quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pacientes de hemodiálise de Icapuí voltarão a contar com ônibus do Sesi

Extraído do site do deputado estadual Dedé Teixeira (PT)


Imagem ilustrativa

Os pacientes de hemodiálise do município de Icapuí que fazem tratamento em Fortaleza voltarão a contar com o microônibus do Serviço Social da Indústria (Sesi) para o transporte à Capital. A informação é do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), que foi recebido nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, pelo presidente da entidade, Jair Meneguelli.

Segundo Dedé Teixeira, o transporte havia sido interrompido durante a gestão do prefeito cassado, Irmão Edilson. “Como, por incúria e falta de compromisso, a prefeitura não garantiu o seguro e a manutenção do veículo, o Sesi o recolheu. Mas, agora, vamos fazer com que a Prefeitura agilize o procedimento para o restabelecimento do convênio”, afirmou o deputado.

Atualmente, os pacientes estão sendo transportados para tratamento em Fortaleza em um veículo menor. “A mudança devolverá o conforto a essas pessoas já que o microônibus também dispõe de ar condicionado, pois o prefeito Jerônimo tem compromisso com a Saúde e o município deverá fazer a sua parte”, acrescentou.

ProJovem - Adolescente de Icapuí fará entrega de certificados nesta terça (29/3)


A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Icapuí, através do Centro de Referência de Assistência Social - CREAS, convida pais, alunos e toda a população icapuiense para participar da solenidade de entrega de certificados dos participantes do ProJovem - Adolescente de Icapuí.Além da entrega dos certificados, haverá também aula inaugural com os novos participantes do projeto.

O evento acontece nesta terça-feira (29/3), no Centro de Juventude e Cidadania - CJC, a partir das 18:00hs.

Técnicos do DAE vão a Icapuí reavaliar terreno para Escola Profissional

Extraído do site do Deputado Estadual Dedé Teixeira (PT)

Devido à articulação do deputado, Icapuí conseguiu que o Governo do Estado adquirisse a área onde será construída a escola

Escola Profissionalizante (Imagem: divulgação)
O deputado estadual Dedé Teixeira (PT) informou nesta terça-feira, 28 de fevereiro, que técnicos do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Governo do Estado estarão quinta-feira, 1º de março, em Icapuí. “Na visita, eles irão reavaliar o terreno localizado na comunidade de Jardim Paraíso, onde inicialmente ficou decidida a construção da Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP], assim como visitar outras opções de local, para que o Governo finalmente adquira o terreno”, explicou o deputado.


A visita faz parte do processo para a construção da Escola, que está sendo feito pelo Governo. De acordo com Dedé, poucos municípios conseguiram que o Estado adquirisse o terreno para a construção das unidades. “Graças à garantia que o chefe de gabinete do Governador, Ivo Gomes, nos deu, após intensa articulação que envolveu inclusive o governador Cid Gomes, Icapuí está próxima de ganhar o equipamento em definitivo”, acrescentou.



ENTENDA



Em reunião no Palácio Abolição na tarde de 6 de setembro de 2011, com o secretário-chefe do Gabinete do Governador Cid Gomes, Ivo Gomes, e o secretário-executivo da Secretaria de Educação (Seduc), Idilvan Alencar, o deputado estadual Dedé Teixeira (PT) recebeu a confirmação de que o Governo do Estado iria adquirir outro terreno para a construção da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) de Icapuí, no bairro Jardim Paraíso.



Na época, Dedé foi convidado ao Palácio Abolição para ajudar o Governo a resolver a questão. No final, ficou decidido que o Executivo Estadual irá comprar um terreno pertencente ao espólio de Francisco Elísio de Assis, no bairro Jardim Paraíso. O terreno, que mede 100m x 140m, fica próximo ao clube Cajueiro Bar.



Na reunião, o deputado foi informado da impossibilidade de a Escola Profissional ser construída no terreno que seria doado por José Ferreira. “O Ivo agradeceu a sensibilidade do Zé Ferreira, mas, segundo o Governo, o Ministério da Educação (MEC) veda a construção de escolas em áreas vizinhas a cemitérios. Já o outro terreno foi avaliado e apontado como o de melhor localização pelos técnicos da Seduc”, afirma o deputado.



De acordo com Dedé, o terreno escolhido pelo Governo já havia sido avaliado em 2010 pelos técnicos do Departamento Estadual de Rodovias (DER). Entretanto, a Prefeitura Municipal interveio e anunciou a intenção de ceder a área do antigo polo de lazer. O problema é que o município não entregou a documentação a tempo, e a Escola Profissional, que deveria ser inaugurada em 2011, teve sua construção adiada. A obra do pólo de lazer, localizada em frente à Escola Mizinha, está inconclusa, apesar de a Prefeitura de Icapuí, durante a gestão do prefeito cassado Irmão Edilson, ter recebido 10% dos recursos e não tê-la realizado.



“Agradeço ao governador Cid Gomes e ao secretário-chefe do seu gabinete, deputado Ivo Gomes, assim como ao Idilvan, pela atenção de nos convocar para resolver a questão do terreno para a Escola Profissional. O Estado agora vai atualizar o preço e adquirir o terreno para a construção do equipamento. Me sinto aliviado e ao mesmo tempo orgulhoso dessa vitória, que é da juventude de Icapuí”, declarou Dedé Teixeira após a reunião. O deputado foi o principal articulador, junto aos governos Estadual e Federal, para que Icapuí ganhasse a Escola Profissional.



HISTÓRICO – O deputado Dedé Teixeira luta desde 2009 pela construção de uma Escola Profissional em Icapuí. As EEEPs são uma política do Governo do Estado do Ceará, que até o final do ano construiu mais 112 equipamentos em todo o estado, com apoio do Governo Federal, que financiou uma parte deles.



A garantia para a EEEP de Icapuí havia sido dada em 2010 pelo governador Cid Gomes (PSB), que incluiu o município na lista das cidades onde serão construídas as escolas no ano passado. Entretanto, conforme já explicado acima, a Prefeitura Municipal acabou atrapalhando o processo ao garantir a cessão do terreno, o que acabou não acontecendo.



Dedé e o deputado federal José Guimarães (PT), na época coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, articularam a inclusão da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) de Icapuí desde a visita do então presidente Lula ao Ceará, em setembro de 2009. Em Sobral, o presidente inaugurou na ocasião uma escola técnica federal. Na ocasião, Dedé e Guimarães participaram de uma reunião com o governador, o presidente e o ministro da Educação, Fernando Haddad, quando Cid e Lula firmaram o compromisso de contemplar o município litorâneo com a unidade.



Na época, os recursos do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, seriam de R$ 7 milhões na construção da EEEP de Icapuí. O governo cearense investiu na construção de 112 escolas da modalidade profissionalizante até o final de 2010, sendo que cerca de 56 já estavam em funcionamento.



ESCOLAS PROFISSIONAIS – As EEEPs oferecem educação básica de qualidade integrada ao ensino profissional com o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho. Entre os cursos oferecidos pelas escolas profissionalizantes, estão: Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura. As Escolas de Educação Profissional funcionam nos turnos manhã e tarde, em tempo integral.


Fonte: www.dedeteixeira.org.br

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

6º Rally dos Brutos é destaque em blog do Diário do Nordeste

O jornalista Melquíades Júnior destacou hoje (28/3) em seu blog Vale do Jaguaribe, do Diário do Nordeste, o 6º Rally dos Brutos que acontecerá nesse domingo (4/3). O evento é um passeio de motocicleta por trilhas entre as cidades de Icapuí e Jaguaruana, no CE. Veja a matéria:


28.2.2012
6º Rally dos Brutos leva aventura para Icapuí no próximo domingo

RALLY DOS BRUTOS:  Amigos e emoção numa mesma aventura

Quem conhece Icapuí logo vê que o município litorâneo é cheio de declives e, palalelo às estradas que ligam a diversas praias, o “não vá por aí” é exatamente o lugar que os motoqueiros querem. O espaço pede aventura. As trilhas serão percorridas por jovens motoqueiros na 6ª edição do Rally dos Brutos, no próximo domingo. O passeio sem competição (mas com muita emoção) é organizado pelos jovens da comunidade de Barreiras. O que um dia começou com aproximadamente 10 pessoas agora tem quase 100 motoqueiros. 

A PARTIDA acontece às 6h na praia de Barreiras de Cima e passará pelos municípios de Aracati, Itaiçaba e Jaguaruana. O retorno está previsto para 14h. Quem quiser participar, deve procurar Keiton Pereira ou Inácio Bruto na Praia de Barreiras. A inscrição custa R$ 20 e já da direito a camisa almoço.

Por Melquíades Júnior

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Assembleia paroquial reúne fiéis de trinta comunidades

Fiéis de várias comunidades que compõem a paroquia Nossa Senhora da Soledade participaram da Assembleia paroquial, evento que acontece anualmente e propõe discussões a respeito de temas considerados relevantes para a difusão dos projetos pastorais da igreja. O evento foi realizado neste domingo, das 8:00 às 17:00h, no Centro de Juventude e Cidadania (CJC).


Dentre os temas importantes discutidos no encontro destacam-se as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e o tema da Campanha da Fraternidade 2012. As principais lideranças comunitárias marcaram presença no encontro e tiveram a oportunidade de discutir os temas propostos, bem como compartilhar expectativas e ações pastorais a serem desenvolvidas em suas comunidades ao longo do ano corrente. Os dois sacertodes que atuam na paróquia, Pe. Antônio Lopes e Monsenhor Diomedes, estiveram presentes no encontro.

TV verdes mares faz reportagem com o grupo Resolver

Diante das muitas ações já realizadas pelo grupo Resolver na comunidade de Redonda, a TV verdes mares despertou interesse em conhecer melhor a dinâmica de trabalho do grupo e, por isso, vai realizar uma reportagem especial nesta terça-feira, 28 de fevereiro de 2012. A equipe de reportagem entrou em contato com alguns integrantes da entidade há mais de quinze dias e solicitou a sua disponibilidade para a realização dessa atividade jornalística.

O que provocou maior interesse para a emissora foi uma carta escrita pelo grupo, a qual foi entregue recentemente a autoridades municipais. Nessa carta constavam vários problemas vividos na comunidade de Redonda, dentre eles o tráfico e uso de drogas; declínio na atividade da pesca artesanal e desemprego para os jovens.

O encontro entre a equipe de reportagem e um dos mais atuantes grupos sociais do município de Icapuí acontecerá por volta das 9:30h desta terça-feira, na E.E.F Horizonte da Cidadania.

VI Rally dos Brutos acontece neste domingo (4/3)

No próximo domingo (4/3) acontece a sexta edição do tradicional Rally dos Brutos.


O passeio de motocicletas é organizado por jovens da comunidade de Barreiras, que vem crescendo a cada nova edição. Nesta etapa, dezenas de motoqueiros e suas máquinas percorrerão trilhas leves e médias entre os municípios de Icapuí e Russas, ambos no Ceará. 

A saída será às 06:00hs, na praia de Barreiras de Cima,onde haverá concentração dos participantes para explicações gerais sobre o evento. A trupe passará pelos municípios de Aracati, Itaiçaba e Jaguaruana até chegar ao destino final. Haverá almoço e momento de confraternização na cidade de Jaguaruana, com retorno previsto para as 14:00hs.

O evento não tem caráter competitivo. Trata-se apenas de um passeio de motocicletas, onde o mais importante é a interação e a troca de experiências entre as diversas culturas das comunidades existentes no roteiro.

Para participar, procure a organização do evento na Praia de Barreiras. As vagas são limitadas. A inscrição custa R$ 20,00 (Vinte reais) por participante.

Mais informações com: 
Kleiton Pereira
Inácio Bruto

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LUTO: Prefeito Jerônimo Reis decreta luto pelo falecimento de Aldizuir Júnior

O Prefeito de Icapuí, Jerônimo Felipe Reis de Souza, no uso de suas atribuições, decretou Luto Oficial por três dias e estabeleceu Ponto Facultativo, em caráter excepcional, no âmbito do Funcionalismo Público nesta sexta-feira (24), em decorrência do falecimento do Sr. Aldizuir Damião Rebouças Júnior, ilustre filho do município. 

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população.



NOTA DO BLOG

Nós que fazemos o blog "A Cidade Icapuí" prestamos nossas condolências à família do Sr. Aldizuir Júnior neste momento de grande perda. 

A equipe.

Homenagem a um grande homem


Icapuí, terra de grandes homens, cada um a sua maneira deixam marcas indeléveis em nossa história. Uns carregaram balaios de sal nas costas, homens de garra, corajosos, verdadeiras máquinas incansáveis, trabalho para poucos; outros, por sua vez, carregaram e ainda carregam um fardo tão ou mais pesado que um balaio de sal, trata-se de algo que poucos tem a coragem e a capacidade para sustentar, esse elemento tão importante são os IDEAIS. Ideais de liberdade, justiça, honestidade, sabedoria, compaixão entre outros. Os ideais são elementos tão especiais que em sua essência são eternos, perderam sua efemeridade ao fundir-se com a personalidade do indivíduo que os carregam.  A literatura usa com frequência o termo suor para designar trabalho, porém esse suor nem sempre se retrata ao seu sentido físico-biológico, mas sim suor em um sentido figurativo para representar a luta, a resistência e, sobretudo a perseverança. Por isso podemos afirmar que tantos os homens do sal como os homens dos ideais deram o suor por nossa terra.

Uma vez eu ouvi relatos da existência de um grande homem, um sábio que usava com maestria as palavras pra expressar seus pensamentos, era um desses homens que pregavam ideais. Mas meu parecer sobre ele limitava-se ao que eu ouvia e de poucos textos de sua autoria aos quais tive acesso. Confesso que vivi por um tempo no anseio de conhecê-lo, e um dia tive esse grande privilégio, mas antes gostaria de citar um de seus últimos pensamento sobre Icapuí:

“Meu amor por Icapuí foi, é e será sempre leal e fiel; nossa querida aldeia está agora no rumo e direção certas. O olhos do povo voltaram a brilhar - renasceu a esperança em dias melhores -, até mesmo as palhas dos coqueiros estão mais verdejantes... Paraíso belo e encantado que conta comigo antes mesmo da emancipação; emancipação que eu, embora modestamente, dei minha participação.”

Esse homem de poucas e sábias palavras é Aldezuir Damião Rebouças Júnior, mais conhecido como Júnior de Aldezuir, meu querido primo. Em poucos momentos que tivemos trocando ideias, cheguei à conclusão de que Icapuí conheceu muito pouco desse grande homem, que sua personalidade forte o impedia de demonstrar ao povo de nossa cidade o quão criativo e inovador eram seus pensamentos, um homem de visão, mente crítica e aguçada, ideias concisas e objetivas de um visionário. Você que está lendo este texto pode pensar que se trata de um relato carregado de emoção por ele ser meu parente, mas os que conheceram Júnior sabem que é um relato fidedigno de um cara que a meu ver era Genial. E como todo gênio, parte precocemente, mas vivendo com intensidade. Talvez poucos tenham tido a oportunidade de conviver com ele, mas uma coisa é unânime entre os que o tiveram a oportunidade de conhecê-lo: ele pode ter partido, mas seus ideais permanecerão vivos em nossos corações.


Por: Jakson Ney e família

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

1º Encontro de Paredões abre o carnaval 2012 em Icapuí


A Secretaria de Turismo de Esportes de Icapuí promove nesta sexta-feira (17/2) o 1º Encontro de Paredões de Som, marcando a abertura oficial do carnaval 2012 de Icapuí. O encontro será em frente a Escola Mizinha, a partir das 21:00hs. 

