sábado, 30 de abril de 2011

Informes da Cidade - 30/04/2011 - Notícias rápidas sobre Icapuí


Festa do Trabalhador

O Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí - SINDSERPUMI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icapuí, Sindicato dos Trabalhadores Jaguaribanos e a Colônia de Pescadores Z-17 de Icapuí realizam conjuntamente neste sábado, dia 30 de abril de 2011 na Praça Central de Icapuí, a partir das 20:00h, a FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA 1º DE MAIO.

A FESTA  DO TRABALHADOR será animado pela Banda Gens e havéra sorteios de brindes

Final do Peladão

O Campeonato de Futebol Peladão em Serra de Mutamba tem sua final hoje a tarde a partir das 15 horas com o time do Bacalango disputando com  o time do Porto de Barreiras a taça da competição. O Torneio é o principal campeonato de futebol de areia da cidade.


Saúde

Os profissionais de Saúde da Prefeitura Municipal ameaçaram não realizar a campanha nacional de vacinação contra Gripe neste sábado se a Secretaria de Saúde e Saneamento não pagassem a diária que o Ministério da Saúde envia para quem trabalha durante essas campanhas. A Secretária de Saúde pagou aos servidores e a campanha está acontecendo em todos os postos de saúde da cidade. O medo desses profissionais era que a Prefeitura não pagasse as diárias como já aconteceu em outras campanhas de vacinação no município.



Marcha do Trabalhador em Quixeré

Sindicalista dos municípios de Quixeré, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Jaguaruana, Morada Nova, Potiretama, Pereiro, Tabuleiro do Norte, Russas e Icapuí participam neste domingo (01/05) da primeira Marcha do Trabalhador do Município de Quixeré. O Festa terá feijoada e começará a partir das 9h. A promoção é do SINTSEMQ (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Município de Quixeré), em parceria com a Conlutas e FETRAME. (Informações da TV Jaguar )




PT: O PARTIDO QUE APÓIA OS TRABALHADORES DE ICAPUÍ.


O PT saúda as trabalhadoras e os trabalhadores neste 1º de Maio, que tem um significado especial para nosso País.

O Brasil vive um momento único na sua história, para o qual a capacidade de organização, mobilização e formulação dos trabalhadores, através do movimento sindical, muito contribuiu.

Os 15 milhões de empregos formais, os aumentos reais de salários em mais de 90% das categorias profissionais e a valorização permanente do salário mínimo são algumas das conquistas desse período.

Isso se deu, entre outros motivos, pelo respeito com que os trabalhadores foram tratados no governo Lula e continuam sendo no governo Dilma. Exemplos dessa nova forma de relação estão no reconhecimento das centrais sindicais e na presença do movimento nas decisões governamentais, através de conselhos, conferências e diversas formas de participação popular.

Este protagonismo, no entanto, só foi possível porque cutistas que militam no PT e os petistas com atuação sindical acumularam experiência e organização, permitindo a participação qualificada nas decisões do Estado.

O PT reconhece, por outro lado, que a extraordinária melhora de vida dos trabalhadores e trabalhadoras não foi suficiente para acabar com as seculares disparidades sociais. Muito ainda precisa ser conquistado.

A redução da jornada de trabalho sem redução de salários, a luta pelo trabalho decente e contra as práticas anti-sindicais e a organização nos locais de trabalho são bandeiras que todos nós devemos abraçar como instrumentos que podem melhorar a qualidade do povo brasileiro.

Neste 1º de Maio, celebramos um país que continuará caminhando na direção da justiça social, tendo trabalhadores e trabalhadores como protagonistas desta caminhada.
No caso de nosso município Icapuí, não temos muito a comemorar, pois temos uma gestão (PSDB) desastrosa, que não se comunica com os servidores e com o Sindicato. Icapuí tem tido uma gestão que insiste em andar na contramão do desenvolvimento e crescimento de nosso país. Uma gestão que aprova o PCR (Plano de Carreira e Remuneração) do Magistério e não aplica na prática, deixando estes trabalhadores reféns da burocracia inexplicável e das falácias e promessas dos gestores (irresponsáveis) municipais. Uma gestão que não promove a concretização do PCCs (Plano de Cargos e Carreiras), pois os gestores entendem este ato como um risco político para futuras eleições. Uma gestão que não planeja, que não consegue fazer nem o “feijão com arroz”, que é aplicar o que recebe, com responsabilidade, na educação e saúde.
Por estes motivos é que solicitamos aos funcionários e trabalhadores de nosso município que proteste contra o caos administrativo que tem sido a gestão do PSDB em Icapuí.
Aos funcionários da PMI solicitamos que mobilizem-se através de seu Sindicato, pois esta, ainda é a ferramentas mais consistente que o trabalhador tem a sua disposição, a greve.
Concluímos, parabenizando todos os trabalhadores de Icapuí pela passagem do 1º DE MAIO, que este dia seja um momento de reflexão e de manifesto contra qualquer tipo de espoliação contra o trabalhador.
PARTIDO! PARTIDO! É DOS TRABALHADORES!!! 

Postos de saúde de Icapuí no 'Dia D' contra a gripe neste sábado

O governo Federal realiza neste sábado o chamado "Dia D" contra a gripe, dentro da campanha nacional de vacinação que tem como objetivo vacinar idosos, indígenas, trabalhadores de saúde, gestantes e crianças entre seis meses e menos de dois anos de idade. 

 Em Icapuí, todos os postos de saúde estarão abertos até às 17 horas com as equipes de enfermagem para realizar a campanha do Dia D contra a gripe.


A campanha de imunização, que começou no último dia 25, será realizada até 13 de maio.

Fonte: Folha

Adaptado do jornal Folha de São Paulo

Petrobras investirá R$ 100 milhões

Renata Moura - Editora de economia

A Petrobras revelou ontem que poderá investir algo em torno de R$ 100 milhões para buscar petróleo e gás em águas profundas no Rio Grande do Norte, onde pretende perfurar um poço este ano como uma das investidas para reforçar a produção, em declínio principalmente para o gás. A cifra é semelhante a que, segundo o jornal O Povo, a companhia vai desembolsar em projeto parecido no Ceará. No caso do RN, a perspectiva é que  a campanha exploratória tenha início no segundo semestre de 2011.

Os dois blocos existentes no Rio Grande do Norte fazem parte da concessão denominada BM-POT-17, que também engloba um bloco no Ceará. A Petrobras opera a concessão em parceria com portuguesa Petrogal, que detém 20% de participação no negócio. Os poços a serem perfurados, de acordo com a Petrobras,  localizam-se em águas ultraprofundas, entre 1.400 e 2.094 metros de profundidade.

Para discutir o impacto ambiental do projeto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) irá realizar hoje, no município de Areia Branca (RN), uma Audiência Pública em que a companhia deverá apresentar os resultados do estudo ambiental à população. Cerca de 800 participantes, incluindo  representantes do poder público, órgãos ambientais e instituições, são esperados na audiência. Também são esperados habitantes de municípios do RN e do Ceará, como Areia Branca, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré e Macau, no RN, e Paracuru, Beberibe, Aquiraz, Icapuí (CE).

Plataforma

Para viabilizar a exploração em águas profundas, a Petrobras explica que será usada uma plataforma do tipo navio-sonda, cujo  posicionamento adequado no local durante a perfuração é realizado com uso de computadores ligados a propulsores. O suporte às operações será feito por embarcações cuja função é levar suprimentos para a plataforma e retirar o resíduo produzido, transportando-o para a base de apoio marítima. Além disso, existe uma embarcação dedicada para atendimento em caso de emergência ambiental.

O avanço do mar no litoral cearense preocupa moradores e barraqueiros

Reportagem exibida no Jornal CETV 2ª edição. 29/04

Sobrevivendo com dificuldade 



 O avanço do mar no litoral cearense preocupa moradores e barraqueiros

O avanço do mar no litoral cearense já fez os municípios de Cascavel e Icapuí decretarem estado de emergência. A situação se repete em Caucaia. Uma obra de contenção está sendo construída, mas o mar continua destruindo a praia do Icaraí.

As ondas fortes e o vento constante favorecem os surfistas, mas os turistas não aparecem há muito tempo na praia do Icaraí. Uma pousada fechou há 2 anos pela falta de movimento, depois do avanço da maré.
Segundo os moradores, o problema começou há cerca de 5 anos. Aos poucos, o mar tomou conta de quase toda a faixa de areia. Muitas barracas foram destruídas. Quem não se mudou sobrevive com dificuldade.

Segundo o prefeito de Caucaia, a obra de contenção do mar vai continuar por mais 6 quilômetros até a praia da Tabuba e não haverá indenização para os barraqueiros.

Fonte: TV Verdes Mares

Artigo: Desabafo de um educador (in) feliz

Escrito por Wellington Pinto
Professor

Todo ano me deparo com alunos que chegam ao ensino médio deficientes de conteúdo, desconhecimento das regras gramaticais, falta de criticidade e indisciplinados. Por mais básico que seja um texto para análise os mesmos não conseguem decifrar a mensagem, e o pior é a preguiça de ler e escrever.

Quando aluno do colégio marista de Aracati me lembro que havia um incentivo muito grande pela leitura, meus professores de língua portuguesa; cabe aqui homenagear um deles, o professor irmão Adriano Sauer, batia muito na tecla que só se aprende português com muita leitura. Havia uma grande biblioteca na escola e os livros eram para emprestar, hoje as escolas públicas muitas não possuem bibliotecas, quando têm são livros sucateado, e o pior não tem um programa de incentivo à leitura, nem de empréstimo ao aluno. Os livros de aventuras que a biblioteca oferecia, li todos, chegava ao final do ano tendo lido mais de cinqüenta livros e havia entre nós disputa de quem lia mais livros, confesso, é prazeroso ler. No ensino médio quando fui estudar no colégio cearense em Fortaleza (marista) houve um incentivo de ler os clássicos da língua portuguesa. Hoje essa minha desenvoltura de escrever se deve a essas leituras que meus mestres tanto incentivavam.

Hoje na escola Gabriel (Icapuí-CE) não vejo mais os alunos se debruçarem em leituras, até os próprios professores de modo geral não vejo nenhum agarrado com uma obra literária ou mesmo de conhecimento da sua disciplina. Muitas vezes transparece que o que aprenderam na faculdade é suficiente para sua formação. Diante desse quadro entristecedor me vem à memória dois mestres das ciências exatas no colégio marista de Aracati, o irmão Carlos e o irmão Eduardo, duas sumidades na matemática. O irmão Eduardo quando recebia uma coleção didática de matemática lia o livro e fazia correções para o autor do livro e o mesmo (autor) devolvia o livro com as devidas correções e agradecia.

Na atual conjuntura educacional muito professores não gostam de ler, aqui e acolá pega o jornal, folheia a parte esportiva ou alguma notícia referente a salário da categoria, mas ler com sede de aprender novos conhecimentos são raros, estão em extinção. Se o aluno não ver o professor com livro na mão, não incentiva a leitura ou não faz um comentário de um livro que leu em sala, qual o referencial de leitura que o aluno vai ter? A nossa grande deficiência de alunos não alfabetizados é por causa da falta de leitura.

No ensino médio os professores culpam os professores do fundamental, na verdade todos nós somos culpados, alunos que terminam o ensino médio mais alienado do que chegou, semi-analfabeto, analfabeto político, incapaz de fazer um bilhete sem cometer erros de português é de se perguntar, que alunos cidadãos estamos preparando para o mundo?

A leitura não é sozinha a solução de todos os problemas da educação, mas uma coisa é certa, tira muita gente da ignorância, sejam alunos ou professores. O brasileiro ler pouco em relação a outros povos, por isso pagamos um preço alto, o atraso cultural. Não acredito no professor que não goste de ler, com todas essas mudanças nesses dias de globalização à leitura se faz necessária para o discernimento do que é certo e errado.

Fonte: Blog do Professor Wellington Pinto

Audiência pública do Ibama em Areia Branca deverá reunir cerca de 800 participantes

GINÁSIO
Evento reunirá convidados de cidades do RN e do Ceará no interior da praça poliespotiva

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza neste sábado, aqui em Areia Branca, uma audiência pública para discutir o Estudo e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), documentos distintos que servem como instrumento de Avaliação de Impacto Ambiental, parte integrante do processo de licenciamento para a campanha de perfuração de quatro poços verticais na parte offshore da bacia potiguar.
O evento será no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral, a partir das 10h . Além de Areia Branca, o Ibama convidou diversos municípios da região e do Estado do Ceará para participar da audiência pública de hoje.
Cerca de 800 participantes, incluindo  representantes do poder público, órgãos ambientais e instituições, são esperados na audiência. Também são esperados habitantes de municípios do RN e do Ceará, como Areia Branca, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré e Macau, no RN, e Paracuru, Beberibe, Aquiraz, Icapuí (CE).

Os blocos estão a cerca de  41,5 km da costa do Estado, com profundidade entre 50 metros e 2.500 metros. O poço mais longo alcançará uma profundidade final de 5.220 metros. A Petrobras é operadora dos blocos com 60% e 80% de participação, respectivamente.
O evento é realizado pelo Ibama, com a parceria da Petrobras e da Prefeitura de Areia Branca.
Petrobras 
 
A Petrobras revelou que poderá investir algo em torno de R$ 100 milhões para buscar petróleo e gás em águas profundas no Rio Grande do Norte, onde pretende perfurar um poço este ano como uma das investidas para reforçar a produção, em declínio principalmente para o gás.
A cifra é semelhante a que, segundo o jornal O Povo, de Fortaleza (CE), a companhia vai desembolsar em projeto parecido no Ceará. No caso do RN, a perspectiva é que  a campanha exploratória tenha início no segundo semestre de 2011.

Fonte: Costa Branca News

10ª Crede capacita os municípios no SIGE e realiza encontro sobre transporte escolar

A 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Russas, através do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM), está capacitando técnicos municipais no Sistema de Gerenciamento das Escolas (SIGE).

Em janeiro de 2011 foi realizada a 1ª formação para acesso ao sistema. Neste mês de abril, está sendo realizado o atendimento individual aos municípios pelo técnico Ricardo Eugênio Lima que está orientando o acesso e alimentação inicial do sistema. Já foram atendidos no período de 19 a 26 de abril os municípios de Alto Santo, Fortim, Icapuí, Jaguaruana e Limoeiro do Norte.

Ainda na 10ª Crede, o NRCOM promoveu na última terça-feira (26) um encontro com os diretores das escolas estaduais e com a Secretaria Municipal de Educação de Russas. O momento teve como objetivo socializar o sistema de transporte escolar e traçar ações conjuntas para melhorar a qualidade do sistema para o ano de 2011.

2° Seminário Regional Pacto pela Vida discutiu soluções para combate às drogas na Região

Em Aracati o 'Pacto pela Vida' elabora estratégias para combate às drogas e discutir meios visando devolver dignidade às suas vítimas

Representantes dos municípios de; Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Itaiçaba, Fortim e Icapuí estiveram em encontro na ultima terça-feira 26, participando do 2° Seminário Regional Pacto pela Vida. O grupo se encontrou para discutir as diversas problemáticas detectadas principalmente através das escolas devido sua preocupações voltadas às crianças, jovens e adolescentes.

Os presentes participaram ativamente do encontro, discutindo propostas para levar o tema para um macro região em que representantes dos municípios convidados apresentaram propostas aos membros da Assembléia legislativa, entidades, instituições, ONGs, instâncias do governo e membros da sociedade todos unidos na construção do Pacto pela Vida compartilhando políticas publicas para o estado a partir do diagnóstico dos problemas das drogas no Ceará.

"Precisamos imediatamente aqui em Aracati de uma casa para abrigar e recuperar droga ditos além de propor oportunidades de ressocialização, reeducação nas escolas e sociedade". Alertou o professor David Ribeiro que é ex-dependente químico.





O Tenente Messias Mendes do Ronda do Quarteirão disse que " a PM atua todos os dias, dando resposta à sociedade, fechando muitas bocas de fumo todos os dias, mas, o importante é apontar saídas, soluções, até porque o mais importante é tratar essas pessoas que precisam de cuidados".






A médica Ana Alice disse que “o grupo esta se empenhando na luta contra as drogas, e o álcool, e esta se fortalecendo enquanto regional, para combater essa epidemia e detectar seus problemas presente em todos os lugares. É um enorme desafio principalmente para desmontar essas redes fortes de distribuição de drogas, é complicado, mas precisamos de parcerias nesta luta”. As drogas atingem famílias que sofrem tornando-se vitimas do sistema criminoso que cresce cada dia. 
 
"O problema das drogas não começa na hora que alguém começa a usá-la, mas, desde pequeno e muitas vezes dentro da família. Outros pontos detectados são devido à falta de suporte e lazer, de alguém que seja bom exemplo, a falta de religião ou até mesmo em crer em algo para se espelhar. No interior é forte a presença e comercialização das drogas, pois estamos em constante contato através das fronteiras com cinco municípios que podem ser porta de entrada para drogas". Finalizou a médica Ana Alice.

Parlamentar convida ministra da Pesca para lançar reordenamento da lagosta no Ceará

Ideli Salvati ouve pleitos de Dedé Teixeira.

O deputado estadual Dedé Teixeira (PT) foi recebido em audiência, nesta semana, em Brasília, pela Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti. Na ocasião, o parlamentar tratou com a ministra sobre questões relativas à pesca no Ceará.

Dedé convidou Ideli para visitar o Ceará em junho próximo, ocasião em que ela deverá lançar o novo processo de reordenamento da pesca da lagosta. Até dezembro, o Brasil terá uma nova política de regulação da captura do crustáceo, que está sendo discutida em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente no que diz respeito às competências de cada órgão. Entre os pontos principais dessa discussão, segundo Dedé, está a questão da fiscalização.

“Um dos gargalos principais da pesca da lagosta diz respeito à fiscalização, pois ela reflete diretamente na questão dos conflitos entre pescadores, assim como na sobrevivência dos estoques pesqueiros em condições de produção e também na qualidade da lagosta que será exportada”, explica, de Brasília, o parlamentar petista.

Outro ponto discutido foi a importância do Fundo Caatinga. “O setor da pesca pode pleitear esses recursos, através de projetos em áreas semiáridas localizadas onde vivem comunidades ligadas à pesca e aquicultura. Esse é um assunto a ser discutido com o MMA e o BNB pelo MPA, para que o Fundo financie ações de extensão pesqueira”, adiantou Dedé.

CAATINGA

O Fundo Caatinga, gerido pelo BNB, tem como objetivo captar recursos para ações e projetos de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca, além de ampliar a oferta e despoluir os recursos hídricos com a recuperação e revitalização de áreas degradadas.

Por último, o deputado informou à ministra Ideli Salvatti que irá participar no próximo dia 30 de abril, em Areia Branca (RN), de uma audiência pública com a presença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Atividade de Perfuração Marítima de poços petrolíferos na Bacia Potiguar. Os poços serão localizados no litoral do Estado do Rio Grande do Norte.

O deputado irá cobrar que a Petrobras inclua os pescadores cearenses, principalmente da região de Icapuí, em um grande projeto de compensação ambiental já que, pela proximidade com o Ceará, eles também serão prejudicados pelas atividades de exploração de petróleo na bacia potiguar, a serem realizadas também em águas profundas.

(Foto – MPA)

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Deputado José Airton luta para melhoria das rodovias do estado do Ceará

28.04.2011
Dep. José Airton luta para melhoria das rodovias do estado

O Deputado José Airton e o coordenador da bancada cearense, Arnon Bezerra, estiveram em audiência no dia 27/04 , com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. A pauta foi melhorias para as rodovias do estado. O Ministro se empenhou de imediato e marcou uma reunião para próxima quarta-feira (4) como os diretores do DNIT para dar celeridade no processo de restauração das rodovias cearenses. 

A pauta também tratou sobre a pavimentação asfáltica da rodovia federal BR437, uma obra fundamental para o desenvolvimento do Ceará e do Rio Grande do Norte já que liga várias localidade produtivas, sendo principal via de acesso das grandes empresas agro-negócio exportador na região Chapada do Apodi.
A rodovia terá uma extensão de 90km. O projeto está orçado em R$ 11 milhões no qual o Ministro também se prontificou para execução da obra.

Informes da Cidade - 29/04/2011 - Notícias rápidas sobre Icapuí






Parada Municipal 

O Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Icapuí realiza hoje a Parada Municipal com o lema da parada é "Vamos Parar contra o caos no Serviço Público". A Concentração fica na sede do Sindicato na Rua Rosa Rebouças. A pauta de reivindicações são: Implantação do PCC´S (Atividades Meio e Saúde), Reajuste Salarial de 25% para todas as categorias, Julgamento por parte da Justiça das Ações do Sindicato (GAP e outros, Concurso Público (SAAE, Câmara Municipal, Prefeitura e Fórum da Comarca de Icapuí), Criação de Calendário de Pagamento dos Servidores, Contra a Superlotação das Salas de Aula, Implantação do PISO do Magistério na Integra, Pela Moralização do Serviço Público, entre outros.

Chuvas

A chuvas em Icapuí começam a causar transtornos aos moradores do Bairro de Cajuais, com àguas entrando em algumas casas e alagando a Av. Enorque Carneiro na próximo a antiga fábrica de castanhas. A quantidade de chuva que caíram em Abril na cidade foi de 455 milimetros. Sendo um dos municípios que mais choveu no Estado do Ceará. A média de chuva para esse mês seria 238 milimetros.



Sindicatos de Icapuí realizam Festa em Comemoração ao Dia do Trabalhador


O Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí - SINDSERPUMI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icapuí, Sindicato dos Trabalhadores Jaguaribanos e a Colônia de Pescadores Z-17 de Icapuí realizam conjuntamente neste sábado, dia 30 de abril de 2011 na Praça Central de Icapuí, a partir das 20:00h, a FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA 1º DE MAIO.

A FESTA  DO TRABALHADOR será animado pela Banda Gens e havéra sorteios de brindes.

