segunda-feira, 26 de março de 2012

Novo Conselho Municipal de Saúde Pública de Icapuí busca maior controle social


Tomaram posse na última quarta-feira (21/3), os novos membros do Conselho Municipal de Saúde Pública de Icapuí, durante o Fórum Microrregional de Conselheiros Municipal de Saúde. 

Na ocasião, uma explanação sobre políticas de combate ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas apontou questões críticas sobre o tema e quais alternativas podem ser trabalhadas em conjunto com a população. O objetivo do encontro é fortalecer o controle social e gestão da Saúde no município, possibilitando aos conselheiros o acesso às informações para melhor articular as ações definidas pelo Conselho através da participação popular.

Entres os pontos discutidos, destacaram-se os seguintes:
- Manter a articulação entre os conselheiros e a sociedade em geral;
- Promover a educação permanente dos conselheiros com vistas a troca de informações e experiências de controle social;
- Contribuir para a atuação dos conselheiros no acompanhamento e avaliação permanente dos Pactos pela Vida, em defesa do SUS e de Gestão.

Informações enviadas por Closilda Rebouças.  

2 comentários:

Mari cecilia Silvestre disse...

Penso que a comunicação social dos processos que estão sendo encaminhados pela nova gestão municipal não está sendo suficiente. Destaco a audiência na Câmara Municipal sobre as contas da administração que foi divulgada no blog no mesmo dia em que estava acontecendo. Acontece mais uma vez a divulgação dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde que já foram escolhidos sem que nada fosse publicado acerca dessa renovação no Conselho, no blog "acidadeicapui". Ressalto a importância do blog, pois ele tem sido o veículo de comunicação que melhor tem atendido as comunidades, principalmente aquelas que não têm alcance da rádio local. Talvez a falha não seja do blog, mas dos funcionários da administração que devem procurar dar mais visibilidade aos fatos que dizem respeito ao controle social.

Adolfo Maia disse...

Cara Mari,

Ultimamente, nós que fazemos os blog de A Cidade Icapuí não estamos tendo muito tempo para dedicar ao blog quanto tinhamos e isso está refletindo no trabalho que desenvolvemos. No entanto, procuramos ao máximo e com que nossa capacidade nos dá, manter o espaço, que é algo que não é tão fácil.

No entanto, a parte de comunicação nunca foi forte das gestões em Icapuí. Por isso, muitas coisas a gente sabia e achava importante divulgar, e faziamos a publicação. Quando o tempo ainda nos sobrava.