domingo, 31 de julho de 2011

Fotos de Icapuí: mangue seco sob céu azul


Árvore de mangue totalmente sem folhas. Incrustado em meio ao manguezal da Barra Grande, ostenta sua beleza seca sob um escandaloso céu azul. Ao seu redor, a vida e o mar seguem suas rotinas.

Foto: Claudimar Silva

Artigo: A política partidária e a perda de amizades

Por Ulisses Venceslau
 Editor do Blog

Aqui no município de Icapuí já começamos a perceber as primeiras manifestações políticas. Já temos acesso a informações que revelam vários postulantes a serem prefeitos da cidade. Vários pré-candidatos já oficializaram a sua participação, mesmo que seja parcial, na próxima eleição. Outros possíveis nomes já são cogitados para lutar pela obtenção do maior cargo da cidade. Tudo isso sem falar dos possíveis candidatos a vereadores, cujos nomes já começam a se propagar.
O período eleitoral traz momentos agradáveis e desagradáveis. De um lado, as pessoas têm a oportunidade de tornarem-se participativas na luta pela vitória do candidato que tanto apóiam como acreditam que possa fazer um trabalho em prol da coletividade; do outro, percebe-se, muitas vezes, a existência de situações de desentendimento entre pessoas que possuem propostas políticas divergentes. Diante disso, considero um momento oportuno para convidar você, caro leitor, a refletir comigo sobre uma conseqüência negativa provocada pela política partidária: a perda de amizades.   
Em 2008, na comunidade de Redonda, nos últimos três meses antes da eleição, aconteceu uma cena inusitada que presenciei e quero compartilhar com você. Um dos candidatos a prefeito, acompanhado dos seus candidatos a vereadores, faria um discurso político na comunidade antecedido por um arrastão. Quando o arrastão passou em frente à casa de uma senhora que não apreciava a postura do candidato e não votava nele, várias pessoas perceberam que ela não se conteve e acabou proferindo palavras de desprezo e arrogância para os eleitores e os candidatos que ali estavam.
Cerca de duas semanas depois, foi a vez do outro candidato a prefeito, juntamente com seus vereadores, fazerem o seu ato político, que também foi antecedido por um arrastão. Por incrível que pareça, ao passar em frente à casa de uma outra senhora, vários eleitores perceberem a arrogância dela, que também repudiou o evento, as pessoas e os candidatos que ali passavam.
Embora tivessem propostas políticas divergentes, as duas senhoras comentadas eram vizinhas e, além disso, grandes amigas. Devido à proximidade de suas residências, uma percebeu a ação impensada da outra. No dia seguinte ao último arrastão, logo pela manhã, quando ambas varriam o terreiro, uma delas começou a lembrar da festa ocorrida na noite anterior. “comadre, você viu ali como tinha gente? Não tenho dúvidas de que meus candidatos, tanto a vereador como a prefeito, irão ganhar”, disse a senhora. A outra senhora retificou: “ E você viu aquele arrastão há duas semanas atrás? Com certeza tinha mais gente! Você está enganada comadre, os seus candidatos vão perder e feio”. O bate-papo teve continuidade.
Até o momento a conversa estava razoável. Mas ela foi esquentando. Uma começou a criticar o candidato da outra e vice-versa. Para diminuir esta história, a conversa tradicional que acontecia todos os dias pela manhã quando essas duas amigas varriam o terreiro sempre terminava com alegria e sorrisos. Neste dia, porém, terminou num grande barraco. A discussão era tão grande que os vizinhos ficaram observando e as pessoas que passavam em frente ao lugar paravam para ver a grande discussão, que demorou um bom tempo e terminou da maneira mais triste possível: com a malquerença entre as duas amigas. Desde este dia as duas amigas não se falaram mais.
Após as eleições, os candidatos a vereadores pelos quais elas brigaram tornaram-se grandes amigos por serem colegas de trabalho. Enquanto isso, a amizade entre as duas eleitoras se dissipou. Elas perderam uma amizade singular por causa de motivos desnecessários, porque não souberam defender seus candidatos sem machucar aqueles que tinham preferência por outro. Além de serem imprudentes quando gritaram em voz alta difamando as pessoas e os candidatos durante os arrastões, não foram inteligentes quando destruíram tão grande amizade.
Situações parecidas com essa não são raras na comunidade de Redonda e acredito que em outras comunidades também. Muitos eleitores que defendem candidatos distintos acabam entrando no fanatismo e, por isso, não conseguem medir as palavras e acabam machucando seus conterrâneos ou até mesmo seus amigos e familiares.
 Faltam mais de um ano para as eleições e tomara que cada eleitor defenda seu candidato de forma inteligente, sem maltratar ou machucar outras pessoas, principalmente quando trata-se de amigos. Não vale apena perder amizades por causa disso!           
      


sábado, 30 de julho de 2011

Diário do Nordeste: Efeitos do avanço do mar

Praia de Barrinha - Icapuí/CE
Foto: Claudimar
Extraído do Diário do Nordeste - 31.07.2011

Efeitos do avanço do mar

Surge um estudo técnico, de qualidade, produzido pelo Instituto de Ciências do Mar, sobre o avanço do mar. Depois de avaliar os 573 quilômetros de faixa litorânea, sua conclusão é preocupante porque parte desse patrimônio natural poderá sumir, nos próximos dez anos, se não forem adotadas medidas destinadas a conter a progressão das ondas. O problema é antigo; o que há de novo é seu agravamento.

A erosão costeira, para a instituição de pesquisa, tem múltiplas causas. A ocupação desordenada da faixa atlântica, especialmente, é responsável por, pelo menos, 70% dos problemas atuais. Depois, como complementares, aparecem os fatores climáticos porque, no Ceará, Rio Grande do Norte e no Maranhão, o vento provoca maior impacto nas praias do que a elevação do nível do mar resultante do degelo.

Na raiz do problema, o vento retira a areia das praias para a formação das dunas, reforçando a erosão. Em virtude desse efeito, o nível do mar sobe, sazonalmente, 1,2 metro a cada ano. As consequências dessa ação da natureza estão visíveis em 90% do território do Estado, sendo encontradas, também, nas demais cidades litorâneas do País, constatação suficiente para o desencadeamento de medidas de proteção das praias.

No Ceará, especificamente, o problema afeta as praias nos dois sentidos geográficos. No litoral leste, o problema de maior gravidade concentra-se nas praias da Caponga, em Cascavel, e em Barreira*, no município de Icapuí, este, ameaçado de desaparecer, no prazo de 50 anos, se as áreas erodidas não forem recuperadas. No litoral oeste, o fenômeno é mais grave nas localidades de Morgado, no município de Acaraú, e no distrito de Icaraí, em Caucaia.

No litoral de Caucaia, a situação é mais complexa por haver sido afetado pela construção do Porto do Mucuripe, iniciada na década de 30 e somente concluída nos anos 60. A localização do porto construído em Fortaleza impede, em grande parte, o fluxo de areia para as praias do oeste.

Os efeitos são visíveis: uma faixa de praia de 120 metros, resistente até 1997, há quatro anos vem desaparecendo. As praias do Pacheco e dos Dois Coqueiros, entre o Icaraí e a Barra do Rio Ceará, são arroladas como desaparecidas pelos efeitos do mar.

No Icaraí, surgiu a esperança de recuperação da orla engolida pelas ondas. Para conter a ação destruidora, está sendo aplicada no trecho de 1.370 metros uma técnica de regeneração de áreas degradadas conhecida por "barramar". Ela consiste numa argamassa especial petrificada à medida do avanço das ondas. A barreira de cimento impede que no refluxo as ondas levem a areia da praia. Os primeiros efeitos são auspiciosos para a obra de custo relativamente baixo.

Cascavel, no litoral leste, vem programando intervenção numa faixa de praia de 2.700 metros, com obras estimadas em R$ 1 milhão, financiadas pelo governo federal, a exemplo da contenção do Icaraí. Entretanto, a gravidade do problema exige ação de maior porte, integrada pela União, Estado e as administrações locais atingidas pelo avanço do mar, antes que seja tarde. As áreas de lazer da extensa faixa atlântica brasileira não podem desaparecer.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Grupo Resolver dá os primeiros encaminhamentos à realização da II Campanha pela segurança e contra as drogas

Para apresentar, na íntegra, o projeto referente à II Campanha pela segurança e contra as drogas, o grupo Resolver, da comunidade de Redonda, se reuniu na manhã desta sexta-feira (29/07), na E.E.F Horizonte da Cidadania. O projeto foi apresentado aos integrantes do grupo, onde foi definido a função de cada componente na promoção dos eventos. Como encaminhamento, listou-se uma série de nomes de patrocinadores para custear as despesas da campanha, bem como programou-se várias alternativas para garantir uma boa divulgação.

Em meados do ano passado, o grupo Resolver realizou o lançamento da Campanha pela segurança e contra as drogas na tentativa de dar continuidade à esta iniciativa. Todos os anos haverá essa mobilização na comunidade. Neste ano, a campanha será constituída por três dias de eventos, cuja programação será divulgada posteriormente em vários veículos de informação.

Além de sensibilizar as autoridades constituídas e os moradores da comunidade para o enfrentamento consciente do uso e tráfico de drogas, a II Campanha visa contribuir na prevenção de crianças e adolescentes. Para isso, serão desenvolvidas várias atividades educativas, como palestras e produção de cartezes.  A campanha será realizada nos dias 07, 08 e 09 do mês de setembro.   

Monitores de Dança participaram de capacitação na Escola de Ballet Goretti Quintela


Cinco monitores de dança, que atuam em projetos sociais no município de Icapuí, participaram do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para Monitores em Dança Escola de Ballet Goretti Quintela em Fortaleza  no período de 12 a 22 de junho de 2011.

O grupo teve total apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, através do Departamento de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Turismo e Esportes. 
Desde 1985 a ESCOLA DE BALLET GORETTI QUINTELA, em parceria com ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARA - APDMCE, vem promovendo o curso de capacitação e Aperfeiçoamento para Monitores em Dança, coordenado pela professora GORETTI QUINTELA. 

O curso conta com um quadro de professores renomados e oferece disciplinas práticas e teóricas de dança e teatro. Este ano a ESCOLA DE BALLET GORETTI QUINTELA, inova oferecendo duas bolsas de estudo de balé a dois monitores que mais se destacarem durante o curso, podendo os mesmos serem escalados para o espetáculo de final de ano da escola.

Disciplinas e Metodologia utilizadas no curso:
Alongamento, Balé Clássico, Concepção e Composição Coreográfica, Contemporâneo/Moderno, Danças Populares, Dança Criativa (Baby Class), Jazz, Teoria (Historia da Dança), Aulas Complementares, Avaliações, Encerramento, Valores da Dança.

Monitores que participaram:
Renata de Sousa Rebouças
Anderson Levy da Costa
Maria Jaquiele da Silva
João Lenon de Alcântara
Elisabeth Amorim da Silva

Informações enviada por:
BRUNA NARCISO
Assessoria de Comunicação da Sec. de Turismo e Esporte

Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social é debatida em Aracati

Extraído do site da APRECE

27.07.2011
Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social é debatida em Aracati

As 14 cidades que fazem parte da 9ª e 10ª regiões do Ceará, representadas por Aracati e Limoeiro do Norte, respectivamente, participaram nesta terça-feira (26), da oficina sobre a Conferencia Municipal sobre transparência e Controle Social (Consocial). A reunião, que teve o maior número de participantes dos encontros realizados até agora, contou com a presença de prefeitos e representantes de Icapuí, Fortim, Beberibe, Palhano, Jaguaruama, Russas, Quixeré, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Aracati e Limoeiro do Norte, Alto Santo e Itaiçaba.

Na ocasião, formam disseminadas as informações sobre a Conferência e enfatizado o apoio que o Governo do Estado dará a cada município para a realização da Consocial Municipal. O vice-governador, Domingos Filho, demonstrou a todos a importância de prezar pela transparência e de incentivar o controle social para que, assim, as gestões municipais sejam cada vez mais fortalecidas. Após essa primeira fase, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Controladoria Geral da União (CGU) apresentaram os aspectos gerais da Conferência, citando objetivo, custeio e organização. Além disso, foi disponibilizado aos gestores presentes um material contendo documentos e uma proposta de minuta do decreto de convocação da conferência, a fim de facilitar a realização da mesma.

Por acreditar na grandeza dessa iniciativa e nos benefícios que a Conferência trará para cada município, a Aprece possui uma participação atuante na mobilização e incentivo da realização da Consocial. A meta da comissão executiva é conseguir mobilizar e concretizar 184 Conferências municipais no Ceará e, com isso, eleger 2.200 delegados para a etapa estadual, que, de acordo com o Decreto Estadual nª 30.576, está agendada para os dias 02 e 03 de março de 2012. Os municípios possuem até o dia 02 de setembro para realizarem as convocações das Conferências municipais e até até novembro de 2011 para realizar as mesmas.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Redonda recebe encontro do I Ciclo da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar


A comunidade de Redonda em Icapuí receberá encontro nesta quinta-feira (28/07) dentro do I Ciclo da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar realizado pela Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura, com objetivo de conhecer, analisar a demanda da categoria e suas necessidades. abaixo a matéria exposta no portal do Governo do Ceará:


I Ciclo da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar prossegue com atividades 

A secretaria de Pesca e Aquicultura (SPA) está desenvolvendo nos municípios do Ceará o I Ciclo de Encontros da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar. O objetivo é conhecer, analisar a demanda da categoria e suas necessidades, como também aproximar as entidades do órgão responsável pelo setor no Estado.

As atividades tiveram início no mês de maio e seguirão até o mês de novembro com encerramento no município de Jaguaribara, com data a ser definida. Após a conclusão do Encontro, a Secretaria irá traçar um diagnóstico do setor para atender as necessidades de cada região.

De acordo com secretário Estadual da Pesca, Flávio Bezerra, “estão sendo analisadas as necessidades das colônias, associações, federações, sindicatos e cooperativas que representam os profissionais que trabalham no setor da pesca artesanal, para posteriormente atender a categoria”, explicou.

DATAS E LOCAIS DOS ENCONTROS

DATA        DIA         LOCAL

28/07/11        Quinta        Aracati – Icapuí (Redonda)

03/08/11        Quarta        Maranguape – Guaiúba – Pacatuba – Itaitinga –  Maracanaú – Acarape – Redenção

04/08/11        Quinta        Eusébio – Horizonte – Pacajús – Chorozinho – Barreira – Ocara

17/08/11        Quarta        Amontada – Itapipoca – Trairí (Mundaú)

18/08/11        Quinta        Paraipaba – Paracurú – São Gonçalo do Amarante

31/08/11        Quarta        Quixadá – Itapiúna – Choró – Capistrano – Aracoiaba –  Ibicuitinga – Banabuiú

01/09/11        Quinta        Quixeramobim – Solonópole – Senador Pompeu – Milhã –  Dep. Irapuan Pinheiro – Mombaça – Piquet Carneiro

14/09/11        Quarta        Caucaia – Fortaleza – Aquiraz

15/09/11        Quinta        Cascavel – Beberibe – Fortim

28/09/11        Quarta        Boa Viagem – Tauá – Catarina – Pedra Branca – Madalena

29/09/11        Quinta        Novo Oriente – Crateús – Tamboril – Catunda – Nova Russas – Ipueiras – Hidrolândia

14/10/11        Sexta        Russas – Palhano – Itaiçaba – Jaguaruana – Quixeré – Limoeiro do Norte – Tabuleiro do Norte – São João do Jaguaribe –  Morada Nova

26/10/11        Quarta        Umirim – Pentecoste – General Sampaio – Uruburetama –  S. L. Curú – Apuiarés – Tejuçuóca – Tururú -Caridade – Canindé

27/10/11        Quinta        Granja – Sobral – Massapê – Forquilha – Irauçuba – Miraíma – Coreaú – Frecheirinha – Cariré – Groaíras – Santana do Acaraú – Senador Sá – Santa Quitéria – Varjota

09/11/11        Quarta        Cariús – Iguatú – Quixelô  – Acopiara - Orós

10/11/11        Quinta        Cedro – Várzea Alegre – Lavras da Mangabeira - Umari –  Baixio – Ipaumirim – Aurora – Granjeiro - Icó

23/11/11        Quarta        Juazeiro do Norte – Crato – Caririaçú – Barro – Barbalha – Missão Velha

24/11/11        Quinta        Jaguaribara – Iracema  - Jaguaretama – Alto Santo – Jaguaribe – Potiretama


Assessoria de Imprensa da SPA
Mona Lisa Mazza ( monalisa.mazza@spa.ce.gov.br / 85 3101.6371 - 8755.6064

Fonte: Governo do Ceará

quarta-feira, 27 de julho de 2011

História em imagens

A DIGITART Designer, em parceria com o Blog “A Cidade, Icapuí” preparou uma galeria de imagens de satélite que comparam alguns pontos de Icapuí nos anos de 2002 e 2009. As imagens foram obtidas através do Software Google Earth e mostram desde o avanço da maré na praia de Barrinhas ao avanço imobiliário próximo à região do estádio de futebol. Vale apena conferir.
Destaque: Mudanças no Canal do Manguinho

Destaque: Avanço da maré e novas casas.
Destaque: próximo à região do estádio de futebol.

Destaque: Quadra Coberta e Crescimento imobiliário próximo à quadra.

 Em breve mais imagens. Deixe sua sugestão.



Fotos de Icapuí: Um bando de Garças em Tremembé

A Foto de Icapuí de hoje é da praia de Tremembé, mostrando a tranquilidade praiana em harmonia com a natureza, onde um bando de garças passeia livremente. A Foto foi tirada por Jéssica Rebouças.

Artigo: Seja o meu Céu...


Escrito por Silvana Nazareth

Sol, mar do Peixe Gordo (o melhor de todos os mares), cervejinha gelada, irmãs, sobrinhos, muita risada e etceteras e tal...

Vista da Casa da Praia

Pelas postagens anteriores vocês sentiram que eu andava meio assim, assim... Fui recarregar as baterias no Ceará. O Peixe Gordo é uma praia do litoral cearense, distrito de Icapuí. Descrições turísticas a parte, o Peixe Gordo é meu paraíso familiar, lugar onde abriga as melhores recordações de férias da infância e adolescência, afetos especiais, emocionantes encontros, diversão, risos e muita festa! Poderia escrever dias a fio sobre o peixe Gordo. Não tem como ir lá e não sair chorando de saudades. Minha irmã Stephania até beija as paredes toda vez que vai embora. Sentiu o drama?! Pois é, eu estava lá... No meu Céu.


Casa do Peixe Gordo
Toda construída por meu Avô Zeca, do piso aos ferrolhos de madeira.

Ontem quando cheguei em casa da viagem, entrei na net pra ver se conseguia postar, mas a mente cansada não me deixou, daí fiquei visitando minhas paragens virtuais preferidas e fui no Road trip da Nina, uma espécie diário de viagem com impressões bem sensíveis dos lugares visitados e outras coisitas mais que a Nina mostra por lá. Então, ontem encontrei um post lá que me levou imediatamente de volta ao Peixe Gordo, Dear Photograph: Olhando para trás..., uma ideia bem legal que me fez recordar inúmeras fotografias que minha família possui e que ainda podem ser reproduzidas em alguns cenários do Peixe Gordo. Me deu uma super vontade... Quando for em casa (casa de Mamãe) vou dar uma procurada em alguns baús e organizar uma série... Tomara que dê certo! depois posto o resultado aqui.


 
 

Municípios cearenses passam por georreferenciamento

A Comissão de Divisão Territorial/Criação de Novos Municípios da ALEC,em parceria com o IPECE e o IBGE vem realizando o georreferenciamento nos Municípios cearences. Esta Comissão que tem à frente o Deputado Neto Nunes (PMDB), já visitou vários municípios e já efetuou o estudo de georeferenciamento destas localidades. Segundo o Engenheiro Luis Carlos Mourão, responsável pela equipe que de fato vai ás localidades literalmente por a mão na massa, Já estão prontos os trabalhos nos seguintes municípios: Beberibe, Icapuí, Aracati, Palhano, Itaiçaba, Quixeré,Limoeiro do Norte, Jaguaruana e Russsas e Parcialmente em Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Alto Santo, são João do Jaguaribe,Jaguaribara, Pereiro, Ererê e Iracema. Ainda Segundo o Dr. Luis Carlos Mourão, até o fim de Agosto em 21 Municípios, os trabalhos já estarão completamente concluidos. Dr. Mourão tem feito um trabalho exemplar nesta área, sempre em companhia de seu fiel escudeiro Luis Farias.
 
Fonte: Blog do KTSantos visto no blog Peixe Gordo

O Estado: Empresa realiza aulas de surf para crianças carentes

Os jovens empresários cearenses estão dando bons exemplos para o setor, promovendo diversas ações de responsabilidade socioambiental. Exemplo disso é a turma da Surfstore, que tem à frente os empresários João Victor Vicente Alencar. O empreendimento tem realizado atividades socioeducativas junto a crianças carentes, sempre tendo o esporte como ponto de apoio.

No mês de julho, as comunidades das praias de Redonda, em Icapuí, e Taíba, em São Gonçalo do Amarante, receberam as ações da Surfstore. Em cada uma dessas praias, cerca de 30 crianças participaram do evento, que incluiu palestras sobre nutrição, bons hábitos alimentares, prática de esportes, combate ao álcool e drogas; aula prática de surf; e aula prática de resgate e salvamento, com o apoio do corpo de bombeiros. As crianças ainda ganharam uma prancha, lanches e uma camisa.

O evento realizado na praia de Redonda teve como convidada a atleta campeã da Liga Cearense de Bodyboarding 2010 Ana Lyvia Martins, que ministrou aula de bodyoard para as crianças e também palestra sobre boa alimentação, enfatizando a importância das frutas.

“Trabalhar com criança é sempre ótimo, elas se mostram entusiasmadas com tudo o que é passado e o brilho nos olhos de cada criança com a primeira prancha nas mãos é algo indescritível. Saí de lá com a sensação de dever cumprido perante meu esporte, que eu tanto amo. Responsabilidade social deveria ser obrigação de toda empresa. Foi um momento mágico e que para mim valeu mais do que qualquer título já conquistado”, afirma Ana Lyvia.

Diário do Nordeste: ICAPUÍ E QUIXERÉ - Cadeias serão reformadas

Termo de Ajustamento de Conduta prevê, nas duas cidades, reformas urgentes nas cadeias públicas
Icapuí Depois de anos com reclamações da comunidade, de agentes penitenciários e dos próprios presos, finalmente a cadeia pública de Icapuí será reformada, sob a pressão do Ministério Público. O problema lá é sério: sujeira, fedor, estrutura hidráulica comprometida, fossa rotineiramente entupida aumentando o caos na cadeia. Assim, como em outras cadeias públicas do Ceará, a situação é de uma precariedade como quem enjaula bicho. Prefeitura e Ministério Público assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) dando dois meses para a reforma.

A reforma da cadeia pública inclui a construção de muro de contenção atrás do prédio, para evitar fugas, substituição do piso no pátio lateral, pintura em toda a estrutura, inclusive nas grades, conserto de torneiras, chuveiros e retirada dos dejetos da fossa. O termo foi firmado entre o promotor de Justiça, Adriano Jorge Pinheiro Saraiva, e o prefeito, José Edilson. A Secretaria Municipal de Infraestrutura tem dois meses para concluir a obra (contados a partir da assinatura), sob pena de multa no valor de dez salários mínimos por cada dia de atraso.

Em Quixeré, termina no dia 29 de julho, o prazo de 90 dias dado pela juíza Flávia Setúbal de Sousa Duarte sobre o pedido de antecipação da tutela proposto pelo promotor de Justiça, Cleiton Sena de Medeiros.

Com base no pedido do Ministério Público, a magistrada ordenou que fosse reforçada a estrutura física do estabelecimento prisional, sobretudo o forro do prédio, fornecendo condições adequadas de higiene que atendam aos ditames do relatório elaborado pela vigilância sanitária. Além disso, deve-se melhorar a segurança por meio da construção de uma guarita elevada no local.

Precariedade
A cidade de Quixeré possui apenas uma cadeia, e assim como em Icapuí, a situação é precária, "uma vez que o prédio é bastante antigo, possui baixa capacidade de alojamento, além de não atender aos parâmetros legais relativos à salubridade, segurança interna e higiene, além de se situar em local inapropriado, permitindo fácil exposição aos transeuntes, pois não conta sequer com muros de isolamento", afirma a juíza.

A estrutura precária e a carência de efetivo nestas duas cadeias refletem, todos os anos, em fugas ou tentativas. Em fevereiro de 2011, o detento Rafael Vieira da Silva, 20 anos, conseguiu fazer um buraco na parede da cadeia de Icapuí, no entanto, foi pego antes de fugir.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Grupo Resolver realiza confraternização

Para celebrar os seus dois anos de existência e atuação na comunidade de Redonda, o grupo Resolver- Ética e Cidadania se reuniu neste sábado (23/07), às 10:00h, para um momento de confraternização. Durante o evento foram resgatadas algumas lutas e conquistas do grupo e apresentado o projeto referente à II Campanha contra as drogas, que será realizada no próximo mês de setembro.