O evento surgiu com o propósito de dar espaço aos apreciadores desse tipo de veículo e seus potentes equipamentos de som, presentes em todos os eventos no município. Os paredões de som são presença constante na Praça Central de Icapuí, e neste carnaval terão um momento e um local exclusivos para a turma que curte um som nas "alturas".

Polêmicas à parte, pois nem todo mundo gosta do barulho que esses paredões de som produzem, será um encontro que promete muita animação. O local escolhido fica afastado do centro, e possivelmente não incomodará aqueles que preferem curtir a tranquilidade. Para os que gostam, será uma grande festa!

Leve seu paredão de som. Junte sua turma e caiam todos na folia. 


"Se for dirigir, não beba. Se beber, não diriga"

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Icapuí conta com acesso gratuito a internet na Praça Central

A partir desta quinta-feira (16/2), a Praça Central de Icapuí conta com serviço de acesso gratuito a internet, através de sinal Wi-Fi (sem fio). 

A Secretaria Municipal de Ciência,  Tecnologia e Inovação - SECITECI, implantou um sistema de internet sem fio na Praça Central de Icapuí que permitirá o acesso gratuito a rede mundial de computadores. 

O secretário da pasta, Raimundo Bonfim Braga, os técnicos da SECITECI e o prefeito Jerônimo Reis, fizeram o primeiro acesso oficial ao ponto Wi-Fi livre hoje pela manhã.

Secretário e técnicos da SECITECI realizam testes no
sinal de internet na Praça Central de Icapuí

Abrangendo toda a extensão da Praça Central, o ponto foi implantado com o intuito de atender a população local e aos visitantes durante o período de carnaval, como forma de realizar os ajustes necessários. A ideia é que a partir desse ponto sejam implantados uma série de pontos de acesso a internet via Wi-Fi em outras comunidades e bairros do município de Icapuí. "O nosso objetivo é viabilizar novos pontos no município, visando atender áreas estratégicas, proporcionando ao cidadão ou visitante da nossa cidade, acesso livre a internet", disse Raimundo Bonfim. 

Vale ressaltar que este ponto inicial tem caráter experimental, onde irá passar por vários testes de acessibilidade, segurança e funcionalidade. Após os testes, o projeto se estenderá permitindo o acesso direto a rede mundial de internet, de forma rápida e eficiente, bem como, proporcionar lazer e acesso a informação. 

Toda a execução do projeto ficou a cargo da SECITECI, com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí.

Informações enviadas por:
Alyson Costa
Agente de TI da SECITECI

Campanha "Icapuí Livre das Drogas" realiza blitz educativas durante carnaval


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) está lançando em Icapuí a Campanha “Icapuí Livre das Drogas” durante o período do carnaval deste ano. 

Blitz educativa com a presença dos palhaços Rolinha e Golinha
do Circo Fuxiquinho

Como forma de sensibilizar os icapuienses e os turistas, e de ampliar a divulgação da campanha, a instituição está realizando, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Conselho Tutelar, blitzes educativas, com distribuição de materiais informativos, em locais estratégicos do município. 

Na terça-feira (14/2), a equipe concentrou-se em frente ao Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças, Centro, e na Praça Adauto Róseo, contando com a participação do Palhaço Rolinha e do Palhaço Golinha do Circo do Fuxiquinho. Na quarta-feira (15/2), a concentração aconteceu, inicialmente, na Comunidade de Ibicuitaba, e, posteriormente, na Comunidade de Redonda. 

Nesta quinta-feira (16/2), a equipe realizará duas blitzes: uma, de 09:00h às 10:00h, na Praça da Comunidade de Serra do Mar; e outra, de 10:00h às 11:00h, na Comunidade de Mutamba, próximo a entrada da Praia de Barrinha. 

Equipe do CREAS e palhaços do Fuxiquinho: informação com alegria
Aproveitando o ensejo, o CREAS também está dando continuidade à Campanha Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lançada em maio do ano passado. 

Para mais informações, procurar a equipe de profissionais do CREAS, localizado na Avenida 22 de Janeiro, 4822, Morro Alto, próximo à Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha, ou ligar para o telefone da instituição: (88) 3432-1321. 

Por Isaac Evangelista da Silva Júnior
Assistente Social do CREAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Programação Oficial do carnaval 2012 em Icapuí




Programação oficial do Carnaval 2012 de Icapuí

17/02 - Sexta-feira  
Praça Central
15:00H - Carnaval das crianças com Trenzinho e parque temático
21:00h-  Abertura do Carnaval com a Sexta dos Paredões em Frente ao Colégio Mizinha



18/02 - Sábado
Praça Central
22:00h - Kátia Kiss
00:00h - The Clapton
02:00h - Pinote

19/02 - Domingo
Praia de Redonda
10:00h - Banda The Clapton
12:00h - Koka Mil
Praia de Tremembé
12:00h - Banda Felipe Mayku
14:00h - Banda Reldon
Mela-mela em Ibicuitaba
16:00h - Bakulejo
18:30h - Lapada Louka
Praça Central Adauto Róseo
22:00h - Quzomba
00:00h - Tikata
02:30h - Koka Mil

20/02 - Segunda-feira
Praia de Redonda
10:00h - Banda A Base
12:30h - Los Kakos
14:30h - Banda Vitrola.com
Cajuais
Mela-mela
16:00h - Banda Tete Pessoa
Praça Central Adauto Róseo
22:00h - Acima do Sol
00:00h - Tikata
02:00h - Quionda
04:00h - A Base

21/02 - Terça-feira
Praia de Barreiras
10:00h - A Base
12:00h - The Clapton
14:00 - Lapada Louca
Newton Ferreira ao Centro
Mela-mela ( Arrastão)
17:00h - Koka Mil
19:00h - Los Kakos
Praça Central
22:00 h - Municipal Santos
00:00h - Paulo Calado
03:00h - Nova Timbalada

Rádio FM Educativa de Icapuí participa da Semana de Educação do município


Nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012, a FM EDUCATIVA 102,5 participou de uma roda de conversa com professores dentro da programação da semana de educação do município. 


Com o propósito de gerar possibilidades de mudar, sensivelmente, a comunicação da nossa RÁDIO FM EDUCATIVA 102,5, haveremos de estar presente direto da ESCOLA MIZINHA, a partir de 2 horas da tarde ao lado do secretário da Educação Mário César de Oliveira, da professora Madalena, da professora Luana, coordenadora do programa Educação de Jovens e Adultos e gestora do projeto Brasil Alfabetizado e Alzaneide Alcântara, do setor de estatística da educação. 

Na oportunidade, a rádio FM EDUCATIVA 102,5, fará uma saudação muito especial a todos os educadores e ouvintes numa atitude ousada e, por demais, oportuna quando da teimosia em acreditar que a nossa FM EDUCATIVA 102,5, vem se fortalecendo quando da iniciativa de elaborar a programação a partir de parâmetros responsáveis por uma comunicação pautada na ética e na socialização do conhecimento. Que estejamos juntos nessa tarefa de educar através das ondas do rádio. 

Diário do Nordeste: SSPDS mobiliza 10.938 homens no Carnaval

Apresentação da Operação Carnaval 2012
Foto: Fabiana de Paula/DN

A Secretaria da Segurança aumentou em 32 por cento o efetivo da operação de 2012 em relação a 2011 

Um efetivo de 10.938 policiais civis, militares e bombeiros vai ser mobilizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), durante a ´Operação Carnaval 2012´. 

Somente a Polícia Militar disponibilizará uma tropa de 8.696 homens, sendo 4.367 na Capital e sua região metropolitana, e mais 4.329 no Interior do Estado (sendo 1.497 de reforço enviados da Capital). A Polícia Civil terá um efetivo de 1.222 servidores, entre delegados, escrivães e inspetores, além de pessoal de apoio. O Corpo de Bombeiros Militar participa da operação com um contingente de 798 homens. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) terá 448 homens, sendo 428 de suas fileiras e mais um reforço de 20 policiais cedidos pelo grupo Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas).  