Presidenta Dilma Roussef institui plano de recuperação da rede física escolar pública

Avanço do mar provoca demolição da Escola Telina
Maria na Barrinha (Foto: ClaudiMar)
O vereador Jerônimo Reis (PT), postou hoje em seu blog matéria que trata da instituição de Medida Provisória assinada pela presidenta da República, Dilma Roussef, que versa sobre o plano de recuperação da rede física de escolas públicas em todo país. Tal medida poderá beneficiar a comunidade de Praia da Barrinha, que teve sua escola demolida no início deste ano por conta do avanço do mar.

O vereador ressalta a necessidade do governo municipal de Icapuí, junto com os vereadores, de buscarem esses recursos para reconstruir a Escola Telina Maria e devolver aos moradores da Barrinha o espaço para educar seus filhos, já que estes foram transferidos para uma escola que ficam em outra localidade. Veja abaixo a matéria: 

28.04.2011
RECONSTRUÇÃO DA ESCOLA DA BARRINHA

A presidenta Dilma Roussef instituiu no âmbito do Ministério da Educação a medida provisória de Nº 530 que trata do plano especial de recuperação da rede física escolar pública, que tem como finalidade recuperar as escolas públicas dos estados, do distrito federal e dos municípios afetadas por desastres, que tenham decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública e que comprometam o funcionamento regular de seus respectivos sistemas de ensino. O plano será executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Está aí uma grande oportunidade para que o governo municipal consiga reconstruir a escola Maria Telina na comunidade da Barrinha de Mutamba. E resta a comunidade, juntamente com a câmara de vereadores, ficar acompanhando e cobrando para que esta obra chegue aos moradores, e principalmente, as crianças desta nossa comunidade.

Clique em LEIA MAIS e confira o conteúdo da medida provisória Nº 530

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gestantes de Mossoró enfrentam o problemas com maternidade superlotada

A unidade,atende mulheres de mais de 60 municípios, inclusive do estado do Ceará
Ilustração Google imagens
A superlotação é uma realidade em diversas maternidades públicas do país.Aqui no estado, a situação não está muito diferente. Em Mossoró, as gestantes só dispõem de um hospital filantrópico pra dar a luz: a maternidade Almeida Castro, realizando uma média de 600 partos por mês. Acompanhe na reportagem de Carlos Adams e Almir Morais.

Na maior maternidade pública do interior, um problema comum de ser visto em muitas cidades brasileiras. A falta de leitos para gestantes. Na sala do pre-parto, todas as camas estão ocupadas e segundo as enfermeiras é o tempo todo assim. No momento que uma sai a vaga é preenchida por outra imediatamente. Nos corredores, as mães que acabaram de parir ficam em macas aguardando junto com o recém-nascido a hora de ir para o quarto. Alice que deu a luz ao terceiro filho reclama de dores.

– Está doendo nas costas – diz a parturiente Alice Romualdo.

A maternidade Almeida Castro, que funciona dentro do Complexo da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, tem 130 leitos disponíveis ao SUS, mas desses apenas 40 são reservados para a obstetrícia. Um número insuficiente para a quantidade de partos que são realizados por mês na unidade: uma média de 600. Segundo a direção da casa, a maternidade não tem como aumentar a estrutura e nem oferecer mais qualidade de atendimento as mães por conta da falta de recursos. O diretor diz que os repasses do SUS estão muitos defasados e que o dinheiro não dá mais nem pra cobrir as despesas internas. A maternidade está há um bom tempo no vermelho.

– Não teve aumento na tabela do SUS há muitos anos, os aumentos que ocorreram foram para a parte médica , não para a parte hospitalar .Então deveria ter sido feito um planejamento já prevendo essa situação – afirma André Néo, diretor da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado em Mossoró.

Outro fator que comprometeu e muito o funcionamento da maternidade pública de Mossoró foi o fechamento da Casa de Saúde Santa Luzia e do Hospital Duarte Filho, uma unidade filantrópica que também contava com serviços de obstetrícia.

– Também faltou planejamento, se fechou. Por que fechou? O que vai se pensar para atender essa população, porque se ela tinha uma demanda que atendia toda essa região. Quando fechou três fechou mais ou menos 200 leitos .De lá para cá migrou para ser atendida na Casa de Saúde Dix-Sept Rosado - explica André Néo.

A Casa de Saúde Dix-Sept Rosado foi inaugurada há 70 anos com o objetivo de ser um hospital-maternidade de referência para Mossoró. Mas o que se percebe hoje é que a casa virou uma espécie de maternidade regional que precisa atender a demanda de mais de 60 municípios do estado, inclusive cidades-pólo como Assú, Apodi e Pau dos Ferros.

Pelo relatório de atendimentos da casa, gestantes dos municípios de Icapuí e de Aracati, no Ceará, e de Natal também ajudam a superlotar a maternidade.

– A maioria da população, quase que 100% está vindo procurar um pólo grande e vem realmente para Mossoró. Os casos que vem de Natal é pela demanda excessiva que também Natal não está suportando - esclarece o diretor da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado.

O secretário municipal de cidadania reconheceu que Mossoró precisa de uma nova maternidade pública urgente. Ele disse que uma comissão foi criada pra elaborar um projeto de hospital materno que deve ser vinculado a Faculdade de Medicina da UERN.

– Esse projeto será doado ao Governo do Estado e ele resolverá duas grandes necessidades da região, a assistência a maternidade e a infância e também as necessidades da faculdade de Medicina da UERN -afirma Francisco Carlos Carvalho, secretário da cidadania de Mossoró.

Grávida de 6 meses, Silmara se assustou com o caos da maternidade de Mossoró e decidiu: vai parir fora da cidade.

– Eu pretendo ir para Natal, no meu ponto de vista a primeira mão. Eu tenho uma amiga que já foi para lá, justamente pela insegurança da cidade – revela a gerente de loja, Silmara Ariana de Almeida. 

Fonte:  IN360

Veja como foi a visita da Escola Raimunda Lacerda ao Projeto Caminhos das Artes

Os alunos da Escola Raimunda Lacerda, representantes do 6º ao 9º ano, visitaram hoje, dia 28 de abril de 2011, o acervo exposto na Universidade de Fortaleza - UNIFOR. A ansiedade era notória nos alunos ao esperar o ônibus para a viagem ao mundo Unifor. Ao longo da visita, muita satisfação e aprendizagem!!!
Agradecemos aos envolvidos no Projeto Caminhos das Artes e ao apoio da Secretaria da Educação e Cultura do Município de Icapuí.

ARATU REUNIU COM OS DONOS DE EMBARCAÇÕES

A ARATU realizou nesta quinta-feira, 28 de abril de 2011, a partir das 09:00h, no auditório da Secretaria de Educação, reunião com pescadores e donos de embarcações para melhor divulgar e esclarecer as ações no Canal da Barra  Grande para evitar o lançamento de óleo queimado no canal.

A ação tende a se intensicar, já agora, no final do primeiro semestre do ano com o fim do deveso. O objetivo do encontro é sensibilizar o público alvo para a importância da ação e consequentemente conseguir a adesão de mais proprietários de barcos junto ao Água Viva - mais vida no manguezal.

A ARATU lembra aos interessando pelo projeto e que queiram contribuir, mesmo sem ser pescador ou proprietário de barco, que está disponível para parceria junto ao projeto e demais ações desenvolvidas pela instituição.

Fonte: ONG ARATU

Início da Formação de Professores: Curso de Elaboração de Projetos.

 
  Nesta quarta-feira dia 27 de abril, foi dado início ao Curso de Elaboração de Projetos para formação de professores da Escola Gabriel. Neste dia estiveram presentes professores da área de Linguagens e Código, que com grande empolgação iniciaram suas atividades utilizando o ambiente EPROINFO. Posteriormente iniciaremos a formação de professores da área de Exatas.

O curso Elaboração de Projetos propicia aos multiplicadores/formadores do Proinfo, gestores e professores de escola, aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e a convergência de mídias e tecnologias de educação.
 
 Professores Formadores: Ricardo de Sousa Rebouças
                                          Juarez Teixeira Filho
 

Vereadores de Icapuí Coletam Assinaturas em Prol da CE Icapuí-Aracati-Jaguaruna

O vereador Marcos Nunes do PCdoB e Felipe Maia do PT de Icapuí estiveram no dia 27 de abril de 2011 coletando assinaturas em prol de um abaixo-assinado para viabilizar a CE que interligará as cidades de Icapuí-Aracati e Jaguaruana. Os vereadores estiveram em Cajazeiras com a presidente da Associação de Moradores Local, a Sra. Maria Halza Rodrigues de Sousa e com a Diretora da Escola de Cajazeiras a Sra Vania Cristina Ribeiro Amaral e em seguida passaram nas salas de aula dos estudantes do ensino médio da Escola Beni Carvalho que funciona na Escola de Ensino Fundamental Jorge Ivan Perira em Cacimba Funda. Os vereadores Icapuiense firmaram compromisso para participar de um evento que a Escola Municipal de Cajazeiras promoverá no 05 de maio de 2011, às 18:00 h.
 

O Cinturão parece que virou cinta

Extraído do sítio do Sindicato dos Servidores Públicos Municípais de Icapuí:

Os professores, funcionários e alunos da Escola Horizonte da Cidadania procuraram o Sindicato dos Servidores Públicos municipais de Icapuí – SINDSERPUMI, para denunciar o problema enfrentado pela instituição de ensino, a mais de um mês toda a comunidade escolar encontra-se sem internet, pois todos os computadores estão sem funcionar, vários ofícios foram enviados para as Secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia, mas, até o presente momento nenhuma providência foi tomada por parte das mesma.

Com a situação não muito diferente está a E.E.F. Maria Edilce Barbosa da comunidade de Melancias, lá existe a tal internet, porém os computadores estão todos há anos amontoados numa sala sem uso por parte da comunidade escolar. Pelo jeito o tal CINTURÇÃO DIGITAL tão divulgado e propagado pelo governo municipal virou “cinta”, pois parece que mais uma vez as promessas do gestor municipal não passou de mais um espetáculo de circo, com finalidades desconhecidas.

Abaixo reproduzimos o comentário feito pela Secretaria de Ciência e Tecnologia no site do Sindicato:

Primeiro momento o sinal enviado para esse local é do gesac não tendo nada a ver com a SECITEC e seus Projetos, Segundo eu pessoalmente estive na escola Horizonte com a diretora Ana Genova 88 9258 9925, ontem e a nossa parte está sendo feita, porem a outra parte que deve ser feita pela SEDUC não possuo comhecimento, terceiro a SECITEC NUMCA SE NEGOU A ESCLARECER NADA E NEM A TRABALHAR POR ESCOLA NENHUMA, pelo contrario. o mizinha hoje tem dois pontos de internet sem fio, as demais escolas estão sendo feitas uma a uma cada uma com atenção devida, nós tecnicos fazemos apenas oque está a nosso alcance, pergunte a cada diretora se a nossa parte não foi feita, deixado um oficio para cada uma com o material necesario para a instalação dos laboratorios, algums foram atrás e estamos trabalhando.
Cordialmente Amigos da Secitec
Fonte: SINDSERPUMI

Dedé articula com Ministra da Pesca novo ordenamento para pesca da lagosta

Foto: Assessoria de Comunicação do MPA
Deputado também discutiu no MPA outras ações e políticas para beneficiar o setor pesqueiro no Ceará e no Brasil

O deputado estadual Dedé Teixeira (PT) foi recebido em audiência na tarde desta quarta-feira, 27 de abril, pela Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, na sede do ministério, em Brasília.

Na audiência, o deputado e a ministra trataram sobre questões relativas à pesca no Ceará e de projetos e políticas públicas para o desenvolvimento do setor e de apoio aos pescadores e aquicultores no País.

Dedé convocou Ideli para visitar o Ceará em junho, a fim de lançar o novo processo de reordenamento da pesca da lagosta. Até dezembro, o Brasil terá uma nova política de regulação da captura do crustáceo, que está sendo discutida em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente no que diz respeito às competências de cada órgão. Entre os pontos principais dessa discussão, segundo Dedé, está a questão da fiscalização.

“Um dos gargalos principais da pesca da lagosta diz respeito à fiscalização, pois ela reflete diretamente na questão dos conflitos entre pescadores, assim como na sobrevivência dos estoques pesqueiros em condições de produção e também na qualidade da lagosta que será exportada”, afirma o deputado, que afirmou ter pedido à ministra Ideli que priorizasse a questão da lagosta pela importância econômica e social da atividade para o país.

Outro ponto discutido foi a importância do Fundo Caatinga. “O setor da pesca pode pleitear esses recursos, através de projetos em áreas semiáridas localizadas onde vivem comunidades ligadas à pesca e aquicultura. Esse é um assunto a ser discutido com o MMA e o BNB pelo MPA, para que o Fundo financie ações de extensão pesqueira”, comentou Dedé.

O Fundo Caatinga, gerido pelo Banco do Nordeste, tem como objetivo captar recursos para ações e projetos de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca, além de ampliar a oferta e despoluir os recursos hídricos com a recuperação e revitalização de áreas degradadas. O Fundo também vai promover a conservação e uso sustentável do bioma Caatinga e do Semiárido Brasileiro e das Áreas Suscetíveis à Desertificação.

Dedé disse ter tratado ainda de um outro projeto, articulado pelo secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do MPA, Felipe Matias, para captação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social com o objetivo de aplicá-los no combate à pobreza em comunidades de pescadores artesanais. “Milhares de pescadores estão abaixo da linha da pobreza e precisam ser contemplados por esses projetos importantes do Governo Federal”, justificou.

Por último, o deputado informou à ministra Ideli Salvatti que irá participar no próximo dia 30 de abril, em Areia Branca (RN), de uma audiência pública com a presença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Atividade de Perfuração Marítima de poços petrolíferos na Bacia Potiguar. Os poços serão localizados no litoral do Estado do Rio Grande do Norte.

O deputado irá cobrar que a Petrobras inclua os pescadores cearenses, principalmente da região de Icapuí, em um grande projeto de compensação ambiental já que, pela proximidade com o Ceará, eles também serão prejudicados pelas atividades de exploração de petróleo na bacia potiguar, a serem realizadas também em águas profundas. “No mar não tem limites definidos e é área comum de trabalho dos pescadores cearenses e potiguares de toda a região. De modo que essa compensação deve beneficiar também o trabalhador da pesca no Ceará, e não apenas do estado vizinho”, ponderou Dedé Teixeira.