O grupo Resolver – Ética e Cidadania foi fundado em 2009 por pessoas de boa vontade, que viam a urgente necessidade de ser construído um espaço propício para a discussão e encaminhamento dos problemas vigentes na comunidade de Redonda. O nome da entidade revela que a luta por ela empreendida está focada no bem coletivo e na qualidade de vida humana, onde a ética e a cidadania se configuram como valores a serem honrados por todos os cidadãos.


Por causa dos persistentes problemas vivenciados na pequena comunidade de pescadores artesanais (Redonda), as lutas assumidas pelo grupo sempre foram muito laboriosas, embora os seus integrantes tenham mantido sempre a motivação e a esperança na busca constante por melhorias. Apesar de enfrentar uma série de desafios, o Resolver mantém-se coerente e comprometido com a sua corrente ideológica. Isso é reflexo do ardente desejo de fazer da comunidade de Redonda um lugar sempre mais agradável e aconchegante.


Em suas reuniões, o Resolver discute os problemas que mais afligem a população e estuda as possíveis alternativas que podem produzir soluções para os mesmos. Desde a sua existência, o grupo não mede esforços na busca incessante por melhores condições de vida para os moradores de Redonda, dedicando-se principalmente nas questões relacionadas à segurança, ao tráfico de drogas e à saúde, onde os problemas são mais visíveis e preocupantes.


Mesmo sendo uma entidade apartidária, o grupo procura sensibilizar as autoridades constituídas a honrarem o seu compromisso de representar o povo com a devida responsabilidade. Para isso, provoca a participação de algumas lideranças políticas tanto nas suas discussões como na execução das ações pensadas coletivamente, as quais visam construir mudanças positivas para toda a população.

2 Anos de Blog: Transmissão de vídeo às 21 horas


Ainda em comemoração a aniversário de 2 anos do blog A Cidade, Icapuí, faremos uma transmissão de vídeo ao vivo hoje a partir das 21 horas por meio de TwitCam.

O editor Adolfo Maia falará sobre a fundação do blog,  curiosidades, sobre o papel desempenhado pelo blog na sociedade icapuiense, entre outras coisas.

A transmissão será participativa, havendo interatividade pelos twitter  @acidadeicapui , pelo facebook (www.facebook.com/acidadeicapui), e poderá ser assistido na aba Vídeo na coluna à direita, além de ser vista no site da twitcam.

Icapuí participa da plenária do PPA do Governo do Ceará para 2012-2015

Aconteceu hoje (26/7) na cidade de Aracati-CE, a plenária de planejamento do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado (PPA) 2012 – 2015 do Governo do Estado do Ceará, com representantes da Região do Baixo e Médio Jaguaribe, dando encerramento a série de oficinas regionais que comporão o PPA. Icapuí esteve presente no evento, com a participação de diversos representantes da sociedade civil, do poder legislativo e executivo e de populares, que contribuíram com opiniões e questionamentos acerca das propostas apresentadas. 

De acordo com o site da Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG, o "Planejamento Participativo e Regionalizado do PPA faz parte do compromisso assumido pelo Governo do Estado nas etapas de formulação, implementação, controle e avaliação de suas políticas públicas. O objetivo maior é aprofundar a democracia participativa, constituindo uma nova dinâmica entre Estado e sociedade. Nesse sentido a Vice-Governador e a Secretaria do Planejamento e Gestão - Seplag em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, coordenam os encontros regionais, com apoio de outras setoriais, nos quais são travados diálogos com representações da sociedade, do poder local e do setor produtivo dos 184 municípios cearenses organizados em espaços microrregionais.

Desse encontro, ficaram estabelecidas prioridades a serem executadas pelo Governo do Estado do Ceará, através de seus programas e orçamentos para o quadriênio 2012-2015, sendo a Saúde, Desenvolvimento da Agricultura e Educação as três metas estratégicas escolhidas pela plenária como mais importantes. Desenvolvimento econômico de modo geral, infraestrutura, turismo e segurança pública também foram citadas, sendo incluídas dentro das propostas de prioridades do governo do estado.

Mais informações no www.seplag.ce.gov.br 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pesca da Lagosta em Icapuí é tema de reportagem do Hoje em Dia - Record

Em uma reportagem de 20 minutos, o programa Hoje em Dia, que é exibido nas manhãs da Rede Record exibiu nesta 25 de julho.

Aborda a crise entre os pescadores da Barrinha e de Redonda, o avanço da maré, a forma de como pesca legalmente, a pesca de compressor e a utilização de marambaias.

Assista o vídeo abaixo:

Pescadores legalizados enfrentam concorrência pela pesca da lagosta no CE

Pesca predatória ameaça meio ambiente no litoral do Ceará

Do R7

Pescadores legalizados enfrentam concorrência de mergulhadores clandestinos na pesca na lagosta. Esses piratas do mar chegam a usar equipamentos improvisados para pescar o crustáceo. Segundo os pescadores, o caso já virou caso de Justiça, mas o Ibama tem dificuldade de combater a ação.



Fonte: Hoje em Dia - R7.com

Icapuí e mais 9 municípios ganham casas de farinha

Extraído da Secretaria de Desenvolvimento Agrário/CE:

Municípios serão beneficiados com Casas de Farinha

Municípios serão beneficiados com Casas de Farinha


A iniciativa faz parte do Projeto de Modernização e Fortalecimento do Setor da Mandiocultura
22/07/2011

Dez municípios cearenses serão contemplados com Projetos de Casa de Farinha, através de parceria entre Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A iniciativa faz parte do Projeto de Modernização e Fortalecimento do Setor da Mandiocultura e beneficiará 16 associações comunitárias.

O investimento da SDA corresponde a R$500 mil e contempla os municípios de Cascavel, Chorozinho, Acaraú, Morrinhos, Carnaubal, Aracati, Beberibe, Icapuí, Itaiçaba e Campos Sales. O MDA é parceiro da secretaria fornecendo máquinas e equipamentos para 10 casas.

