domingo, 6 de maio de 2012

Diário do Nordeste: Pesca é tema de evento em Icapuí


Foto: Gustavo Pelizzon
5.5.2012

Icapuí, no Litoral Leste, tem grande importância na atividade de pesca e aquicultura para o Estado do Ceará

Icapuí. Representantes de comunidades pesqueiras do Ceará e do Rio Grande do Norte reuniram-se ontem no Encontro Regional dos Polos e Telecentros dos Cursos de Pesca e Aquicultura, neste Município. O evento representou um intercâmbio envolvendo as práticas de piscicultura como a meta de promover a atividade de forma mais sustentável. O encontro trouxe o questionamento "Educação inclusiva para comunidades de pescadores e aquicultores do Brasil é possível?". O deputado federal José Airton, presente ao evento, afirmou que existe articulação para a instalação de um campus do Instituto Federal do Ceará (Ifce) em Icapuí, com foco no setor marítimo.

Estudantes de cursos técnicos em Aquicultura e Pesca também participaram do evento. A prática sustentável da pesca da lagosta foi um dos temas abordados, diante da problemática envolvendo a pesca ilegal na região. Autoridades políticas e núcleos acadêmicos dos dois Estados marcaram presença. Também estiveram estudantes dos cursos técnicos em Aquicultura e Pesca do Polo de Apoio Presencial Telecentro Maré, da comunidade de São Cristóvão, zona rural de Areia Branca (RN). De Icapuí, estudantes e técnicos filhos de pescadores também trocaram experiências.

Para Jerônimo Reis, prefeito de Icapuí, o setor pesqueiro necessita de políticas públicas específicas, no que cabe a união entre deputados e gestores públicos para a criação de oportunidades de trabalho no setor pesqueiro.

José Airton destacou a necessidade de capacitação e formação de pessoas para a atividade pesqueira, de forma a gerar emprego e renda. De acordo com o deputado, existe articulação para que um campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) seja instalado em Icapuí, beneficiando comunidades de Icapuí, Itaiçaba e Aracati.

O evento foi realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) de Icapuí; Instituto Federal do Paraná/ Polo de Apoio Presencial dos Cursos Técnicos em Pesca e Aquicultura do Ceará e do Rio Grande do Norte. Também teve o apoio da Associação Monsenhor Diomedes e Sindicato dos Pescadores de Icapuí.

MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER

Nenhum comentário: