terça-feira, 31 de maio de 2011

Diário do Nordeste: Mar avança 10 metros, por ano, no Ceará

31/05/2011

Segundo o Labomar, dos 573 quilômetros de litoral, em apenas 15 foram realizadas intervenções

O estado do Ceará é conhecido mundialmente pela beleza do seu litoral. Contudo, quilômetros de praia, que atraem milhares de turistas, podem simplesmente sumir se não forem realizadas intervenções urgentes. É o que confirma um estudo feito no ano passado, pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar). A pesquisa mostra que na última década, o mar vem avançado em média, 10 metros, por ano, nas praias cearenses.

Na tarde de ontem, em comemoração ao Dia do Geólogo, especialistas, cientistas e representantes do poder público se reuniram com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa de Fortaleza para discutir o tema.

Um dos presentes no debate foi o diretor do Labomar, Luiz Parente. Segundo ele, a aceleração da erosão nas praias do Ceará tem preocupado pesquisadores da área. Parente ressalta que os trechos mais afetados são: a praia da Barreira, localizada no município de Icapuí; Caponga em Cascavel; Icaraí, em Caucaia e Praia do Morgado, no município de Acaraú. "Se não forem realizadas intervenções, essas praias certamente vão sumir nos próximos 10 anos".

Para se ter uma ideia da ausência de ações e políticas públicas, segundo Parente, dos 573 quilômetros de litoral, em apenas 15 foram realizadas intervenções, como por exemplo, a engorda da Praia de Iracema, onde fica localizado o aterro.

Ele explica ainda que apenas 10% dessa erosão é causada por fatores naturais, outros 90% são de responsabilidade do homem. Segundo Luiz Parente, a construção de barragens, represas, açudes e a ocupação desregulada do litoral são os principais fatores do avanço do mar. "As intervenções são caras, a cada 100 metros de praia o custo varia em torno de R$1 milhão. Contudo, são necessárias", ressalta Parente.

Para o geólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Wagner Costa, que realizou sua tese de doutorado sobre o avanço do mar no litoral cearense, a situação no Estado é grave devido os terrenos serem recentes do ponto de vista geológico.

De acordo com ele, as intervenções mais eficazes para reverter o problema são: a engorda artificial do litoral; a construção de espigões; bacias portuárias e o ordenamento da ocupação das praias. "Não existem políticas públicas concretas no Ceará para tratar do problema, a soluções existem, falta iniciativa", afirmou.

Ações
No entanto, conforme o Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Ceará, Jean Saraiva, algumas medidas já foram e estão sendo realizadas, para reverter o avanço do mar. Segundo ele, na praia de Icaraí (Caucaia), numa faixa de 1.370 metros, foi introduzida a técnica de "bag wall", conhecida como "barramar". "São escadas feitas com sacos de argamassa especial. A medida que o mar vai avançando o material vai se petrificando", explica.

Ainda de acordo com ele, a Prefeitura de Icapuí também solicitou a construção de um paredão de cimento na Praia de Barreira, local onde o mar já destruiu casas e até uma escola. Outro projeto que ainda está aguardando ser aprovado é o da engorda da Beira-Mar. "Todas as intervenções solicitadas serão realizadas. Contudo, falta um maior envolvimento da comunidade científica"

KARLA CAMILAESPECIAL PARA CIDADE

Fonte: Diário do Nordeste

Entidades discutem exploração sexual de crianças e adolescentes no Vale do Jaguaribe

Imagem Ilustrativa
Fortaleza (CE) , Representantes de órgãos governamentais e não governamentais das regiões jaguaribana e sertão central cearense se reúnem hoje, dia 26, a partir das 8 horas, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Limoeiro do Norte (rua Coronel José Nunes, 685 – Centro) para discutir exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento é uma promoção do Fórum Regional pela Erradicação do Trabalho Infantil (FretiVale), que abrange 36 municípios das duas regiões.

A discussão será conduzida pela palestrante convidada, a psicóloga Maria Celiane Moreira. Também estarão presentes, entre outros, a procuradora do Trabalho Geórgia Maria da Silveira Aragão e o professor Fábio Alves Pitombeira, coordenador municipal do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) em Limoeiro do Norte.

Além de constituir crime, a exploração sexual de crianças e adolescentes foi inserida pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre as piores formas de trabalho infantil elencadas no Decreto nº 6481, de 12 de junho de 2008, assim como o trabalho infantil doméstico, a atuação no tráfico de drogas e o trabalho de meninos e meninas em lixões ou na coleta de resíduos sólidos, entre outros.

E.E.F Horizonte da Cidadania está em greve

A E.E.F Horizonte da Cidadania é uma das poucas do município de Icapuí que aderiu integralmente a paralisação das aulas como manifestação legítima em busca de uma educação de mais qualidade. Embora os professores da instituição que prestam serviço à prefeitura estejam diariamente no seu local de trabalho, as aulas não acontecem porque tanto os alunos como os pais estão conscientizados da importância do movimento e querem demonstrar apoio ao professores. 

Todos os professores efetivos aderiram à greve e só voltarão a trabalhar normalmente quando a prefeitura entrar em acordo com o Sindicato. Além do aumento percentual de 25% no seu salário, os professores lutam pela implementação do PISO e pela ampliação de um terço da sua carga horária para o planejamento.

A greve foi a última alternativa encontrada pelo Sindicato dos Servidores Públicos a fim de sensibilizar o prefeito de Icapuí a valorizar o trabalho de todos os servidores, que exercem a sua profissão com tanto esmero e dedicação.
 

Lançada Especialização em Coordenação Pedagógica . Icapuí é um dos pólos

Mesa de Abertura da Especialização em Coordenação Pedagógica
Na quinta-feira (26), o Instituto Universidade Virtual (IUVI) lançou a pós-graduação latu sensu, semi-presencial, e na categoria de especialização, em Coordenação Pedagógica. As aulas terão início neste sábado (28), com a participação dos professores tutores e alunos cursistas, ambos de diferentes localidades.

O Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica é realizado com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Instituto Universidade Virtual, e é  resultado de um convênio com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB), por intermédio do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica.
 
Os 460 alunos matriculados na primeira turma da especialização, coordenada por Edgar Marçal de Barros Filho, são profissionais que compõem equipes de coordenação pedagógica das escolas das redes municipais de ensino do Estado.
 
Previsto para terminar em setembro de 2012 – totalizando 405 horas/aula, o curso de especialização conta com uma equipe composta por secretaria, suporte técnico, professores assistentes nos pólos, professores tutores a distância, professores conteudistas, coordenação do curso, orientadores e, até o final do mês de junho, uma ouvidoria. O curso "é importante para revitalizar a função do coordenador pedagógico, para que ele tenha uma formação abrangente da sua área", observou Edgar Filho.
 
A organização das atividades ocorrerá da seguinte forma: 80% das aulas via internet, através do uso de um ambiente virtual próprio, e 20% das aulas em encontros presenciais, que serão realizados a cada quarenta e cinco dias, em cada pólo sede.
 
Inicialmente, a especialização em Coordenação Pedagógica terá dez pólos de atuação, sendo dois em Fortaleza e os demais nos municípios de: Caucaia, Fortaleza, Icapuí, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Santa Quitéria, Sobral e Tauá. "A gente espera ter núcleos gestores com caráter e com perfil que compreendam a essência da coordenação pedagógica... na condição de planejamento, na perspectiva de novas estratégias", expõe a secretária de Educação de Santa Quitéria, Célia Maria Bernardo, sobre a sua expectativa em receber o curso na localidade.


Fonte: UFC

SINDSERPUMI consegue avanços no processo de negociação com a Prefeitura

Em reunião convocada pela Secretaria de Educação nesta manhã 31/05, os servidores do magistério receberam uma contra proposta da administração em que contempla em parte as reinvindicações da categoria docente. O sindicato presente na reunião repudiou a atitude da administração municipal em tratar de forma diferente a categoria dos servidores público municipal, mesmo assim o sindicato realizará amanhã dia 01/06 uma assembleia, para apreciar a proposta apresentada pela gestão e está convocando todos os servidores da atividade meio e saúde para dar encaminhamentos às reinvindicações destes no que diz respeito ao PCC’s e o reajuste salarial.

A instituição sindical entende que é um avanço a apresentação de uma contra proposta da prefeitura em relação aos professores, mas entende também que é preciso atender as reinvindicações dos demais servidores, pois estes também acumulam muitas percas e precisam ser recompostas.

O PCC’s apresentado por esta instituição à administração municipal representa parte dos anseios dessas categorias que também sonham com dias melhores, de forma que o sindicato não arredará pé da bandeira de implantação do plano de cargos para estes servidores que há muito esperam por estas benesses mais do que merecida para estes, que como os docentes, fazem o cotidiano do serviço público municipal.

Fonte: SINDSERPUMI

Sindicato dos Servidores Públicos lança nota para mobilizar os Servidores da Saúde e da Atividade Meio

 Extraído do sítio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí:

Servidores da Saúde e da Atividade Meio, VAMOS A LUTA!!!



Os servidores da atividade meio e saúde há tempo esperam pelo PCC’s – Plano de Cargos Carreira e Salários – estas categorias de servidores convivem com situações que não lhe permite crescer enquanto servidor público, além de gozar de algumas malversações como as chamadas gratificações e desvio de função. O sindicato compreendendo essa luta como primordial se antecipou e apresentou ao governo municipal junto com a plataforma de Campanha Salarial 2011 um plano de cargo para esses servidores, muitos ainda não entenderam o sentido e a importância que um plano de cargo tem para uma categoria e em função disso se eximem muitas vezes de fazer o bom combate no intuito de torná-lo vigente enquanto lei. Mesmo assim o sindicato dos servidores não desistirá de lutar por este anseio de ver estes servidores contemplado com um plano.

No momento atual os servidores se encontram de greve em função também da questão da implantação de um plano, muito são os companheiros que de certa forma se negam a encampar esta luta, seja por desacreditar no poder de nossa organização, medo de perder gratificação ou por falta mesmo de compreensão da necessidade singular de se dar legitimidade à carreira destes segmentos do serviço público.
Sabemos que estes servidores não estão tão organizados como outros segmentos, como por exemplo, os professores, mas sabemos também que estes são a grande maioria dos que fazem parte desta entidade o que nos encoraja ainda mais a lutar por este segmento, mesmo sabendo que o nosso caminho será bem mais longo se estes não entenderem o real significado desta luta.

A administração trata estes servidores com casuísmo, resolvendo os problemas individuais, para conter qualquer tipo de mobilização por parte destes, quando na verdade o ideal seria dar uma solução definitiva e legitima para os anseios destes servidores. As gratificações desamparadas pela lei ofertadas a aqueles que são do conluio do prefeito são maléficas para nós do serviço público e para a sociedade icapuiense como um todo.

O funcionalismo público municipal vem sofrendo várias perdas salariais consecutivas, principalmente os da saúde e atividade meio, devido ao não cumprimento por parte do governo, do dispositivo constitucional que assegura a revisão anual dos vencimentos básicos dos servidores públicos. Temos que reconhecer a legitimidade da reação sindical e nos incorporamos na sua luta, pois esse é o momento de consolidarmos novos paradigmas de comportamento e de repensarmos as estratégias para garantir o cumprimento de todos os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público.

Fonte: SINDSERPUMI

Blog "A Cidade Icapuí" ganha a colaboração de Ulisses Venceslau

Para quem acompanha nosso blog "A Cidade Icapuí" desde o início, sabe que ele foi criado por Adolfo Maia, em 22 de julho de 2009, sendo eu convidado a participar desse projeto logo em seguida. Com a missão de divulgar os principais acontecimentos de nossa cidade alcançamos grande importância como meio de comunicação, mostrando através da internet as coisas de nossa terra, fatos marcantes, opiniões e pensamentos do nosso povo para o mundo. Porém, nosso colega fundador, Adolfo Maia, resolveu trilhar outros caminhos profissionais assumindo a vaga de escriturário em uma importante instituição financeira.

Para darmos continuidade ao nosso projeto, de certa forma de utilidade pública, e mantermos o blog "A Cidade Icapuí" sempre atualizado convidamos novos colaboradores para fazerem parte de nossa equipe de editores, por exemplo o Daniel Lima, aluno da Escola Gabriel, que ingressou recentemente no blog.

Dessa vez, fomos contemplados com a colaboração de Ulisses Venceslau. Ele é graduando em Matemática na UERN-Mossoró, professor da Escola Horizonte da Cidadania e integrante do blog "Icapuí em Foco". Morador da comunidade de Redonda, vivencia de perto o dia-a-dia dos pescadores artesanais e conhece bem a realidade daquele povo. Além disso, Ulisses faz parte da comunidade escolar de Redonda, rica em sua arte e cultura, e nos permitirá conhecer um pouco dos costumes locais através do seu ponto de vista de educador, morador e pensador.

Seja bem vindo Ulisses

Projeto De Olho na Água "inspira" curso de recuperação da Lagoa do Batoque

Foto: Divulgação
Retirado do Diário do Nordeste - 31.05.2011

Caderno Regional
Projeto ambiental inicia no Batoque

Curso está preparando comunidade do Batoque para atuar como permacultora e ajudar na preservação da lagoa

Fortaleza O projeto de recuperação da Lagoa do Batoque, em Aquiraz, deu início às suas ações no último dia 20, com o curso de Introdução à Permacultura e Capacitação em Construção de Canteiros Biossépticos. Segundo a coordenação do projeto, o objetivo foi capacitar a comunidade através dos princípios e ética da Permacultura e criar o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem a inserção dessas pessoas como atores de mudanças no âmbito local.

A Permacultura, cultura permanente, atua como um sistema de planejamento baseado em éticas e princípios, que podem ser utilizados para criar e gerir sistemas humanos realmente sustentáveis.

A palavra surgiu na década de 1970, na Austrália, concebida inicialmente pelos pesquisadores Bill Mollison e David Holmgren. Desde então, o conceito tem sido adotado e desenvolvido por uma rede de ambientalistas, agricultores orgânicos e Ecovilas, por todo o mundo. Muitas das soluções encontradas pelos permacultores representam contribuições valiosas para áreas como a de habitações, saneamento, manejo da água, energia e recuperação de áreas degradadas.

No centro da atividade do permacultor está o design, tomado como planejamento consciente para tornar possível, entre outras coisas, a utilização da terra sem desperdício ou poluição, a restauração de paisagens degradadas e o consumo mínimo de energia.

Durante o curso está prevista, ainda, visita ao Projeto "De Olho na Água", em Icapuí, nos locais de implantação dos canteiros biossépticos, além da implantação de um canteiro na Associação Comunitária de Moradores do Batoque. A comunidade está sendo capacitada para construir os 80 canteiros biossépticos previstos no projeto.


Agrícola Famosa: empresa oferece 6 mil empregos durante safra

Reproduzido do Diário do Nordeste - 31.05.2011

Caderno Negócios
Empresa oferece 6 mil empregos durante safra

Neste ano, a Agrícola Famosa, empresa do ramo de produção de frutos, deverá contratar cerca de 1.000 funcionários temporários além das costumeiras 5 mil vagas ocupadas no período de safra, que vai de junho de 2011 a fevereiro de 2012.

O grupo já tem quase duas décadas de atuação e é líder em exportação de melão. Situada em Icapuí-CE, avançando pelo Rio Grande do Norte, a fazenda da empresa produz cerca de 80% do seu contingente apenas para exportação, principalmente para países da Europa.

Segundo Carlo Porro, diretor e sócio da produtora, o grupo trabalha ainda com uma linha de vegetais e, recentemente, desenvolveu um projeto de produção de banana, em parceria com empresa norte-americana Chiquita, também com viés estritamente exportador.

Expansão

Recentemente, a Agrícola Famosa concluiu a transação de arrendamento das fazendas de Melão no Brasil da empresa Del Monte, o que deverá potencializar a sua presença nos mercados internacional e nacional como o principal fornecedor de melão, melancia e frutas frescas.

Ampliando sua atuação para fora do país, foi fundada a Agrícola Famosa Senegal S/A. O objetivo principal dessa transação é promover as relações comerciais entre Brasil e Senegal, no continente africano, construindo laços baseados em cooperação comercial e no desenvolvimento sustentável.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ministério Público orienta idosos a ter cautela com empréstimos financeiros

Como noticiamos aqui em 18 de maio deste ano, o Ministério Público do Estado do Ceará, através do Promotor de Justiça da Comarca de Icapuí, Adriano Jorge Pinheiro Saraiva, expediu uma recomendação à Secretaria Municipal de Ação Social de Icapuí, para que iniciasse uma campanha dirigida à terceira idade, com ampla divulgação na imprensa local, no intuito de orientar e esclarecer os idosos aposentados e pensionistas sobre a aquisição de empréstimos consignados, aqueles descontados diretamente do benefício. 

Nosso blog "A Cidade Icapuí" foi mencionado no documento emitido pela Promotoria de Justiça como um importante meio de divulgação do município. Portanto, em cumprimento a determinação da Promotoria, e em apoio à campanha para informar  à população aposentada sobre as precauções necessárias para a contratação de empréstimos financeiros, reproduzimos abaixo a RECOMENDAÇÃO feita pelo Ministério Público:


Vereador Lacerda reforça pedido de mais segurança para o município de Icapuí

O vereador Lacerda Filho esteve reunido hoje com o Sub-secretário de Segurança Pública e Defesa Civil do Ceará, Coronel João Vasconcelos Sousa, para reforçar as reivindicações de ações emergenciais na segurança pública no município de Icapuí, principalmente na comunidade de Redonda, feitas em conjunto com o vereador Jerônimo Reis e o Grupo Resolver em audiência realizada no dia 24 de março deste ano. 

Os pedidos ratificados são: aumento do efetivo de policiais; instalação do Posto de Polícia Militar e permanência do veículo Troller, ambos na comunidade de Redonda; destacamento de policiais para Serra de Cajuais, para conter o tráfico de drogas; e uma política de prevenção do uso de drogas através de programas de conscientização da população sobre os malefícios sociais provocados pelo consumo de drogas entorpecentes.

O uso de drogas vem se intensificando em Icapuí e as ações voltadas para coibir ou amenizar esse crescimento exorbitante e visível de jovens viciados carecem de reforço especializado. É urgente a presença de policiamento ostensivo nas fronteiras do município, por onde entra maior parte da droga consumida na cidade. Estes vereadores, juntamente com o Grupo Resolver, têm se empenhado na questão de combate ao uso de drogas entorpecentes no município de Icapuí, procurando formar parcerias com instituições que desenvolvem ações nessa área.

Fonte: blog do vereador Lacerda Filho (www.lacerdafilho.com.br)

Greve dos servidores: Ministério Público intermediará negociação

Servidores em greve (Foto: Sindserpumi)
A promotoria do Ministério Público em Icapuí, representada pelo Dr. Adriano Saraiva, convocou reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI, após tomar ciência da greve que acontece desde o dia 26/5 por prazo indeterminado. Uma comissão de servidores participaram da reunião e deram esclarecimentos sobre o estado de greve, informando a promotoria sobre as reinvindicações feitas ao governo municipal desde 16 de fevereiro deste ano. A não apresentação de contraproposta do governo municipal forçou o sindicato a decretar estado de greve. O promotor se colocou a disposição para mediar as negociações entre sindicato e governo municipal, como forma de facilitar o entendimento e o estabelecimento de um acordo satisfatório para ambas as partes.

Diário do Nordeste: Projeto de Lei prevê criar Dia do Peixe-Boi em Aracati

Biólogos da Aquasis monitoram peixe-boi marinho
(Foto: Divulgação)
30.05.2011
Diário do Nordeste
Projeto de Lei prevê criar Dia do Peixe-Boi em Aracati (trechos)


Iniciativa em Aracati propõe que se considere o peixe-boi marinho um símbolo de conservação da biodiversidade

A preocupação de ambientalistas ganha força nos movimentos dos povos do mar e chega aos poderes públicos que os representam. Um bom exemplo é o projeto de lei que tramita para a criação do "Dia do Peixe-Boi" em Aracati. A Câmara Municipal aprovou a ideia em documento recomendando a Prefeitura Municipal a retorná-lo em forma de projeto de lei que possa ser aprovado. Com isso, o mamífero marinho com maior risco de extinção no litoral brasileiro ganha uma data própria para as campanhas de educação ambiental em seu nome.

(...)

Estima-se que, na zona costeira brasileira (especialmente entre Alagoas e Amapá), existam tão somente cerca de 500 peixes-bois marinhos. "É um número muito pequeno. E Aracati está dentro da área de encalhe do peixe-boi. O Município registra alguns objetos de pesca que são perigosos para o encalhe. As campanhas começam a sensibilizar a população para a preservação desse animal", afirma a bióloga Cristine Negrão, da Aquasis". A baixa densidade gera outros riscos para esses mamíferos: Uma pequena população que se reproduza muito entre si, o que eleva o nível de consanguinidade, aumenta as chances de gerar um problema genético, a chamada endogamia. Então, se um peixe-boi não produz um determinado tipo de proteína, pode passar essa característica para os seus desdencentes. Os biólogos da Aquasis têm acompanhado as pequenas populações desse mamífero no litoral de Icapuí, para se avaliar o nível de consanguinidade.

Neste ano, houve resgate de aproximadamente 40 mamíferos marinhos, dos quais um era filhote de peixe-boi. Em 2010, foram resgatados outros quatro dessa espécie. Conforme já foi informado em edição passada do Bem Estar Animal, o encalhe de golfinhos é um dos mais frequentes. Em 2010, foram registrados 74 casos nas praias do Ceará. É uma média de três encalhes a cada duas semanas.

Para evitar o encalhe de mamíferos marinhos, bem como facilitar a reabilitação desses animais, a Aquasis capacita moradores e ambientalistas dos Municípios da zona costeira para o senso de preservação e proteção. Em Icapuí, são as ONGs Igarakuê, Associação Aratu e a Fundação Brasil Cidadão, que naquele Município apoia o projeto Mulheres de Corpo e Alga, já abordada em matéria deste Caderno. Em Aracati, um importante ponto de apoio é a ONG Recicriança, na localidade dos Estevão, em Canoa Quebrada.

(...)

Confira a reportagem completa de Melquíades Júnior no site www.diariodonordeste.com.br

domingo, 29 de maio de 2011

Vereador Jerônimo Reis: Mamãe não quero ser prefeito

Retirado do blog do vereador Jerônimo Reis (PT)

29.05.2011
Mamãe não quero ser prefeito...

Quem não se lembra dessa música do saudoso Raul Seixas que entre tantas citações verdadeiras em determinado trecho diz: "mentir sozinho eu sou capaz...”, pois eu vos digo que mesmo sendo político e sendo pré candidato do pt a esse cargo, diante de algumas situações que ora se desenha neste setor da sociedade, eu afirmo que!

Não quero ser prefeito, somente para atender os anseios da minha família e quando ganhar fatiar a administração em quinhões para agradar meus parentes, fazendo da prefeitura um meio de sobrevivência desses e com o pensamento de só ser capaz de me suceder um desses "abnegados" consangüíneos.

Não quero ser prefeito, porque simplesmente tenho uma condição financeira favorável e o meu dinheiro, por si só, me capacita a ser um excelente gestor, além de me levar à prepotência de achar que cada habitante desse lugar tenha seu valor escrito na testa em forma de cifrão, esquecendo que no meu município também existe pessoas de bem, de caráter, honestos que são capazes de se doar por inteiro na construção de um "projeto" que traga uma vida mais digna para seus conterrâneos.

Não quero ser prefeito, para pegar os recursos que são destinados a efetivação das políticas públicas como: saúde, educação, saneamento, combate a exploração sexual infantil, combate ao trabalho infantil, apoio as pessoas idosas, entre tantos, e sair distribuindo a meu bel-prazer para quem eu achar que mereça, sem nenhum critério, alimentando a política perversa do assistencialismo que só faz cada vez mais, deixar o povo viciado na maneira mais fácil de resolver um problema momentâneo, e, com o interesse maior de mantê-los cativos a minha pessoa.

Não quero ser prefeito para fazer de nossa cidade palco de discórdia, onde a população seja tratada de maneira distinta ou por pseudônimos chulos, mais sim para efetivar políticas públicas para que a população local possa efetivamente se sentir numa feliz cidade, como há alguns anos ocorria.

Não quero que, para eu ser prefeito, ao invés de construir um projeto político-partidário, discutido de maneira transparente, e, com a participação, no mínimo, das instituições representativas de nossa sociedade, dos grêmios estudantis, das associações de classes e de moradores e de todos partidos políticos alinhados eu tenha que ser patrocinado ou apadrinhado por "alguém" para depois ter que satisfazer seus caprichos e vontades, e, ficar em meu gabinete servindo apenas de marionete para "um" ou "uns". Finalmente, fica difícil de acreditar que, da maneira como ainda se conduz a política do nosso Icapuí, qualquer cidadão idôneo chegue a ocupar este cargo e que se for preciso se incluir em qualquer uma dessas práticas citadas acima, não tenho dúvidas... "Eu não quero ser prefeito...alguém pode querer me assassinar".

sábado, 28 de maio de 2011

Servidores Públicos em greve vão a Câmara pedir apoio da população

Servidores em greve cobram respostas imediatas do governo sobre campanha salarial

A greve anunciada desde quinta-feira (26/5) era pra ser de todos os servidores públicos de Icapuí. No entanto, somente a categoria dos professores aderiu com maior empenho à parada das atividades. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí - SINDSERPUMI tem encontrado dificuldade para obter o engajamento das demais categorias do funcionalismo público municipal nas mobilizações em prol de seus direitos. Um dos motivos explicitados por alguns servidores da atividade-meio e da saúde, que se recusam a participar de qualquer movimento de reivindicação de melhorias, recai sobre os baixo índices de reajustes obtidos nos últimos anos. Apesar do Sindicato incluir em todas as suas campanhas salariais reajuste para essas categorias, a adesão destes continua acontecendo de forma tímida e pouco participativa ao longo da trajetória de "luta" do sindicato.

Isso fica mais evidente em momentos como o de ontem. Dezenas de servidores, na grande maioria professores da rede municipal de ensino, fizeram uma caminhada pelas ruas do centro de Icapuí em direção à Câmara Municipal de Vereadores. Alguns deles fizeram uso da Tribuna Popular para "argumentar contra a morosidade da administração em oferecer uma contra proposta concreta para a categoria que aguarda desde 16/02 por este aceno", como informa o sindicato em seu site oficial. A proposta de reajuste salarial, aplicação do piso salarial do magistério, implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários - PCCS do servidores da atividade-meio e da saúde, entre outros pedidos, foram reforçadas pelo presidente do sindicato, Celestino Cavalcante. Segundo ele, as receitas do município no 1º quadrimestre de 2011, em comparação com as de 2010, são favoráveis ao cumprimento dos benefícios requeridos.

O vereador Marcos Nunes, em seu pronunciamento, ressaltou que apesar de sempre defender a classe dos servidores públicos, não interferiu na decisão dos servidores em entrar em greve. O mesmo fez uso de sua fala para cobrar do governo municipal respostas imediatas para as reivindicações propostas, já que o  maior descontentamento manifestado pelo sindicato é em relação a demora do governo em apresentar contraproposta.

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Lacerda Filho, ressaltou a importância dos sindicatos na representação de classes para a conquista de direitos dos trabalhadores. Porém, o mesmo alerta para que essas manifestações não descambem para questões políticas ou de interesse particular. O "sindicato deve representar os direitos das classes que o constitui", disse Lacerda. Diante do exposto, o vereador se declarou  contra a paralização dos servidores, pois o governo municipal tinha iniciado as negociações com o sindicato em reunião realizada na terça-feira (24/5). Na ocasião, foi solicitado ao sindicato um prazo para a apresentação de uma contraproposta do governo, diante da necessidade de analisar os dados contidos nas propostas e o impacto financeiro que a concessão de tais benefícios ocasionariam ao orçamento do município. O prazo foi acatado pelo presidente do SINDSERPUMI, Celestino Cavalcante, e mesmo assim foi decretado estado de greve após assembleia realizada no dia seguinte, argumentou o vereador. Para Lacerda, a parada nos serviços públicos, principalmente dos professores, afeta diretamente os pais e os alunos que não tem culpa nenhuma, e dificulta ainda mais a negociação entre governo municipal e sindicato.

Dos vereadores presentes, a maioria declarou apoio a luta da categoria. Como forma de instigar o poder executivo a discutir com o sindicato as propostas apresentadas, a mesa diretora da Câmara Municipal  assumiu o compromisso de não votar nenhum projeto de interesse do governo, até que haja negociação  conclusiva entre as partes. Enquanto isso, o sindicato afirma que a greve continuará por tempo indeterminado.

Por Claudimar Silva

sexta-feira, 27 de maio de 2011





Escola Gabriel divulga programação do evento de comemoração ao Dia do Meio Ambiente


Escola de Ensino Médio Prof. Gabriel Epifânio dos Reis
Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente: 05 de Junho

Tema: “Fraternidade e Vida no Planeta”(C.F./11)

Manhã: 06/06
  • 7:00h – Palestra “A Nova Política Ambiental de Icapuí”
  • 7:50h – Construção de Painéis – Sala de aula
  • 8:40h – Apresentação dos Painéis
    • Divulgação da Redação e do Desenho Vencedor
    • Construção da Agenda Ambiental
  • 9:30h – Intervalo
  • 10:00h – Aula Normal
Tarde: 06/06
  • 13:00h – Palestra: O Novo Código Florestal
    • Construção de Painéis – Sala de Aula
    • Apresentação de Painéis
    • Divulgação da Redação e Desenho Vencedores
  • 15:30h – Intervalo
  • 13:50h – Aula Normal
Noite: 06/06
  • 18:45h – Aula Normal
  • 20:15h – Intervalo
  • 20:30h – Palestra “Amor e Água na Vida de Aldo Rebouças

XI Semana do Meio Ambiente começa no próximo dia 1º de junho

A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí - SEDEMA, realiza de 1 a 4 de junho a XI Semana do Meio Ambiente em Icapuí. Na programação do evento constam palestras, seminários, blitz ecológicas e passeios ciclíticos, além de ampla divulgação nos meios de comunicação local sobre a importância da preservação ambiental. Lembrando que foi instituído o dia 5 de junho como sendo o Dia Internacional do Meio Ambiente. Durante todo o evento, técnicos da secretaria terão participação dentro da programação da rádio FM Educativa de Icapuí, tratando dos mesmos temas. 

Na quarta-feira (1/6), acontecerão palestras nas escolas Mizinha e Gabriel abordando temas atuais sobre a preservação dos nossos ecossistemas e a conscientização dos alunos para a necessidade de cuidar do meio ambiente. 

Na quinta-feira (2/6), no plenário da Câmara de Vereadores, acontece o Seminário do Lançamento do Fundo de Desenvolvimento e Meio Ambiente - FUNDEMA e do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental - IMFLA. Acontece também uma audiência pública sobre a regulamentação das Áreas de Proteção Ambiental de Ponta Grossa e Barra Grande.

Na sexta-feira (3/6), a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente realiza "blitz" ecológica em frente a ICAPEL. Essa ação pretende distribuir material informativo aos transeuntes, doações de mudas e outras informações sobre questões ambientais.

No sábado (4/6), pela manhã, será a vez do "Passeio Ciclístico" com o percurso indo do Centro de Icapuí até o calçadão da Praia de Barreiras de Cima . A noite, haverá Show Cultural no mesmo local, dando encerramento as atividades da XI Semana do Meio Ambiente.

Mais informações contactar a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA

Greve dos professores recebe apoio dos pais e alunos


27.05.2011
PAIS E ALUNOS APOIAM A GREVE DOS FUNCIONÁRIOS DE ICAPUÍ.

Depois de 24h de greve, o que vemos no município é uma adesão espontânea de pais e alunos. A maioria das escolas não estão funcionando e as que ainda insistem, funcionam de forma irregular, com menos de 50% dos alunos matriculados. Este é um sinal de que as solicitações que os funcionários municipais fazem através de seu sindicato são justas.

Os pais e alunos tem a consciência que para que haja uma melhora na educação e nos serviços públicos de nosso município, os servidores devem ser tratados com mais respeito pelos gestores municipais.

Pagamentos em dia, segurança na carreira, escolas estruturadas, transparência nos recursos públicos, estes são alguns fatores relevantes para que se consiga maior eficiência no ato da execução dos serviços prestados à população. Estas são nossas bandeiras de luta, queremos ver os alunos alegres por estar na escola, por estar dentro da sala de aula. Queremos professores satisfeitos com o seu trabalho e para isso esta greve se torna necessário. Pois para nós, professores bem pagos, respeitados, valorizados teremos como resultado a aprendizagem satisfatória dos alunos.

Neste contexto, a mais interessada na qualidade destes serviço é a população, ela é quem é a maior favorecida, a ela é quem devemos prestar conta de nosso trabalho.

Queremos também agradecer aos servidores contratados (serviços prestados), que mesmo não aderindo com suas presenças nos movimentos, certamente estão torcendo por aqueles que estão de corpo e alma, queremos afirmar que estes podem assumir uma importância muita grande, fazendo a conversa nos bastidores, a consciência de que estar em jogo o nosso futuro, as nossas famílias.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Município de Icapuí ocupa a 40º colocação no SPAECE 2010

Os resultados preliminares do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará - SPAECE 2010 foram divulgados pela Secretaria Estadual da Educação - SEDUC. O município de Icapuí obteve 40 pontos na avaliação dos processos de aprendizagem aplicados no município. Em termo de comparação, os municípios vizinhos Aracati e Fortim alcançaram 157 e 69 pontos, respectivamente. As avaliações são realizadas nas escolas da rede pública municipal e estadual de ensino.

De acordo com a definição do método de avaliação, no site da SEDUC, o SPAECE foi criado para "fornecer subsídios para formulação e monitoramento das políticas educacionais. Além disso, possibilita aos professores e gestores um diagnóstico situacional da educação oferecida na rede pública de ensino. O SPAECE compreende as vertentes: Avaliação de Desempenho Acadêmico, Avaliação Institucional e Estudos e Pesquisas Educacionais. Na primeira vertente, de natureza externa, o Sistema investiga as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos."

Aratu: Seminário de Educação Ambiental acontecerá em Aracati

A Associação de Proteção aos Ecossistemas Costeiros através do PROJETO DESENVOLVER PRESERVANDO estará realizando na próxima quarta-feira, 01 de junho de 2011, das 07:30h às 16:00h, na escola Gercina Nepumuceno (antigo Integrado) em Aracati-CE, o I Seminário Regional de Educação Ambiental. O seminário faz parte de uma série de atividades realizadas pela ARATU na região desde de 2008, sempre em parceira com diversos grupos organizados e poder público local dos municípios integrantes do CIP-DESENVOLVER (Aracati, Fortim e Icapuí) no extremo leste do litoral cearense.

Diversas atividades têm sido realizadas na busca da melhoria da prática em Educação Ambiental na região, por exemplo: formação de professores, circuito de oficinas temáticas, concurso de cartazes envolvendo alunos das escolas de Fortim, Aracati e Icapuí, entre outras atividades.

O I Seminário Regional de Educação Ambiental tem o objetivo de planejar ações estratégicas para a Educação Ambiental na região, a partir de uma consulta aos atores envolvidos no projeto, quanto a(s) temática(s) e instrumento(s) didáticos que sirvam de apoio a melhoria da prática em EA nas escolas e nas comunidades, de modo a instigar a sociedade para a criação de possibilidades de enfrentamento das problemáticas ambientais locais.

Alunas de Pedagogia desenvolvem projeto de Educação de Trânsito com crianças de Icapuí

Crianças aprendem regras de trânsito
(Foto: Claudimar)
Aconteceu na tarde de hoje (26/5), apresentação do "Projeto Criança Relacionando-se com o Trânsito", desenvolvido por alunas de Pedagogia da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ, como parte integrante da monografia de conclusão do curso. O projeto consiste na educação de trânsito para crianças da rede de ensino do município de Icapuí. Inicialmente serão atendidos as crianças de 2 e meio a 3 anos de idade que estudam no Centro de Educação Infantil Angela Maria de Góis.

O projeto teve apoio do vereador Lacerda Filho, que contribuiu para a aquisição do material necessário para a execução da pintura de uma "rodovia" no chão da escola, contornando todo o pátio, simulando uma estrada real com sinalização vertical e horizontal. O objetivo é despertar desde cedo a consciência das regras e o respeito as leis de trânsito através de atividades práticas com as crianças.

Velocípedes e capacetes são usados no projeto
(Foto: Claudimar)
A orientação pedagógica para implantação do projeto no Centro de Educação Infantil é de Clotenir Rabelo, Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura de Icapuí. Clotenir falou da importância da educação de trânsito, elogiando a iniciativa das estudantes de pedagogia pela abordagem de um tema atual, de forma bastante didática.

O vereador estacou os benefícios do projeto em relação ao baixo valor aplicado. Para ele, projetos como  esse merecem toda a atenção dos políticos locais, por se tratar de políticas públicas que abrangem tanto a educação quanto a segurança pública. Ressaltou ainda o alto índice de acidentes de trânsito na cidade e as "aberrações" vista no dia-a-dia de quem dirige por nossas estradas. Tudo isso poderá ser amenizado nas gerações futuras se houver campanhas de educação de trânsito desse tipo, disse o vereador. Finalizou elogiando a iniciativa das futuras pedagogas por elaborarem um projeto simples mas bastante eficaz.

Fonte: blog do vereador Lacerda Filho

Governo municipal e Sindicato iniciam negociação sobre reajuste salarial dos servidores públicos

Em reunião realizada no dia 24/5, o governo municipal de Icapuí, representado pelo vereador líder do governo, Lacerda Filho, a secretária de Educação e Cultura, Ana Mello, e o secretário de Administração e Finanças, José Carrilho, iniciou as negociações para concessão de reajuste salarial e outros benefícios aos servidores públicos municipais de Icapuí. A campanha salarial 2011, iniciada pelo Sindicato do Servidores Públicos Municipais - SINDSERPUMI desde fevereiro deste ano, pleiteia um reajuste salarial de 25% para todos os servidores;  implantação do Plano de Cargo, Carreira e Salários para servidores das áreas administrativas e da saúde; progressões horizontais para a categoria dos professores e o pagamento do piso salarial, além da criação de um calendário para pagamento. O presidente do sindicato, Celestino Cavalcante, questionou principalmente a demora do governo municipal em dar respostas às proposições da entidade.

A secretária de Educação e Cultura, Ana Mello, argumentou que a demora na apresentação de uma contraproposta é decorrente da necessidade de uma análise detalhada do impacto financeiro que um reajuste salarial pode causar no orçamento do município. Esse estudo é feito por assessoria especializada no assunto, que solicitou um prazo maior para a conclusão da análise. Para a secretária, as reivindicações feitas pelo funcionalismo público, através do sindicato, são merecidas. No entanto, o governo municipal deve agir com cautela diante da aplicação de qualquer reajuste. Segundo ela, a implantação do PCCS se torna inviável da forma como foi apresentado pelo sindicato. A assessoria, junto com o governo, irão analisar ponto a ponto e adequá-lo a realidade financeira do município. A secretária mostrou preocupação ainda em relação ao quadro efetivo de professores da rede municipal de ensino. Muitos destes profissionais estão se aposentando, alguns foram readaptados para outras funções por motivos de saúde. Isso implica na necessidade de contratações temporárias de professores para atender a rede de ensino.  

O governo municipal apresentou uma proposta de reajuste de 6,3% para todos os servidores. Além disso, a prefeitura já vem pagando o salário-mínimo nacional de R$ 545,00. Comparando com o salário-base do município, que sempre fica acima do nacional, os servidores públicos já foram contemplados com um aumento de 2,75%. Juntando os dois aumentos, o do governo federal e do municipal, o reajuste seria de 9,05% para os servidores que recebem salário-mínimo. Salientando que outros benefícios como hora-extra, adicionais noturnos e insalubridade, quinquênio, entre outros, sofrem reajuste automaticamente por serem calculados sobre o salário-base. O governo municipal pediu um prazo até 30 de junho próximo para apresentar ao sindicato proposta detalhada sobre o reajuste, e até 30 de agosto para o PCCS.

Na ocasião, o professor Sérgio Araújo reconheceu o empenho do vereador Lacerda Filho na intermediação entre governo e sindicato. Para ele, essa acessibilidade do vereador é um ponto positivo para a discussão em torno das questões de interesse do funcionalismo público. Mas enfatizou que, apesar de representar o governo, o mesmo não tem poder de decisão diante do apresentado. Apenas facilita o diálogo entre as partes interessadas. Os prazos solicitados pelo governo municipal foram aceitos por Celestino Cavalcante, presidente do sindicato. Porém, o mesmo avisou que essas propostas seriam discutidas em assembleia com os servidores. 

Ontem (25/5), no site oficial do SINDSERPUMI, foi anunciado que os servidores públicos entrariam em greve por tempo indeterminado a partir de hoje (26/6). A alegação da greve é a angústia vivida pelo funcionalismo diante da não apresentação de contraproposta do governo municipal, que se estende por 3 meses e meio, desde quando começou a campanha salarial 2011. No informe, o sindicato diz que "a greve é um instrumento legal usado para sensibilizar os gestores a negociar as reinvindicações justas e legais da categoria dos servidores públicos, e que a entidade está aberta a negociação. O sindicato aguarda o mais rápido possível uma proposta proativa por parte da gestão municipal."

Por Claudimar Silva

Servidores públicos de Icapuí entram em greve a partir de hoje (26/5)

Retirado do site do SINDSERPUMI

25.05.2011
Servidores Municipais de Icapuí em greve


Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI realizou nesta quarta feira 25/05 uma Assembleia Geral Extraordinária na Pousada Icapuí, para discutir a respeito da não contra proposta do gestor municipal as reinvindicações da categoria para 2011.

Na ocasião os servidores presentes, angustiados com a demora por parte da administração municipal em atender as reinvindicações da categoria, estes que já estavam em estado de greve desde 20/05 optaram por entrar em GREVE por tempo indeterminado a partir desta quinta 26/05, as lideranças sindicais argumentam que o sindicato encaminhou a Plataforma de Campanha Salarial de 2011 desde o dia 16/02 e até então a prefeitura não enviou uma contra proposta plausível em reunião realizada em 24/05 no gabinete do prefeito com o líder do governo, o secretário de administração e a secretária de educação.

A Sra. Secretária Ana Melo após quase quatro meses de espera por parte da entidade sindical solicitou um prazo até o dia 30 de junho para apresentar uma proposta, mesmo depois da ADIN 4167 que questionava a legalidade da lei do piso ter sido julgada improcedente, garantindo a constitucionalidade do piso, mandando inclusive aplicar 1/3 para planejamento.

Quanto aos demais servidores o sindicato se debruçou com muita responsabilidade no ano de 2010 sobre os recursos gastos para pagamento de pessoal, contratando inclusive uma assessoria para produzir e apresentar a gestão municipal um Plano de Cargo Carreiras e Salários-PCC’s que foi acostado juntamente com oficio que comtempla a plataforma de reajuste salarial 2011, mas o governo municipal salienta que até o momento não houve tempo hábil para estudar o plano e se pronunciar a respeito, mesmo após três meses e meio de espera. Os servidores reivindicam:

1. Reajuste salarial de 25% para todos os servidores
2. Implantação do PCCS –Plano de Cargos e Carreira e Salário para os servidores da área administrativa e da saúde;
3. Duas (02) progressões horizontais para todos os professores;
4. Definição de um calendário de pagamento.

O sindicato argumenta que a Greve é um instrumento legal usado para sensibilizar os gestores a negociar as reinvindicações justa e legais da categoria dos servidores públicos e que a entidade esta aberta a negociação e aguarda a mais rápido possível uma proposta proativa por parte da gestão municipal.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vereadores de Icapuí querem melhoria de sinal da telefonia móvel

Retirado do blog do vereador Marcos Nunes

No próximo dia 08 de Junho completará seis meses que o vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí procurou as empresas de telefonia móvel com atuação em Icapuí, ou seja, TIM, CLARO, VIVO e OI para que melhorassem ou ampliassem o seu sinal no município de Icapuí. Na ocasião o vereador comunista esteve oficializando essa solicitação através de ofícios nas suas sedes regionais endereçado na cidade de Fortaleza-Ce.

Nunes publicou no blog do seu mandato no dia 15 de janeiro de 2011 que apenas a empresa claro havia oficializado uma resposta frente aos problemas onde afirmava que estudaria a viabilidade econômica. Informou também em pronunciamento que a empresa Vivo havia encaminhado o vereador para uma conversa com técnicos em sua sede em Fortaleza onde o informaram que a sede do distrito de Ibicuitaba, por apresentar uma elevação geográfica, dificulta a propagação do seu sinal e que estariam estudando como resolver o problema.

Apesar do vereador do PCdoB ter solicitado Melhoria apenas para a região de Tremembé, Quitérias, Melancias Baixo, Melancias de Cima, Morro Pintado e Gravier. Constata-se após ter visitado o município todo e sabe que as operadoras de telefonia móvel com atuação em Icapuí apresentam problemas no município todo, inclusive na sede. A comunidade de Barreiras apresenta extremas dificuldades para se completar ou iniciar uma ligação, lá na comunidade tem operadora que nem funciona.

A Tim é uma das empresas que mais oscila o seu sinal e os moradores insatisfeitos já movimentam inclusive um abaixo- assinado para que os órgãos de defesa do consumidor procurem resolver este impasse.
O Ministério Público atento à problemática que atinge a população já encaminhou Ação Judicial reivindicando que os responsáveis pelos sinais procurem melhorar o seu atendimento.

A Mesa diretora da Câmara de Vereadores composta pelos vereadores Manoel Jeová, Gilson Segundo e Jeronimo Felipe encaminharam ofício solicitando os contratos de concessão do serviço na cidade, atendendo a solicitação do vereador Marcos Nunes, tendo sido respondido pelo o Secretário de Administração que o mesmo desconhecia qualquer contrato de concessão para os serviços de telefonia no município, mas mesmo assim, estava solicitando da equipe jurídica da prefeitura para rastrear tais arquivos em outros setores da Prefeitura.

Os vereadores Marcos Nunes, Manoel Jeová e Jerônimo Felipe estiveram com o Promotor de Justiça de Icapuí no dia 24/05/2011, Dr. Adriano Jorge Pinheiro Saraiva para discutir ações em prol dessa melhoria de sinal para a telefonia móvel. Os vereadores estudam inclusive visitar o Procon.

Ameaça de bomba na UnP-Mossoró causa tumulto e evacuação dos alunos

Alunos evacuando a UnP (foto: blog do Campelo)

Ontem por volta das 20hs, um telefonema anônimo para a central de atendimento da Universidade Potiguar - Campus Mossoró, insinuava a existência de uma bomba nas dependências do prédio e que explodiria a qualquer momento. Imediadamente, todos os alunos foram convidados a evacuarem o prédio sobre a alegação da necessidade de desligar a energia, para evitar tumulto.

A UnP recebe alunos de várias cidades do Rio Grande do Norte e do Ceará. Muitos universitários de Icapuí, que fazem faculdade à noite, estavam nas salas de aulas da UnP e viram de perto o corre-corre dos alunos sem saber realmente o que estava acontecendo.

O blog do Pedro Carlos, de Mossoró, divulgou mais informações sobre o caso. Leia a seguir:

24.05.2011

Ameaça de bomba causa tumulto e evacuação do campus da UnP em Mossoró

A Universidade Potiguar (UnP) precisou evacuar o seu campus de Mossoró na noite desta terça-feira(24) causa de uma ameaça de bomba. O episódio seguiu os mesmos moldes do que aconteceu com a agência-centro da Caixa Econômica Federal, ontem.

