articulações, de engajamento e de manutenção neste tempo. Fala dos momentos do Escambo em Icapuí e dos grupos de teatro da cidade, em especial do Grupo Flor do Sol. Veja a entrevista realizada pela jornalista Larissa Newton na edição de hoje.


JUNIO SANTOS
 
Na última quinta-feira, diversos grupos articuladores do Movimento Escambo Livre de Rua se reuniram em Janduís para discutirem alguns detalhes do XXX Escambo, que ocorrerá de 28 de abril a 1º de maio naquela cidade. A data também vai marcar os 20 anos de existência deste movimento cultural independente. O  Escambo são encontros de diversos grupos de artistas de várias cidades, estados e até de outros países, que se reúnem para compartilharem e trocarem suas experiências culturais. Um dos  articuladores é Junio Santos, que participa do Escambo desde a sua fundação. Quando indagado sobre a sua profissão, Junio a define como brincante popular. Nesta entrevista, ele fala da magnitude deste movimento livre e democrático. Ou talvez anárquico seja uma definição melhor?

por: Larissa Newton

Leia abaixo a entrevista completa:

Projeto MOVA Brasil – Desenvolvimento & Cidadania – apresenta resultado definitivo da seleção para Monitores Locais


Aconteceu nesta terça-feira, dia 22 de fevereiro, no auditório da Secretaria da Educação, Arte e Cultura do Município de Icapuí a seleção definitiva dos 10 (dez) monitores do Projeto MOVA Brasil – Desenvolvimento e Cidadania – que atuarão nos próximos 10 (dez) meses na alfabetização, mobilização e formação política e social de Jovens e Adultos em diferentes comunidades do nosso município. Além dos 34 (trinta e quatro) candidatos (vindos de uma pré-seleção de 150 inscritos), estiveram presentes neste momento a Sra. Maria Inez de Lima Almeida, Coordenadora Regional do Pólo Ceará, o Coordenador Local do Projeto, Manuel de Freitas Filho e a Sra. Verenice Holanda, representando a Secretaria da Educação do Município de Icapuí. Uma iniciativa da Petrobras, do Instituto Paulo Freire e Federação Única dos Petroleiros, o Projeto conta ao todo com 11 (onze) Núcleos no Estado do Ceará e é um investimento que vem integrar-se e somar esforços junto a outros projetos de educação já existentes nos municípios em que é instalado, estimulando a população a sair do índice negro do analfabetismo em sua mais ampla visão. Contando com importantes parcerias locais, como a Prefeitura Municipal de Icapuí, o Sindicato dos Servidores Públicos municipais, o Sindicato Rural, o Sindicato da Agricultura Familiar do Vale do Jaguaribe e a Colônia de Pescadores Z-17, o Projeto, além de gerar e distribuir renda, intenta construir novos caminhos para o exercício da cidadania sob a perspectiva de um desenvolvimento que vislumbre, em primeiro lugar, os diferentes contextos da realidade local, com suas fragilidades e potenciais. Em geral, priorizando as áreas onde há a produção de Petróleo, a Executiva Nacional do Projeto decidiu instalar O MOVA Brasil nesta nova fase de seu desenvolvimento, nas cidades de Icapui, para a qual destinou 10 (dez) vagas e Aracati (onde conta com outras tantas parcerias) com 05 (cinco) vagas. Juntos, os dois municípios passam então a formar o mais um novo Núcleo do Projeto em nosso Estado – o Núcleo Icapuí.

Abaixo, confira a relação dos aprovados nas duas cidades.

PROJETO MOVA BRASIL – Desenvolvimento & Cidadania – PÓLO CEARÁ
 NÚCLEO ICAPUÍ – CEARÁ

RELAÇÃO DOS APROVADOS PARA MONITORES – ICAPUÍ
  1. FRANCISCO EDSON BARRETO DE MEDEIROS – Mutamba
  2. FRANCISCA VALDILÉA REBOUÇAS – Melancias de Cima
  3. HELDER ALMEIDA COSTA – Icapuí-Centro
  4. JULIANA KÊNIA DA SILVEIRA – Ibicuitaba
  5. MARIA LEILIANE DA SILVA – Barrinha da Mutamba
  6. MARIA SANDRA DA SILVA FREITAS – Belém
  7. MARIA ELIETE BORGES DOS REIS SOUZA – Mutamba
  8. KÁTIA MARA DA SILVA – Barrinha de Manibu
  9. ROZIANE DE SOUZA – Icapuí-Centro
  10. SARITA BARRETO – Quitérias

PROJETO MOVA BRASIL – Desenvolvimento & Cidadania – PÓLO CEARÁ
NÚCLEO ICAPUÍ – CEARÁ

RELAÇÃO DOS APROVADOS PARA MONITORES – ARACATI
  1. EDVÂNIA MARIA T. MARQUES
  2. DEUZIRENE PASCOAL DE OLIVEIRA
  3. MÁRCIA MARIA RODRIGUES DE FREITAS
  4. RODRIANE DA SILVA RIBEIRO
  5. SUYANNE MIRELLA DE A. COSTA

Atenção:

Os classificados deverão procurar o Coordenador Local do Projeto nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, a partir das 8:30hs da manhã na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí para os esclarecimentos necessários quanto aos procedimentos a serem adotados na fase posterior à aprovação definitiva dos futuros monitores locais. 