ATENÇÃO: buraco na estrada do Pé da Serra de Barreiras pode causar acidentes graves


As recentes chuvas têm provocado alguns estragos em ruas e estradas do município de Icapuí. Hoje, na estrada do Pé da Serra de Barreiras, surgiu uma cratera de aproximadamente meio metro de diâmetro que pode provocar acidentes graves a quem transita por aquele local. O buraco ocupa boa parte da lateral da estrada, no trecho próximo a casa do senhor José Maria. Os moradores, preocupados com o risco iminente de acidente, sinalizaram o local com galhos de plantas, caixa de papelão e um balde plástico. A situação é agravada pela localização próxima a uma curva, sendo necessário usar a mão contrária da estrada para desviar da cratera, podendo surpreender algum motorista desavisado que venha no sentido oposto. O local já havia sido "remendado" com concreto em outra ocasião, porém, a intensidade das chuvas nos últimos dias fez com que o asfalto e o tampo de concreto cedessem, fazendo a água escorrer por debaixo da estrada. 

Os motoristas que trafegam diariamente por essa estrada aguardam um reparo emergencial, por parte da Secretaria de Obras do município de Icapuí, desse buraco em especial devido ao risco grande de acidente, já que aquela estrada possui grande movimentação de veículos, inclusive a noite.

Prêmio Ceará Gestão Pública será lançado hoje (28/4) na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado - SEPLAG

27.04.2011
Portal do Governo do Estado do Ceará

Prêmio Ceará Gestão Pública será lançado nesta quinta-feira (28)
O lançamento da edição deste ano do Prêmio Ceará Gestão Pública acontecerá nesta quinta-feira (28) com o objetivo de reconhecer e premiar as organizações públicas cearenses que assumem o compromisso de mudança e realizam, continuamente, autoavaliação da sua gestão. O evento acontecerá às 14h30min, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), com a presença do secretário Eduardo Diogo, que fará o lançamento do PCGP – ciclo 2011.

A programação inclui também palestra do professor Paulo Daniel Barreto Lima, abordando o tema “A Busca da Excelência na Gestão Pública”. O palestrante é especialista em Gestão Pública e Qualidade em Serviços. Antes da palestra, a gerente do Prêmio Ceará Gestão Pública (PCGP), Marilac Rocha, falará sobre os critérios e requisitos para participação, bem como dos prazos previstos no cronograma. Segundo a gerente do Núcleo Estadual do GesPública no Ceará, Sílvia Kataoka de Oliveira, podem concorrer entidade ou órgão público, de qualquer uma das três esferas de Governo. “A organização deve ter feito pelo menos uma autoavaliação”, acrescentou. As inscrições ao Prêmio têm início na próxima segunda-feira, dia 2.

O PCGP é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão, em parceria com o Comitê Gestor do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). Com a iniciativa, o Governo espera incentivar os órgãos e entidades públicas a buscarem a melhoria da gestão e reconhecer as organizações que se destacarem no modelo implantado.

A criação do PCGP tem um histórico iniciado em outubro de 2008, quando o Governo do Estado, por meio da Seplag, ancorou o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ao assumir esse desafio de incentivar as organizações públicas a repensarem seus modelos de gestão, a Seplag articulou, junto ao Governo, a criação de um prêmio visando fortalecer esse objetivo.

O PCGP é realizado em ciclos anuais de premiação e seu processo de avaliação da gestão tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP – 500 pontos, garantindo assim a similaridade ao Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF.

Assessoria de Imprensa da Seplag
Luiz Pedro ( luiz.pedro@seplag.ce.gov.br / 31014508)

Fonte: www.ceara.gov.br

Campanha de vacinação contra aftosa começa neste domingo (1/5)

27.04.2011
Portal do Governo do Estado do Ceará
Imagem ilustrativa: internet

Campanha de vacinação contra aftosa começa neste domingo (1/5)

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começa no próximo domingo, dia 1º de maio. A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa em 2010, aponta que, 86,16% dos bovinos e bubalinos foram vacinados contra a doença em todo o Ceará. “O número é muito bom, mas vamos continuar trabalhando para aumentar esse índice”, afirma Augusto Júnior, presidente da Adagri.

O objetivo é alcançar a classificação de zona livre de aftosa com vacinação em 2011 e o reconhecimento internacional até o início de 2012. Hoje, o Ceará está classificado como risco de nível médio de febre aftosa.

Para isso, a Adagri, com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e do Governo do Ceará, continua o combate à febre aftosa em todo o Estado. Cerca de 37 mil e 800 proprietários que não compareceram para declarar a vacinação do rebanho na campanha de 2010, mas que foram localizados pelos fiscais e agentes agropecuários receberam notificações (autuação, advertência e/ou abertura de processo administrativo). A localização dos demais cadastrados, cerca de 17% vai continuar este ano durante a campanha de 2011.

Governo libera acesso ao Registro Geral de Pescadores e cancela mais de 70 mil carteiras

Ministra Idelia Salvati, da Pesca e Aquicultura
(Foto: Marcello Casal Jr/Abr) 
27.04.2011
Blog do Planalto

A partir desta quarta-feira (27/4) a sociedade poderá ter acesso à lista com os nomes dos 941.469 pescadores profissionais ativos no Registro Geral de Pescadores (RGP). Em entrevista coletiva concedida em Brasília (DF), a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, divulgou a disponibilização, no site do Ministério, da lista com os nomes dos inscritos no RGP, compromisso firmado por ela em janeiro deste ano, quando anunciou as novas regras para que os pescadores tirassem a carteira profissional.

A consulta aos inscritos será realizada por nome, CPF, estado ou município e o sistema permitirá ainda a escolha de um ou mais nomes. A medida tem o objetivo de trazer mais transparência ao processo e permitir uma fiscalização mais intensa por parte da sociedade. Segundo a ministra, a carteira de pescador equivale à carteira profissional, “documento que comprova a atividade desenvolvida por milhares de brasileiros e que permite que os pescadores sejam reconhecidos e tenham seus direitos respeitados”.

Cancelamento do registro - A ministra explicou também que o governo está fazendo uma análise minuciosa para acompanhamento e eliminação de pessoas que não têm o direito ao RGP. Para obter o registro – que deve ser renovado a cada dois anos, e não a cada três como definido anteriormente – o pescador artesanal precisa apresentar nota de venda do pescado para Pessoa Jurídica (PJ), bem como a contribuição previdenciária para vendas exclusivamente no varejo. Deve, ainda, declarar que não possui vínculo empregatício em outra atividade.

O pescador que tiver seu registro cancelado só poderá obter novo documento após 12 meses de sua suspensão, sendo que até o dia 31 de dezembro de 2011 estão vetadas as novas inscrições para adequação dos processos às novas regras.

“As normas são muito claras. Nós adotamos em janeiro deste ano uma nova instrução normativa, onde passamos a exigir novos documentos e temos feito um monitoramento específico para que as pessoas que não detêm o direito de ter o registro de pescador artesanal não consigam a carteirinha”, disse a ministra.

Durante a coletiva foi assinada portaria da Secretaria de Monitoramento e Controle (Semoc) com a suspensão de mais de 70 mil carteiras. Entre os motivos estavam vínculo empregatício, óbito e recebimento de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), impeditivo para a manutenção do registro. O total de carteiras canceladas em 2011 é de 86.917, resultado do cruzamento de dados do Registro Geral de Pescadores Profissionais com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Durante o levantamento foi constatado que 41.360 dos inscritos recebiam algum tipo de benefício previdenciário, 2.273 estavam registrados como óbitos e 28.637 possuíam algum tipo de vínculo empregatício. De acordo com a Instrução Normativa do MPA nº02/21011 as licenças deverão ser suspensas nestes casos.