Uma pessoa ligou para o call center da UnP e disse que uma bomba havia sido instalada dentro do campus e que muita gente iria morrer na explosão. Embora o telefonema tenha ocorrido rapidamente, a pessoa que atendeu comunicou imediatamente o fato a um dos diretores de curso. Este procurou a reitoria em Mossoró e a reitoria em Natal para saber dos procedimentos.

A polícia, também comunicada, orientou que o campus fosse esvaziado. Temendo que outras pessoas possam novamente fazer esse tipo de ameaça, os policiais que estiveram no local preferiram não confirmar que se tratava de bomba.

Diretores dos cursos da UnP, sem avisar aos professores, saíram de sala em sala pedindo para que todo mundo saísse imediatamente. Para evitar tumulto, anunciaram que havia um problema no gerador de energia e que seria necessário desligá-lo.

As pessoas começaram a sair, mas devido à grande quantidade de gente - cerca de quatro mil alunos - houve um início de tumulto. A incerteza se o assunto se tratava ou não de bomba acabou evitando que o pânico se instalasse.

Estiveram no campus unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Até este momento (20h55), a varredura no prédio continua, mas sem qualquer indício de que o fato tenha se concretizado.

Proestradas: Dedé anuncia recuperação de rodovias em Icapuí, Tabuleiro e Jaguaruana

24.05.2011
Proestradas: Dedé anuncia recuperação de rodovias em Icapuí, Tabuleiro e Jaguaruana

Lançado nesta segunda-feira pelo governador Cid Gomes, Proestradas 2011 destinará R$ 84,5 milhões para recuperação de rodovias em todo o estado até agosto

O deputado Dedé Teixeira anunciou nesta quarta-feira, 24 de maio, na Assembleia, que as estradas CE-261 (BR-304 até o Centro de Icapuí), CE-358 (de Tabuleiro do Norte a Olho d’água da Bica) e CE-263 (que interliga a BR-116 ao município de Jaguaruana) integram o Programa de Recuperação das Rodovias Estaduais do Ceará (Proestradas 2011), lançado pelo governador Cid Gomes nesta segunda-feira (23), no Palácio da Abolição. Dedé esteve presente à solenidade de lançamento do programa.

O início das obras é imediato com prazo de 100 dias para conclusão ¬– 31 de agosto – e serão investidos R$ 84,5 milhões.

O Proestradas objetiva melhorar a qualidade das rodovias estaduais que tenham sofrido com a quadra invernosa e com a sobrecarga de veículos que fugiram das más condições das BRs. O programa constará de três fases: a primeira etapa receberá recursos da ordem de R$ 10,8 milhões e é destinada à manutenção da trafegabilidade, constando de operação tapa-buraco, roço mecanizado e pinturas, prevista para ser concluída em 30 dias. O segundo momento será voltado para a recuperação da rede viária, com serviços mais complexos, como drenagens, recapeamentos e reconstrução de trechos maiores. Para esta fase, o Governo destinou recursos de R$ 73,7 milhões. A meta é de que a recuperação da malha viária seja concluída nos próximos 100 dias.

A terceira etapa, esta sem nenhum ônus para os cofres estaduais, refere-se à correção de 13 trechos rodoviários concluídos há alguns meses e que sofreram algum tipo de dano. Trechos como Reriutaba-Pacujá, Ipueiras-Ipu e Maranguape-Palmácia, entre outros, serão recuperados pelas próprias empresas construtoras responsáveis, sob supervisão do Estado, através do Departamento Estadual de Rodovias (DER). Neste caso, os trechos ainda encontram-se na garantia contratual. A partir do dia 30 de maio, a população poderá acompanhar o avanço da recuperação das estradas por meio dos sites www.seinfra.ce.gov.br e www.der.ce.gov.br.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, o principal motivo das intervenções é a fuga dos veículos mais pesados para as rodovias estaduais. O governador Cid Gomes reforçou a colocação, dizendo que as CEs não foram dimensionadas para receber esta sobrecarga. “Contudo, esperamos que as nossas rodovias, que tiveram o início das intervenções hoje, estejam concluídas até o dia 31 de agosto”, disse. O Governador, durante a coletiva, anunciou que buscará mais recursos junto à instituições financeiras internacionais para a construção de mais trechos rodoviários. Ele lembrou que em toda história do Ceará foram construídos 6 mil quilômetros de rodovias, e que nos últimos quatro anos foram construídos, recuperados e restaurados 3 mil quilômetros de CEs.

A solenidade de lançamento do Proestrada 2011 contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio; e dos deputados estaduais Antônio Carlos, Tin Gomes, Sérgio Aguiar, Edísio Pacheco, Míriam Sobreira, Dedé Teixeira, e Carlomano Marques. Presença também do secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, e do chefe do Gabinete do Governador, Ivo Gomes; do secretário-adjunto da Seinfra, Otacílio Borges, do superintendente do DER, Sérgio Azevedo, construtores, engenheiros e projetistas.

(Com informações da Casa Civil)

Retirado do site do deputado estadual Dedé Teixeira

terça-feira, 24 de maio de 2011

Vandalismo e perca do símbolo da coisa pública em Quitérias

O número na parede revela muita coisa
Retirado do blog do vereador Marcos Nunes

24.05.2011
Vandalismo e perca do símbolo da coisa pública em Quitérias

Após ouvir várias comentários sobre a destruição da escolinha comunitária de Quitérias e depois de ir presenciar o que foi feito pelos próprio moradores do lugar, segundo populares, remetemo-nos então, a várias reflexões e uma delas é : "Como pode Icapuí se tornar uma cidade em que os gestores e às vezes os próprios moradores tenham desprezo pela coisa pública?" 

Após ouvir vários comentários sobre a destruição da escolinha comunitária de Quitérias e depois de ir presenciar o que foi feito pelos próprio moradores do lugar, segundo populares, remetemo-nos então, a várias reflexões e uma delas é : "Como pode Icapuí se tornar uma cidade em que os gestores e às vezes os próprios moradores tenham desprezo pela coisa pública?" É verdade que a escolinha estava abandonada, servindo apenas como local para subterfúgio de práticas questionáveis, mas será que a sua destruição foi a melhor saída? Quem estimulou esta horrível prática? Ao invés disso seria interessante que a escolinha tivesse sido reformada para o uso da comunidade. O grupo escolar foi construído ainda quando Icapuí pertencia a Aracati, assim como a escolinha da comunidade de Melancias de Baixo, a qual foi doada pela prefeitura para a comunidade e foi reformada pela própria ação popular sob a liderança da Associação de Moradores na época em que Marcos Nunes era presidente da AMME (Associação dos Moradores de Melancias). A escolinha de Quitérias serviu tantas vezes para momentos importantes da comunidade, inclusive para as eleições do município e poderia ainda servir para outras ações da própria comunidade. E Agora Quem Poderá nos Defender??????

Nasce a Web Rádio da Escola Gabriel!


A Web Rádio Gabriel surge com um papel fundamental para o desenvolvimento sócio-educacional dos alunos de nossa Escola. Percebe-se que poucas escolas dispõe de uma web rádio para realizar trabalhos de comunicação que oportunize a realização da prática oral entre os alunos, assim como desenvolva a criatividade de forma mais significativa. São recursos dessa natureza que as escolas precisam também inserir no seu contexto escolar facilitando assim, o processo ensino aprendizagem.

Fonte: http://escolaprofgabriel.blogspot.com/

Barracas padronizadas começam a ser construídas em Barreiras de Cima

Teve início a construção das barracas padronizadas na Praia de Barreiras de Cima, em Icapuí-CE. O projeto consta de 4 unidades destas barracas no valor total de R$ 101.386,56, com entrega prevista para o final de julho desse ano. A empresa responsável pela obra é a Servis Construções Ltda.

Os recursos para construção das barracas são provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal Flávio Bezerra, atualmente secretário de Aquicultura e Pesca do Estado do Ceará. A padronização das barracas é uma reivindicação antiga dos moradores da praia de Barreiras de Cima, que comercializam seus produtos em locais improvisados à beira do calçadão. As antigas estruturas feitas sem nenhuma preocupação com a estética, transformam a praia de Barreiras de Cima em uma lugar pouco atraente. A primeira vista, várias barracas feitas de palha e carnaúba, distribuídas de forma desorganizada, camuflam a beleza das paisagens naturais da praia.

