quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jornal O Povo: Ministro entrega licença para pescadores do CE

Do Jornal O Povo Online - 2.5.2012

O Dia do Trabalho foi marcado pela entrega das licenças às embarcações dos pescadores de lagosta. Para os beneficiados, um primeiro passo para a garantia de direitos e a busca da pesca sustentável. O defeso da lagosta termina este mês

Foto: Edimar Soares/O Povo
Com o fim do período de defeso da lagosta, que começa em dezembro e termina dia 1º de junho, os pescadores voltarão aos mares em busca do crustáceo. Para que o retorno à atividade seja de forma regular, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, entregou 1.605 licenças às embarcações dos pescadores. A entrega foi realizada nas praias do Mucuripe,em Fortaleza, e na Redonda, em Icapuí. 

O ministro Crivella falou aos pescadores na manhã de ontem e comentou que, “a garantia da licença com um mês de antecedência é para que tenham tranquilidade de armar seus barcos, planejar sua pesca e, no dia 1º de junho, as velas do Mucuripe vão sair para pescar”. 

Foram as mãos do carpinteiro naval Porcidônio Soares Filho, da Colônia Z-8, que receberam as licenças. Ele indicou que os requerimentos foram realizados ainda em 2007 e 2008 e a chegada, após análise do Ministério, é um primeiro passo para os pescadores, apesar de muitos ainda não contarem com a autorização. Ao ficarem de fora, os trabalhadores do mar não têm direito ao seguro-defeso, em que cada pescador recebe um salário mínimo a cada mês em que a pesca é proibida. 

“Eu só quero que eles usem com consciência, não pesquem lagosta no defeso ou as miúdas”, declarou o representante da Colônia. 

O ministro Crivella indicou que, depois que a política de defeso foi aplicada, a pesca tem aumentado a produção. “Nós esperamos que a natureza possa responder às nossas iniciativas para preservar nossos estoques pesqueiros, pescando dentro dos princípios de sustentabilidade. A ideia é que a gente não só abasteça o nosso mercado interno, mas também possa exportar, sobretudo para o mercado americano”, declarou. 

Segundo o ministro Crivella, a fiscalização é uma questão importante para a pesca sustentável. Uma lancha foi dada ao Governo do Ceará pelo Ministério e a Marinha também está sendo aparelhada, através da doação de cinco lanchas na semana passada, indicou o ministro. 

Por quê 

ENTENDA A NOTÍCIA 

60% das embarcações brasileiras com permissão do Ministério para a pesca da lagosta são do Ceará, tornando o Estado o maior produtor de lagosta do País. Segundo o MPA, são capturadas, por ano, sete mil toneladas de lagosta. 

Serviço
Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA) 
Endereço: Avenida José Martins Rodrigues, 150 - Edson Queiroz.n 
Telefone: 3241 0114


Nenhum comentário: