domingo, 12 de fevereiro de 2012

ESCOLAS DE ICAPUÍ TERÃO ENSINO INTEGRAL ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DO MEC














O governo da reconstrução, capitaneado pelo prefeito Jerônimo Reis, consegue mais uma vitória ao incluir cinco escolas da nossa querida cidade no programa Mais Educação do MEC (vide relação das escolas ao final do texto).

O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Escola com ensino integral faz parte de uma das solicitações do Comitê Temático de Educação do Território do Litoral Leste e é o caminho mais eficaz para o filho do trabalhador alcançar a tão sonhada emancipação humana preconizada por Paulo Freire.

ESCOLAS CONTEMPLADAS:
EEF Fco. Ezequiel da Costa (Belém)
EFF Horizonte da Cidadania (Redonda)
EEF Joana Marques Bezerra (Barreiras)
EEF Maria Edilce Barbosa (Melancias)
CEI Rosa Filomena da Costa (Mutamba)
Domingos Sávio – Assessoria de Planejamento e Políticas Públicas

2 comentários:

Mari cecilia Silvestre disse...

Oprocesso de instauração do !mais Educação, do MEC, dá-se através da organização social e política da sociedade, através dos "Territórios da Cidadania", instância criada no governo Lula. O território do Litoral Leste vem se reunindo para a instituição do Território da Cidadania, pois é uma das formas de alcançar inúmeros programas do governo federal vinculados a essa instância.
Portanto, esse processo não é DE HOJE, nem de um prefeito ou de outro! É conquista da sociedade juntocom governos. Os encontro para constituição do Território da Cidadania do Litoral Leste vem acontecendo há aproximadamente 3 anos.
SÓ PRA CLAREAR!

Thereza Cristina Costa disse...

Por meio do presente espaço, gostaria de expressar meu protesto as diversas situações as quais nós inquieta pelo requinte de serem injustas.Caro Sr(a) leitor(a)deste espaço Fico muito indgnada com os absurdos que a comunidade de Belém enfrenta com contrações de pessoas sem critérios qualquer estou me reportando ao individuo Arimatéia Vulgo"Maninho" e a Sandra ambos não tem indole para trabalhar com crianças por suas posturas inadequadas na sociedade(melhor não comentar) para ser precisa vou tirar meus filhos dessa escola Exequiel(Belém)Pois preciso de um espaço educador e saudável para meu filhos estudarem, outra situação Sr.Mario é a contratação de uma professora do Aracati onde a comunidade tem professores aptos, sem contar que a mesma não participou do processo seletivo, absurdo também e o caso dos irmãos Diego e Magna que não passarão no processo seletivo e estão contratados.Sr. Prefeito(Jerônimo) como se explica essa contatação da família do João quentinha vice- prefeito de icapuí. Lista da familía Sra. Beta(merendeira),Sra. Eliene(zeladora) e o próprio João quentinha(vigia) e dono da escola pública de Belém juntamente com o Prefeito Arnaldo que não entende nada de educação quero também informar que a primeira dama de Belém também foi contatada.Minha nossa! Srs(as)vamos ser mais coerentes, tudo que os Srs. falaram fizerão o inverso...? quanta demagogia em seu discursos Sr. Celestino, Jerônimo e CIA. Fica aqui meu protesto, que espero que se tome providência sou mãe de aluno e uma simples cidadã atuante e consciente. OBRIGADA.