Atenção

O plano da Operação Carnaval foi divulgado na tarde de ontem durante entrevista coletiva capitaneada pelo delegado da Polícia Civil Andrade Júnior, diretor da Coordenadoria de Operações Policiais (Copol), da SSPDS. Ao lado dele, estiveram os comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros, coronéis Werisleik Ponte Matias e J. Neto, respectivamente; o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Araújo Dantas; e o perito-chefe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Maximiano Leite Barbosa Chaves, médico-legista. 

Segundo as autoridades, um dos principais focos da operação será a prevenção de acidentes nas rodovias estaduais. O comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), tenente-coronel PM Túlio Studart, expôs para os jornalistas os detalhes da operação nas estradas (CEs). 

Segundo ele, os guiadores devem ter atenção especial se forem trafegar pela CE-085 (Rodovia Estruturante), que dá acesso as praias do Litoral Oeste do Estado. A rodovia tem se firmado como uma das mais perigosas do Estado e onde acontece o maior número de acidentes com mortes, superando a então campeã de desastres CE-040, que liga Fortaleza ao Litoral Leste do Ceará (Beberibe, Aracati, Icapuí). 

A operação começará na manhã de sexta-feira e somente a PRE, junto com o Detran, fixará 128 pontos de fiscalização (blitze) e utilizará 88 bafômetros. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, está preocupado com os casos de afogamento e vai instalar, para a prevenção, 146 postos de vigilância no Litoral, sendo 14 deles na Praia do Futuro. 

Federal 

O veículo, nas mãos de um motorista imprudente, tem poder ofensivo de morte tal qual o de uma arma de fogo. Alertando para isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou ontem a ´Operação Carnaval 2012´, com o tema ´Desarme-se´. Serão distribuídos 15 mil kits com três cartões postais gratuitos, alertando os motoristas nas BRs. 

NÚMERO 

128 postos de fiscalização (blitze) serão montados pela Polícia Rodoviária Estadual, junto com o Detran, nas CEs. Os policiais militares usarão 88 bafômetros 

FERNANDO RIBEIRO 
EDITOR DE POLÍCIA

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Artigo: Arranje um servicinho pra ele(a) aí...

Por Clotenir Rabelo - educador

Há um tempo atrás andando pelas secretarias municipais me subiu meio que o sentimento de Jesus de Nazaré ao entrar no templo e ver a casa Deus cheia de comerciantes, ladrões e exploradores do povo. Sabe aquela vontade e pegar o chicote e sair quebrando tudo, expulsando dos espaços pessoas que em nada contribuem e que se aproveitam das situações? Pois é, foi um sentimento parecido que eu tive, e agora esse sentimento volta a incomodar. 

Nas esquinas da vida, de testemunhos pessoais e do disse-me-disse popular veio como que uma indignação ver e sentir repetições até pouco alardeadas como o pior caminho para uma boa gestão pública, a saber, deixar proliferar sem medidas institucionais o empreguismo no serviço público municipal. Tenho certeza que não faz parte da gestão atual, do seu referencial político de gestão pelo menos, ser conivente com o afamado mau hábito de “dar emprego” de forma desmedida nos prédios públicos. Creio muito mais que os vícios herdados de outras gestões e os “costumes” que o povo tomou para si sejam o estopim desse famigerado processo. Entre o referencial teórico justo e a prática capenga fica aí um vácuo, e nele, quem ganha é a segunda. 

Credito aos interesses individualistas de políticos viciados e de eleitores sem a mínima consciência política o direito de se dar a esse luxo. É realmente de causar indignação que políticos e lideranças, muitas vezes ditas conscientes, nos surpreenda “colocando a faca no pescoço” dos gestores municipais para obrigá-la a reeditar as práticas abomináveis das gestões anteriores, dando emprego sem necessidade de serviços. É ainda mais revoltante que cidadãos de Icapuí se dêem ao disparate de exigir e ficar num “emprego” para fazer nada, pelo simples fato dele não existir, nem em nível de demanda, tampouco de sustentação legal. A imagem que fica é de uma série de prestadores de serviço, sem prestar serviço nenhum, sentados nas cadeiras de secretarias municipais, simplesmente esperando o tempo passar. Uma imagem triste, para quem quer ser diferente no que se refere à gestão pública. 

Ora, quem foi para um emprego onde se apresenta como desnecessário ao quadro do órgão fatalmente vai ficar sobrando. Supérfluo, sem sentido. Vergonhoso para quem o coloca aí, mais ainda para quem aceita estar assim. Aqui nem vou tocar na questão das competências desses funcionários pois daria argumentos sem fim. Ainda que mais séria a questão dos que antes recebiam sem trabalhar, vejo como igualmente sofrível estar num posto de trabalho sem trabalho. Os procedimentos estão totalmente equivocados. Quando se deveria lotar os espaços com servidores concursados primeiro e depois levantar demandas com base na estrutura administrativa da Prefeitura, verificando se há aparato legal para funções e cargos requeridas, para depois, somente depois, ter-se se há ou não necessidade de mais servidor, os políticos querem o contrário. Chegam com seus bem-quereres a reboque, manda todos entrar no emprego e diz descaradamente: “arranje um servicinho pra ele(a) aí....!!!”. 

Tal procedimento desfaz todos os sonhos de qualquer gestor bem intencionado que a princípio deve ser expurgador dessas atitudes malfazejas. O melhor jeito não é inventar funções como muitos já almejam, pelo contrário, é sanar as secretarias municipais de funções sem aparatos de demandas reais. E há muitas nesse Icapuí, e não é de hoje. Tenho certeza que poucos bons e competentes servidores são suficientes para tocar a máquina com qualidade. Os “recheios” só causam má digestão, para não dizer má atuação. 

Digo isso porque já soam rumores de concurso e reforma administrativa e por estes instrumentos pode-se cair na tentação de criar funções e cargos para simplesmente contemplar nossos bem-quereres e não para qualificar o funcionamento da gestão pública. Esse procedimento é bem pior do que ficar num emprego que não tem função. Ciente de que muitos apelos por empregos se dá pela ausência deles no município, e todos precisam trabalhar – repito, trabalhar – prefiro dizer que se procure outros modos de atender esses desejos e não cair em erros já atestados. Seria burrice. 

Como não posso pegar o chicote e sair corrigindo essa faltas que cedo precisam ser corrigidas, deixo aqui minhas “lapadas”, fruto de muitas que levei na vida profissional e acadêmica até aprender a compreender as coisas dessa forma, a ter concepções mais corretas sobre o valor e importância do serviço público para o povo. Como na vida a gente aprende assim, com esforço e superação, deixo também meus sentimentos de esperança, dom maior que ninguém vai me tirar, em especial porque acredito muito na reconstrução da cidadania em Icapuí.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Icapuí no roteiro do Carnaval do Diário do Nordeste


CARNAVAL 2012. Principais roteiros da folia no Ceará

Neste ano, a programação do carnaval concentra um vasto leque de opções para os brincantes. Com cidades como Aracati, Camocim, Paracuru e Guaramiranga entre os principais roteiros, a falta de atrativos não é desculpa para deixar de aproveitar a festa

1. Icapuí

As praias são uma opção para quem quer desfrutar de um carnaval mais tranquilo, aproveitando a beleza natural do Litoral Leste do Estado
Foto: Cid Barbosa

2. Banabuiú

Durante o dia, será festejado o Carnaval das Águas de Banabuiú, que, promete atrair o maior público da região. A organização estima mais de 200 mil foliões entre o sábado e a terça-feira
Foto: Alex Pimentel

3. Carnaubal

O Foliação é o Carnaval de Carnaubal, que reunirá, durante quatro dias, no Balneário Municipal, os brincantes com bandas musicais locais e nacionais.
Foto: Wilson Gomes

4. Taíba

Nesta praia de São Gonçalo do Amarante, várias bandas deverão animar foliões de diversas regiões do Estado interessados em música ritmada
Foto: Cid Barbosa