Alunos da Escola Raimunda Lacerda participam do Projeto Caminhos das Artes em Fortaleza

Diário do Nordeste (28.04.2011)
Estudantes do Cariri visitam exposições

Alunos de Juazeiro do Norte saíram ansiosos do Município, ontem, para conhecer o acervo exposto na Unifor


Alunos da Escola Raimunda Lacerda visitam hoje
exposição do Projeto Caminhos das Artes em
Fortaleza-CE (Foto: Escola Raimunda Lacerda)
Juazeiro do Norte Uma viagem inesquecível. Alunos da Escola de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira, deste Município, seguem pela trilha da cultura por novas descobertas. Os alunos participam, hoje, do Projeto Caminhos da Arte, que reúne as exposições "Brasiliana Itaú" e "Brassaï - Paris la nuit", no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor). As exposições marcam as comemorações dos 60 anos da Nacional Gás. São 42 estudantes que aguardavam com expectativa desde março a viagem. Na partida, a alegria de poder desbravar um mundo novo, para a maioria deles. A emoção de partir para a descoberta. Os estudantes aproveitaram para fazer uma singela homenagem ao Padre Cícero e os 100 anos do Município, destacado nas camisas com a logomarca do projeto.

A maioria dos estudantes ainda não conhecem a Capital do Estado e nem tão pouco realizaram viagens mais longas. "Será um momento de diversão e muita alegria para todos nós", diz a aluna Adriana Gomes Ribeiro, do 9º ano. Ela afirma que essa é a primeira vez que faz uma viagem tão longa sem os seus familiares. A oportunidade para ela é única e também para as outras colegas de turma. "Agradecemos todos pela escolha da nossa escola e temos a esperança de que tudo vai dar certo", frisa, ansiosa pelo que vai encontrar no dia de hoje na exposição.

O projeto contempla alunos de escolas públicas de todos os Municípios e a meta é receber 10 mil estudantes, até dia 1º de maio. O feito tem sido compensador para as escolas, que aproveitam a visita para explorar em sala de aula com os alunos o conteúdo visto.

Oportunidade

A diretora da Escola Tabelião Expedito Pereira, Acácia Geane de Sousa, se emociona ao falar da oportunidade que os alunos de sua escola estão tendo. Na saída, ela com as mães acenam na despedida e já na expectativa das novidades que hoje, no retorno, eles vão trazer para casa. "Nós estamos muito felizes, porque os nossos alunos estão muito entusiasmados e tenho certeza que eles vão ficar bem comportados e bem felizes lá", diz. Para Acácia, esse momento irá ficar na história da escola, com tão poucas oportunidades do gênero, principalmente por estar localizada em um bairro de periferia da cidade, no Pio XII, e grande parte dos estudantes ser de baixa renda. Ele destaca a homenagem a escola, entre 64 escolas da zona urbana de Juazeiro, ter sido escolhida.

José Anderson Patrício de Andrade, do 7º ano, vive a expectativa da saída. A emoção na hora da despedida da família. A arte para ele se traduz na alegria, que irá contribuir para a sua formação. A coordenadora de Gestão da escola, Francisca Djalma Brito, acompanha os alunos, com mais três professores. São crianças de adolescentes de 11 a 14 anos. Agradece a Nacional Gás e a Fundação Edson Queiroz. Ela classifica o projeto como uma brilhante iniciativa, como forma de promover a cultura para os alunos, no âmbito nacional e internacional. "A maioria dos nossos alunos não conhecem nem o shopping da cidade, imagine a Unifor".

Além da escola de Juazeiro, visitam, hoje, as exposições o Colégio Municipal Paulo Timbó (Tamboril); Escola de 1º Grau Mariano Rodrigues da Costa (Nova Russas); Escola Raimundo Nonato de Sena (Quixeré); Escola Municipal de Ensino Fundamental Chiquinho Rodrigues (São João do Jaguaribe); Escola de Ensino Fundamental Raimundo Lacerda Damião (Icapuí); Escola Manoel Carloto Pinheiro (Jaguaretama); e Escola Roberto Antunes de Freitas (Quiterianópolis).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Promotor Visita Obra da Creche e Convida o Vereador Marcos Nunes

Em atenção a pedidos e reclamação de populares do centro de Icapuí o vereador do PCdoB Marcos Nunes protocolou no Ministério Público local ofício pedindo a sua colaboração para que àquela instituição promotora de justiça tomasse providências quanto aos vários problemas criados pela construção da obra da creche que está sendo erguida ao lado do hospital.

O vereador do PCdoB informou no ofício que a empresa desconhecida estava jogando água no meio da rua principal do centro de Icapuí conforme matéria veiculada neste blog, com o título Creche ou Aqua Cheche no dia 06 de abril de 2011. Na matéria e nas fotos enviadas ao promotor era tanta água que dobrava o quarteirão a caminho do Fórum de Justiça, permanecendo ainda hoje um alagadiço próximo ao Hospital Maria Idalina. Somado a esta questão a empresa construtora armazena durante todo o período de sua construção o material da obra no meio da rua.

Atendendo ao convite do Excelentíssimo Promotor Sr. Adriano Jorge Pinheiro Saraiva e do escrivão da Promotoria, o Sr Amaurílio, o vereador se dirigiu até o local da obra nesta manhã, dia 27 de abril de 2011 para acompanhá-los e colaborar para o encaminhamento de soluções para os problemas criado para os moradores. Na oportunidade da visita a equipe visitante encontrou o engenheiro da prefeitura e alguns responsáveis pela obra, onde os mesmos se comprometeram em retirar até quarta-feira água e todo o material da obra que estão no meio da rua, bem como fixar placa alusiva a construção da obra.

Chuvas continuam dificuldando acesso ao Fórum e a ruas próximas

Cruzamento da Av. Newton Ferreira com Rua Pedro Rebouças
O cruzamento da Avenida Newton Ferreira com Pedro Rebouças, no Centro de Icapuí, é um dos pontos mais críticos da cidade durante o período chuvoso. As intensas chuvas têm provocado alagamentos constantes nesse cruzamento devido a problemas no sistema de drenagem das ruas e o acúmulo de águas pluviais oriundas de outras ruas do centro. Por ser uma área de nível mais baixo, acaba recebendo uma grande quantidade de água dificultando a absorvição imediata. Resultado: transtornos à população dos bairros do Salgadinho e do Berimbau, e dificuldade de acesso ao prédio do fórum da Comarca de Icapuí.  

Calçada do Fórum de Icapuí: chuvas causam transtornos
Em janeiro último, o juiz da Comarca de Icapuí cancelou várias audiências em decorrência da impossibilidade da população ter acesso ao prédio do fórum (Veja matéria aqui). Além do alagamento, as pedras do calçamento das ruas cederam criando buracos com uma profundidade razoável, dificultando a passagem de veículos menores e motocicletas. Os pedestres são os que mais sofrem nessa travessia, já que não há calçadas e são obrigados a entrar em contato direto com a água - com grandes chances de contrair doenças. 