De acordo com o assessor técnico do Programa de Mandiocultura na SDA, Afonso Fernandes, cada Casa de Farinha recebe investimento total de R$48 mil e é equipada com triturador de raiz, prensa manual de cestos, triturador de massa prensada, forno de ferro, uniformizador, tanque móvel com 250 litros, balança e termômetro.”O objetivo é modernizar as casas de farinha para que os agricultores coloquem um produto de qualidade no mercado”, frisou.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (85) 3101.7631


Fonte: SDA

Diário do Nordeste: Prefeitura de Icapuí tem até dezembro para municipalizar o trânsito

Imagem ilustrativa: Google
Prefeitura de Icapuí tem até dezembro para municipalizar o trânsito



A prefeitura de Icapuí tem até o final deste ano para implantar o Departamento Municipal de Trânsito. O prazo ficou definido em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado. Ficará, assim, instituída a municipalização do trânsito como o maior passo para coibir o trafego irregular de veículos. Até lá, a polícia vai atuar com fiscalização parcial, responsabilizando os donos de veículos que cedam o transporte a pessoas não habilitadas, bem como veículos com placas dobradas, aduteradas ou clonadas e com documentação irregular.

O acordo foi firmado em audiência pública na semana passada, da qual participaram o promotor de Justiça Adriano Jorge Pinheiro Saraiva, o prefeito José Edilson, José Nunes (secretário de Finanças), Ana Lúcia (sec. Educação), Juliana Carvalho (delegada de Polícia Civil), John Roosevelt (comandante de Polícia Turística), Paulo de Tarso (PM Aracati) e José Edinardo (comandante Batalhão de Russas).

É comum se ver nas ruas de Icapuí pessoas dirigindo veículos, especialmente motos, sem capacete, ou com placas irregulares e até mesmo a desgarca da moto alterada. É uma realidade fácil de encontrar no Interior, principalmente nas cidades que ainda não possuem departamento local de trânsito. Trânsito irregular aumenta os risco de acidentes, de mortes, e quem tem “sorte” de sobreviver, lota os setores de emergência dos hospitais públicos, a maioria dos quais recorrendo ao IJF, em Fortaleza. Piorando, assim, o conceito de super lotação.

Publicado em 25/07/2011 - por Melquíades Júnior (Diário Vale do Jaguaribe)

Diário do Nordeste: Entrega do aeroporto de Aracati já demora dois anos


Do blog Diário Vale do Jaguaribe

23.07.2011
Entrega do aeroporto de Aracati já demora dois anos

O aeroporto de Aracati será inaugurado “neste semestre”. Pode ser em agosto ou setembro. Ou dezembro, pois o semestre vai até lá. Antes seria em 1º de junho, mas também houve informação pelo Secretário de Turismo, Bismarck Maia, de que seria no início do ano. A primeira previsão era concluir a obra em julho de 2009. Alterações no projeto e atrasos da construtora seriam os maiores motivos para tanta demora da obra que começou anunciada ao custo aproximado de R$ 20 milhões e deve terminar custando R$ 37 milhões.

A Secretaria do Turismo anuncia até R$ 30 milhões para promoção e publicidade do turismo no Ceará e 2011. A campanha nacional “Ceará – Alegria em seu melhor sentido”, deve incentivar principalmente o turismo litorâneo. São os paraísos praianos que compõem os principais cartões-postais do Estado. O aeroporto de Aracati, quando concluído, deverá receber vôos nacionais direto para o famoso litoral que inclui Canoa Quebrada, Majorlândia, bem como as praias dos municípios de Beberibe e Icapuí. A inauguração será com um voo charter, direto de São Paulo. Mas a grande dúvida é, definitivamente, quando isso vai acontecer. Por que tanto atraso numa obra que deveria ser inaugurada dois anos atrás e que, conforme a Secretaria do Turismo, nao teve dificuldades no repasse de recursos?

Em junho do ano passado o aeroporto estava 80% concluído, conforme o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), subordinado à Secretaria de Infra Estrutura (Seifra). Os outros 20% correspondiam basicamente ao terminal de passageiros, que sofreu alterações no projeto (ainda houve espera por aditivo financeiro) ao todo incluindo pátio de aeronaves e pista (2.400m). Os custos somavam, em 2009, próximo de R$ 20 milhões, mas o Governo do Estado já anunciou que o aeroporto recebeu R$ 37 milhões em investimentos. O blog apurou que um cronograma aponta para até o fim deste mês a instalação do teto do terminal de passageiros e em agosto a colocação do piso.

No dia 24 de março deste ano, indagado, via twitter, por este repórter, sobre quando se dará a conclusão do aeroporto, o secretário de Turismo, Bismarck Maia, respondeu que “a construtora garante entregar o terminal entre 30/04 e 15/05. Cobrança e monitoramento não faltam de nossa parte”. No dia 20 de julho deste ano, fiz a mesma pergunta (da data) ao secretário. “Neste semestre”, respondeu.

Fonte: Diário Vale do Jaguaribe do jornalista Melquíades Júnior (Diário do Nordeste)

domingo, 24 de julho de 2011

Concurso da Câmara de Vereadores sairá do papel

O Concurso Público da Câmara de Vereadores saírá do papel é o que garante a mesa Diretora da Câmara de vereadores de Icapuí composta pelos vereadores Gilson da Paz Segundo, Manoel Jeová (Cadá) e Jerônimo Felipe, quando questionados pelo vereador  do PCdoB Marcos Nunes. O presidente  Cadá afirma que em breve fará o anúncio ofícial e que ele está determinado para que o mesmo seja realizado. 

Segundo o vereador Jerônimo do PT, secretário da casa., diz: " Esta é uma questão de honra para esta mesa diretora  entrará na história por que vai realizar o Concurso Público".

Sem querer adiantar para não gerar especulações o presidente Cadá  afirma que no início do próximo semestre será criado os cargos  para que seja feita a realização do mesmo e adianta que as vagas ficarão em torno de 10 a 15 vagas.
 

Equipe da Petrobras visita projeto De Olho na àgua em Icapuí


Os técnicos da Petrobras, Dorisângela e Geraldo, da Unidade de Mossoró, visitaram o Projeto “Brincando no presente para ser cidadão no futuro”, que se realiza em Icapuí e que tem apoio da Petrobras através do FIA – Fundo da Infância e Adolescência. Além de visitar as duas unidades do Projeto, uma no Centro e a segunda na Requenguela, a equipe visitou também o Projeto “Mulheres de Corpo e Algas” e as instalações da Estação Ambiental Mangue Pequeno, que contam com o apoio do Programa Petrobras Ambiental.