Por Manuel de Freitas Filho
Coordenador Local/ MOVA Brasil – Desenvolvimento & Cidadania

Fonte: SINDSERPUMI

I Encontro dos Beatlemaníacos no Hotel Casa do Mar em Icapuí



Está definido para os dias 25, 26 e 27 deste mês, o I Encontro dos Beatlemaníacos do Hotel Casa do Mar (Icapuí-CE). O evento aposta em ações diversificadas, para atrair fãs do "The Beatles" dos mais diversos pontos da região.

A programação é a seguinte:

Sexta, 25 de fevereiro:

19h – Abertura do Evento. Exposição Palestra: Aniversario de George Harrison, tendo como palestrante Marco Antônio Mallagolli (Presidente do Fã Clube Revolution)
20h – Espetáculo de Dança “The Beatles”
21h – Jantar de Massas “Penne Lane”
22h – Show Acústico: Mallagolli – Tributo a George Harrison

Sábado, 26 de fevereiro:

10h – Café da Manhã "Good Day Sunshine"
Desafio do dia: Brinde supresa
9h às 19h – Exposição The Beatles
10h – Palestra: Beatlemania no Brasil com Claúdio Teran (Portal Beatles Brasil)
11h – Bazar Beatles for Sale
12h - Feijoada Mágica e Misteriosa
13h às 16h – Show com a Banda Natalense “Os Grogs” 19h
Bate papo musical : Marco Antônio Mallagoli
20h - Jantar “It´s All Too Much”
22h - Show com a banda Cover de Fortaleza “Band On The Run”

Domingo, 27 de fevereiro:

06h às 10h - Café da manhã
09h  - Desafio do dia com brinde supresa
09h às 14h - Exposição The Beatles
11h – Música ao Vivo Jam Sessions na Piscina
13h - Almoço
14h - Encerramento 
 

Plantão Policial de Icapuí - 12302/2011 - Abortada tentativa de fuga na Cadeia Pública


ICAPUÍ: DANOS AO PATRIMONIO PÚBLICO

Dia 22.02.2011 – Por volta das 23h40, na Cadeia Pública de Icapuí-CE, foi conduzido a Unidade Policial o detento CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA, 30 anos, natural de Icapuí-Ce, o qual cumpri pena por trafico de entorpecentes, o mesmo foi flagrado fazendo um buraco na parede da cela nº 02 da citada Cadeia, com um pedaço de madeira. O Cb nº 8849 Pascoal que se encontrava de permanente na citada Cadeia Pública, ouviu um barulho dentro da cela e quando entrou na referida cela flagrou o citado detento cavando o buraco na parede. Os pm´s., conduziram o acusado a Unidade Policial onde o mesmo foi submetido a T.C.O por danos ao patrimônio público. 


Fonte: TV Jaguar 

Avanço do mar nas praias cearenses é tema do MunicipAL da TV Assembleia

Ilustração: Praia de Barrinha.
Foto: Klaudimar Silva

O problema do avanço do mar sobre a faixa de areia em algumas praias cearenses será tema do programa MunicipAL da TV Assembleia (canal 30) desta terça-feira (22/02). Conforme dados do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, os efeitos da força da maré estão atingindo cerca de 250 quilômetros do litoral cearense, principalmente nos municípios de Cascavel, Caucaia e Icapuí.

Sobre a situação da praia do Icaraí, em Caucaia, o prefeito daquela cidade, Washigton Góes, vai explicar o desafio que tem em mãos. “É preciso requalificar a região do Icaraí e praias adjacentes. Os problemas da maré estão afastando os turistas, causando o fechamento dos comércios e a desvalorização imobiliária”, afirmou.

Já no município de Icapuí, foi decretado estado de emergência em janeiro deste ano. Várias casas foram atingidas deixando algumas famílias desabrigadas. Entre as causas apontadas pelos estudiosos, está a degradação do meio ambiente, o aquecimento do planeta, que provoca o derretimento de geleiras e o aumento do volume dos oceanos.

O programa MunicipAL é produzido e apresentado pela jornalista Suely Frota e transmitido pela TV Assembleia nas terças-feiras, a partir das 21h, com reprise aos domingos 23h.
GM/LF


ICAPUÍ E A “FARRA” DOS GASTOS PÚBLICOS.

dinheiro-no-raloO governo municipal acumulou de restos a pagar de 2010 para as despesas de 2011 a quantia de R$ 3.550.357,30. Essa prática nociva aos cofres públicos, vem ocorrendo ano após ano nesta administração em função da má gestão dos recursos públicos. Esse desequilíbrio fiscal entre receitas e despesas no âmbito da prefeitura não só inviabilizam os investimentos na infraestrutura do município e nos serviços prestados a população, como também nos salários dos servidores que deixam de ter reajustes condizentes em função dos gastos como outros serviços de terceiros – pessoa física, podemos citar como exemplo a Secretaria de Educação que pagou em 2010 de restos a pagar referente a 2007, 2008 e 2009 a importância de R$ 761.706,87 sendo que destes R$ 454.036,01 são dos 60% do FUNDEB, enquanto que para 2011 os restos a pagar referente a 2010 soma a bagatela de R$ 1.622.252,01.