Secretaria de Obras construirá novos bueiros
A Prefeitura de Icapuí há bastante tempo procura uma solução para o problema, porém nenhuma das medidas adotadas surtiram efeito. Foi realizada limpeza dos córregos que ficam nas proximidades para melhorar o escoamento das águas das chuvas, mesmo assim o problema persiste. Na tentativa de solucionar o problema dos alagamentos naquele cruzamento, a Secretaria de Obra de Icapuí pretende construir uma tubulação com bueiros para escoamento das águas pluviais. Alguns anéis pré-moldados já estão no local aguardando a diminuição das chuvas e baixar o nível da água no local, para iniciar as obras.

IBAMA Convida Icapuienses para Participar de Audiência Pública

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza no próximo dia 30, em Areia Branca, uma audiência pública para discutir o EIA/Rima para a campanha de perfuração de quatro poços verticais na parte offshore da bacia potiguar.

(Estudo e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental, documentos distintos que servem como instrumento de Avaliação de Impacto Ambiental – AIA, parte integrante do processo de licenciamento ambiental) para a campanha de perfuração de quatro poços verticais na área dos blocos BM-POT-16 e BM-POT-17, na parte offshore da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. 

Os blocos BM-POT-16 e BM-POT-17 estão a cerca de  41,5 km da costa do Estado, com profundidade entre 50 metros e 2500 metros. O poço mais longo alcançará uma profundidade final de 5.220 metros. A Petrobras é operadora dos blocos com 60% e 80% de participação, respectivamente. A empresa tem como sócias na primeira área a IBV (20%) e a Petrogal (20%). No segundo bloco, a parceira é a Petrogal, 20%.

O evento será no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral . O Ibama fixou diversas faixas em Icapuí convidando a população icapuiense.

A Federação das Entidades Comunitárias de Icapuí - FECI está em parceria com a Petrobras  e o IBAMA no município e está responsável por organizar o transporte dos interessados em participar da audiência pública em Areia Branca. Lembrando que o transporte será gratuíto, sendo necessário fazer a inscrição na FECI, localizada na Rua Pe. Marcondes Cavalcante, no prédio dos Conselhos, das 14hs às 17hs. 

O transporte sairá de Icapuí a partir das 7h da manhã do dia 30 de abril.
Fonte: Blog do Vereador Marcos Nunes com adaptações

DIA DO PLANETA TERRA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 NA EEF HORIZONTE DA CIDADANIA DE REDONDA

Desde 2009 a Escola Horizonte da Cidadania comemora junto com a comunidade o “Dia do Planeta Terra”, problematizando as temáticas do contexto local com seus alunos, principalmente: lixo e a saúde das pessoas e do planeta; preservação dos recursos que utiliza – o mar e a mata nativa; a posse do território em que vive para a manutenção das tradições e da qualidade de vida dos moradores de Redonda.

Este ano, com a importante chamada da Campanha da Fraternidade: A Terra geme em dores de parto – Fraternidade e Vida no Planeta propiciaram momentos de estudos e discussões durante o mês de abril, culminando com diversas atividades no dia 20 de Abril, divididos em dois momentos: o primeiro, pela manhã, na escola com apresentação dos resultados dos estudos realizados e, de tarde, na praia com uma homenagem ao maior espaço de sustentação da vida da comunidade – a praia, com atividades culminando com um delicioso abraço ao mar.

Passamos a mostrar, a seguir, cenas desse dia, sempre marcante para toda a comunidade educativa de Redonda.

Fonte: Horizonte da Cidadania - http://horizontedacidadania.blogspot.com/

Curso para formação de Conselhos Escolares


Na quinta-feira (14/04) no Auditório da Secretária da Educação, das 7h às 13h, aconteceu a 4ª etapa do Curso de Formação dos Conselhos Escolares com os conselheiros das sete escolas de Ensino Fundamental e dos Centros de Educação Infantil do município. Esse curso faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação - MEC.


O tema foi "Conselho Escolar e o respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade" facilitado pelo técnico da Secretária da Educação Clotenir Rabelo.  Essa etapa visa refletir  sobre a importância da presença do saber e da cultura sobre a negação no processo didático-pedagógico da escola. O caderno divide-se em três partes - a formação humana e os desafios; a superar no âmbito da escola; a pedagogia da emancipação na escola e o encontro dos saberes.


O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem como objetivos:

  • Ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas;
  • Apoiar a implantação e o fortalecimento de conselhos escolares;
  • Instituir, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, políticas de implantação e fortalecimento de conselhos escolares;
  • Promover em parceria com os sistemas de ensino a capacitação de conselheiros escolares;
  • estimular a integração entre os conselhos escolares;
  • Apoiar os conselhos escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade;
  • Promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas, para a garantia da qualidade da educação.
Fonte: Educação de Fato / Secretaria da Educação e Cultura

E.E.F Horizonte da Cidadania cria um blog

Ao se reunirem no início do ano letivo para a construção do Projeto Político Pedagógico, tanto os professores como o núcleo gestor da E.E.F Horizonte da Cidadania destacaram a importância de investir na divulgação dos projetos e eventos realizados na escola. Segundo eles, a escola realiza diversas atividades pedagógicas durante o ano letivo, às quais podem ser melhor divulgadas e até servir de inspiração para outras instituições educativas.

Diante disso, surgiu a ideia de se criar um veículo de informação capaz de noticiar as atividades mais relevantes desenvolvidas pelos alunos e professores da instituição. Como ela já tem acesso à internet, a proposta mais conveniente e convincente foi a criação de um blog, que já está exercendo a sua missão de informar.

Para navegar no blog da escola, basta acessar: http://www.horizontedacidadania.blogspot.com/  
 
 

Resultado da 1ª etapa do 19° campeonato cearense de Taekwondo

Escrito por Wallyson Honorato *

A primeira Etapa do 19° campeonato cearense, sediado em Icapui , foi um sucesso. A Associação Icapuiense de Taekwondo (AIT) agradece ao Conselhodos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) pelo patrocínio, o apoio da prefeitura municipal de Icapuí e a todos que se fizeram presente no evento. “Pelo segundo ano realizado em nossa cidade a 1ª etapa do cearense foi um evento com seus objetivos alcançados e satisfatórios para um ano de competições que se inicia e nossa equipe tendo esta etapa aqui nos da base para começarmos a corrigir erros e sai mais preparado para as outras etapas e para outros campeonato a nível de nordeste.”(Wallyson, Diretor técnico da AIT).

O campeonato contou com a participação das equipes ATC e IMPACTO (Fortaleza) ATT (Caucaia) FIGHT (Brejo do Santos) CTC e AIT (Icapuí). 

A classificação por equipe ficou:
1ª Lugar: Associação Taekwondo do Ceará (ATC) - Fortaleza
2ª Lugar: Associação Icapuiense de Taekwondo (AIT) - Icapuí
3ª Lugar: FIGHT – Brejo do Santo

Está é uma as três etapas que serão realizadas neste ano e a AIT se prepara para as próximas e também para as etapas do circuito olímpico nordeste que acontecem nos estado do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. A AIT ainda busca patrocínio para estes eventos, mas mesmo tendo este desafio que é o patrício os atletas não relaxarão em seus treinos e não desistirão de buscar patrocínio ou apoio. Neste ano a copa do Brasil de Taekwondo acontecerá em Fortaleza, a AIT terá o atleta Adriano Rebouças disputado uma vaga na seleção.

 Mais uma vez agradecemos a todos que nos prestigiaram, e cada pai de atleta ao COMDCA e a Prefeitura Municipal de Icapuí.

KIUNHE! 

Fotos: Wallyson Honorato


O blog pede desculpas a AIT pela demora em fazer a publicação 


* enviado pro e-mail