Os visitantes falaram também de assuntos referentes à "VII FEIRASSI - Feira Anual das Associações da Agricultura Familiar, da Arte e do Artesanato dos Produtores Rurais do município de Icapuí", uma realização da Federação de Entidades Comunitárias de Icapuí - FECI.

A Feira acontece na praça central da cidade, das 8h às 22h. Lá artesãos e doceiras terão a oportunidade de expor e vender seus produtos. Paralelamente, acontecem seminário de empreendedorismo, oficina de meio ambiente para crianças e adolescentes, entretenimento cultural e educativo, gastronomia, apresentações artísticas (música, teatro e cinema).
A Fundação Brasil Cidadão participará do evento com um stand com seus trabalhos, entre os quais apresentações das crianças e adolescentes com shows de flauta, teatro, vídeos e exposições. 

Jiu-Jitsu de Icapuí participa de competição em Russas

Equipe de Jiu-Jitsu de Icapuí participa de competição em Russas
A equipe de Jui-Jitsu de Icapuí, treinado pelo professor Markiolki, participa neste domingo (24/07) da  Copa Russas de Jiu-Jitsu na cidade de Russas-CE, que acontece no ginásio da AABB.O evento organizado pelo faixa-preta Sartori contará com disputas em todas as faixas e os conferes terão inicio ás 9h da manhã.

O evento conta com presença na competição atletas de Fortaleza, Aracati, Jaguaruana, Itaiçaba, Limoeiro, Palhano e Icapuí, além de lutadores do Rio Grande do Norte, oriundos de Baraúnas e Mossoró.

Com informações do sítio Meia Guarda

Vereador Marcos Nunes de Icapuí fala à população de Aracati através da TV Sinal


Marcos Nunes, vereador do PCdoB de Icapuí fala aos aracatienses através do programa "Bom dia Cidade" apresentado por Sandro Guimarães, sobre seu trabalho como legislador e fiscal do povo.
A redução da taxa de iluminação pública – CIP já é uma realidade para a população de Icapuí, vários consumidores já receberam suas contas com as devidas correções, graças ao empenho e determinação do vereador Marcos Nunes que também chamou atenção dos vereadores, prefeitos e população de Aracati, Icapuí e Jaguaruana a fim de fazer chegar ao governador Cid Gomes o entendimento sobre a importância da construção de uma rodovia CE interligando Icapuí/Jaguaruana, explicando passo a passo sobre os ganhos para economia e turismo aproximando os três municípios. O vereador citou ainda exemplos que lograram êxito no estado vizinho do Rio Grande do Norte.

Fonte: Aracati em Foco

Vereador Jerônimo Reis visita a Secretaria da Pesca do Estado

Nesta Quarta-feira dia 20 de Julho, o vereador Jerônimo esteve em Fortaleza e participou de uma reunião, juntamente com os também vereadores Marcos Nunes, Cadá e o diretor do SAAE Almir,  com o secretário estadual da pesca, ex. deputado federal Flávio Bezerra, onde discutiram alguns projetos que a secretaria pode implatar na nossa região. Aproveitando o momento, o vereador Jerônimo, pediu ao secretário Flávio Bezerra que procurasse discutir com o Governador Cid Gomes uma alternativa de emprego e renda para os muitos pais de família do nosso município que ficaram desempregados com o fim da pesca de rede, como os remendadores principalmente, e, que pensasse no incentivo e apoio a pesca de peixe marinho como uma alternativa para os nossos pescadores de lagosta, que pescam ilegalmente, poderem sair dessa discriminada e perigosa situação.

O vereador Jerônimo ouviu do secretário o comprometimento de que terá na sua pessoa um aliado no que se refere a investimentos no nosso município, que está iniciando os trabalhos agora e que ainda está montando sua secretaria, mas que Icapuí terá sempre participação nos projetos que forem desenvolvidos e que possam ser implantados no município, reafirmando seu compromisso de apoio ao vereador Cadá e de ajuda a Icapuí, e, que no inicio do próximo ano começará a aparecer as ações da sua secretaria.

Veja como Icapuí (CE) aprendeu a proteger bancos de algas (2)

Assista a segunda parte da reportagem sobre o cultivo de Algas Marinhas na Praia de Barrinha em Icapuí exibido no programa Good News da Rede TV no dia 23 de julho às 21 horas.



Mulheres e caiçaras da região criaram um projeto para criar novas mudas e lucrar com os produtos feitos com essas matérias-primas. Tudo isso sem provocar a extinção da espécie do vegetal marinho.

Fonte: REDE TV

Veja como Icapuí (CE) aprendeu a proteger bancos de algas

Assista a primeira parte da reportagem sobre o cultivo de Algas Marinhas na Praia de Barrinha em Icapuí exibido no programa Good News da Rede TV.



Mulheres e caiçaras da região Criaram um projeto para criar novas mudas e lucrar com os produtos feitos com essas matérias-primas. Tudo isso sem provocar a extinção da espécie do vegetal marinho.

Fonte: REDE TV

Good News-Rede TV mostra projeto de proteção e recuperação de algas marinhas no litoral cearense


Clarisse Capistrano acompanha o processo de cultivo das algas - Foto: Reprodução/RedeTV!
A equipe do Good News  foi até o município de Icapuí, no litoral cearense, para conhecer o projeto de proteção e recuperação de um banco natural de algas marinhas, desenvolvido por um grupo de moradores da região. Eles criaram uma maneira de cultivar novas mudas, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema, além de lucrarem com os produtos feitos das algas, uma alternativa para incrementar a renda de 12 famílias  cearenses. Desde que a iniciativa foi colocada em prática pela Fundação Brasil Cidadão em parceria com a comunidade, a alga marinha está presente na merenda escolar da rede pública e em produtos de higiene pessoal (sabonetes e shampoos). E o melhor: sem causar qualquer dano ambiental e preservando a espécie.



A repórter Clarisse Capistrano ouviu algueiros da praia da Barrinha, entre eles, Maria da Costa, que contou como surgiu a ideia de cultivar esse vegetal marinho. "Antigamente, pegávamos a alga à toa e vendíamos para atravessador. Não sabíamos para o que ela servia. Era só vender e vender. Ela foi diminuindo e ficamos preocupados, porque o trabalho feito com as algas era a forma de sobrevivência de muitas famílias. Um grupo de mulheres se juntou e começou a pensar em uma maneira de preservar as algas. E deu certo. Faz mais de dez anos que estamos engajados no projeto 'De Corpo e Alga'", conta.


A bióloga Rose Ferreira também conversou com a equipe do Good News. "Quando eu descobri que Icapuí possuía o segundo maior banco de algas do litoral leste do Ceará, percebi que era aqui que os peixes e todos os animais da fauna marinha se reproduziam. Então, decidi estudar. A gente pesquisou as espécies, quais eram importantes para pesca e descobrimos a comunidade da praia da Barrinha como sendo uma das comunidades de Icapuí que mais extraía algas do banco. Foi aí que a Fundação Brasil Cidadão tentou manter essa atividade, só que de forma sustentável".

Policia de Tibau e Icapuí desbarata quadrilha que agia na região litorânea

Uma operação conjunta envolvendo policiais do pelotão de Tibau e uma guarnição da cidade de Icapuí e Aracati no estado do Ceará, conseguiu tirar de circulação na manhã de sexta feira 22 de julho de 2011, o que eles acreditam ser uma quadrilha que vinha praticando assaltos em toda região litorânea do RN e Ceará.

Por volta de 4 horas da manhã de ontem, dois amigos que se encontravam veraneando com suas famílias na praia do ceará, mais precisamente na Praia de Peixe-Gordo em Icapuí, foram surpreendidos por um grupo que chegou no local em um veiculo tipo celta de cor escura e anunciou o assalto.
 
Os malévolos fizeram um verdadeiro arrastão na residencia, deixaram as famílias trancadas dentro de um quarto da residencia e fugiram levando uma arma pertencente a um patrulheiro da Rodoviaria Federal e o veiculo do proprietário da residencia.

Na fuga o veiculo de propriedade de um dos acusados, atolou na praia e foi parcialmente coberto pela água do mar, o outro veiculo levado do dono da residencia, quebrou e foi abandonado na estrada da raiz já bem próximo a Mossoró. Dentro do veiculo atolado na praia, foram encontrado pertences e roupas das famílias e os ocupantes presos em flagrantes pelos policiais envolvidos na operação.

* Peterson Menezes de Souza, dono do veiculo, morador do bairro paredões em Mossoró. Ele disse a policia que estava só passando pelo local e não tinha nada a ver com os acusados pelo assalto.

* Aureliano Rodrigues de Souza, morador do bairro Paredões, estava em companhia de Peterson. Tambem nega qualquer envolvimento com o assalto.

Os dois rapazes estão morando com suas famílias em uma casa alugada na praia do ceará. A policia acredita que é uma estrategia para a pratica de crimes na região.
 
Os mesmos monitoram os moradores que usam as praias para seus descansos e passam as informações para os outros, que aguardam o momento certo de agir.
Os dois foram reconhecidos pelas pessoas que foram vitimas do assalto, mas foram conduzidos para a cidade de Aracati onde deverão ficar presos, já que o crime aconteceu em uma praia de Tibau, mas no estado do ceará.
 
A policia já sabe os nomes dos outros envolvidos e agora tenta localizá-los e prendê-los.
 
A operação foi coordenada pelo oficial de operações de mossoró, Ten Julio César com os policiais de Tibau, Icapuí e Aracati.
 
* OBS: Para visualizar as fotos em tamanho grande, basta clicar no link a seguir: http://www.ocamera.com.br/site/post/770
 
Fonte: Blog O Câmera visto no blog Peixe Gordo

Diário do Nordeste: KITS SANITÁRIOS - Convênios não passam por prefeituras

Imagem meramente ilustrativa
Google Imagens.
Limoeiro do Norte. Apesar de se constituírem associações nos Municípios, convênios que possam ser feitos com governos Federal e Estadual não passam, necessariamente, pelas Prefeituras. Foi o caso das associações culturais em Pindoretama, Cascavel e Horizonte, tendo as duas últimas com irregularidades sido descobertas pelo Diário do Nordeste. Elas firmaram contratos, no total, de R$ 1,2 milhão diretamente com a Secretaria das Cidades do Estado, que só iniciou inspeção (física e de contas) nos convênios mais de sete meses após a liberação total dos recursos.

Na semana passada, manchete do Caderno Regional anunciando que as prefeituras receberam 3,2 milhões sem finalizar as obras incluiu, equivocadamente, o R$1,2 milhão recebido pelas associações culturais dos três Municípios. O constante da matéria aponta para R$ 2 milhões, no total, recebidos pelas Prefeituras de Quixeré e Icapuí. No caso de Quixeré, a reportagem constatou que o Município não concluiu obra iniciada há três anos, e onde a Prefeitura já obteve R$ 750 mil em recursos diz ter pago R$ 336 mil se vê muito mato. Em Icapuí, uma obra de emergência (muro de contenção do avanço do mar) já teve R$ 1,3 milhão do Governo Federal, no início do ano, ainda não teve nada construído.

Homônimo
Também foi revelado que Antônio Carlos Gomes presidia a Associação Cultural dos Amigos de Horizonte no ano do contrato com a Secretaria das Cidades. Ele é ex-funcionário do Tribunal de Contas do Estado. Um outro Antônio Carlos Gomes, secretário de Institucional e Política de Horizonte, foi citado de forma equivocada na reportagem. A existência de homônimo gerou o erro, corrigido pelo Caderno em edição seguinte.

Um dia antes da revelação de fraude na implantação de kits sanitários, a reportagem foi informada de que o suposto desvio de convênio teria fins eleitorais para o ano de 2010. Além de Antônio Carlos Gomes na presidência, a diretoria administrativa foi composta por Zuíla Gomes Ribeiro e a diretoria operacional comandada por Lucinaldo Timoteo dos Santos. Zuíla e Lucinaldo estão na folha de pagamento da Secretaria de Educação de Horizonte. Mas, conforme anunciou a Prefeitura, a administração não possui qualquer contrato ou controle no convênio realizado diretamente entre associação cultural dos amigos de Horizonte e o Governo do Ceará.

Em nota, a Secretaria das Cidades afirmou que numa verificação de rotina, realizada no mês de abril, identificou-se atraso na prestação de contas de algumas associações conveniadas, dentre as quais a Associação Cultural de Pindoretama. Em junho, os atrasos de prestação de contas foram sanados, mas a Secretaria ainda faria inspeção física das obras, e já se constatou a falta de equipamentos que deviam estar instalados. Diante das denúncias, o secretário das Cidades, Camilo Santana, determinou a abertura de sindicância para apurar os procedimentos relacionados ao repasse de recursos para as associações conveniadas.

Melquíades Júnior
Repórter