5. Sobral

O carnaval neste Município tem como atrações principais os desfiles das escolas de samba e as festas em clubes sociais
FOTO: Wilson Gomes

6. Jijoca de Jericoacoara

O Carnaval de Jericoacoara será na Avenida Manoel Teixeira com s bandas Bala Chic, Ariba, Prabalá, Amor Cearense, Forró Sacana, Forró Pra Sacudir e Osterni e Banda
Foto: Cid Barbosa

7. São Benedito

As atrações no Benefolia 2012 em São Benedito são Garota Safada, Solteirões do Forró, Forró Real, Forró Pé de Ouro, Axé Mil da Bahia, Forró Boca a Boca, Xé Pop, Paulo Calado e Banda, Forró dos Plays, Banda Kionda e Chicana
Foto: Manoel Lima

8. Quixeré

A barragem atrai muitos foliões para a região do Vale do Jaguaribe, onde a animação da festa momina também estará presente
FOTO: Melquíades Júnior

9. Paracuru

O Carnaval de Paracuru terá dez atrações. Destaque para as bandas Matéria Prima, Zamzibar, Patrocinha, Mania Baiana, Pé de Ouro, Solteirões do Forró, Ed Carmargo e DJ Nilsinho.
Foto: Cid Barbosa

10. Camocim

Nesta cidade, a folia ficará a cargo dos paredões de som e das bandas Phaphirô e Forró do Bom. A festa contará ainda com a grande animação na Praça da Matriz e na Beira-Mar.
Foto: Cid Barbosa

11. Guaramiranga

Em sua 13ª edição, o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga reunirá atrações nacionais e internacionais no Maciço de Baturité
Foto: Alex Costa

12. Várzea Alegre

A programação inclui desfiles de blocos e quatro noites de shows com nove atrações. O ritmo variado invade a cidade e milhares de foliões se divertem durante o dia e à noite
Foto: Honório Barbosa

13. Aquiraz

A Praia do Presídio é o principal roteiro dos foliões neste Município. Forró Real e Forró do Bom estão entre as principais bandas que irão se apresentar neste ano em Aquiraz
Foto: Kid Júnior

14. Beberibe

Na Praia do Morro Branco, o mela-mela é uma das principais atrações da festa momina neste Município
FOTO: Kid Júnior

15. Aracati

Da manhã até a noite, o Município terá várias atrações, como desfile de blocos, apresentações musicais e trios elétricos, desde o sábado até a terça-feira.
Foto: Kid Júnior

16. Cascavel

A animação ficará por conta do desfile dos blocos carnavalescos na Praia da Caponga, além de apresentações musicais na Praça de São Francisco
Foto: Kid Júnior

17. Russas

A Folia começa com marchinhas no “Carnaval da Saudade”, com a Orquestra de Frevo Mestre Messias. Vários blocos farão passeio pelas principais ruas
Foto: Melquíades Júnior

18. Quixadá

Durante o dia, os foliões vão poder se divertir nas margens dos rios e açudes. Quando anoitecer, a festa continua nas principais praças das cidades. Na Praça José de Barros, principal palco da folia, a festa começa às 22 h
FOTO: Alex Pimentel

19. Crateús

O Centro da cidade é um dos pontos em que a animação ocorre durante a festa momina, na qual há atrações como desfile de escolas
Foto: Silvâna Claudino

20. Tauá

Forró do Bom, Forró da Curtição e Ed Camaleão são as maiores atrações do Tauá Folia, que também conta com desfile de blocos na Praça Dr. Alberto Feitosa Lima
Foto: Silvânia Claudino

21. Brejo Santo

A Prefeitura irá realizar o Carnaval do Povo, na Praça Dionísio Rocha Lucena. As bandas Zazuete, Ala ursa, Nanaê e Sertão Veredas garantem a animação da festa
Foto: Antônio Vicelmo

22. Quixeramobim

A Via Paisagística está sendo cuidadosamente preparada para a festa. Quando anoitecer, um trio elétrico pretende arrastar a multidão para a Praça Capitão Dias Ferreira
Foto: Alex Pimentel

Fonte: Diário do Nordeste 12.02.2012

Quitérias: praia inexplorada em pleno Ceará

Em mais uma edição da coluna “Essa é Minha Praia”, o Praia Ceará traz hoje a dica do jornalista Ciro Câmara, meu noivo lindo, sobre a Praia de Quitérias, em Icapuí. É um paraíso do Ceará que é pouco conhecido pelos turistas e até pelos próprios cearenses. Ciro ama esporte, ou melhor, futebol, mas não dispensa uma boa praia. Quitérias é uma das praias preferidas de Ciro e ele conta pra vocês as curiosidades do lugar. Vai que é tua, Ciro Câmara!


Quitérias é um espaço em que todo mundo se conhece, se trata pelo nome e sabe um bocado da vida do outro. Tem como grande mérito ser desconhecida, o que dá ao pequeno vilarejo de pescadores todo um fetiche de local ainda inexplorado. Fica em Icapuí e a poucos quilômetros da agitada Tibau-RN. Mas mesmo assim permanece praticamente intacta. Ótimo!

A praia fica após a sede do município de Icapuí, já no sentido do Rio Grande do Norte. Basta seguir na rodovia cerca de cinco quilômetros até o distrito de Ibicuitaba. Avistando a igrejinha do local, na própria via, basta dobrar à esquerda e continuar por dois quilômetros até apraia. E quando digo praia, é praia mesmo!

Nunca vou esquecer a ligação de uma amiga, aparentemente perdida no intuito de encontrar a casa na qual sempre fico no local. “Olha, é que o asfalto acabou e eu vou precisar entrar na areia com o carro. Tem certeza de que o caminho é esse mesmo?”.  Tenho certeza absoluta, meus caros!
Quitérias possui apenas duas ruas. A que fica de frente parao mar e a de trás. E só. Não chega a contar com 300 moradores. E isso é o que me fascina no local. Ter a tranqüilidade bem interiorana presente e saber que, se necessário, posso pegar o carro e chegar a Icapuí em cinco minutos para fazer compras ou alguma eventualidade. Lembrando que os táxis cobram cinco reais pelo trajeto também!

Como Quitérias possui poucas casas e opções de estadia, sugiro que o visitante se hospede em Icapuí ou em uma praia com mais estrutura para o lazer (Redonda ou Peroba) e faça os deslocamentos durante o dia. Pode ainda tentar alugar uma casinha em Quitérias mesmo, combinando com os moradores do local.



Uma marca da praia – que caracteriza toda esta faixa litorânea,na verdade -, é a intensa movimentação da maré. Durante a manhã, geralmente, é necessário caminhar até 300 metros desde as primeiras casas da beira da praia até se chegar ao mar. Poucas horas depois, a água chega a ameaçar invadir os lares.

Um fator interessante desse fenômeno é que você pode caminhar e nadar bem longe no mar que dificilmente a água chegará à sua cintura. Como as ondas são mínimas, a sensação é a de nadar em uma piscina de água salgada.


Recomendo ainda o passeio de jangada pelo litoral. Os pescadores da região possuem barcos de todos os tamanhos e podem te levar para conhecer o mar e até pescar por preços extremamente razoáveis – pegue uma embarcação com colete salva-vidas, hein! Aproveite para acompanhar, à distância, o trabalho dos voluntários do projeto Peixe-Boi, que mantém um espaço de observação da vida marinha de Quitérias em pleno alto mar.

E por falar em mar e pesca, não deixe de comer um peixe frito ou cozido fresquinho, pescado na hora. Os preços também são bem em conta, principalmente porque você adquire direto do pescador, sem atravessadores.

Mas faça tudo o sugerido acima de forma bem calma, sem aperreio, como dizemos aqui no Ceará. É para que, mesmo “sufocada” pela famosas Redonda, Peroba, Tibau e Canoa Quebrada, a pequena Quitérias consiga respirar, baixinho, para ninguém perceber que, ali, quietinha, repousa a praia mais inexplorada do Litoral Leste cearense.


Fonte: Portal Praia Ceará

Conheça Mércia Cristina, a musa do Carnaval Icapuí 2012

 
Essa é Mércia Cristina, estudante do ensino médio que sonha em ser fisioterapeuta, tem 16 anos de idade e muito samba no pé, simpatia, elegância e desenvoltura. Ela foi escolhida a musa do carnaval 2012 de Icapuí na sexta-feira (10/2) e tem o desafio de animar o carnaval em cima do trio elétrico. 
A musa do Carnaval de Icapuí representa a feminilidade das mulheres de nossa cidade, esbanjando charme e valorizando as raízes de um povo belo por natureza.
Informações:
Secretaria de Turismo e Esportes de Icapuí
 

Informalidade trava turismo na praia de Redonda

O formato circular da orla explica o nome da praia de Redonda (Litoral Leste). A culinária do camarão e da lagosta, além das belíssimas paisagens, explica a atração pelo local, que é uma pequena parte dos 65 quilômetros de litoral de Icapuí.
Segundo Geraldo Menezes, o receptivo ainda é restrito em Redonda
Foto: DEIVYSON TEIXEIRA

A capacidade receptiva ainda é restrita, mas o que tem se tornado o maior problema ao turismo no local é a informalidade, característica das maioria dos negócios, segundo Geraldo Menezes, presidente da Associação de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí e proprietário da Oh! Linda Pousada.

Conforme o empreendedor, o setor público precisa por em prática o discurso de que o turismo é importante para Icapuí.

“A minha visão é de que o turismo estadual só quer cuidar dos grandes projetos. Mas a gente precisa primeiro fazer o dever de casa”, cobrou.

A associação tem 16 associados, dos quais 10 são pousadas e seis são barracas
de praia.

Redonda é tranquila, mas dá condições ao parapente. Há também um grupos na prática náuticos. (Andreh Jonathas, enviado a Icapuí)


Fonte: Jornal O POVO edição 30/01/2012

Enduro de Icapuí: Areia, areia e mais um pouquinho de areia.


Icapuí abriu com chave de ouro o campeonato cearense de enduro fim de 2012. Os pilotos tiveram que roncarem seus motores, com muita técnica e pericia para superarem quilômetros de areia.

Muitos pilotos comparecerem, sabendo que teriam muitos desafios a serem superados, nessa que é uma das provas de terreno arenoso do calendário 2012. Icapuí tem trilhas de vegetação fechada, dificultando a pilotagem dos menos preparados para o terreno. 

O que se ouviu foi muitos elogios a escolha das trilhas, com duas especiais de velocidades (ETs) de muitas curvas de alta e média, com muitas depressões e uma vegetação as margens da trilha que acabaram “riscando” alguns pilotos.
 
No final, o semblante de satisfação dos pilotos eram nítidos.

Agora é treinarem para a segunda etapa dia 11 de Março em Beberibe, onde promete ainda mais emoção e desafios.

Parabenizo os organizadores João Cesar e Vander Domingues pelo excelente trabalho.

 Foto:  Bourgleidson (BUG FOTOS)

Fonte: Enduro Ceará

Icapuí começa a produzir banana


Carlo Porro, diretor da Agrícola Famosa, informa: até maio deste ano sua empresa exportará 300 contêineres de banana da variedade Williams, cultivadas em Icapuí.

Mais: apostando no futuro da fruticultura, a Agrícola Famosa – segundo Porro – já está plantando mamão.
A meta da empresa – acrescenta ele – é cultivar a variedade Formosa em dois mil dos 20 mil hectaresde suas terras em Icapuí e Chapada Apodi.

Foto meramente ilustrativa - Google Imagem

Fonte: Coluna do Egídio Serpa / Diário do Nordeste

Pré-carnaval de Icapuí: alegria, samba e simpatia contagiando a cidade!


Icapuí já entrou no clima de folia. Sexta-feira passada (10/2) foi dada a largada para o carnaval 2012 com o 1º pré-carnaval da cidade, marcado por muita alegria, samba e simpatia. Os icapuienses compareceram no CJC e já entraram na onda da folia ao som da Banda Lapada Louca. 

Em seguida, houve a escolha da Musa do Carnaval 2012, com a presença da Rainha do Carnaval de Aracati, Michelly Cristyanne (ao centro na foto), que mostrou todo seu talento de passista e posteriormente compôs a banca de jurados. 

As candidatas que disputaram o título também mostraram que as icapuienses possuem muito samba no pé. A escolhida foi a estudante Mércia Cristina, de 16 anos (a esquerda na foto), que levou a premiação de R$ 500,00 e estará presente em cima do trio elétrico, animando ainda mais a galera.  A festa seguiu com a Banda Malukos da Folia e Swingão The Clapton. 

O 1º Grito de Carnaval de Icapuí foi organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes, sob o comando do secretário Fernando Kleber (a direita na foto), com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí.

"Sol, praia, calor e verão. Venha curtir o melhor carnaval da região"

Informações:
Secretaria Municipal de Turismo e Esportes de Icapuí

Fonte: www.prefeituradeicapui.blogspot.com

DN: Concluída 1ª etapa da contenção do mar em comunidades de Icapuí

Retirado do Diário do Nordeste - Regional (11.02.2012)
Com a conclusão da primeira etapa do muro de contenção em Barrinha,
parte da população se sente mais tranquila, enquanto alguns moradores
ainda receiam a ocorrência de novos incidentes com o avanço do mar
FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR

Fevereiro é um dos meses temidos pelos moradores, que aguardam conclusão do muro de contenção

Icapuí. A maré está no seu período de maior alta, o nível das águas aumentou imponente, mas a comunidade de Barrinha, neste Município, nem está mais com tanto medo. Com a primeira etapa construída do muro de contenção do mar, muitas famílias respiram aliviadas. Nem toda a comunidade, porém, porque, onde o muro não chega, o mar ainda avança. O que se aguarda agora é a construção das casas das primeiras famílias cujas moradias foram engolidas pelo mar. Até lá se terá totalizado R$ 2,3 milhões em recursos do Ministério da Integração Nacional. Quando forem construídos mais 400 metros de muro de contenção, a obra terá custado cerca de R$ 7 milhões. Uma reivindicação (ou melhor, desespero) antiga da comunidade. 

Tradicionalmente, os meses de janeiro e fevereiro são os mais temidos pelas comunidades dos povos do mar em Icapuí. É período de maré alta, ondas que superam quatro metros de altura, e a água chegando com valentia ocupando espaços sem distinguir casa, escola, vegetação e mangue. 

Nos últimos 15 anos, o mar avançou mais de 200 metros, conforme o pescador Antônio José da Costa, que viu igreja, escola, quadra de esportes, residências e vegetação darem lugar, no horizonte, ao imponente mar. 

A maré registrou, nesta semana, no mar de Icapuí, 4,6 metros de altura. "O mar está no seu ápice", afirma Claudio Roberto, presidente da Associação dos Moradores da Barrinha. Ele conhece o drama das famílias que tiveram de sair das casas devido ao avanço do mar. 

Na Praia de Barrinha, moram cerca de 120 famílias, que vivem principalmente da pesca. Todos os anos, os moradores depositam pedras de calcário, como forma de amenizar o impacto das ondas. O mar começou a avançar em outra comunidade de Icapuí: Barreiras. Lá, um muro de contenção de 150 metros amenizou o transtorno dos moradores, mas já precisa de reparos. 

Recursos

"Esse é um problema antigo em Icapuí. Consegui esses R$ 2,3 milhões com o Ministério da Integração Nacional, e as obras estão sendo feitas, mas terei nas próximas semanas audiência com o ministro Fernando Bezerra sobre mais uma liberação de R$ 3 milhões já sinalizada para complementação das obras na Barrinha e outra quantia que possa ajudar na complementação das obras na praia de Barreiras", afirma o deputado federal José Airton. Na comunidade de Barreiras, existe um muro de contenção do mar que foi feito em 2009 ao custo de R$ 1,5 milhão. "Não adianta simplesmente fazer a alocação de recursos, eu preciso que a Prefeitura se manifeste e apresente os projetos", comenta o deputado. 