Com a construção das novas barracas pretende-se demolir as barracas antigas, que são utilizadas pelos moradores para abrigar barcos ou para descansar no fim da tarde. Os proprietários das 4 barracas foram definidos em assembleia realizada pela Associação de Moradores de Barreiras, priorizando os que já possuíam comércio na orla da praia. 

A padronização das barracas favorecerá o turismo local, tornando-se mais um atrativo da praia de Barreiras de Cima. 

O Povo Online: Nível do mar pode subir um metro até 2100

Imagem ilustrativa (internet)
O Povo Online - 24.05.2011

Nível do mar pode subir um metro até 2100

O primeiro relatório da "Comissão Clima" do governo australiano indica que as provas do aquecimento da Terra eram irrefutáveis, e que a última década foi a mais quente já registrada

O nível do mar pode elevar-se em um metro no próximo século devido ao aquecimento global, ameaçando multiplicar o número de inundações devastadoras nas regiões costeiras, concluiu um relatório australiano publicado na segunda-feira, 23.

O primeiro relatório da "Comissão Clima" do governo australiano indica que as provas do aquecimento da Terra eram irrefutáveis, e que a última década foi a mais quente já registrada.

O documento, que usa como base os dados científicos mais recentes sobre o tema compilados em todo o mundo, afirma que as emissões de gases causadores do efeito estufa são, sem sombra de dúvida, responsáveis pelo aumento das temperaturas, pelo aquecimento dos oceanos e pela elevação do nível do mar.

"Penso que o aumento médio do nível do mar em 2100, comparado com 1990, será de 50 centímetros a um metro", escreve no prefácio do relatório Will Steffen, que coordena a comissão.

A previsão dos especiaistas australianos é superior à do relatório do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC, ligado à ONU) em 2007, que falava em um aumento de 80 centímetros, destaca Steffen.

Trata-se de uma aparente contradição, já que o IPCC havia mencionado a possibilidade de números mais altos.

"Já se passaram quase cinco anos, e agora sabemos mais sobre o comportamento da calota polar", diz Steffen.

"Temos informações muito boas sobre a Groenlândia. Sabemos que o gelo derrete a uma taxa crescente".

"Isso nos indica que é preciso chegar à estimativa de um metro. Há pessoas até que afirmam ser preciso ir mais além", acrescentou.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Comarca de Icapuí/CE consegue 46 acordos de reconhecimento de filiação

09/05/2011 - 19h09

Por
Luiza de Carvalho


Com apoio do programa Pai Presente, do CNJ, o projeto de Reconhecimento Espontâneo de Filiação, comandado pela defensoria pública da comarca de Icapuí/CE, realizou, no ano passado, 46 acordos e 24 Ações de Investigação de Paternidades. O projeto de Reconhecimento de Filiação Espontânea, que começou em 2009 e no ano seguinte venceu o Prêmio Innovare, aconteceu pela iniciativa da Defensoria Pública em mobilizar a população local em relação aos direitos do cidadão.

O primeiro passo foi divulgar a realização de uma audiência pública na cidade, com auxílio das rádios locais. A defensoria oficiou as escolas públicas municipais e estaduais da cidade para que informassem os nomes dos alunos cujo registro constava apenas o nome da mãe e estas famílias foram convidadas a comparecer à audiência.

O atendimento às mães e pessoas que desejam ver seus direitos de filiação reconhecidos passou a ser diário, e a divulgação perante os órgãos públicos, escolas, secretárias de educação e ação social tornou-se frequente. Até o fim de 2010, foram realizados 185 atendimentos que resultaram em 46 acordos e 24 ações de investigação de paternidade.

Em dois meses, em geral, os casos são resolvidos e são feitos os acordos de pensão alimentícia, que são homologados. De acordo com Ana Mônica Anselmo de Amorim, defensora pública responsável pelo projeto, as notificações aos pais são feitas sem necessidade de utilizar a Justiça, assim como os acordos, feitos diretamente nos cartórios.

“Quando há necessidade de investigação de paternidade, o Estado do Ceará fornece gratuitamente o exame de DNA, sendo necessário apenas que o pai arque com as despesas da viagem até Fortaleza, onde o exame é realizado.”, diz Ana Mônica. De acordo com a defensora, após a conversa com a defensoria pública não houve nenhuma negativa dos pais em fazer o exame de DNA. “As ações judiciais envolvendo a investigação de paternidade são raras, apenas quando o investigado reside em outra comarca, pois aí é preciso oficiar pela Justiça”, diz.

Pai Presente – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) implantou, em 2010, o programa Pai Presente, com o objetivo de identificar os pais que não reconhecem seus filhos e garantir que assumam as suas responsabilidades, contribuindo para o bom desenvolvimento psicológico e social de crianças e jovens. Pela medida, os pais são chamados para registrar os menores, contribuir financeiramente com a criação deles e a participar ativamente de suas vidas. A primeira fase é a identificação das crianças nessa situação, por meio de escolas e do cartório. Na sequência, as mães são procuradas para determinar a identidade do pai. De acordo com a defensora Ana Mônica, que idealizou o projeto na comarca de Icapuí, o Programa Pai Presente, do CNJ, reforçou o projeto de reconhecimento de filiação na comarca cearense. “As propagandas do CNJ têm funcionado como um estímulo muito positivo na região”, diz Ana Mônica.

Luiza de Carvalho
Agência CNJ de Notícia
 

O PARTIDO DOS TRABALHADORES PRIORIZA UMA ALIANÇA AMPLA PARA 2012.

Extraído do Blog do PT de Icapuí:


O Diretório Municipal do PT de Icapuí se reuniu neste último sábado, dia 21 para discutir a seguinte pauta:
1 - Calendário de reuniões do Diretório
2 - Calendário das plenárias do Programa PT na Rua
3 - Sucessão 2012.
PRINCIPAIS DISCUSSÕES:

PROGRAMA PT NA RUA:
Ficou decidido que no dia 28\05 (sábado) faremos a plenária da comunidade de Quitérias, a partir das 16:00h.
CALENDÁRIO DE REUNIÕES DO DIRETÓRIO MUNICIPAL:
Decidiu-se que as reuniões ordinárias do Diretório Municipal (DM) serão nos 2º sábados de cada mês, ficando já agendada a próxima para o dia 11 de junho.
SUCESSÃO 2012
- Evidenciou-se a visão de que é necessário unir todas as forças contrárias ao modelo de governar do PSDB de Icapuí;
- Que o Partido dos Trabalhadores, na condição de maior partido deste município, deverá conduzir as conversas com os partidos históricos e lideranças que convergem com o projeto político de oposição ao PSDB de Icapuí;
- Que o PT, junto com as forças aliadas, deverá construir um projeto coletivo e posteriormente identificar o nome que melhor representa este grupo;
- O PT de Icapuí reafirma a visão de que defende uma aliança ampla e previamente discutida .
- O PT de Icapuí reafirma sua visão contrária a qualquer tipo de paternalismo, assistencialismo ou personalismos de integrantes do coletivo a ser efetivado.

Inscrições para o Enem 2011 começam hoje: provas podem ser feitas em Icapuí


Começou hoje (23/5), às 10 horas, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. O período de inscrição vai até ás 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet no site do INEP, responsável pela realização das provas. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, com início às 13h e abertura dos portões às 12h.

O ENEM segue as mesmas normas da edição anterior, com taxa de inscrição no valor R$ 35,00.  Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública ou que declarem ser parte de família de baixa renda não pagam. 

ENEM em Icapuí

Quem se inscrever no ENEM 2011 terá a opção de fazer sua prova aqui em Icapuí. A Secretaria de Educação e Cultura cadastrou o município junto ao Ministério da Educação para sediar os locais das provas. Essa medida beneficiará aqueles que, nos anos anteriores, precisaram se locomover até cidades vizinhas para fazerem as provas do ENEM. Com isso, acredita-se que haverá um aumento de icapuienses inscritos na prova deste ano.

Saiba mais sobre o ENEM 2011 e/ou faça sua inscrição no site www.enem.inep.gov.br