O município de Icapuí obteve no ano de 2010 um excesso na arrecadação de um pouco mais de R$ 2.000.000,00, esse montante é um valor que está fora da perspectiva de receita proposta na LOA (lei orçamentaria anual) do ano em questão. Não obstante, O atual governo “administrou” de RCL (Receita Corrente Líquida) no período de 2005 a 2010 a quantia de R$ 145.322.932,00 (cento e quarenta e cinco milhões, trezentos e vinte e dois mil, novecentos e trinta e dois reais), ou seja, R$ 2.018.374,05 (dois milhões, dezoito mil trezentos e setenta e quatro reais e cinco centavos) a cada mês, importando numa média de R$ 80.734,96 (oitenta mil, setecentos e trinta e quatro reais e noventa e seis centavos) de cada cidadão icapuiense. Isso sem levar em conta os recursos provindos de emendas parlamentares e dos programas sociais do governo estadual e federal.

Olhando os números identifica-se que o município de Icapuí está muito bem servido de recurso, o que falta são pessoas com competência e compromisso para geri-los de forma a atender as necessidades básicas da população. Quando as questões sociais não são priorizadas, como a moradia, saúde, educação, saneamento básico, os recursos jamais serão satisfatórios numa administração pública, porque elas se diluem nos discursos vazios de quem ainda acredita que é possível se justificar através de palavras sensacionalistas e literalmente demagógicas. Já dizia os poetas e repentistas os Nonatos: ninguém é cego a vida toda podendo enxergar.

Fonte: SINDSEPUMI

Vereadores icapuienses participarão de Sessão Ordinária em Jaguaruana-CE para tratar da estrada que liga os municípios

Imagem meramente ilustrativa
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Icapuí, marcada para próxima sexta-feira (25/02), foi antecipada para a quinta-feira (24/02) atendendo requerimento interposto pelo vereador Marcos Nunes (PCdoB). A alteração na data foi motivada pela visita que os vereadores icapuienses farão a cidade de Jaguaruana-CE, na sexta-feira, onde participarão da Sessão Ordinária da Casa Legislativa daquela cidade para tratar sobre o projeto de construção da estrada que ligará os dois municípios, contemplando também o município de Aracati. A intenção é conseguir apoio político para a criação de frente parlamentar em prol da construção dessa estrada. Em matéria publicada no blog do vereador Marcos Nunes, o mesmo fala dos benefícios que essa  obra trará para os municípios envolvidos. O projeto já conta com apoio de lideranças políticas importantes, que reforçam a iniciativa do vereador do PCdoB. Leiam a seguir a matéria na íntegra:

Vereadores icapuienses devem visitar a cidade de Jaguaruana (22.02.2011)


O vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí aprovou requerimento de sua autoria antecipando a Sessão Ordinária de sua cidade do dia 25/02 para o dia 24/02 deste ano para que os vereadores icapuienses possam participar nesta sexta-feira dia 25 de fevereiro de 2010 da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaguaruana, na oportunidade eles pedirão o apoio político dos vereadores jaguaruanenses para incorporar uma frente parlamentar suprapartidária e intermunicipal envolvendo as cidades de Icapuí, Aracati e Jaguaruana em prol da construção de uma estrada que ligue Icapuí a Jaguaruana.

Como um dos entusiastas desse projeto, o vereador Marcos Nunes também já aprovou outro requerimento de sua autoria para a realização de uma Audiência Pública a ser realizada conjuntamente com as Câmaras de Jaguaruana e Aracati, do qual teve o apoio de todos vereadores Icapuienses. O senador Inácio Arruda, o deputado federal José Airton já se prontificaram a colaborar, o próprio Governador Cid Gomes comprometeu-se analisar a obra. Além de estabelecer os laços de amizade entre as duas cidades, os vereadores icapuienses querem envolver outros vereadores de outras legendas e dos os municípios beneficiados para valorizar e encorpar a reivindicação. A meta é envolver outras lideranças sociais, comunitárias, sindicais, bem como prefeitos, deputados estaduais e federais e outros senadores para pressionar o Governo do Estado para a realização desta obra.

A sede de Icapuí esta distante pouco mais de 50 km da sede de Jaguaruana. Neste trajeto reivindicado também estão envolvidos solos aracatienses. A construção desta rodovia beneficiaria os três municípios, e passaria por comunidades rurais de difícil acesso como Gravier (Icapuí), Tanque do Lima, Mata Fresca, Cacimba Funda, Cajazeiras, Assentamento Campos Verdes (Aracati), Antonopólis e São José (Jaguaruana).

Além de atender o escoamento do extrativismo e dos pequenos produtores da agricultura e pecuária da região, estimularíamos novos negócios nesses segmentos além de propiciar o intercâmbio comercial fortalecendo a indústria e o turismo regional.

Retirado do blog do Vereador Marcos Nunes