A liberação de R$ 2,3 milhões pelo Ministério sofreu demora devido à falha da equipe técnica ministerial que fez a primeira visita ao local. O recurso total da obra, assinado em Termo de Compromisso pelo então prefeito José Edilson - que teve o mandato cassado e foi substituído em novembro de 2011 - é de R$ 5,1 milhões. O Plano de Trabalho sobre o que fazer com os primeiros R$ 2,3 milhões ficou definido assim: R$ 525 mil para reconstrução de unidades habitacionais familiares, R$ 197 mil para reconstrução de estrada vicinal invadida pelo mar e R$ 1,5 milhão para construção de 1Km de muro de contenção. 

Em parte da área onde casas foram demolidas, são erguidas 30 residências, financiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, que abrigarão vítimas do avanço do mar. A Prefeitura de Icapuí alugou algumas casas para alocar parte das vítimas do avanço do mar. As novas casas deverão ser construídas a partir do final do mês. 

Investimento 
7 milhões de reais é o valor que será empregado na construção do muro de contenção na localidade de Barrinha. Apenas a primeira etapa da obra já foi concluída 

Mais informações: 
Prefeitura Municipal de Icapuí
Litoral Leste 
Telefone: (88)3432-1148 
MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Grupo Resolver- Ética e Cidadania em Redonda entrega carta a autoridades de Icapuí

O grupo Resolver- Ética e Cidadania entrega carta ao presidente da Câmara dos Vereadores, Manoel Jeová Braga, ao prefeito, Jerônimo Reis e ao vice-prefeito, Vicente de Paula. Nessa carta o grupo relata os problemas vivenciados na comunidade de Redonda e conclama as autoridades para, junto com a comunidade, envolverem-se na busca constante por soluções. Leia a carta na íntegra.

Praia de Redonda (Foto: Divulgação)
Redonda, 7 de fevereiro 2012
Carta Aberta e Convite para os Políticos de Icapuí;


Querido Jerônimo, querido Vicente e todos os Secretários da Prefeitura, querido Cadá e todos os vereadores da Câmara.

É com alívio, satisfação e esperanças para um futuro melhor que nós, os membros do grupo Resolver – Ética e Cidadania em Redonda, queremos desejar que a nova administração do nosso município seja bem vinda para governar e ficar na liderança da tão necessitada Icapuí.

RECUPERAÇÃO da GENTE e do MEIO AMBIENTE, para 2012, para 2014 e para FRENTE!

Já em junho do ano passado o grupo Resolver mostrou na câmara umas cinqüenta fotos de Redonda abandonada, acompanhadas de uma carta sobre “O que está faltando nas coisas que já funcionaram mais ou menos” e “Coisas que nunca funcionaram” em Redonda. Estas fotos e a carta foram entregues nas mãos do então prefeito Edilson no dia 14 de julho, 2011, mas nada foi feito até a bem vinda cassação dele. Com o governo interino logo depois começaram algumas mudanças boas.

Em setembro, para finalizar a Semana da Campanha contra Drogas, a própria Câmara convocou uma Audiência Pública em Redonda, onde o grupo Resolver mostrou um vídeo “Droga Mata”, que mostra a grave situação atual do craque em nosso município.

Queremos logo avisar que falamos mais de Redonda, porque é Redonda que nós conhecemos melhor, mas com certeza todo o município de Icapuí precisa da mesma atenção, comunidade por comunidade! Precisa-se recomeçar com o Orçamento Participativo da época do PT anos passados em todos os lugares, quais que seriam muito bem vindos com as suas listas de necessidades e exigências!

Estes dois documentos acima mencionados são tristes evidências de um lugar e um povo em decadência. A pesca artesanal, a principal renda legal no município, só está dando prejuízo. Desemprego, pobreza e drogas andam, como tudo mundo já sabe,“bem” juntos. Abandono da cidade, lixo e drogados nas ruas, tudo e todos quebrados, escadarias caídas, drogados sem dentes; fica uma vergonha chamar turistas. Autoridades que não ligam, políticos que roubam e brigam entre si, ignorando as necessidades do povo e do meio ambiente. O povo está desconfiado, desanimado, para não dizer pior ainda apático, sem vontade de agir, desacostumando-se de trabalhar! Precisamos mudar isto.

O vídeo Droga Mata, que mostra um pouco a situação das drogas na nossa cidade, também tem a ver com um turismo sustentável, e tem mesmo, por que mesmo os drogados fiquem na periferia do nosso cotidiano, eles estão lá e muitas vezes provavelmente encontram-se mais com os mesmos turistas do que a gente; o vigia dos carros dos turistas, as prostitutas – mulheres de programa, etc..E assim fazem parte da imagem da nossa cidade que os turistas encontram, junto com o calçadão todo quebrado! A impressão dos turistas conta com tudo, e o nosso bem estar também. Quem quer convidar turistas para uma favela quebrada com gente desanimada, com “noieiros” pedindo cinco reais para qualquer motivo triste inventado para manter o seu vício, e o meio ambiente parecendo um lixão fedorento?! Tem lugares que parece que a guerra passou ontem! É uma vergonha total. E o povo precisa trabalhar, inclusive as pessoas viciadas que dizem que querem trabalhar e ganhar sua sobrevivência através de um trabalho bom.

Cadê a sociedade saudável, a cidade bonita, a gente alegre e satisfeita de ter cumprido um trabalho bem feito, e bem merecendo o pagamento? Imagine uma cidade linda, limpa, inteira, pintada, com flores, árvores que dão sombra, bancos para sentar, cheia de trabalhadores orgulhosos para chamar os turistas e assim gerar mais trabalho ainda.

Plano Diretor
Com grande satisfação notamos que a nova administração já está começando a recuperar a situação da saúde e da água, essencial para o bem estar de todos nós, mas precisamos logo pensar na totalidade e levantar a sociedade como um todo. Precisamos um Plano Diretor, mesmo se o nosso município ainda não tem os 20 mil habitantes, que faz obrigatório tal Plano, temos um município com 64 km de praia e assim um município com grande potencial turístico! E para isto não gerar mais confusões ainda em termos de construções inadequadas nos lugares também inadequados, precisamos urgentemente um Plano com regras e fiscalização bem definidas e claro com um planejamento para um crescimento desejável e saudável do nosso município!

Mas não precisamos só de um Plano, precisamos de ação! Bota imediatamente um batalhão de gente para trabalhar! E não só num dia mundial de limpeza das praias, nem para uma semana, um mês ou um ano, precisa-se para sempre e permanentemente! Limpar, concertar, construir, plantar, fazer manutenção, planejar, fazer funcionar, administrar - com pagamento sempre em dia

Precisamos de um batalhão de gente para realizar e depois manter e desenvolver esta transformação do atual baixo astral para um altíssimo astral! Isto também funciona como prevenção de entrar na vida das drogas e para recuperação de quem quer deixar a vida das drogas! Qual melhor caminho para uma felicidade saudável senão ver o resultado concreto dos seus esforços, da sua criatividade e receber a merecida recompensa em forma de um salário certo?!

Os trabalhadores precisam de lideranças competentes, que sabem o que fazer com boa organização e disciplina, com equipamentos e ferramentas adequados, roupas de proteção, material para os concertos e aos poucos para novas construções e plantações, com transportes etc.. E para recuperar a confiança dos políticos com certeza absoluta os trabalhadores precisam ser bem pagos e sempre no dia certo!

Os desafios
O primeiro desafio desta nova administração vai ser as eleições municipais 2012, que não temos dúvidas vai ser superado com sucesso. O outro desafio vai ser a Copa 2014, que vai ter como meta a sustentabilidade. Sendo Fortaleza um dos lugares da Copa, esperamos um bom aumento do turismo até para a nossa região. Se levarmos esta meta de sustentabilidade ao sério, podemos até nos livrar da pesca de lagosta ilegal até aquele ano, para, com todo orgulho, poder oferecer só Lagosta Legal, com toda certificação internacional possível! E talvez já para 2013 fazermos um Festival de Lagosta que valha o nome, até convidando o próprio Lula, e com certeza colocando Icapuí no mapa dos turistas da Copa 2014! Ainda mais se o aeroporto de Aracati com vôos até internacionais estiver pronto!

Agora vamos repetir com atualização e completar a lista da carta de junho 2011 para a Câmara, sobre as faltas que tem só em Redonda – para ser acrescentada com as faltas das outras comunidades do município!

O que está faltando nas coisas que já funcionaram mais ou menos
A recuperação da Saúde já está nos planos de ação da nova administração! Precisa-se de Conselhos Locais e Municipal de Saúde agindo consciente de sua autoridade.

A situação da Água também está na prioridade da atual programação. Por exemplo quando uma bomba fica “no prego”, precisa-se de outra bomba de reserva disponível para substitui-la imediatamente. As residências da rua do Campo para dentro sempre têm problemas com pouca ou total falta de água.

O correio com distribuição para Redonda não funciona mais, desde que o contrato com a prefeitura terminou vários meses atrás.

A estrada para Icapuí até Mutamba está um passeio turístico muito emocionante, quando chove cheio de lagoas de lama, com dunas de areia, buracos e lombadas imprevistas, para não falar de gente sem um mínimo de noção de conduta no trânsito. A rua da Praia só existe até o correio, depois não tem mais acesso às residências, pousadas e restaurante mais na frente. As calçadas estão cheias de buracos, as três escadarias da rua da Serra até a rua da Praia também. Elas estão quebradas, caídas e invadidas pelo mato, em vez de estarem inteiras e limpas, com bancos de descanso, corrimãos, iluminação e árvores para dar sombra. Na pracinha do Posto de Saúde tem um buraco enorme e fundo, muito perigoso para todos, principalmente para as crianças.
A praia está cheia de entulho e lixo.
A quadra de esportes está sem teto.
A brinquedoteca não funciona quando não tem água. E quando tem, a água transborda por causa do reservatório mal feito.
Precisa tirar os cachorros soltos das ruas.

Coisas que nunca funcionaram
A pesca está faltando uma organização menos burocrática, nestes tempos modernos com tudo computadorizado. Está faltando fiscalização e fim da pesca ilegal.
Precisa-se de educação pública com qualidade.
Precisa-se de capacitação continua para preparar novos empreendedores e trabalhadores para várias profissões.
Precisa-se de alfabetização, outros meios de estudos e lazer para todas as idades.
Temos falta de segurança e precisa-se de um posto policial 24 horas.
Precisa-se combater o tráfico de drogas e dar possibilidades aos viciados para sair da dependência.
Falta de saneamento, esgoto tratado e limpeza nas áreas urbanizadas. Por exemplo, na passagem entre o local do SAAE e das casas da família, que trabalha na coleta no carro do lixo, e também de uma pousada logo em cima deste lugar, está saindo esgoto no ar livre e está cheio de lixo onde andam parte das crianças que vão para a creche.
Precisamos de drenagem da água da chuva da rua da Serra até a praia, através da tubulação embaixo das escadarias.
O cemitério só tem muro em duas laterais e está cheio de mato crescendo a vontade.
Na escola Horizonte da Cidadania também tem falta de muros, as ovelhas da vizinhança entram sem dificuldades.
A rua do Campo para dentro precisa de uma camada de piçarra.
Precisa-se separação e reciclagem de lixo, com containers, lixeiras e coleta adequada. Os caminhôes do lixo precisam estar equipados com uma lona para o lixo não voar no transporte.

Precisa-se educação e fiscalização para melhorar o comportamento no trânsito, porque agora tem muitos motoristas, até de menor idade, sem carteira, sem documentação, sem capacete/cinto de segurança, com passageiros demais, com velocidade demais e até contribuindo para a poluição sonora.
Precisamos combater a poluição sonora em todas as formas: fixo e no trânsito, com ou sem auto-falantes, sendo de propaganda comercial, de políticos, de religiosos ou só de prazer. Neste sentido os próprios políticos têm que mudar o comportamento até as eleições este ano! Os eleitores não são nem surdos nem burros!

Precisamos de um Plano Diretor, do município todo, especialmente de Redonda com a participação do INCRA, pois ainda existem pendências em relação ao assentemento.
Precisamos fiscalização ativa de construções.

Precisamos planejamento de áreas para novas residências, com toda infra-estrutura, quer dizer com ruas, drenagem, água, esgoto, energia, coleta de lixo e iluminação. Já tem casas com mais de uma família, e imagine se o mar avança mais!
É melhor prevenirmos do que precisar agir numa emergência.

Precisamos de garis e outros trabalhadores para tirar lixo, mato, entulho e restos de obras quebradas, e depois concertar e construir, pintar e plantar, fazer banquinhos, colocar luz..... fazer praças...
E precisamos de jardineiros para recuperar a horta na escola para plantar legumes, verduras e frutas para a merenda dos alunos, mas também para flores e plantas para colocar nas ruas e praças.

Precisamos de mais praças, por exemplo, na entrada de Redonda, na frente da quadra de esporte e os terrenos vazios ao lado sem urbanização nenhuma, sem segurança e divisão de trânsito para pedestres – principalmente as crianças da escola – e o trânsito, tudo com bancos, plantas e lixeiras.
Uma praça cercada, um parque de brinquedos entre a creche e o SAAE, para as crianças da creche brincarem e com acesso para as crianças dos turistas nos fins de semanas e feriados. Claro com algum responsável sempre cuidando do lugar e os equipamentos.

Precisamos abrir a rua no “Pâo de Açucar” para a coleta do lixo, ambulância e bombeiro, com iluminação pública. Nesse local encontram-se os drogados para consumo de drogas favorecidos pela ausência de iluminação.
Precisa melhorar as comunicações telefônicas, conserto dos orelhões, a emissão do radio FM de Icapuí e da TV do estado.
Precisamos avisos sobre os horários de transportes para Icapuí e Aracati.
E para um turismo melhor o GDTur queria uma colaboração mais ativa da Secretaria de Turismo.
Precisamos de um Conselho Municipal de Turismo, que funcione com toda força de vontade para levantar o nosso turismo para o nível que a nossa natureza e nosso povo merece e agüenta!
Precisa atualizar o Plano de Ação Turística (o PAT de 2001) de Icapuí, sobre todos os lugares com valor turístico no município e o que falta para poder apresentá-los para o público.
Precisa de uma Central de Informação de Turismo, precisamos de outdoors nas entradas para o município, precisamos melhor marketing em Fortaleza, Aracati, Mossoró, no interior do Ceará e Rio Grande do Norte etc.
e muito mais.....

E sobretudo precisamos de políticos com ação! Por este motivo convidamos os políticos de Icapuí para uma reunião, um seminário e/ou audiência pública, ............ para discutir o Plano Diretor, a infra-estrutura, os empregos, o turismo, a segurança....
Agradecemos antecipadamente por sabermos que nossas questões serão discutidas e encaminhadas em ações, ou pelo menos, que serão convertidas em plano de ação que possa ser cumprido em um prazo determinado junto ao governo.

Grupo Resolver – ética e cidadania em Redonda

Domingos Salvio Braga savioicapui@gmail.com Francisco Elias da Silva eliasredonda@gmail.com José Glaírton Rocha zeglairton@gmail.com Kristina de Hollanda info@casadakristina.com.br Mari Cecilia Silvestre maricss6@hotmail.com Maria Sileuda Silva sileudalr@gmail.com Ronaldo Roldão de Lima ronaldfisica@hotmail.com, Silvia da Costa Silva silviacostasilva@yahoo.com.br Ulysses Venceslau Braga venceslauredonda@gmail.com